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Design

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Diagramação de Documentos – Adobe InDesign

Diagramação de Documentos – Adobe InDesign

EMENTA: 
O que é o desktop publishing: o Xeros Ventura e os primórdios da era 16 bits; a evolução dos desktops publishing softwares; o Adobe InDesign e o estado da arte. A organização do trabalho no Adobe InDesign: Criando um documento InDesign (facing pages e páginas em linhas), ajustando formatações para área de trabalho e os modos de visualização de um documento InDesign. Guias e grids: movimentação entre páginas e documentos; trabalhando com master pages e numeração de páginas. Ferramentas selection tool, direct selection, page tool, gap tool, content collector e content placer.  Trabalhando com a ferramenta texto: propriedades; frames e texto; texto em caminho. Trabalhando com formas: função text wrap e as ferramentas caneta e lápis. 
Importando imagens com frames e formas e as ferramentas de transformação: scissors; transformações e preenchimento gradiente (gradiente feather); note tool; eyedropper; mensure tool; zoom; hand tool. Trabalhando com cores: swatches; sólidas e gradientes. Aplicando efeitos: alinhamentos; pathfinder; convert shape. Funções automatizadas: numeração de página; quebras de texto; tabulações; notas de rodapé; Índice; mesclagem de dados. Estilos: caractere; parágrafo; tabela; célula; objetos. Interatividades do documento InDesign com o meio externo: Hiperlinks. Transição de páginas. QR Code Duração. Projeto InDesign com dados variáveis: e-mail marketing.

OBJETIVO: 

Ao término deste programa você será capaz de editorar e diagramar documentos para geração de impressos ou mídias digitais por meio do Adobe InDesign, sendo capaz de produzir peças publicitárias e literárias com estilo e eficiência, utilizando todos os recursos dessa fantástica ferramenta de desktop publishing.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – INICIANDO TRABALHOS COM INDESIGN
•    Compreender a história e aplicar os principais conceitos do mundo dos programas de desktop publishing. 
•    Organizar trabalho no Adobe InDesign, criando um documento (facing pages e páginas em linhas), além de ajustar formatações para área de trabalho nos vários modos de visualização de um documento. 
•    Manipular guias e grids do InDesign para movimentação entre páginas e documentos, trabalhando com master pages e numeração de páginas.
•    Utilizar as ferramentas de seleção e outras como: selection tool, direct selection, page tool, gap tool, content collector e content placer.  

UNIDADE II – TRABALHANDO COM TEXTOS E FORMAS NO INDESIGN
•    Aplicar as funcionalidades da ferramenta texto, entendendo suas propriedades e a manipulação por meio de frames e texto, e texto em caminho. 
•    Trabalhar com formas: função text wrap e as ferramentas caneta e lápis. 
•    Importar imagens com frames e formas.
•    Aplicar as ferramentas de transformação: scissors; transformações e preenchimento gradiente (gradiente feather); note tool; eyedropper; mensure tool; zoom; hand tool.

UNIDADE III – EFEITOS ESPECIAIS E AUTOMAÇÃO NO INDESIGN
•    Aplicar recursos de cores do InDesign, tais como: swatches; sólidas e gradientes. 
•    Aplicando efeitos de alinhamento e manipular ferramentas como: pathfinder; e convert shape. 
•    Utilizar funções de automação de documento InDesign, tais como: numeração de páginas; quebras de texto; tabulações; notas de rodapé; Índice; e mesclagem de dados. 
•    Trabalhar com estilos no InDesign, manuseando os estilos de caractere; parágrafo; tabela; célula e objetos.

UNIDADE IV – RECURSOS AVANÇADOS DO INDESIGN
•    Propiciar a interatividade do documento InDesign com o meio externo, por meio de hiperlinks. 
•    Aplicar o recurso de transição de páginas. 
•    Inserir componentes de QR Code. 
•    Lidar com dados variáveis em projetos InDesign como e-mail marketing, entre outros.

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Comunicação e Linguagem do Design Gráfico

Comunicação e Linguagem do Design Gráfico

EMENTA: 
Design gráfico e comunicação visual, princípios e influências, avanços tecnológicos e a importância da comunicação visual para as mensagens contemporâneas. Linguagem visual: elementos básicos e composição visual, princípios da percepção visual com as diferentes técnicas de representação visual. Signos e semiótica: conceitos, símbolos e estratégias de comunicação. Cores e tipografia, incluindo psicologia das cores e elementos como logotipo, cores, tipografia e elementos gráficos.

