Biomassa e Bioenergia
EMENTA:
Biomassa. Tipos e Uso da biomassa no mundo. Biomassa x bioenergia: situação, fatores econômicos e potencial no Brasil. Tipos de biocombustíveis. Processos de transformação e utilização de energia da biomassa. Biogás a partir de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Aspectos ambientais e econômicos da produção de bioenergia.
OBJETIVO: A finalidade desta disciplina é proporcionar ao aluno a geração de conhecimentos e habilidades para lidar com as tecnologias da biomassa e bioenergia, habilitando-o a atuar nos vários segmentos onde esses temas sejam transversais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA BIOMASSA
· Definir e compreender o conceito de biomassa e sua relevância como alternativa energética para a sustentabilidade do planeta.
· Identificar os meios de obtenção e os tipos de biomassa existentes, tais como: microbiana, algal, vegetal, animal e residual.
· Entender como a biomassa pode ser aplicada na geração de energia, e como esta tecnologia vem sendo utilizada no Brasil e no mundo.
· Discernir sobre a importância e os impactos da utilização de biomassa e bioenergia no mundo, avaliando os aspectos relacionados ao meio ambiente, economia e tecnologia, sobretudo quanto ao potencial deste recurso no Brasil.
UNIDADE II – FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA BIOENERGIA
· Identificar as fontes de energia alternativa existentes no mundo e no Brasil, comparando-as quanto a vários aspectos: ambientais, econômicos e tecnológicos.
· Entender como se processa a produção de biomassa, suas tecnologias, ferramentas e condicionantes.
· Interpretar os balanços materiais e energéticos no âmbito da bioenergia.
· Avaliar os aspectos e impactos econômicos, sociais e ambientais da utilização da bioenergia.
UNIDADE III – COMBUSTÍVEIS E BIOCOMBUSTÍVEIS
· Identificar as particularidades dos combustíveis fósseis e biocombustíveis, suas diferenças, vantagens e desvantagens.
· Classificar as fontes e a composição das matérias primas necessárias para a produção dos biocombustíveis.
· Entender o funcionamento das tecnologias envolvidas no uso e obtenção da biomassa.
· Identificar e entender o funcionamento das tecnologias envolvidas no uso e obtenção de biocombustível.
UNIDADE IV – TECNOLOGIAS PARA O APROVEITAMENTO ENERGÉTICO
· Identificar os elementos condicionantes e determinantes para a certificação do aproveitamento energético.
· Entender o processo de aproveitamento de coprodutos e a valorização de resíduos para a produção de energia.
· Compreender como se processa a obtenção do biogás a partir de resíduos sólidos e efluentes líquidos.
· Avaliar as tendências do uso da bioenergia no Brasil e no mundo.
Biogeografia
EMENTA:
História da Biogeografia. Definições, conceitos e desafios atuais. Fatores geográficos, ecológicos e evolutivos dos seres vivos. Distribuição dos seres vivos no planeta e no país. O homem e os ecossistemas no mundo. Origem, evolução e expansão da vida na terra. Os grandes biociclos da terra. Características da água salgada e doce. Disposição geográfica das espécies. Fatores ambientais: luz, temperatura, água. Espécies no ambiente marinho e continental. Biogeografia e conservação. Biosfera e suas diferentes formas. Litosfera, hidrosfera e atmosfera. Teoria da deriva continental. Organizações biológicas do Brasil e do mundo. Processo dos biomas no Brasil. Características dos biomas no país. Desmembramento florestal. Importância da preservação nas áreas verdes.
OBJETIVO: Esta disciplina visa habilitar os alunos de biogeografia e áreas afins a compreenderem os processos básicos da biogeografia, entendendo as ações históricas até os dias atuais, como também a sua importância para a vida na Terra.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – DEFINIÇÕES E CONCEITOS BÁSICOS DA BIOGEOGRAFIA
• Entender a história da biogeografia, suas definições, conceitos básicos e desafios até os dias de hoje.
• Compreender e analisar os fatores geográficos, ecológicos e evolutivos que direcionam a distribuição dos seres vivos no planeta Terra e no Brasil.
• Identificar a conexão do homem com os ecossistemas fundamentais no mundo.
• Compreender a origem, evolução, formas de expansão e obstáculos para a vida na Terra.
UNIDADE II – A VIDA NA TERRA
• Identificar e entender os grandes biociclos, bem como avaliar a vida na terra e as características da água salgada e doce.
• Entender a disposição geográfica das espécies e comunidades: cosmopolitas, disjuntivas e endêmicas.
