Comunicação e Linguagem
EMENTA: Conceitos essenciais nos estudos da linguagem. Particularidades gramaticais. O texto em suas modalidades oral e escrita. Produção e interpretação de texto.
OBJETIVO: Este componente curricular visa preparar o estudante ou profissional de comunicação e áreas afins, a ler e interpretar textos em língua portuguesa, compreendendo as dicotomias linguísticas e estabelecendo relações textuais, contextuais e intertextuais, aplicando tais conhecimentos na geração de habilidades nos vários contextos em que a linguagem se faz necessária.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS ESSENCIAIS NO ESTUDO DA LINGUAGEM
• Estabelecer a comunicação interpessoal, expressando-se adequadamente em diferentes contextos sociais e interpretando a realidade.
• Situar os elementos e o contexto da comunicação verbal e não-verbal, enfatizando as marcas da situação de produção e da relação dialógica de emissor e receptor na produção dos textos.
• Atuar de forma interativa em prol de objetivos comuns, reconhecendo a importância da complementaridade das ações coletivas e a heterogeneidade linguística nos diferentes contextos sociais.
• Desenvolver o potencial comunicador, utilizando diversos recursos expressivos da linguagem explícita e implícita.
UNIDADE II – PARTICULARIDADES GRAMATICAIS
• Aplicar regras essenciais da língua portuguesa, considerando o novo acordo ortográfico, buscando a eficiência e a construção do “argumento oculto da competência linguística”, adequação vocabular e ambiguidade.
• Estruturar frases, parágrafos e textos eficazes na comunicação, considerando a coordenação e a subordinação gramatical.
• Reconhecer no processo da comunicação, as peculiares do ambiente social, tais como as diferenças entre a linguagem falada e escrita.
• Identificar particularidades gramaticais e elementos indesejáveis como pleonasmos e vícios de linguagem, envidando estratégias para evitá-los de acordo com a norma culta.
UNIDADE III – O TEXTO EM SUAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA
• Desenvolver as habilidades comunicacionais e aplicá-las na construção de textos, considerando o princípio interacional do texto aplicado às práticas sociais cotidianas.
• Identificar, no contexto da comunicação verbal e não-verbal, as marcas da situação de produção e da relação dialógica de emissor e receptor na produção dos textos e nas interações orais do cotidiano.
• Situar os elementos e o contexto da fala e da escrita, enfatizando as marcas da situação de produção e da relação dialógica de emissor e receptor nos processos de comunicação.
• Aplicar as tecnologias da informação no estabelecimento da comunicação em diferentes contextos sociais.
UNIDADE IV – PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
• Entender e aplicar a teoria textual, desenvolvendo a prática da leitura como forma de expansão da visão de mundo e do vocabulário.
• Aplicar as técnicas discursivas, visando à reflexão e à atuação crítica sobre a realidade.
• Utilizar as técnicas de coerência e coesão na produção de textos, bem como identificar não-conformidades textuais quanto a essas técnicas.
• Aplicar os gêneros textuais na comunicação escrita, bem como identificá-los no contexto da interpretação de textos.
Fundamentos da Linguagem Visual
EMENTA:
Linguagem visual: elementos fundamentais, técnicas de composição e equilíbrio visual, seleção tipográfica e layout, linhas e formas, Estudo da forma no campo bidimensional, cor e textura na composição visual, espaço e profundidade composição e hierarquia visual. Linguagem visual no design gráfico, campanhas publicitárias e propagandas, fotografia e manipulação de imagens digitais, produções audiovisuais, análise crítica de imagens. Projetos visuais.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a aplicarem os fundamentos da linguagem visual, desenvolvendo competências na análise, criação e comunicação de imagens.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS DA LINGUAGEM VISUAL
· Compreender os elementos fundamentais da linguagem visual, como linha, forma, cor, textura, espaço e composição, bem como dominar o estudo da forma no campo bidimensional.
· Reconhecer a importância das cores na comunicação visual e compreender os princípios básicos da teoria das cores, como matizes, saturação e brilho.
· Avaliar as técnicas de composição e equilíbrio visual para criar imagens harmoniosas e impactantes.
· Entender os princípios de seleção tipográfica e layout na comunicação visual, entendendo como escolher fontes adequadas e organizar os elementos em uma página.
UNIDADE II – ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
· Identificar o papel das linhas e formas na comunicação visual, compreendendo como elas podem transmitir diferentes mensagens e emoções.
· Discernir sobre o uso da cor e da textura na composição visual, percebendo como esses elementos podem influenciar a percepção do espectador.
· Criar espaço e profundidade em imagens bidimensionais, compreendendo técnicas como perspectiva e sobreposição.
· Aplicar princípios de composição e hierarquia visual para direcionar a atenção do espectador e comunicar a mensagem de forma eficaz.
UNIDADE III – APLICAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL
· Compreender como a linguagem visual é aplicada no design gráfico para criar logotipos, cartazes, panfletos e outras peças de comunicação.
· Discernir sobre o uso da linguagem visual em campanhas publicitárias e propagandas, compreendendo como os elementos visuais são empregados para persuadir e atrair o público-alvo.
· Entender e aplicar os fundamentos da linguagem visual na fotografia e na manipulação de imagens digitais, compreendendo o uso de luz, enquadramento e edição.
· Aplicar a linguagem visual em produções audiovisuais, como vídeos, animações e motion graphics, assimilando a importância do ritmo e movimento.
UNIDADE IV – ANÁLISE CRÍTICA E PRODUÇÃO CRIATIVA
· Aplicar técnicas de análise crítica de imagens, identificando o uso dos fundamentos da linguagem visual em trabalhos artísticos e comerciais.
· Desenvolver projetos visuais, aplicando os conceitos da linguagem visual em propostas criativas e alinhadas com objetivos específicos.
· Apresentar projetos visuais e receber feedbacks construtivos, a fim de melhorar a capacidade de comunicação e argumentação sobre as escolhas visuais.
· Utilizar estrategicamente os elementos da linguagem visual para criar composições e projetos capazes de transmitir mensagens impactantes e envolventes, despertando o interesse e a atenção do público-alvo de forma eficaz.