OBJETIVO: Este componente curricular visa proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente da comunicação e da linguagem adequadas ao design gráfico, capacitando-os a utilizar, de forma eficaz, os elementos visuais e os conceitos teóricos para criar peças gráficas significativas, esteticamente atraentes e comunicativamente eficientes.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – DESIGN GRÁFICO E COMUNICAÇÃO VISUAL
•    Estabelecer conexões entre os fundamentos teóricos do Design Gráfico e a prática profissional, reconhecendo como esses princípios orientam a tomada de decisões de design e influenciam a eficácia da comunicação visual. 
•    Compreender como eventos históricos, avanços tecnológicos e mudanças socioculturais impactaram o Design Gráfico ao longo do tempo 
•    Discernir sobre a importância da comunicação visual na sociedade contemporânea.
•    Aplicar os princípios básicos do Design Gráfico para criar mensagens visuais claras e impactantes.

UNIDADE II – ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
•    Reconhecer e utilizar os elementos básicos da linguagem visual, como forma, cor, tipografia e composição, para criar designs visualmente atraentes e comunicativamente eficazes.
•    Compreender a importância da composição e organização visual na comunicação eficaz.
•    Aplicar os princípios de percepção visual e legibilidade para criar designs visualmente atraentes e facilmente compreensíveis.
•    Explorar diferentes técnicas de representação visual, tais como ilustração, fotografia, infografia, entre outras, a fim de transmitir mensagens de forma criativa e impactante.

UNIDADE III – SIGNOS E SEMIÓTICA NO DESIGN GRÁFICO
•    Definir os conceitos de signos e símbolos no contexto do Design Gráfico, reconhecendo sua função na transmissão de mensagens e significados visuais.
•    Analisar e interpretar o significado dos signos visuais presentes em peças gráficas, desenvolvendo habilidades críticas para compreender as mensagens transmitidas e os efeitos visuais produzidos.
•    Engendrar estratégias de comunicação visual baseadas na semiótica, aplicando conceitos e princípios, a fim de transmitir mensagens de forma eficaz, considerando a relação entre os signos visuais, seus significados e público-alvo.
•    Aplicar técnicas de análise semiótica para compreender e criar designs com significados mais profundos.

UNIDADE IV – CORES, TIPOGRAFIA E IDENTIDADE VISUAL
•    Compreender os princípios da identidade visual e aplicar esse conhecimento na construção da imagem de uma marca, considerando elementos como logotipo, cores, tipografia e elementos gráficos, a fim de transmitir uma identidade coesa, reconhecível e alinhada aos valores e objetivos da marca.
•    Selecionar e combinar tipografias de forma adequada, levando em consideração aspectos como legibilidade, estilo, personalidade e contexto, a fim de transmitir mensagens claras e coerentes por meio do design gráfico.
•    Entender a psicologia das cores, avaliando o impacto emocional e simbólico das cores na comunicação visual, e aplicar esse conhecimento para criar designs visualmente impactantes e comunicativamente eficazes.
•    Aplicar a identidade visual em diferentes contextos e suportes, mantendo a consistência e a legibilidade.

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Criatividade

Criatividade

EMENTA: 
Fundamentos da criatividade. Aplicação prática da criatividade no processo de design, com ênfase na geração de ideias inovadoras. Expressão criativa na arte, explorando técnicas e materiais artísticos. Inovação arquitetônica, a relação entre criatividade e soluções inovadoras para desafios urbanos e ambientais. Desenvolvimento de projetos criativos e originais em todas as áreas, estimulando a sensibilidade estética, funcionalidade e sustentabilidade.

OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver nos alunos a capacidade de pensar de forma criativa e inovadora no contexto do design, arte e arquitetura, estimulando a geração de ideias originais, a aplicação de técnicas e métodos criativos, e o desenvolvimento de projetos que demonstrem sensibilidade estética, funcionalidade, sustentabilidade e diálogo com o público.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA CRIATIVIDADE
•    Definir os conceitos e entender os fundamentos teóricos da criatividade e sua importância no contexto do design, arte e arquitetura. 
•    Identificar e analisar os elementos que compõem o processo criativo, como imaginação, originalidade, pensamento divergente e fluidez de ideias. 
•    Aplicar técnicas de estímulo à criatividade, como brainstorming, mapa mental e pensamento lateral, para gerar ideias inovadoras.
•    Aplicar as técnicas de observação, percepção e sensibilidade estética para alimentar o processo criativo.

UNIDADE II – APLICAÇÃO DA CRIATIVIDADE NO DESIGN
•    Compreender o papel da criatividade no design e sua influência na solução de problemas e na criação de produtos e serviços inovadores. 
•    Aplicar métodos de pesquisa e inspiração para a geração de ideias criativas no design, explorando referências, tendências e estilos. 
•    Utilizar ferramentas digitais e tecnológicas para potencializar a criatividade no design, como softwares de modelagem 3D, prototipagem e simulação.
•    Entender os princípios fundamentais do design e para aplicá-los no desenvolvimento de projetos que demonstrem originalidade, funcionalidade e estética, levando em consideração os princípios de sustentabilidade e ergonomia.

UNIDADE III – EXPRESSÃO CRIATIVA
•    Compreender a expressão criativa na arte e sua relação com a subjetividade, a emotividade e a representação simbólica. 
•    Aplicar diferentes técnicas e materiais artísticos para a expressão criativa, como pintura, desenho, escultura, colagem e instalação. 
•    Analisar e interpretar obras de arte, identificando elementos criativos, conceitos estéticos e mensagens transmitidas. 
•    Entender e aplicar os princípios e processos envolvidos na criação e apresentação de trabalhos artísticos que evidenciem originalidade, experimentação, autenticidade e diálogo com o público

UNIDADE IV – INOVAÇÃO ARQUITETÔNICA
•    Compreender a relação entre criatividade e inovação na arquitetura, criando e aplicando novas ideias e soluções para desafios urbanos e ambientais. 
•    Analisar e interpretar referências arquitetônicas, como estilos históricos, movimentos contemporâneos e obras icônicas, a fim de estimular a criatividade. 
•    Utilizar ferramentas de representação arquitetônica, como desenho técnico, maquetes e modelagem digital, para visualizar e comunicar projetos inovadores. 
•    Entender os princípios e realizar as práticas inerentes ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos criativos, capazes de atender às demandas funcionais, estéticas e sustentáveis, levando em consideração o contexto social e cultural.

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Tecnologias de Impressão

Tecnologias de Impressão

EMENTA: 
História da impressão. Impressoras como componente periférico. Impressora matricial. Impressora margarida. Impressora de agulha. Impressora jato de tinta. Tecnologia e impressão a laser. Tipos de impressora plotter. Imagem vetorial. Imagem pixelizada. Resolução. Cores. Arquivos. Fechamento de arquivos. Padrão de Cores. Sangria. Resolução. Overprinting. Fonte. Formato. Arquivos PDF. Recomendações gerais. Métricas de impressão: tamanho, tipos, gramatura. Facas de corte e vinco. Projetos especiais. Mercado gráfico. Tendência da indústria gráfica. Segmento de insumos. Segmento editorial. Segmento gráfico. Distribuição. Métricas de tarifação e custos de produção gráfica. Encargos. Depreciação. Manutenção. Materiais usados na produção. Despesas diretas e indiretas. Horas produtivas. Ponto de equilíbrio. Logística reversa. Procedimento geral da logística reversa de cartuchos e toners. Teoria dos polímeros. Matérias-primas. Processo de impressão 3D e componentes. Tecnologia FFF. Tecnologia SLA. Tecnologia DLP. Modelagem. Fatiamento. Impressão das peças. Acabamento. Métricas de custos. Mão de obra. Softwares de modelagem e fatiamento. Acessórios. Perdas de impressão. Impressão 3D na indústria aeroespacial e de defesa. Impressão 3D na indústria automobilística. Impressão 3D na educação. Impressão 3D no setor de construção. Impressão 3D na indústria farmacêutica e na medicina.

OBJETIVO: Esta disciplina visa munir o estudante ou profissional da área de design e tecnologias afins, a aplicar as tecnologias de impressão para o desenvolvimento de projetos nesse segmento.


