Aprender a Ser
EMENTA:
A disciplina ‘Aprender a Ser’, com foco na área de educação, explora os aspectos essenciais do desenvolvimento humano integral e da formação ética e cidadã. Abordará temas como autoconhecimento, inteligência emocional, ética, valores, cidadania, sustentabilidade, e respeito à diversidade. Serão discutidas técnicas para promover a empatia, o trabalho em equipe, a comunicação eficaz, e o compromisso com a sociedade. O curso visa integrar teorias educacionais contemporâneas com práticas pedagógicas que incentivem os alunos a refletir sobre sua identidade, papel na sociedade e a construir um projeto de vida sustentável e ético.
OBJETIVO: Esta disciplina visa formar indivíduos conscientes, responsáveis e engajados, capazes de compreender e aplicar os conceitos de ética, cidadania e sustentabilidade em suas vidas e futuras práticas profissionais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – AUTOCONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
• Aplicar os conceitos de autoconhecimento e inteligência emocional e reforçar sua importância para o desenvolvimento pessoal.
• Aplicar técnicas de autoconhecimento para explorar suas próprias emoções, fortalezas e áreas para desenvolvimento.
• Discernir sobre inteligência emocional, como empatia, autogestão e o reconhecimento das emoções alheias.
• Identificar o impacto das emoções nas relações interpessoais e na tomada de decisões.
UNIDADE II – ÉTICA, VALORES E CIDADANIA
• Aplicar os fundamentos da ética e dos valores morais na construção do caráter e na formação cidadã.
• Identificar e analisar dilemas éticos contemporâneos, promovendo o debate e a reflexão crítica.
• Aplicar conceitos de ética e valores na resolução de problemas do cotidiano.
• Discernir sobre a importância da cidadania ativa e responsável na promoção de uma sociedade justa e igualitária.
UNIDADE III – SUSTENTABILIDADE E RESPEITO À DIVERSIDADE
• Discernir sobre os princípios da sustentabilidade e seu papel na promoção de um futuro sustentável.
• Identificar ações individuais e coletivas que contribuam para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
• Valorizar e respeitar a diversidade cultural, étnica, de gênero e de orientação sexual como fundamentos para a convivência harmônica e inclusiva.
• Desenvolver a capacidade de diálogo e a abertura para diferentes perspectivas e culturas.
UNIDADE IV – COMUNICAÇÃO EFICAZ E TRABALHO EM EQUIPE
• Aplicar habilidades de comunicação eficaz, incluindo a escuta ativa e a expressão clara de ideias.
• Discernir sobre a importância do trabalho em equipe e da colaboração para alcançar objetivos comuns.
• Aplicar técnicas de resolução de conflitos e negociação em ambientes colaborativos.
• Exercer a liderança positiva, o comprometimento e a responsabilidade compartilhada em projetos coletivos.
Habilidades Socioemocionais Aplicadas ao Mundo do Trabalho
EMENTA:
Panorama geral das habilidades socioemocionais. Conceitos básicos e à importância das habilidades socioemocionais, definição e relevância no contexto profissional. Cenário atual do mundo do trabalho. Classificações das habilidades socioemocionais. Benefícios e os impactos positivos do desenvolvimento socioemocional. Autoconhecimento e Autogestão. Autoconsciência e reconhecimento emocional. Autorregulação e o controle emocional. Autonomia e proatividade, resiliência e adaptação. Habilidades Sociais e Relacionamento. Empatia e escuta ativa. Comunicação assertiva. Trabalho em equipe e colaboração. Estratégias para resolver conflitos de forma construtiva. Tomada de Decisão e Responsabilidade Social. Decisões e impactos mais amplos. Pensamento crítico. Ética e integridade. Técnicas para solucionar problemas complexos. Reflexão sobre a cidadania organizacional. Sustentabilidade e responsabilidade social.
OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver e aprimorar as habilidades socioemocionais, conhecidas como soft skills, em profissionais e estudantes de qualquer área de atuação, capacitando-os a enfrentar os desafios contemporâneos do mundo do trabalho.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
• Compreender a definição e a relevância das habilidades socioemocionais no contexto profissional.
• Reconhecer as transformações recentes no mundo laboral e a crescente demanda por competências socioemocionais.
• Identificar e categorizar as principais habilidades socioemocionais valorizadas em ambientes profissionais.
• Discernir sobre os impactos positivos do desenvolvimento socioemocional para indivíduos e organizações.
UNIDADE II – AUTOCONHECIMENTO E AUTOGESTÃO
• Reconhecer e nomear as próprias emoções e sentimentos.
• Aplicar técnicas para gerenciar e moderar reações emocionais, especialmente em situações de pressão.
• Tomar decisões autônomas e agir proativamente.
• Dominar as emoções para enfrentar adversidades, adaptar-se a mudanças e recuperar-se de desafios.
UNIDADE III – HABILIDADES SOCIAIS E RELACIONAMENTO
• Compreender sentimentos e perspectivas dos outros, cultivando a escuta ativa.
• Expressar ideias e sentimentos de forma clara, respeitosa e eficaz.
• Atuar de forma colaborativa em equipe, reconhecendo e valorizando as competências e contribuições individuais para o sucesso coletivo.
• Identificar, mediar e resolver conflitos de maneira construtiva.
UNIDADE IV – TOMADA DE DECISÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
• Analisar informações objetivamente e tomar decisões com base em informações confiáveis.
• Agir com ética, integridade e responsabilidade no ambiente de trabalho.
• Abordar e resolver problemas multifacetados em contextos profissionais.
• Compreender o papel do indivíduo como agente transformador dentro de uma organização, promovendo bem-estar, sustentabilidade e responsabilidade social.