Criatividade Storytelling e Design Thinking
EMENTA:
Criatividade: fundamentos, conceitos e teorias. Processos cognitivos, fatores internos e externos, diferentes abordagens. Medição e Avaliação da Criatividade. Storytelling: Teorias e aplicações: elementos fundamentais, narrativas e cultura. Psicologia do Storytelling, storytelling digital e transmídia. Design Thinking: fundamentos, processos, ferramentas e diferentes contextos. Aplicações práticas de criatividade. Storytelling e Design Thinking: Solução de problemas, Comunicação efetiva, inovação, integração de competências.
OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo capacitar os estudantes a compreenderem os conceitos teóricos e práticos de criatividade, storytelling e design thinking, proporcionando-lhes o desenvolvimento das habilidades necessárias para aplicar essas competências de forma integrada e inovadora em diferentes contextos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA CRIATIVIDADE
• Compreender as diferentes definições e teorias sobre criatividade, explorando abordagens psicológicas e sociais relacionadas ao processo criativo.
• Discernir sobre os processos cognitivos envolvidos na geração de ideias criativas, incluindo associação, conexão e resolução de problemas.
• Identificar os fatores internos e externos que podem impactar a criatividade, como ambiente, motivação, cultura e experiências individuais.
• entender e aplicar as diferentes abordagens para medir e avaliar a criatividade, incluindo testes de pensamento divergente e a criatividade no contexto profissional.
UNIDADE II – STORYTELLING: TEORIAS E APLICAÇÕES
• Compreender os elementos fundamentais do storytelling, como personagens, enredo, ambiente e mensagem, e sua importância na comunicação efetiva.
• Discernir sobre o papel das narrativas na construção da cultura e identidade de uma sociedade, incluindo mitos, contos populares e histórias pessoais.
• Entender como as histórias influenciam a cognição humana, emoções e comportamentos, bem como sua aplicação em áreas como marketing e psicoterapia.
• Identificar e aplicar as possibilidades do storytelling digital e da transmídia, entendendo relação com a convergência de mídia e narrativas interativas.
UNIDADE III – FUNDAMENTOS DO DESIGN THINKING
• Compreender os fundamentos e princípios do design thinking como uma abordagem centrada no usuário para a resolução de problemas complexos.
• Identificar as diferentes fases do processo de design thinking, incluindo empatia, definição, ideação, prototipagem e teste.
• Aplicar as diversas ferramentas utilizadas no design thinking, como mapa de empatia, análise de stakeholders e jornada do cliente.
• Discernir sobre a aplicação do design thinking em diferentes áreas, como negócios, educação, saúde e setor público.
UNIDADE IV – APLICAÇÕES PRÁTICAS DE CRIATIVIDADE, STORYTELLING E DESIGN THINKING
• Aplicar os conceitos teóricos de criatividade para resolver problemas reais, explorando diferentes abordagens criativas na identificação e resolução de desafios.
• Utilizar os elementos teóricos do storytelling para criar narrativas envolventes e comunicar ideias de forma persuasiva e emocionalmente cativante.
• Aplicar o processo do design thinking para conduzir projetos de inovação, centrados no usuário e orientados à solução de problemas complexos.
• Integrar as habilidades de criatividade, storytelling e design thinking em projetos abrangentes, que abordem um desafio real e demonstre a capacidade de aplicar as três competências de forma sinérgica.
Storytelling
EMENTA:
Storytelling: conceitos fundamentais, importância na comunicação, tipos de histórias e gêneros narrativos, ética no uso do storytelling. Técnicas de Construção de Histórias, personagens cativantes, estrutura narrativa, elementos visuais e sonoros, emoção do público. Storytelling no marketing e publicidade. Como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Storytelling no contexto do empreendedorismo e liderança. Ferramenta de conscientização e mobilização social. Contação de Histórias e Performance. Habilidades de narração oral, diferentes formatos, como teatro, cinema, quadrinhos, recursos audiovisuais. Feedback construtivo.
OBJETIVO: O objetivo geral deste conteúdo sobre Storytelling é capacitar os estudantes a compreenderem, aplicarem e apreciarem o poder das narrativas, desenvolvendo habilidades de criação, comunicação e engajamento por meio da contação de histórias (storytelling).
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE STORYTELLING
• Definir os conceitos fundamentais e entender os princípios do storytelling enquanto metodologia ativa para a aprendizagem e uma importante ferramenta da comunicação.
• Reconhecer a importância do storytelling na comunicação eficaz.
• Identificar diferentes tipos de histórias e gêneros narrativos aplicáveis à metodologia do storytelling.
• Discernir sobre a ética no uso do storytelling e as responsabilidades do contador de histórias.
UNIDADE II – TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS
• Aplicar as técnicas do desenvolvimento de personagens cativantes em histórias no processo de storytelling.
• Entender a estrutura narrativa para contar histórias envolventes.
• Utilizar elementos visuais e sonoros para enriquecer a narrativa de histórias.
• Criar histórias que engajem e emocionem o público.
UNIDADE III – APLICAÇÕES DO STORYTELLING EM DIFERENTES CONTEXTOS
• Aplicar técnicas de storytelling no contexto de marketing e publicidade.
• Utilizar o storytelling como uma ferramenta de ensino e aprendizagem.
• Empregar o storytelling no contexto do empreendedorismo e liderança.
• Utilizar o storytelling como uma ferramenta de conscientização e mobilização social.
UNIDADE IV – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PERFORMANCE
• Aplicar habilidades e boas práticas de narração oral para contar histórias de forma cativante.
• Adaptar histórias para diferentes formatos, como teatro, cinema, quadrinhos, entre outros.
• Utilizar recursos audiovisuais para enriquecer a performance das histórias no processo de storytelling.
• Avaliar e fornecer feedback construtivo sobre performances de histórias.
História da Comunicação e do Jornalismo no Brasil
EMENTA:
Comunicação: conceitos básicos, história da imprensa escrita, avanços tecnológicos, evolução dos meios de comunicação. Jornalismo no período imperial, contexto histórico, papel do jornalismo no período republicano, imprensa e a censura, imprensa alternativa. Internet e das mídias digitais. Gêneros e Formatos jornalísticos, o jornalismo radiofônico, jornalismo televisivo, jornalismo digital, mídias sociais, Ética e Responsabilidade no Jornalismo. Jornalismo e diversidade.
