Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Contemporâneo
EMENTA:
A arquitetura e o contexto urbano dos anos 80 à virada do milênio. Os novos temas da cidade global, da fragmentação e da requalificação urbana; a tecnologia e as novas práticas de projeto e o formalismo na arquitetura em suas diversas tendências. Análise de projetos contemporâneos.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos alunos o conhecimento e a compreensão da arquitetura e do contexto urbano no período que compreende os anos 1980 até a virada do milênio, abordando temas como transformações urbanas, novas práticas de projeto arquitetônico, tendências formais na arquitetura e análise de projetos contemporâneos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – A ARQUITETURA DOS ANOS DE 1980 À VIRADA DO MILÊNIO
• Avaliar as transformações urbanas ocorridas nas cidades globais durante as décadas de 1980 a 2000, os impactos da globalização, das migrações e das desigualdades socioespaciais na configuração das cidades.
• Compreender os processos de requalificação urbana e gentrificação, analisando as políticas de intervenção, as estratégias de renovação urbana e os impactos socioeconômicos e culturais nas áreas urbanas em transformação.
• Discernir sobre o impacto da tecnologia nas práticas de projeto arquitetônico, compreendendo as ferramentas digitais, os softwares de modelagem e simulação, e as novas abordagens projetuais que surgiram nesse contexto.
• Identificar as diversas tendências formais presentes na arquitetura contemporânea, compreendendo as diferentes abordagens estéticas, a experimentação formal e o diálogo com a história da arquitetura, bem como seus reflexos no contexto urbano.
UNIDADE II – OS NOVOS TEMAS DA CIDADE GLOBAL
• Identificar as características das cidades globais, avaliando as implicações dessas características na arquitetura e no contexto urbano.
• Discernir sobre os desafios da sustentabilidade urbana, compreendendo as questões ambientais, sociais e econômicas envolvidas na busca por cidades mais sustentáveis.
• Identificar as novas formas de habitação e trabalho nas cidades contemporâneas, como os empreendimentos multifuncionais, os espaços compartilhados, as habitações sustentáveis e as novas tipologias de escritórios.
• Avaliar as questões de inclusão e diversidade nas cidades contemporâneas, compreendendo a importância da acessibilidade, da participação social e da valorização da diversidade cultural na construção de cidades mais justas e igualitárias.
UNIDADE III – TECNOLOGIA E NOVAS PRÁTICAS DE PROJETO ARQUITETÔNICO
• Compreender o papel da digitalização e da modelagem paramétrica na transformação das práticas de projeto arquitetônico, discernindo sobre as vantagens e possibilidades oferecidas por essas ferramentas.
• Aplicar as técnicas de simulação e visualização arquitetônica, entendendo sua importância na análise de desempenho ambiental, na avaliação de conforto térmico e luminoso, e na comunicação e apresentação de projetos arquitetônicos.
• Empregar as práticas colaborativas e os projetos multidisciplinares na arquitetura contemporânea, compreendendo a importância do trabalho em equipe, a integração de conhecimentos e a troca de experiências para a criação de soluções mais completas e inovadoras.
• Entender o uso da realidade virtual e aumentada na arquitetura, suas aplicações na visualização imersiva de projetos, na experiência do usuário e na simulação de espaços arquitetônicos antes da construção.
UNIDADE IV – ANÁLISE DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS CONTEMPORÂNEOS
• Identificar casos de projetos de requalificação urbana, compreendendo os desafios, estratégias e impactos dessas intervenções no contexto urbano, explorando os aspectos arquitetônicos, urbanísticos e sociais envolvidos.
• Identificar casos de projetos arquitetônicos sustentáveis, compreendendo as estratégias de eficiência energética, uso de materiais sustentáveis, integração com a natureza e adoção de práticas de sustentabilidade no contexto urbano.
• Avaliar projetos de arquitetura de vanguarda, compreendendo as abordagens inovadoras, experimentais e conceituais adotadas pelos arquitetos contemporâneos.
• Identificar casos de projetos arquitetônicos de impacto social, as abordagens de arquitetura participativa, o design socialmente responsável e as iniciativas de transformação urbana voltadas para a promoção da inclusão e melhoria da qualidade de vida.
Arquitetura de Interiores
EMENTA:
Conceitos fundamentais da arquitetura de interiores, análise da história e evolução da arquitetura de interiores. elementos e princípios do design de interiores. legislações e normas técnicas aplicadas. Processo de projeto de interiores. Seleção de materiais e tecnologias. Gestão e execução de projetos de interiores. Apresentação e entrega do projeto final aos clientes.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a projetar e transformar espaços internos, considerando aspectos funcionais, estéticos e humanos, além de promover a compreensão das influências históricas, culturais e sociais na arquitetura de interiores contemporânea.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA DE INTERIORES
· Definir os conceitos básicos da arquitetura de interiores, como espaço, função, ergonomia e estética, e sua importância na criação de ambientes harmoniosos e funcionais.
· Discernir sobre a evolução histórica da arquitetura de interiores, desde as civilizações antigas até os estilos contemporâneos, identificando as influências culturais, artísticas e tecnológicas que moldaram os espaços internos ao longo do tempo.
· Identificar e compreender os elementos essenciais do design de interiores, como cores, texturas, iluminação, mobiliário e acessórios, assim como os princípios de composição, como equilíbrio, proporção, ritmo e harmonia.
· Compreender as leis, normas e regulamentações relacionadas à arquitetura de interiores, importância da acessibilidade, segurança e sustentabilidade na concepção de projetos de interiores.
UNIDADE II – PROCESSO DO PROJETO DE INTERIORES
· Aplicar técnicas de levantamento e análise de espaços, incluindo a medição de áreas, a identificação de necessidades e restrições, e a compreensão dos aspectos funcionais e estéticos a serem considerados no projeto de interiores.
