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Administração

Administração de Imobiliárias e Condomínios

Administração de Imobiliárias e Condomínios

EMENTA: 

Apresentar as técnicas, conceitos e práticas da administração de imobiliárias e condomínios, abrangendo a legislação, as normas e as responsabilidades do administrador imobiliário, assim como os procedimentos de gestão de pessoal, finanças, locação, compra e venda de imóveis e solução de conflitos. 

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar o aluno a compreender os fundamentos da administração de imobiliárias e condomínios, desenvolvendo habilidades e competências para atuar de forma ética e eficiente na gestão de imóveis e condomínios, de acordo com a legislação e normas aplicáveis.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO IMOBILIÁRIA

·     Definir os conceitos básicos de administração de imobiliárias e condomínios

·     Compreender o papel do administrador imobiliário.

·     Interpretar a legislação aplicada a administração imobiliária.

·     Identificar as normas e princípios éticos aplicáveis à administração imobiliária.

 

UNIDADE II – GESTÃO DE CONDOMÍNIOS

·     Conhecer a estrutura e funcionamento de um condomínio.

·     Gerenciar equipes de trabalho, selecionar e contratar funcionários e terceirizados, realizar treinamentos e desenvolver políticas de incentivo e retenção de talentos.

·     Aplicar as ferramentas para o controle contábil e financeiro do condomínio, gerenciar, realizar orçamentos, conhecer os principais indicadores financeiros para a tomada de decisões estratégicas na gestão condominial.

·     Identificar, gerir e solucionar conflitos em condomínios.

 

UNIDADE III – LOCAÇÃO DE IMÓVEIS

·     Identificar os tipos, cláusulas e obrigações nos contratos de locação.

·     Avaliar e precificar imóveis para locação, aplicando técnicas de análise de mercado e dados comparativos.

·     Realizar vistorias e manutenções em imóveis locados, bem como, normas e obrigações contratuais.

·     Aplicar os procedimentos legais para situações de rescisão de contrato de locação e ação de despejo.

 

UNIDADE IV – COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS

·     Identificar os tipos de contratos de compra e venda de imóveis.

·     Interpretar os aspectos legais da compra e venda de imóveis.

·     Entender como funciona o financiamento imobiliário e a negociação de prazos e juros.

Realizar análise de documentação e registros imobiliários em conformidade com

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Teoria da Administração

Teoria da Administração

EMENTA:

Introdução a Administração; Bases históricas da Administração; Administração Científica; Fordismo; Teoria Clássica, Teoria das relações Humanas; Decorrências das teorias das relações Humanas; Teoria da burocracia; Teoria comportamental; Teoria Sistêmica; Teoria Contingencial; Funções; Habilidades e Competências.

 

OBJETIVO: 

Este conteúdo visa levar ao futuro administrador uma visão ampla e aplicada sobre as teorias da administração e sua evolução ao longo do tempo, analisando de forma comparativa suas vantagens, desvantagens e repercussões no desenvolvimento das organizações

Carga Horária de 80 horas 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

 UNIDADE I – EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO 

UNIDADE II – DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA À BUROCRÁTICA 

UNIDADE III – DAS TEORIAS TRANSITIVAS À DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 

UNIDADE IV – DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS À DA ORGANIZAÇÃO EVOLUTIVA

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Controladoria

Controladoria

EMENTA: 
Controladoria estratégica. Planejamento estratégico. Gestão estratégica das informações. Controles internos. Análise da cadeia de valor. Controle orçamentário e financeiro. Modelo de gestão empresarial. Função da controladoria na gestão de riscos.

OBJETIVO: 
O objetivo desta disciplina é capacitar o estudante ou profissional de gestão a utilizar conceitos de controladoria empresarial nas atividades gerenciais e estratégicas da organização.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA CONTROLADORIA
•    Explicar a história e importância da controladoria. 
•    Apontar os principais conceitos de controladoria. 
•    Identificar como funciona a controladoria nas organizações. 
•    Apontar a importância do controle contábil. 

UNIDADE II – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO
•    Explicar a importância do diagnóstico para o planejamento. 
•    Aprender a elaborar um planejamento estratégico. 
•    Aplicar as técnicas para elaboração da Matriz SWOT, Ciclo PDCA e Matriz GUT. 
•    Identificar como funciona a gestão da informação. 

UNIDADE III – GESTÃO ESTRATÉGICA
•    Explicar a história e importância da gestão estratégica 
•    Interpretar os principais conceitos de gestão e gestão estratégica. 
•    Explicar sobre a gestão financeira e orçamentária nas empresas. 
•    Apontar como funciona a gestão de recursos humanos nas organizações. 