OBJETIVO: Neste componente curricular o objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento e a compreensão da história da comunicação e do jornalismo no Brasil e a sua influência na construção de uma opinião pública informada e participativa.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – COMUNICAÇÃO E MEIOS DE COMUNICAÇÃO
· Definir os conceitos básicos relacionados à comunicação, como processo de transmissão de informações e construção de significados.
· Avaliar a evolução dos meios de comunicação ao longo da história, desde os primórdios da escrita até os meios digitais contemporâneos.
· Entender a história da imprensa escrita no Brasil colonial, compreendendo a sua importância como meio de comunicação e expressão de ideias.
· Identificar os avanços tecnológicos que impactaram a comunicação ao longo do tempo e compreender as novas formas de comunicação surgidas com a era digital.
UNIDADE II – JORNALISMO NO PERÍODO IMPERIAL
· Entender o surgimento e o desenvolvimento do jornalismo no período imperial brasileiro, compreendendo o contexto histórico e as características dos jornais da época.
· Discernir sobre o papel do jornalismo no período republicano, desde a Proclamação da República até os dias atuais, considerando as mudanças políticas, sociais e tecnológicas ocorridas.
· Compreender a relação entre a imprensa e a censura durante o regime militar no Brasil, analisando os desafios enfrentados pelos jornalistas e a resistência por meio da imprensa alternativa.
· Identificar os marcos históricos das transformações do jornalismo com o advento da internet e das mídias digitais, compreendendo as características do jornalismo on-line e as novas formas de produção e consumo de notícias.
UNIDADE III – GÊNEROS E FORMATOS JORNALÍSTICOS
· Identificar os gêneros e formatos jornalísticos presentes nos jornais e revistas impressos, compreendendo as características e a função de cada um.
· Entender o que é e como se desenvolveu o jornalismo radiofônico, compreendendo os formatos e as características desse meio de comunicação, bem como o seu papel na difusão de informações.
· Definir o conceito e entender a história do jornalismo televisivo, compreendendo os formatos e características dos programas jornalísticos de televisão, além de analisar o seu papel na construção da agenda pública.
· Compreender o jornalismo on-line e o impacto das mídias digitais sociais na produção, distribuição e consumo de notícias, avaliando as características do jornalismo digital e as estratégias utilizadas nas redes sociais para disseminação de informações.
UNIDADE IV – ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO JORNALISMO
· Compreender a evolução dos princípios éticos que norteiam a prática jornalística, como a imparcialidade, a veracidade e a busca pela verdade dos fatos.
· Analisar os desafios éticos enfrentados pelo jornalismo na era digital, como a disseminação de notícias falsas (fake news) e a privacidade dos indivíduos, vislumbrando possíveis soluções.
· Discernir sobre a responsabilidade social do jornalismo, compreendendo o seu papel na construção da cidadania e na promoção da democracia e dos direitos humanos.
· Avaliar a importância da diversidade no jornalismo, refletindo sobre a representatividade de diferentes grupos sociais na produção e cobertura jornalística.
Storytelling Aplicada ao Jornalismo
EMENTA:
Storytelling no jornalismo: fundamentos, elementos-chave. Escolha de tópicos e público-alvo. Ética no storytelling jornalístico. Técnicas de narrativa no jornalismo. Estrutura narrativa no jornalismo. Desenvolvimento de personagens e fontes de histórias. Uso de elementos visuais na narrativa. Tom e estilo na narrativa jornalística. Aplicação prática do storytelling no jornalismo. Tipos de histórias jornalísticas. Pesquisa e planejamento de histórias jornalísticas escrita e edição de histórias jornalísticas. Apresentação de histórias jornalísticas. Tendências e inovação em storytelling jornalístico. Jornalismo de dados e storytelling. Narrativa digital e multimídia. Redes sociais e distribuição de histórias. Futuro do storytelling no jornalismo e avaliação final.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a compreenderem, aplicarem e aprimorarem as técnicas de storytelling (contação de histórias) no contexto do jornalismo.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO STORYTELLING NO JORNALISMO
· Definir conceitos fundamentais do storytelling aplicado ao jornalismo.
· Distinguir e reconhecer os elementos-chave que constituem uma narrativa jornalística de alta qualidade.
· Reconhecer a importância de identificar o público-alvo ao criar histórias jornalísticas.
· Avaliar as implicações éticas do emprego do storytelling no jornalismo, considerando os desafios éticos que podem surgir.
UNIDADE II – TÉCNICAS DE NARRATIVA JORNALÍSTICA
- Definir os conceitos de estrutura narrativa no contexto jornalístico.
- Identificar e construir personagens cativantes e fontes relevantes para histórias jornalísticas, demonstrando um entendimento profundo de como eles enriquecem as narrativas.
- Integrar, de forma eficaz, elementos visuais, como fotos, gráficos e vídeos, às narrativas jornalísticas, aprimorando a experiência do público e a clareza das histórias.
· Compreender profundamente como a escolha das palavras e o tom influenciam significativamente a narrativa jornalística.
UNIDADE III - APLICAÇÃO PRÁTICA DO STORYTELLING NO JORNALISMO
· Distinguir e aplicar os diversos tipos de narrativas jornalísticas, identificando a abordagem apropriada para cada contexto e público-alvo.
· Desenvolver pesquisa e planejamento, elaborando estratégias eficazes para a coleta de informações e planejamento de histórias jornalísticas.
· Aplicar as habilidades de escrita e edição para criar histórias jornalísticas envolventes e impactantes.
· Realizar apresentação oral e escrita para comunicar histórias jornalísticas de forma eficaz e persuasiva.
UNIDADE IV – TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NO STORYTELLING JORNALÍSTICO
· Compreender como o jornalismo de dados se integra ao storytelling.
· Explorar as oportunidades de narrativa digital e multimídia no jornalismo.