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO
•    Analisar a evolução dos sistemas de impressão por meio de um breve histórico. 
•    Entender as propriedades que envolvem a tecnologia matricial, incluindo seus processos, componentes e insumos. 
•    Entender as propriedades que envolvem a tecnologia a laser, incluindo seus processos, componentes e insumos. 
•    Entender as propriedades que envolvem a tecnologia de plotagem, incluindo seus processos, componentes e insumos. 

UNIDADE II – LIDANDO COM ARQUIVOS ARTEFINALIZADOS
•    Compreender as diferenças entre imagem vetorial e imagem pixelizada. 
•    Entender os princípios do processo de fechamento de arquivos e o padrão PDF. 
•    Estudar as métricas de impressão: tamanho, textura e densidade. 
•    Averiguar a importância das facas de corte e dos projetos especiais. 

UNIDADE III – A INDÚSTRIA DA IMPRESSÃO GRÁFICA
•    Desenvolver uma análise sobre os negócios envolvendo a impressão gráfica. 
•    Estudar o modus operandi da cadeia de suprimentos: fabricante – gráfica – consumidor. 
•    Estudas as métricas de tarifação e custos da fabricação gráfica. 
•    Averiguar a importância e como acontece o processo de logística reversa de cartuchos e toners. 

UNIDADE IV – A TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D
•    Desenvolver uma análise histórica da impressão 3D e introduzir a teoria dos polímeros. 
•    Estudar os principais processos de impressão 3D e os componentes das impressoras 3D. 
•    Estudar as métricas de custos da impressão 3D. 
•    Averiguar a importância e as principais aplicações da tecnologia de impressão 3D para o mercado de uma maneira geral e para os setores de desenvolvimentos científicos. 

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Roteiro e Direção de Mídias Digitais

Roteiro e Direção de Mídias Digitais

EMENTA: 
Roteiros e mídias digitais: conceituação, definições e características. Criação de roteiro, processos de produção de ideias, estratégia criativa, técnicas e ferramentas. Roteiro e produção audiovisual. Storytelling no marketing, conceitos e narrativas. Estratégias de audiência. Produção de conteúdo para web. Ambiente digital e suas narrativas. Papel estratégico do storytelling, formatos e técnicas. Discussão dos impactos das narrativas impactantes e envolventes no ambiente digital.  

OBJETIVO: Este conteúdo visa levar o estudante a compreender o papel dos roteiros e mídias digitais na produção de conteúdo audiovisual e para web, destacando as técnicas e ferramentas utilizadas na criação de roteiros e narrativas envolventes.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – MODELOS DE ROTEIRO DE MÍDIAS DIGITAIS
•    Definir a conceituação de roteiro, entendendo suas características, elementos essenciais e diferenças em relação a outros termos relacionados ao audiovisual.
•    Entender o roteiro como ferramenta fundamental para a realização audiovisual.
•    Utilizar a formatação técnica do roteiro e os diferentes modelos existentes, analisando normas e padrões para sua apresentação.
•    Aplicar os diferentes modelos de roteiro na comunicação de organizações, discernindo sobre a importância do roteiro na criação de conteúdos que transmitam mensagens claras e objetivas para diferentes públicos-alvo.

UNIDADE II – A CRIAÇÃO DO ROTEIRO DE MÍDIAS DIGITAIS
•    Seguir os passos para a criação de um roteiro, compreendendo desde a concepção da ideia até a finalização do texto.
•    Aplicar o processo de produção de ideias para a criação de um roteiro, abordando técnicas e ferramentas para estimular a criatividade e a geração de novas ideias. 
•    Discernir sobre o papel do repertório como estratégia criativa na produção de roteiros, analisando técnicas e ferramentas para ampliar e enriquecer o repertório do roteirista.
•    Aplicar o roteiro na produção audiovisual, desde a pré-produção até a finalização do produto final.

UNIDADE III – O STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING
•    Definir os conceitos de storytelling e sua aplicação em diferentes contextos, como a publicidade, o cinema, a literatura e as organizações. 
•    Aplicar as técnicas narrativas para o desenvolvimento de roteiros, destacando as estratégias para criar histórias que conectem emocionalmente com a audiência.
•    Discernir sobre as estratégias de conquista de audiências na era da hiperconectividade.
•    Utilizar o storytelling no marketing, com destaque para as estratégias narrativas na criação das campanhas publicitárias efetivas.