· Empregar conhecimentos em programas de necessidades, levando em consideração os requisitos funcionais, estéticos e emocionais dos usuários do espaço, e a tradução dessas informações em um plano de necessidades eficiente.
· Realizar o processo criativo na definição de conceitos para projetos de interiores, compreendendo a importância da pesquisa, da análise de referências, da definição de materiais, cores e texturas, e da representação visual dessas ideias por meio de croquis e moodboards.
· Aplicar técnicas de representação gráfica, com desenhos técnicos, plantas baixas, cortes e perspectivas, bem como ferramentas digitais de visualização.
UNIDADE III – MATERIAIS E TECNOLOGIAS EM ARQUITETURA DE INTERIORES
· Identificar os diferentes tipos de materiais, acabamentos e revestimentos utilizados em projetos de interiores.
· Aplicar as tecnologias e inovações utilizadas na arquitetura de interiores, como automação residencial, sistemas de iluminação inteligente, climatização, sistemas de áudio e vídeo, entre outros.
· Compreender a importância da sustentabilidade e eficiência energética na arquitetura de interiores, bem como as estratégias e técnicas para o uso consciente de recursos naturais.
· Realizar o detalhamento e especificação de mobiliário e acessórios, compreendendo as necessidades dos usuários, as características ergonômicas, as normas de segurança e as soluções funcionais e estéticas adequadas para cada espaço.
UNIDADE IV – GESTÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS DE INTERIORES
· Elaborar orçamentos e o planejamento de obra em projetos de interiores, considerando custos, prazos, recursos humanos, materiais e serviços necessários para a execução do projeto.
· Discernir sobre o papel do arquiteto de interiores na coordenação de equipes multidisciplinares.
· Empregar as técnicas de acompanhamento na obra e em seu controle de qualidade, visando garantir a conformidade do projeto executado em relação ao projeto inicial.
· Aplicar técnicas para apresentação e entrega de projeto final aos clientes incluindo pranchas técnicas, apresentações visuais e a comunicação efetiva das soluções propostas.
Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo do Século XX
EMENTA:
A arquitetura e o urbanismo no século XX. A formação do Modernismo 1900-1945 e suas diversas vertentes, as experiências de 1945 a 1960, a crise modernista e a crítica e teoria da arquitetura a partir dos anos 60.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos alunos o conhecimento e compreensão da arquitetura e do urbanismo no século XX, abordando as principais teorias, movimentos, transformações e desafios enfrentados nesse período.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ARQUITETURA NO MODERNISMO (1900-1945)
• Compreender as origens do movimento modernista na arquitetura, analisando os principais eventos e influências que levaram à ruptura com os estilos historicistas.
• Identificar as diversas vertentes do movimento modernista na arquitetura, suas características estéticas e filosóficas.
• Avaliar as experiências arquitetônicas do período pós-Segunda Guerra Mundial até a década de 1960, compreendendo as tendências e inovações no campo da arquitetura e urbanismo.
• Discernir sobre a crise do movimento modernista na arquitetura, compreendendo os questionamentos e críticas em relação à homogeneização, à massificação e à falta de preocupação com o contexto cultural e social.
UNIDADE II – CRÍTICA E TEORIA DA ARQUITETURA A PARTIR DOS ANOS 1960
• Compreender o surgimento da crítica e teoria da arquitetura a partir dos anos 60, identificando os principais teóricos e movimentos que contribuíram para a reflexão sobre a prática arquitetônica.
• Discernir sobre as críticas e reflexões quanto à modernidade na arquitetura, compreendendo as questões relacionadas à sustentabilidade, à participação social, à identidade cultural e às demandas humanas.
• Entender as teorias contemporâneas da arquitetura, como o Pós-Modernismo, o Regionalismo Crítico, o High-Tech, o Neomodernismo, compreendendo suas propostas e influências.
• Identificar as novas abordagens e tendências na arquitetura contemporânea, como a arquitetura sustentável, a arquitetura biomimética, a arquitetura digital, compreendendo suas implicações e desafios.
UNIDADE III – ARQUITETURA E SOCIEDADE DO SÉCULO XX
• Avaliar o impacto da arquitetura na sociedade, analisando sua influência na qualidade de vida, na construção da identidade cultural, na sustentabilidade ambiental e no desenvolvimento urbano.
• Identificar a relação entre a arquitetura e os espaços públicos, bem como sua importância como lugares de convívio social, expressão cultural e exercício da cidadania.
• Discernir sobre as políticas urbanas e os desafios enfrentados na construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e resilientes, e o papel da arquitetura e do urbanismo na promoção do desenvolvimento urbano equilibrado.
• Reconhecer a importância da participação cidadã na concepção, planejamento e gestão do ambiente construído, como os processos de consulta pública, coletivização e democratização das decisões relacionadas à arquitetura e ao urbanismo.
UNIDADE IV – PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ARQUITETURA E URBANISMO
• Avaliar o impacto das novas tecnologias e inovações na prática da arquitetura, como a digitalização, a impressão 3D, os materiais sustentáveis, a eficiência energética.
• Identificar a relação entre a arquitetura e a paisagem urbana, compreendendo os desafios de integração harmoniosa entre as edificações e o contexto natural e construído.
• Entender os princípios da arquitetura sustentável, como o uso eficiente de recursos, a redução de impactos ambientais, a incorporação de energias renováveis e a criação de espaços saudáveis e confortáveis.
• Discernir sobre os desafios da arquitetura e do urbanismo, como as mudanças climáticas, a rápida urbanização, a escassez de recursos e a desigualdade social.