· Utilizar redes sociais como ferramentas para distribuir histórias jornalísticas.
· Antecipar as tendências do storytelling no jornalismo.
Técnicas de Apuração e Pesquisa
EMENTA:
Fundamentos da apuração jornalística, ética e a credibilidade jornalística, fontes de informação, técnicas de entrevistas, a técnica de observação e a utilização de dados. Técnicas de pesquisa jornalística, pesquisa em fontes impressas, a pesquisa online e o uso de ferramentas digitais, arquivos e documentos oficiais, pesquisa de campo. Técnicas de verificação e checagem de informações, princípios de verificação de fatos, uso de ferramentas de verificação de fatos, mídias digitais, apuração colaborativa, jornalismo de dados. Organização e documentação da apuração, organização de dados e informações, registro e documentação de fontes, elaboração de mapas de apuração, elaboração de relatórios de apuração.
OBJETIVO: Este componente curricular tem por objetivo capacitar os alunos quanto às técnicas fundamentais de apuração e pesquisa jornalística, desenvolvendo as habilidades e os conhecimentos necessários para obter informações precisas e confiáveis na produção de notícias.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA APURAÇÃO JORNALÍSTICA
• Aplicar os princípios éticos e discernir sobre a importância da credibilidade na apuração jornalística.
• Identificar e utilizar diferentes fontes de informação, bem como desenvolver técnicas de entrevistas para obter dados precisos e relevantes.
• Empregar a técnica de observação e observação participante para coletar informações de maneira precisa e imparcial.
• Utilizar dados e estatísticas de forma correta e precisa, analisando e interpretando os números para embasar as reportagens.
UNIDADE II – TÉCNICAS DE PESQUISA JORNALÍSTICA
• Realizar pesquisas eficientes em fontes impressas, como livros, jornais, revistas e relatórios, para obter informações confiáveis e relevantes.
• Utilizar técnicas de pesquisa on-line e aproveitar as ferramentas digitais, como motores de busca, bancos de dados e redes sociais, para aprofundar a apuração jornalística.
• Extrair corretamente informações de arquivos públicos, documentos oficiais e registros históricos para enriquecer a apuração jornalística.
• Aplicar técnicas de pesquisa de campo e investigação jornalística, incluindo a realização de entrevistas, levantamento de dados e coleta de evidências, na produção de notícias jornalísticas de qualidade.
UNIDADE III – TÉCNICAS DE VERIFICAÇÃO E CHECAGEM DE INFORMAÇÕES
• Aplicar os princípios fundamentais de verificação de fatos na geração de notícias de qualidade, valorizando a checagem de informações, fontes e evidências.
• Utilizar ferramentas e recursos disponíveis para verificar a veracidade de informações, como sites de checagem de fatos, bases de dados e verificações cruzadas.
• Utilizar técnicas de verificação de mídias digitais, incluindo a análise de fotos, vídeos e áudios, a identificação de manipulações e o uso de ferramentas especializadas.
• Compreender e aplicar técnicas de apuração colaborativa e jornalismo de dados, envolvendo a colaboração entre jornalistas e o uso de análise estatística para a apuração de fatos.
UNIDADE IV – ORGANIZAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DA APURAÇÃO JORNALÍSTICA
• Aplicar técnicas de organização de dados e informações coletadas durante a apuração jornalística, utilizando ferramentas como planilhas e sistemas de gestão de conteúdo.
• Registrar e documentar adequadamente as fontes utilizadas durante a apuração jornalística, garantindo a transparência e a rastreabilidade das informações.
• Empregar a técnica da elaboração de mapas de apuração, que auxiliam na visualização e na compreensão dos dados coletados, contribuindo para a organização das informações para fins jornalísticos.
• Elaborar relatórios de apuração jornalística de forma clara, objetiva e bem estruturada, apresentando os resultados e as conclusões do processo de apuração.
Sociologia e Ética Profissional
EMENTA:
Panorama do surgimento da sociologia. Conceitos fundamentais da sociologia. A sociologia como ciência. A consolidação da sociologia como campo científico. Perspectiva teórica de Augusto Comte, Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Estrutura social. Organização social. Comunidade e Sociedade. Teorias formativas econômicas capitalistas. Organização do trabalho. A ética e a sociedade. Ética nas empresas e a pós-modernidade. A profissão e a ética.
OBJETIVO: Esta disciplina visa introduzir conceitos e levar o aluno a refletir sobre os aspectos éticos e sociológicos de sua carreira profissional, podendo aplicar este conhecimento de forma transversal a quaisquer áreas de atuação profissional.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA
• Explicar os fundamentos do processo de construção da sociologia.
• Reconhecer os conceitos básicos e fundamentais da sociologia, e também como se deu o seu surgimento no Brasil.
• Inteirar-se sobre a ética no âmbito da sociologia e as práticas da sociologia moral.
• Interpretar as formas de produção de conhecimento em sociologia e os referentes métodos de pesquisa.
UNIDADE II – GRANDES PENSADORES DA SOCIOLOGIA
• Interpretar a perspectiva teórica positivista instituída por Augusto Comte e seus reflexos práticos para o crescimento e desenvolvimento moral.
• Explicar os conceitos básicos e fundamentais sobre a teoria materialista de Karl Marx e suas implicações para o desenvolvimento.
• Inteirar-se sobre os impactos e a contribuição de Durkheim para a sociologia.
• Reconhecer os tipos de ação social estabelecidos por Max Weber e as aplicações na prática.
UNIDADE III – A SOCIEDADE E SUAS ESTRUTURAS
• Explicar os fundamentos da estrutura social e suas funções no fenômeno de estratificação na sociedade atual.
• Reconhecer os modos de organização social e como ocorrem as mudanças sociais.
• Inteirar-se sobre as dimensões da sociedade em níveis de indivíduo, grupos, comunidades e sociedade.
• Interpretar as teorias que circundam o capitalismo, suas fases e conceitos fundamentais.
UNIDADE IV – ÉTICA PROFISSIONAL
• Explicar os aspectos sobre a ética profissional e a organização do trabalho.
• Reconhecer os fundamentos da ética e sua interferência na vida em sociedade.