UNIDADE IV – CONTROLADORIA E GESTÃO
•    Identificar a importância da controladoria no gerenciamento de riscos. 
•    Explicar como funciona a gestão de materiais nas organizações. 
•    Interpretar a gestão da cadeia de suprimentos nas empresas. 
•    Apontar como funciona a gestão da cadeia de valor. 

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Administração Financeira e Orçamentária

Administração Financeira e Orçamentária

EMENTA: Objetivos e funções da administração financeira. Decisões financeiras de investimento e financiamento em longo prazo. Avaliação de alternativas de investimento. Estrutura financeira e de capital e alavancagem financeira. Políticas de utilização de lucro líquido. Orçamento empresarial e demonstrações financeiras projetadas: elaboração e execução. 

 

OBJETIVO: O egresso estará preparado para gerir todo os processo do departamento financeiro, fazendo as ligações entre economia, finanças, contabilidade da organização indo  fluxo de caixa, pagamentos, operações de crédito, etc.

 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

·        Interpretar como funciona a administração financeira.

·        Preparar as técnicas de implantação do sistema orçamentário.

·        Identificar e solucionar problemas relacionados aos prazos.

·        Modelar a análise da necessidade de capital de giro.

 

UNIDADE II -   ESTRUTURA ANALÍTICA DAS DEMOSNTRAÇÕES CONTÁBEIS

·        Resumir como funciona a estrutura orçamentária.

·        Criar as técnicas de implantação de orçamento de investimentos.

·        Identificar e solucionar problemas relacionados a alavancagem.

·        Preparar a análise da necessidade de orçamento de financiamentos.

 

UNIDADE III - PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO DE ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA

·        Interpretar como funciona a estrutura de capital apropriada.

·        Construir as técnicas de implantação de planejamento financeiro.

·        Identificar e solucionar problemas relacionados ao planejamento financeiro de ativos.

·        Executar a análise da necessidade de projeção das demonstrações financeiras.

 

UNIDADE IV - ANÁLISE DE RISCOS 

·        Resumir como funciona a estrutura do custo de capital.

·        Modelar as técnicas de implantação da política de dividendos.

·        Identificar e solucionar problemas relacionados ao risco econômico e financeiro.

·        Interpretar a análise das necessidades de risco econômico e payback.

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Auditoria da Qualidade

Auditoria da Qualidade

EMENTA: Avaliação do desempenho empresarial. O papel do controle interno. O papel da auditoria. Semelhanças e diferenças entre auditoria operacional e de gestão. O papel da auditoria na avaliação dos principais processos da organização. Papéis de trabalho e programas de auditoria. Relatórios. Foco da auditoria nos riscos. Foco da Auditoria nos Resultados. Foco da Auditoria nas Necessidades dos Clientes. O perfil desejável do auditor organizacional.

OBJETIVO: Esta disciplina visa empoderar o aluno a garantir a organização dos processos internos da empresa, avaliando as operações, registrando atividades e realizando procedimentos de auditoria de qualidade, de modo a identificar e corrigir falhas, implementando o sistema de melhoria contínua dos processos.


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – VISÃO GERAL SOBRE A AUDITORIA DA QUALIDADE
•    Entender as funções da auditoria da qualidade.
•    Identificar as certificações de qualidade, associando-as com os tipos de auditoria, documentação, técnicas, funções e responsabilidades.
•    Identificar os processos inerentes à auditoria da qualidade.
•    Executar os processos de iniciação da auditoria, com planos, reuniões, documentos, conformidades e não-conformidades, relatórios, etc.

UNIDADE II – O PROCESSO DE AUDITORIA DA QUALIDADE
•    Realizar análise crítica de documentos para a auditoria da qualidade.
•    Providenciar o preparo das atividades da auditoria, elaborando o plano de auditoria, as atividades da equipe de trabalho e os modelos de documento necessários.
•    Implementar as atividades da auditoria no local, com reuniões, comunicação e função de responsabilidade na auditoria.
•    Executar os processos de coleta e verificação de informações da auditoria.

UNIDADE III – TRATAMENTO DE NÃO-CONFORMIDADES
•    Entender o que são conformidades e não-conformidades no âmbito de uma auditoria de certificação da qualidade.
•    Realizar procedimentos em consequência da identificação de não-conformidades no âmbito da auditoria.
•    Identificar as ferramentas da qualidade necessárias à identificação de não-conformidades.
•    Executar os procedimentos de conclusão da auditoria e a reunião de encerramento.

UNIDADE IV – RELATÓRIO DE AUDITORIA DA QUALIDADE
•    Preparar o relatório da auditoria de certificação da qualidade.
•    Identificar as principais características de um relatório de auditoria de certificação da qualidade, aplicando técnicas e estilos para a sua confecção.
•    Discernir sobre os vários tipos de relatórios em conformidade com o tipo de auditoria em curso.
•    Executar os procedimentos de aprovação e distribuição do relatório de conclusão da auditoria de qualidade.