UNIDADE IV – O STORYTELLING COMO TÉCNICA PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA WEB
•    Aplicar as narrativas no ambiente digital e como elas são utilizadas para engajar o público e promover a comunicação.
•    Discernir sobre o papel estratégico do storytelling na comunicação, entendendo como ele pode ser utilizado para promover a conexão emocional com a audiência.
•    Entender como o storytelling é aplicado nos diferentes formatos virtuais.
•    Compreender as técnicas de storytelling para  geração de conteúdo da web, entendendo como elas podem ser utilizadas para criar narrativas envolventes e impactantes no ambiente digital.

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Modelagem 2D

Modelagem 2D

EMENTA: 

Definição, características e aplicação de sistemas CAD (desenho assistido por computador). Fundamentos dos sistemas CAD. Ferramentas para criação e edição de geometrias tridimensionais. Ferramentas para criação e edição de montagens de conjuntos. Ferramentas para a criação de desenhos técnicos de peças e montagens.

OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é proporcionar ao estudante a capacidade de utilizar os recursos das ferramentas CAD para modelar objetos bidimensionais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – DEFINIÇÃO E APLICAÇÃO DE SISTEMAS CAD
•    Definir os conceitos básicos do desenho técnico.
•    Entender o que é o CAD e os comandos básicos do AutoCAD.
•    Aplicar as técnicas de transformação de desenhos em CAD.
•    Apresentar o trabalho com linhas e coordenadas. 

UNIDADE II – CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE GEOMETRIAS BIDIMENSIONAIS EM CAD
•    Editar objetos de desenho no AutoCAD.
•    Identificar os métodos de representação de objetos CAD e aplicar-lhes as ferramentas de precisão. 
•    Compreender as aplicações do plano geométrico e suas transformações em CAD.
•    Manipular as criações básicas dos elementos da geometria em CAD.

UNIDADE III – CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE MONTAGENS DE CONJUNTOS EM CAD
•    Modificar e editar objetos em CAD.
•    Aplicar os principais comandos de edição de desenhos do AutoCAD.
•    Dividir objetos CAD por meio de ferramentas específicas para este fim.
•    Calcular áreas geométricas em objetos bidimensionais no AutoCAD.

UNIDADE IV – DESENHOS TÉCNICOS DE PEÇAS E MONTAGENS
•    Utilizar ferramenta para padronizar camadas em AutoCAD.
•    Padronizar camadas com cotas em projetos AutoCAD.
•    Entender como se processam projetos tridimensionais em AutoCAD.
Aplicar atalhos de teclado do AutoCAD para facilitar a construção de projetos

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Produção Multimidia

Produção Multimidia

EMENTA: 

Produção multimídia: conceitos, diferentes mídias, público-alvo e objetivos de comunicação, design gráfico e composição visual, produção de áudio: efeitos sonoros e trilhas sonoras, mixagem, edição de vídeo. Criação de Conteúdo Multimídia: narrativa, roteirização de projetos multimídia, storyboards e a estruturação de scripts, elementos gráficos e ilustrações, edição de áudio. Vídeo e Animação: equipamentos e tecnologias, pós-produção de vídeo, efeitos especiais, recursos como animação 2D e 3D, motion graphics. Distribuição e Interação de Conteúdo Multimídia: plataformas, estratégias, design de interação e avaliação de performance.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a compreenderem os fundamentos teóricos e práticos da produção multimídia, desenvolvendo habilidades na criação de conteúdo digital de qualidade.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

·        Definir os conceitos e os princípios fundamentais da produção multimídia, entendendo a importância da integração de diferentes mídias, identificação de público-alvo e objetivos de comunicação.

·        Aplicar os princípios básicos de design gráfico e composição visual, com o uso adequado de cores, tipografia, hierarquia visual e equilíbrio, para criar layouts atrativos e eficazes em projetos multimídia.

·        Compreender os fundamentos da produção de áudio, incluindo a captação e edição de áudio, o uso de efeitos e trilhas sonoras adequados, e a aplicação de técnicas de mixagem.