• Discernir sobre os fatores ambientais, como luz, temperatura, água, entre outros na classificação dos seres vivos.
• Compreender a diversidade de espécies no ambiente marinho e continental, discernindo sobre a biogeografia e sua conservação.
UNIDADE III – A BIOGEOGRAFIA E SUA CONEXÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS
• Entender a biosfera como a área do planeta na qual possui vida em diferentes formas, como também verificar as várias “esferas” do planeta (litosfera, hidrosfera e atmosfera).
• Definir os conceitos relacionados à teoria da deriva continental.
• Discernir sobre os âmbitos e tópicos da biogeografia.
• Identificar as grandes organizações biológicas do Brasil e do mundo, como: gelos polares e tundra; florestas, savanas e cerrados; vegetação rasteira como campos, estepes e pradarias.
UNIDADE IV – ESTUDOS E TENDÊNCIAS DA BIOGEOGRAFIA
• Identificar as características da biogeografia dos séculos XVIII e XIX.
• Entender o processo dos biomas no Brasil, bem como as ligações entre o meio físico e o meio biótico.
• Distinguir as características dos principais biomas encontrados no Brasil.
• Aplicar a metodologia de desmembramento florestal, compreendendo seus fundamentos, consequências, dados básicos e a importância da preservação das áreas verdes nos dias de hoje.
Aplicação da Biologia Molecular no Diagnóstico Laboratorial
EMENTA: Fundamentos de biologia molecular: estrutura, organização e função do DNA, RNA e proteínas. Transcrição, replicação, tradução, controle de expressão gênica. Técnicas em biologia molecular: extração de DNA e RNA, eletroforese. Clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Hibridização de ácidos nucléicos. Reação em cadeia da polimerase (PCR) e suas aplicações. Marcadores moleculares: RFLP – Polimorfismo de comprimento de fragmentos de restrição. Biologia molecular aplicada ao diagnóstico clínico laboratorial. Diagnóstico molecular de doenças infecto-parasitárias. Testes de paternidade e identificação humana. Sequenciamento de DNA. Métodos moleculares empregados no diagnóstico das doenças.
OBJETIVO: Voltado para equipe multidisciplinar de saúde, este componente curricular visa munir esses profissionais dos conceitos aplicados da biologia molecular no diagnóstico laboratorial.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GENÉTICA
• Interpretar a estrutura da molécula elementar, a hereditariedade e a trajetória até a sua descoberta.
• Compreender a maquinaria celular de garantia do fluxo de informação genética.
• Entender o código genético, suas características e a determinação da cadeia proteica.
• Identificar a expressão gênica de células eucariotas e procariotas.
UNIDADE II – DETECÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL GENÉTICO
• Aplicar a técnica de eletroforese em gel de agarose e de poliacrilamida, assim como identificar as diferenças existentes nos géis e nos reagentes utilizados, diagnosticando e prevenindo-se contra os principais erros que podem ocorrer.
• Compreender as técnicas de amplificação do DNA e RNA, os reagentes utilizados e suas funções, os diferentes tipos de técnica e sua importância no diagnóstico laboratorial.
• Entender como se aplica a técnica de DNA recombinante, compreendendo os princípios dessa técnica e sua utilização no tratamento da diabetes.
• Identificar os princípios da hibridização de cadeias oligonucleotídicas a partir do princípio da interação Watson & Crick, e as técnicas em Biologia Molecular que utilizam sondas como forma de diagnóstico.
UNIDADE III – DIAGNÓSTICO GENÉTICO E CONTROLE DE QUALIDADE
• Realizar o controle de qualidade em laboratório de Biologia Molecular.
• Detectar vínculo genético, aplicando esta técnica no reconhecimento de paternidade, entre outros.
• Identificar mutações genéticas na prevenção de doenças em geral.
• Diagnosticar doenças infecto-parasitárias e imunogenética.
UNIDADE IV – SEQUENCIAMENTO GENÉTICO
• Aplicar a técnica de sequenciamento de DNA, entendendo seu histórico e o seu princípio de funcionamento.
• Aplicar o sequenciamento do DNA em diagnóstico laboratorial, entendendo como funciona o processo de depósito de sequências utilizadas e a identificação, diagnóstico e desenvolvimento de tratamentos.
• Identificar os vários casos de aplicações da técnica de sequenciamento na área das ômicas da Bioinformática.
• Aplicar as técnicas mais recentes de sequenciamento, e utilizar essas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e serviços.