• Identificar potenciais éticos da conjuntura empresarial e no contexto pós-moderno.
• Inteirar-se sobre as relações entre a ética e o ambiente de trabalho.
Técnicas de atendimento em Help Desk
EMENTA:
Curva ABC de Clientes. Como o suporte pode ser usado para aumentar a satisfação e retenção de clientes. O contrato. Catálogo de Serviços. Os clientes. Acordo de Nível de Serviço (SLA – Service Level Agreement). Sistema de informações. Autoatendimento. Suporte de primeiro, segundo e terceiros níveis. A importância do Profissional de Suporte a Clientes. Perfil desejável do profissional de help desk. Habilidades interpessoais. Habilidades de Relacionamento. Habilidades de Comunicação. Habilidades de audição. Habilidades de questionamento. Habilidades verbais. Atendimento por escrito. Trabalho em equipe. Gestão do conhecimento. Help desk versus service desk. Suporte reativo e suporte proativo. Melhores práticas do ITIL. Detecção de incidentes e registro. Classificação e suporte inicial. Técnica GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). Investigação e diagnóstico. Escalonamento funcional. Escalonamento hierárquico. Propriedade do incidente. Acompanhamento e comunicação ao usuário. Resolução e recuperação. Fechamento do incidente. Fatores críticos de sucesso. Gerenciamento de problemas. Garantia da Qualidade: Métricas quantitativas; Métricas qualitativas; Pesquisa de Satisfação de Clientes.
OBJETIVO: Ao término dos estudos deste conteúdo, o aluno poderá alcançar um alto nível de eficiência no trabalho de atendimento a usuários e clientes em um serviço de help desk.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO HELP E SERVICE DESK
• Definir os conceitos e discernir sobre as diferenças entre os serviços de help desk e service desk.
• Classificar os clientes por prioridade de atendimento, segundo a curva ABC.
• Entender a finalidade, estrutura e funcionamento do contrato, do catálogo de serviços e do acordo de nível de serviço (SLA – Service Level Agreement) com o cliente.
• Compreender como se processam os diversos formatos de atendimento e de suporte, desde o autoatendimento, até o suporte de primeiro, segundo e terceiro nível.
UNIDADE II – O SERVIÇO E O PROFISSIONAL DE SUPORTE
• Identificar o perfil do profissional de suporte que o mercado exige, desenvolvendo as habilidades de relacionamento e de comunicação com o cliente e com seus pares.
• Definir o conceito de gestão do conhecimento, identificando soluções tecnológicas voltadas para o serviço de atendimento em help desk.
• Operar um sistema informatizado de help desk, aplicando as técnicas de atendimento e identificação de problemas e incidentes.
• Aplicar as melhores práticas do ITIL no serviço de suporte ao cliente.
UNIDADE III – GERENCIAMENTO DE INCIDENTES
• Detectar e classificar incidentes, aplicando e a técnica GUT (Gravidade, Urgência e Tendência).
• Investigar e diagnosticar incidentes, aplicando o método de escalonamento funcional e hierárquico, e identificando a propriedade do incidente.
• Executar adequadamente o processo de acompanhamento e comunicação aos usuários.
• Efetuar a resolução, recuperação e fechamento do incidente.
UNIDADE IV – GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS E GARANTIA DA QUALIDADE
• Aplicar as técnicas de controle de problemas e de erros.
• Gerir os problemas de forma pró-ativa, finalizando a revisão dos problemas graves.
• Gerenciar a qualidade dos serviços de suporte, avaliando e as métricas quantitativas e qualitativas.
• Planejar, implantar e analisar o processo de pesquisa de satisfação dos clientes.
Mercado Audiovisual
EMENTA:
Produção audiovisual do século XIX. Produção audiovisual do século XX. Produção audiovisual do século XXI. Vocabulário do cinema. Diferentes formas de televisão. Legislação audiovisual. Conceito e funcionamento do mercado. Panorama do mercado audiovisual. Tecnologias empregadas no mercado audiovisual. Empreendedorismo no mercado audiovisual. Profissões atuais e emergentes no mercado audiovisual.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo promover a capacitação dos alunos quanto à compreensão e à realização de todas as etapas de um projeto audiovisual, como também no domínio do vocabulário específico desse meio, além conceituar, descrever e caracterizar o mercado audiovisual, contribuindo para que atuem no mercado da distribuição filmográfica.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PANORAMA HISTÓRICO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
· Compreender os principais fatores históricos que contribuíram com a consolidação do mercado audiovisual, desde o surgimento do cinema na primeira metade do século XX.
· Entender as características tecnológicas, sociais e políticas concernentes à produção audiovisual na indústria cinematográfica do século XX.
· Identificar os principais fatores que influenciaram a história da produção audiovisual televisiva, seus marcos históricos no mundo e no Brasil ao longo do século XX.
· Discernir sobre o estado da arte e as tendências do mercado da produção audiovisual no Brasil e no mundo.
UNIDADE II – A DINÂMICA DO MERCADO AUDIOVISUAL
· Identificar as tecnologias e principais tipos de equipamentos utilizados no mercado audiovisual na atualidade.
· Entender quais as profissões atuais e emergentes no mercado audiovisual, identificando seu perfil, suas características e perspectivas no mercado de trabalho.
· Identificar oportunidades de negócio no mercado audiovisual, entendendo como projetos de empreendedorismo podem criar empresas, e como elas podem atuar no mercado audiovisual.
· Discernir sobre as melhores práticas quanto à distribuição de filmes no mercado audiovisual, aplicando técnicas de planejamento comercial eficazes.
UNIDADE III – LINGUAGEM, EXIBIÇÃO E LEGISLAÇÃO AUDIOVISUAL
· Interpretar o vocabulário da produção cinematográfica, entendendo seus termos técnicos e o jargão desta área de atuação profissional.
· Discernir sobre as peculiaridades e diferenças entre a linguagem da produção audiovisual televisiva comercial convencional, da TV pública, da TV digital e da produção audiovisual independente.
· Identificar as várias formas de exibição de vídeos e produções audiovisuais nos mais diferentes canais e veículos de comunicação.
