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Soft Skills

Aprender a Ser

Aprender a Ser

EMENTA: 
A disciplina ‘Aprender a Ser’, com foco na área de educação, explora os aspectos essenciais do desenvolvimento humano integral e da formação ética e cidadã. Abordará temas como autoconhecimento, inteligência emocional, ética, valores, cidadania, sustentabilidade, e respeito à diversidade. Serão discutidas técnicas para promover a empatia, o trabalho em equipe, a comunicação eficaz, e o compromisso com a sociedade. O curso visa integrar teorias educacionais contemporâneas com práticas pedagógicas que incentivem os alunos a refletir sobre sua identidade, papel na sociedade e a construir um projeto de vida sustentável e ético.

OBJETIVO: Esta disciplina visa formar indivíduos conscientes, responsáveis e engajados, capazes de compreender e aplicar os conceitos de ética, cidadania e sustentabilidade em suas vidas e futuras práticas profissionais. 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – AUTOCONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
•    Aplicar os conceitos de autoconhecimento e inteligência emocional e reforçar sua importância para o desenvolvimento pessoal.
•    Aplicar técnicas de autoconhecimento para explorar suas próprias emoções, fortalezas e áreas para desenvolvimento.
•    Discernir sobre inteligência emocional, como empatia, autogestão e o reconhecimento das emoções alheias.
•    Identificar o impacto das emoções nas relações interpessoais e na tomada de decisões.

UNIDADE II – ÉTICA, VALORES E CIDADANIA
•    Aplicar os fundamentos da ética e dos valores morais na construção do caráter e na formação cidadã.
•    Identificar e analisar dilemas éticos contemporâneos, promovendo o debate e a reflexão crítica.
•    Aplicar conceitos de ética e valores na resolução de problemas do cotidiano.
•    Discernir sobre a importância da cidadania ativa e responsável na promoção de uma sociedade justa e igualitária.

UNIDADE III – SUSTENTABILIDADE E RESPEITO À DIVERSIDADE 
•    Discernir sobre os princípios da sustentabilidade e seu papel na promoção de um futuro sustentável.
•    Identificar ações individuais e coletivas que contribuam para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
•    Valorizar e respeitar a diversidade cultural, étnica, de gênero e de orientação sexual como fundamentos para a convivência harmônica e inclusiva.
•    Desenvolver a capacidade de diálogo e a abertura para diferentes perspectivas e culturas.

UNIDADE IV – COMUNICAÇÃO EFICAZ E TRABALHO EM EQUIPE
•    Aplicar habilidades de comunicação eficaz, incluindo a escuta ativa e a expressão clara de ideias.
•    Discernir sobre a importância do trabalho em equipe e da colaboração para alcançar objetivos comuns.
•    Aplicar técnicas de resolução de conflitos e negociação em ambientes colaborativos.
•    Exercer a liderança positiva, o comprometimento e a responsabilidade compartilhada em projetos coletivos.

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Habilidades Socioemocionais Aplicadas ao Mundo do Trabalho

Habilidades Socioemocionais Aplicadas ao Mundo do Trabalho

EMENTA: 
Panorama geral das habilidades socioemocionais. Conceitos básicos e à importância das habilidades socioemocionais, definição e relevância no contexto profissional. Cenário atual do mundo do trabalho. Classificações das habilidades socioemocionais. Benefícios e os impactos positivos do desenvolvimento socioemocional. Autoconhecimento e Autogestão. Autoconsciência e reconhecimento emocional. Autorregulação e o controle emocional. Autonomia e proatividade, resiliência e adaptação. Habilidades Sociais e Relacionamento. Empatia e escuta ativa. Comunicação assertiva. Trabalho em equipe e colaboração. Estratégias para resolver conflitos de forma construtiva. Tomada de Decisão e Responsabilidade Social. Decisões e impactos mais amplos.  Pensamento crítico. Ética e integridade. Técnicas para solucionar problemas complexos. Reflexão sobre a cidadania organizacional. Sustentabilidade e responsabilidade social.

OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver e aprimorar as habilidades socioemocionais, conhecidas como soft skills, em profissionais e estudantes de qualquer área de atuação, capacitando-os a enfrentar os desafios contemporâneos do mundo do trabalho.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
•    Compreender a definição e a relevância das habilidades socioemocionais no contexto profissional.
•    Reconhecer as transformações recentes no mundo laboral e a crescente demanda por competências socioemocionais.
•    Identificar e categorizar as principais habilidades socioemocionais valorizadas em ambientes profissionais.
•    Discernir sobre os impactos positivos do desenvolvimento socioemocional para indivíduos e organizações.

UNIDADE II – AUTOCONHECIMENTO E AUTOGESTÃO
•    Reconhecer e nomear as próprias emoções e sentimentos.
•    Aplicar técnicas para gerenciar e moderar reações emocionais, especialmente em situações de pressão.
•    Tomar decisões autônomas e agir proativamente.
•    Dominar as emoções para enfrentar adversidades, adaptar-se a mudanças e recuperar-se de desafios.

UNIDADE III – HABILIDADES SOCIAIS E RELACIONAMENTO 
•    Compreender sentimentos e perspectivas dos outros, cultivando a escuta ativa. 
•    Expressar ideias e sentimentos de forma clara, respeitosa e eficaz.
•    Atuar de forma colaborativa em equipe, reconhecendo e valorizando as competências e contribuições individuais para o sucesso coletivo.
•    Identificar, mediar e resolver conflitos de maneira construtiva.

UNIDADE IV – TOMADA DE DECISÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
•    Analisar informações objetivamente e tomar decisões com base em informações confiáveis.
•    Agir com ética, integridade e responsabilidade no ambiente de trabalho.
•    Abordar e resolver problemas multifacetados em contextos profissionais.
•    Compreender o papel do indivíduo como agente transformador dentro de uma organização, promovendo bem-estar, sustentabilidade e responsabilidade social.

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