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Fundamentos da Administração

Fundamentos da Administração

EMENTA: 

Tipos de gestores. Ambientes e culturas organizacionais. Ética e Responsabilidade Social. Planejamento e Tomada de decisão. Noções Básicas de Estratégia Empresarial. Inovação e Mudança. Administração Global. Criação de Organizações adaptáveis. Gerenciamento de Equipe. Gerenciamento de Comunicação. Controle. Gerenciamento da Informação. Gerenciamento das operações de Serviços e de produção. 

 

OBJETIVO: 

Este conteúdo tem por objetivo embasar o futuro administrador quanto às teorias e pensamentos da administração, desde sua criação como ciência, até os dias atuais, introduzindo o profissional no contexto e nas atividades fundamentais da profissão.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – O ADMINISTRADOR E AS ORGANIZAÇÕES

·        Interpretar o que são as organizações e o que as torna diferente dos demais agrupamentos de pessoas.

·        Explicar o que são e para que servem as principais funções organizacionais como marketing, finanças, gestão de pessoas e produção.

·        Interpretar o que faz um administrador e aprender a identificar o campo de atuação do administrador.

·        Identificar as principais funções e características do administrador.

 

UNIDADE II – TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

·        Explicar como surgiram os estudos de administração, compreender os conceitos, história, aplicação e críticas da administração científica.

·        Reconhecer os conceitos, história, aplicação e críticas da teoria clássica da administração.

·        Interpretar a origem, as soluções, conceitos e críticas advindas da teoria das relações humanas.

·        Identificar como surgiu, quais são os princípios, quais as aplicações e defeitos da teoria neoclássica da administração.

 

UNIDADE III – ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS, ESTRUTURALISTA, COMPORTAMENTAL E A TEORIA DOS SISTEMAS

·        Explicar a origem, os conceitos e os avanços propostos pela administração por objetivos.

·        Interpretar o que é a abordagem estruturalista, como ela une os conceitos de burocracia, teoria clássica e relações humanas.

·        Identificar as mudanças propostas pela abordagem comportamental e como ela avança os temas da teoria das relações humanas.

·        Explicar a teoria de sistemas e como ela impacta na visão das organizações.

 

UNIDADE IV – DA TEORIA CONTIGENCIAL À ADMINISTRAÇÃO MODERNA

·        Explicar a origem, os conceitos e os avanços propostos pela teoria contingencial.

·        Interpretar as novas teorias de administração, sendo capaz de compreender seus conceitos básicos e origem.

·        Identificar as tendências atuais de administração.

·        Ter uma visão sobre a ética da profissão de administrador, entendendo os principais desafios nesse sentido.

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Teorias Contábeis

Teorias Contábeis

  CARGA HORÁRIA 80 HORAS 

  COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – HISTÓRIA E CONCEITOS DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS  

·        Reconhecer o processo de desenvolvimento e evolução histórica da contabilidade e governança corporativa.

·        Relembrar sobre as diretrizes científicas contábeis personalista e patrimonialista.

·        Categorizar as escolas de ciências contábeis e os registros contábeis.

·        Comparar os tipos de contabilidade existentes através da atuação contábil.

 

UNIDADE II – A INTRODUÇÃO DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL   

·        Reconhecer a importância da teoria e prática contábil dentro das organizações.

·        Ponderar sobre os princípios contábeis e aplicá-los na atuação da profissão contábil.

·        Diferenciar as normas internacionais e conduzir as empresas a colocar nos padrões os procedimentos necessários.

·        Verificar os números da empresa e gerenciar os relatórios financeiros para a tomada de decisão.

 

UNIDADE III – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E A CONTABILIDADE      

·        Explicar a relevância da Governança Corporativa nas empresas.

·        Reconhecer as mudanças estruturais para o desenvolvimento da gestão da organização.

·        Relembrar os conceitos e aprender sobre a diferença entre estruturas corporativas e estruturas normativas.

·        Reconhecer as demonstrações importantes para levantar e utilizar os dados para a tomada de decisão.

 

UNIDADE IV – ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL E PRESTAÇÃO DE CONTAS  

·        Criticar junto com os alunos sobre os tipos de gestão estratégicas.

·        Apontar para a importância do desenvolvimento das competências.

·        Comparar a diferença entre desenvolvimento de pessoal e treinamento na gestão corporativa. 

·        Desenvolver o profissional para levantar e utilizar os dados da gestão de risco e a imparcialidade do profissional na tomada de decisão.

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