· Interpretar a legislação referente direta ou indiretamente à produção audiovisual.
UNIDADE IV – AS ETAPAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
· Entender como se processam as etapas de uma produção audiovisual em seus vários cenários e situações, compreendendo as técnicas e procedimentos inerentes à análise técnica, à produção e à ordem do dia.
· Compreender o processo e as técnicas empregadas na produção de elenco, casting e equipe de filmagem em uma produção audiovisual.
· Adotar as melhores práticas na execução das atividades inerentes à produção executiva, à direção e à coprodução internacional de obras audiovisuais.
· Entender os processos de pré-produção, produção e pós-produção, adotando as melhores práticas e técnicas para assegurar a qualidade da produção audiovisual.
Comunicação Oficial
EMENTA:
Definição da comunicação oficial. A comunicação oficial e suas características. Os pronomes de tratamentos usados na comunicação oficial. As comunicações oficiais e seus elementos. Documentos oficiais e as comunicações: ofício, memorial oficial e carta. Documentos oficiais e as comunicações: mensagem eletrônica, ata e atestado. Documentos oficiais e as comunicações: convocação, requerimento e comunicado ou aviso. portaria, certidão, telegrama e fax. Produção de texto e suas atividades. A ortografia e o uso de sinais na língua portuguesa. A formatação dos textos na língua portuguesa. A sintaxe na língua portuguesa. A semântica na língua portuguesa. As técnicas de comunicação verbal para a produção dos sentidos pela escrita. Pontos importantes da revisão gramatical. Revisão do acordo ortográfico da língua portuguesa.
OBJETIVO: Este componente curricular visa preparar o estudante ou profissional de diversas áreas de conhecimento para a aplicação das técnicas de redação de textos visando à produção de documentos e correspondências oficiais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ASPECTOS GERAIS DA COMUNICAÇÃO OFICIAL
• Definir o conceito de comunicação oficial, distinguindo-a da comunicação informal e outros tipos de comunicação.
• Entender as características da comunicação oficial.
• Aplicar os pronomes de tratamento em comunicações oficiais.
• Utilizar os elementos estruturais para a consolidação de comunicações oficiais.
UNIDADE II – MODELOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS
• Entender as peculiaridades inerentes a ofícios, memorandos oficiais e cartas no contexto das comunicações oficiais.
• Redigir mensagens eletrônicas, atas e atestados em comunicações oficiais.
• Confeccionar editais de convocação, requerimentos e comunicados ou avisos em processos de comunicação oficial.
• Elaborar portarias, certidões, telegramas e faxes no âmbito das comunicações oficiais.
UNIDADE III – ELEMENTOS DE ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA
• Apontar a ortografia e uso de sinais.
• Aplicar a formatação adequada as comunicações oficiais.
• Descrever a sintaxe.
• Explicar a semântica.
UNIDADE IV – PRODUÇÃO DE TEXTOS EM COMUNICAÇÕES OFICIAIS
• Identificar as etapas e atividades inerentes ao processo de produção textual.
• Entender as técnicas de comunicação verbal, aplicando-as para dar sentido aos textos oficiais.
• Aplicar as técnicas de revisão gramatical em textos oficiais.
• Revisar textos oficiais, atentando para o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Teoria da Comunicação
EMENTA: Introdução às Teorias da Comunicação. Principais correntes teóricas da área. Os meios de comunicação de massa: a evolução, o seu papel e seus efeitos na sociedade. As teorias comunicacionais e suas relações com os meios de comunicação da contemporaneidade. O processo comunicativo e os fluxos de comunicação.
OBJETIVO: O objetivo geral é proporcionar aos alunos o entendimento das principais teorias da comunicação e como elas se relacionam com os meios de comunicação de massa da contemporaneidade, analisando a evolução dos mesmos e seus impactos na sociedade. Além disso, busca-se compreender o processo comunicativo e os fluxos de comunicação, de forma a desenvolver habilidades críticas e reflexivas sobre o papel da comunicação na sociedade contemporânea.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE COMUNICAÇÃO
• Identificar as principais teorias da comunicação e seus conceitos fundamentais, como emissor, receptor, mensagem, canal e contexto.
• Compreender o papel da comunicação na sociedade, desde as teorias clássicas até as abordagens contemporâneas.
• Analisar as principais teorias da comunicação, comparando e contrastando suas abordagens, pontos fortes e limitações.
• Aplicar as teorias da comunicação em situações práticas, como na análise de conteúdo e na elaboração de estratégias de comunicação eficazes.
UNIDADE II – MASS COMMUNICATION RESEARCH
• Identificar os principais métodos e técnicas de pesquisa em comunicação, como surveys, análise de conteúdo e estudos de caso.
• Compreender a importância da pesquisa em comunicação, especialmente no campo da comunicação de massa.
• Analisar os resultados de pesquisas em comunicação, identificando suas limitações e possíveis aplicações práticas.
• Aplicar os métodos de pesquisa em comunicação em situações práticas, como na elaboração de pesquisas de opinião ou estudos de mercado.
UNIDADE III – A INDÚSTRIA CULTURAL
• Compreender os principais aspectos da Indústria Cultural, como a produção em massa de bens culturais e a padronização da cultura.
• Compreender a relação entre a Indústria Cultural e a comunicação de massa, como a televisão, o cinema e a música.
• Analisar os impactos da Indústria Cultural na sociedade, especialmente no que se refere à cultura e à política.
• Aplicar o conhecimento adquirido sobre a Indústria Cultural em situações práticas, como na elaboração de estratégias de marketing cultural ou na produção de conteúdo cultural para diferentes públicos.
UNIDADE IV – CONTRIBUIÇÕES DA AMÉRICA LATINA PARA A COMUNICAÇÃO
• Identificar as principais correntes teóricas e pesquisas realizadas pelos estudiosos latino-americanos em comunicação.
• Compreender as contribuições da América Latina para os estudos da comunicação, especialmente no que se refere às teorias críticas e à comunicação popular.
• Analisar a relevância das contribuições da América Latina para a compreensão da comunicação na sociedade contemporânea.
• Aplicar o conhecimento adquirido sobre as contribuições da América Latina em situações práticas, como na elaboração de estratégias de comunicação para públicos latino-americanos, ou na análise de conteúdo de veículos de mídia produzidos na região.
Técnicas de Atendimento e Teleatendimento ao Cliente
EMENTA:
Conceitos de teleatendimento. Televendas e telemarketing. Telemarketing ativo e passivo. Perfil do profissional de atendimento presencial. Perfil do profissional de teleatendimento. Técnicas de atendimento ao cliente. Programação neurolinguística na resolução de conflitos. Técnicas de negociação. Linguagem verbal e não-verbal no atendimento. Ambiência e funcionalidade de um call-center. Equipamentos e dispositivos de teleatendimento – aspectos ergonômicos. Legislação do trabalho em call-center. Sistemas de CRM. URA – Unidade de Resposta Audível. Inteligência artificial aplicada ao teleatendimento (chat bots em sites, mensagens instantâneas e redes sociais). Oportunidades de negócio em teleatendimento. Teleatendimento virtual versus humano – tendências.
OBJETIVO:
Em um mundo globalizado e extremamente competitivo, as empresas precisam se esmerar em atender bem seus clientes. Mas, além de atender com qualidade, é necessário fazer isto com rapidez e eficiência, por isso o teleatendimento se configura como importante ferramenta para elevar o desempenho comercial dessas empresas. Ao término dos estudos deste conteúdo, você poderá alcançar um alto nível de eficiência no trabalho de atendimento e teleatendimento de seus clientes, adquirindo conhecimentos e habilidades no atendimento presencial e a distância.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – TELEATENDIMENTO, TELEVENDAS E TELEMARKETING
• Discernir sobre a diferenciação conceitual entre teleatendimento, televendas e telemarketing.
• Entender as diferenças entre o telemarketing ativo e o passivo, aplicando sua conceituação no dia a dia do teleatendimento e das vendas.
• Compreender o perfil do profissional de atendimento presencial, suas competências e características comportamentais.
• Identificar o perfil e comportamento esperado de um profissional de teleatendimento em suas diversas especialidades.
UNIDADE II – ATENDIMENTO E NEGOCIAÇÃO COM CLIENTES
• Aplicar as técnicas de atendimento pessoa a pessoa, entendendo seus procedimentos, ferramentas e as melhores práticas para a excelência desta atividade.
• Utilizar as técnicas de programação neurolinguística e as melhores práticas do relacionamento interpessoal para a resolução de conflitos.
• Entender e aplicar as técnicas de negociação no processo de convencimento que acontece na prática do atendimento pessoa a pessoa.
• Compreender a importância da linguagem verbal e não-verbal no processo de atendimento ao cliente, aplicando as melhores práticas para esta atividade.
UNIDADE III – CALLCENTER: AMBIENTE, SISTEMAS E LEGISLAÇÃO
• Entender o funcionamento de um call-center, sua ambiência e funcionalidades operacionais.
• Utilizar corretamente os equipamentos e dispositivos para o teleatendimento, respeitando aspectos ergonômicos e de saúde e higiene do trabalho em call-centers.
• Conhecer os aspectos da legislação trabalhista e outras referências atinentes à regulamentação do trabalho em call-center.
• Operar sistemas de CRM – Costumers Relationship Management, de modo a exercer a atividade de teleatendimento com eficácia e eficiência.
UNIDADE IV – TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS EM TELEATENDIMENTO
• Compreender o funcionamento de uma unidade de resposta audível (URA) e sua aplicabilidade no sistema de teleatendimento.
• Entender o funcionamento de sistemas de teleatendimento baseados em inteligência artificial, como chat bots e outros.
• Identificar as oportunidades de negócio envolvendo o teleatendimento a clientes na era pós-pandemia.
• Discernir sobre as tendências do teleatendimento e o limiar entre o atendimento virtual e o humano.
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
EMENTA:
O surdo no contexto histórico das sociedades, a aceitação da língua de sinais como língua natural da comunidade surda, culturas e identidades surdas. Conceito sobre surdez na visão clínica e socioantropológica. Aspectos filosófico e legal na educação do surdo. O bilinguismo na educação de surdos. Surdez e a pessoa surda. Entendimentos gerais sobre a língua de sinais. Alfabeto manual e números (cardinais e quantidades); condições climáticas, ano sideral e calendário. Advérbios de tempo e flexões de frases na negativa, interrogativa e exclamativa. Sinais de verbos e suas negativas. Libras coloquial. Espaço, direção e perspectiva. Tempo e numerais ordinais. Pronomes e expressões interrogativas: quando passado, quando-futuro, dia, que hora, quanta-hora. Sinais do verbo procurar e suas variações. Libras na prática. Sinais de diversas profissões. Sinais de diferentes meios de comunicação. Sistemas de transcrição. Módulos das libras conversação – encenações teatrais.
OBJETIVO: Ao término desta disciplina, o aluno terá adquirido o vocabulário básico de Libras, compreendendo as particularidades culturais e linguísticas das comunidades surdas, além de desenvolver habilidades comunicativas que contribuem para a inclusão da pessoa surda no âmbito socioeducacional.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – INCLUSÃO E LIBRAS
• Compreender, analisar e promover o entendimento das experiências históricas e culturais das comunidades surdas em diferentes sociedades.
• Interpretar a surdez de forma integrada, considerando tanto os aspectos clínicos quanto os socioantropológicos.
• Compreender, analisar e aplicar princípios filosóficos e legais que orientam a educação de pessoas surdas.
• Compreender, aplicar e promover abordagens bilingues na educação de surdos.
UNIDADE II – SURDEZ E A PESSOA SURDA
• Entender, apreciar e interagir de forma eficaz com a língua de sinais.
• Compreender e comunicar informações relacionadas ao alfabeto manual, números, condições climáticas, ano sideral e calendário em língua de sinais.
• Compreender e usar advérbios de tempo e flexões de frases nas formas negativa, interrogativa e exclamativa.
• Utilizar sinais de verbos em língua de sinais, bem como suas formas negativas.
UNIDADE III – LIBRAS COLOQUIAL
• compreender e comunicar informações relacionadas a conceitos espaciais, direcionais e de perspectiva.
• compreender e comunicar informações relacionadas ao tempo, incluindo conceitos temporais e numerais ordinais.
• compreender e utilizar pronomes e expressões interrogativas relacionadas ao tempo.
• produzir e utilizar os sinais do verbo "procurar" e suas variações em Língua de Sinais.
UNIDADE IV – LIBRAS NA PRÁTICA
• compreender, produzir e utilizar sinais relacionados a diversas profissões em Língua de Sinais.
• I utilizar sinais relacionados a diferentes meios de comunicação em Língua de Sinais.
• utilizar sistemas de transcrição para representar informações de maneira clara e precisa.
• compreender, interpretar e atuar em encenações teatrais em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Oratória
EMENTA:
Teorias comunicacionais. Canais de comunicação. Tipos de argumentos. Argumentos escritos e orais. Argumentos falaciosos e apelativos. Inteligências múltiplas. Expressões corporais. Tom da voz. Repetição estratégica. Oratório no dia a dia. Oratória no ambiente profissional. Oratória no ambiente virtual. Recursos linguísticos. Elementos coesivos, enfáticos e retóricos. Comunicação verbal e não-verbal. Técnicas da linguagem. Técnicas da boa escuta. Recursos gráficos. Palestras: montagem e planejamento.
OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o estudante ou profissional de qualquer área de conhecimento a aplicar as técnicas, posturas e boas práticas de oratória em diversas situações do mundo do trabalho.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I - ASPECTOS GERAIS DA COMUNICAÇÃO
• Analisar a história e a importância da comunicação.
• Compreender o processo comunicativo.
• Entender as teorias comunicacionais.
• Analisar os aspectos comunicacionais e os canais de comunicação.
UNIDADE II - ORATÓRIA E ARGUMENTAÇÃO
• Compreender os aspectos gerais da argumentação.
• Analisar a estrutura e os tipos de argumentação.
• Investigar o uso de argumentos falaciosos e apelativos.
• Entender o elo existente entre oratória, retórica e argumentação.
UNIDADE III - A ORATÓRIA E SEUS FUNDAMENTOS
• Analisar a oratória considerando suas definições e constituição.
• Entender os principais fundamentos da oratória.
• Investigar as técnicas da oratória.
• Averiguar a importância e o uso da oratória na prática.
UNIDADE IV - ORATÓRIA E LINGUAGEM
• Identificar os recursos e os aspectos linguísticos.
• Analisar as técnicas de linguagem e o papel da imposição verbal.
• Compreender a função da técnica da boa escuta.
• Aprender como as palestras devem ser preparadas e planejadas.
Libras Técnicas de Tradução Simultânea e Consecutiva
EMENTA:
Tradução em libras – evolução e importância sociocultural, inclusão de pessoas surdas, vocabulário e gramática da Língua Brasileira de Sinais, conceitos fundamentais da tradução, características e desafios da tradução simultânea e consecutiva em LIBRAS, técnicas essenciais de tradução simultânea, gerenciamento do tempo durante a tradução, tradução de terminologias, situações de estresse. Tradução consecutiva em LIBRAS. Integridade e autenticidade do conteúdo original, nuances culturais, feedbacks. Ética profissional na tradução, confidencialidade e integridade. Ambientes de atuação, tecnologias e ferramentas de apoio. Atualização profissional.
OBJETIVO: Este conteúdo visa habilitar os alunos a dominar as técnicas de tradução simultânea e consecutiva em LIBRAS, capacitando-os a atuar eficientemente em diversos contextos comunicativos, garantindo precisão, fluidez e fidelidade ao conteúdo original.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE TRADUÇÃO EM LIBRAS
• Compreender a evolução histórica e a importância sociocultural da tradução de LIBRAS, reconhecendo sua relevância na inclusão de pessoas surdas.
• Dominar o vocabulário básico e a gramática da Língua Brasileira de Sinais, criando uma base sólida para a tradução.
• Entender os conceitos fundamentais da tradução de LIBRAS, com fidelidade ao original, fluidez e adaptação cultural.
• Identificar e distinguir as características e desafios da tradução simultânea e consecutiva de LIBRAS.
UNIDADE II – COMUNICAÇÃO EFICAZ NA TRADUÇÃO SIMULTÂNEA DE LIBRAS
• Aplicar técnicas essenciais de tradução para converter eficazmente discursos ou diálogos para LIBRAS de forma simultânea, garantindo precisão e fluidez na comunicação.
• Gerenciar o tempo durante a tradução simultânea de LIBRAS, mantendo a fluidez e a coesão.
• Adaptar e traduzir terminologias técnicas ou específicas para LIBRAS em tempo real.
• Manejar situações de estresse e desafios inerentes à tradução simultânea, como interrupções ou falhas técnicas.
UNIDADE III –TRADUÇÃO CONSECUTIVA DE LIBRAS
• Aplicar técnicas de tradução consecutiva em LIBRAS, assegurando que discursos traduzidos após sua realização mantenham a integridade e autenticidade do conteúdo original.
• Utilizar técnicas de anotação e memória para auxiliar no processo de tradução consecutiva de LIBRAS.
• Compreender e considerar nuances culturais durante a tradução consecutiva de LIBRAS, garantindo que a mensagem seja culturalmente relevante e compreensível.
• Receber e implementar feedbacks para aperfeiçoar constantemente as habilidades de tradução consecutiva de LIBRAS.
UNIDADE IV – PRÁTICA E PROFISSIONALISMO EM TRADUÇÃO DE LIBRAS
• Aplicar princípios éticos no processo de tradução de LIBRAS, garantindo confidencialidade e integridade.
• Adaptar-se a diferentes ambientes e contextos de tradução de LIBRAS, desde salas de aula até conferências e eventos.
• Utilizar ferramentas e tecnologias atuais para auxiliar e melhorar a eficiência da tradução de LIBRAS.
• Aplicar as recentes inovações e progressos em LIBRAS nas abordagens de tradução para o aperfeiçoamento de competências e a evolução contínua na carreira profissional.