·        Aplicar as técnicas e ferramentas básicas de edição de vídeo, incluindo a seleção e organização de clipes, a aplicação de cortes e transições, o uso de efeitos visuais e a correção de cor, visando criar narrativas coerentes e cativantes em projetos multimídia.

 

UNIDADE II – CRIAÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA

·        Aplicar estratégias avançadas de narrativa multimídia, compreendendo a importância da estrutura narrativa, do desenvolvimento de personagens, do uso de recursos audiovisuais e da interatividade.

·        Utilizar e aplicar adequadamente as técnicas de planejamento e roteirização de projetos multimídia, incluindo a definição de objetivos, a criação de fluxos de trabalho eficientes, a elaboração de storyboards e a estruturação de scripts, para garantir a organização e coesão dos projetos.

·        Lançar mão de técnicas avançadas na criação de elementos gráficos e ilustrações para projetos multimídia, aplicando conhecimentos em design, composição visual e uso de ferramentas digitais.  

·        Realizar procedimentos e aplicar técnicas avançadas de captação e edição de áudio, recorrendo à utilização de microfones profissionais, à gravação de efeitos sonoros específicos, à mixagem de faixas de áudio e à aplicação de filtros e efeitos sonoros.

 

UNIDADE III – PRODUÇÃO DE VÍDEO E ANIMAÇÃO DIGITAL

·        Entender os fundamentos da produção de vídeo, utilizando equipamentos e técnicas de iluminação, enquadramento e composição, bem como a captura de imagens de alta qualidade para a produção de vídeos profissionais.

·        Aplicar técnicas avançadas de edição e pós-produção de vídeo, incluindo a seleção e organização de clipes, a aplicação de efeitos visuais, a correção de cor, a mixagem de áudio e a finalização de vídeos para obter resultados de alta qualidade.

·        Definir os conceitos básicos de animação digital, entendendo os princípios da animação, a utilização de ferramentas e software específicos, e a criação de animações simples para agregar movimento e dinamismo aos projetos multimídia.

·        Aplicar técnicas avançadas de animação e efeitos especiais, explorando recursos como animação 2D e 3D, motion graphics e técnicas de composição, para criar elementos visuais impactantes e realistas em projetos multimídia.

 

UNIDADE IV – DISTRIBUIÇÃO E INTERAÇÃO COM O CONTEÚDO MULTIMÍDIA

·        Compreender as características e funcionalidades das diferentes mídias e plataformas disponíveis, levando em consideração o público-alvo, os objetivos do projeto multimídia e seus requisitos técnicos, visando selecionar as melhores opções de distribuição do conteúdo multimídia.

·        Identificar e aplicar estratégias eficazes de distribuição e publicação de conteúdo multimídia, considerando as características e particularidades de cada plataforma, aplicando técnicas de otimização para motores de busca (SEO), compartilhamento em redes sociais e promoção do conteúdo.

·        Discernir sobre os princípios de usabilidade e design de interação na criação de interfaces e experiências de usuário intuitivas e eficientes, considerando a navegabilidade, a acessibilidade, a interatividade e a experiência do usuário ao interagir com o conteúdo multimídia.

·        Aplicar ferramentas e técnicas de análise de dados para acompanhar e avaliar o desempenho do conteúdo multimídia, como métricas de alcance, engajamento e conversão, com o objetivo de aprimorar as estratégias de distribuição e identificar oportunidades de melhoria.

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Imagens Digitais

Imagens Digitais

EMENTA: 
Conceitos e definições sobre imagens digitais. Formatos de imagens digitais. Resolução de uma imagem. Profundidade de cor. Compressão de imagens digitais. Imagens vetoriais versus imagens raster. Aspectos culturais das imagens. Captura de imagens. Conversão analógico-digital de imagens. Armazenamento de imagens. Ruído de imagens. Filtros de imagens. Fases do processamento de uma imagem. Pré-processamento de imagens. Softwares populares para processamento de imagens. Imagens e a IA. Processo criativo na produção de imagens. Criação de imagens em grupo. Conceito de bitmap. Técnicas de produção de imagens bitmap do zero. Edições e retoques em imagens. Composição de imagens. Princípios e definições de imagens vetoriais. Aplicações das imagens vetoriais. Programas e arquivos de imagens vetoriais e 3D. Imagens digitais, vídeo, cinema e as novas mídias. Produção de imagens digitais em movimento. Elementos técnicos do vídeo digital. Modelagem 3D. Renderização. Animação.

OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo introduzir o estudante ou profissional da área de design, arquitetura e ciências afins, na arte da captura, processamento e aplicação de imagens digitais, desde as estáticas (bitmap ou raster) até as imagens 3D em movimento, passando pelas imagens vetoriais e por técnicas de captura e edição de vários tipos de imagem.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS E CONCEITOS DE IMAGENS DIGITAIS
•    Compreender os conceitos de imagem digital.
•    Descrever os processos de produção de imagens digitais.
•    Classificar usos e aplicações diversas para imagens digitais.
•    Comparar processos distintos de criação a partir de imagens digitais.

UNIDADE II – AS IMAGENS RASTER OU BITMAP
•    Definir características básicas de uma imagem bitmap.
•    Identificar processos de aquisição e produção de imagens bitmap.
•    Diferenciar edição, tratamento e manipulação de imagem.
•    Aplicar recursos de tratamento e manipulação de imagem.
 
UNIDADE III – IMAGENS VETORIAIS E IMAGENS 3D
•    Definir as características básicas das imagens vetoriais e 3D.
•    Identificar processos de produção e criação de imagens vetoriais e 3D.
•    Empregar os recursos básicos de construção de imagens vetoriais.
•    Analisar o uso de imagens vetoriais e 3D em projetos de design.

UNIDADE IV – IMAGENS DINÂMICAS E VÍDEOS
•    Definir características básicas de imagens digitais em movimento.
•    Identificar processos de aquisição e produção de imagens em movimento.
•    Aplicar recursos técnicos básicos para a produção de vídeos.
•    Analisar recursos de vídeo em projetos de design.

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Ilustração

Ilustração

EMENTA: 
Fundamentos e aplicações da ilustração: história, técnicas, estilos e impacto em diferentes contextos. Ilustração na Literatura e no Editorial. Ilustração na literatura infantil. Ilustração em livros de ficção e não-ficção. Ilustração em revistas e jornais e uso em editoriais, reportagens, comunicação visual, identidade visual, transmissão de mensagens. Ilustração na Publicidade: identidade de marca, embalagens, rótulos e design de produtos. Design de interfaces digitais, experiência do usuário. Ilustração na Cultura Pop e nas Mídias Digitais, criação de personagens, cenários e narrativas visuais. Ilustração em quadrinhos, gráfic novels, jogos digitais e animações, ilustração nas mídias digitais, considerando as novas formas interação e expressão visual proporcionadas pelas tecnologias digitais.

OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo capacitar o estudante na arte da ilustração, abordando técnicas, estilos e aplicações em diversos contextos, como literatura, editorial, publicidade, design, cultura pop e mídias digitais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS E CONCEITOS DA ILUSTRAÇÃO
•    Compreender a definição e as principais características da ilustração como forma de expressão visual.
•    Identificar os principais marcos históricos no desenvolvimento da ilustração ao longo do tempo.
•    Reconhecer as diferentes funções e aplicações da ilustração em diversos contextos, como literatura, editorial e comunicação visual.
•    Discernir sobre a aplicabilidade de diferentes técnicas e estilos utilizados na ilustração, compreendendo suas características e possibilidades expressivas.

UNIDADE II – ILUSTRAÇÃO NA LITERATURA E NO EDITORIAL
•    Compreender a importância da ilustração na literatura infantil e sua contribuição para a narrativa visual.
•    Avaliar a utilização da ilustração em livros de ficção e não-ficção, compreendendo seu papel na complementação e enriquecimento do texto escrito.
•    Entender a função da ilustração em revistas e jornais, explorando seu uso em editoriais, reportagens e outras formas de comunicação visual.
•    Discernir sobre o papel da ilustração no contexto editorial e sua importância na criação de identidade visual e na transmissão de mensagens.
 
UNIDADE III – ILUSTRAÇÃO NA PUBLICIDADE E NO DESIGN
•    Avaliar as diversas formas de emprego da ilustração na publicidade e propaganda, entendendo essa utilização como forma de transmitir mensagens persuasivas e criar identidade de marca.
•    Aplicar ilustração em embalagens e rótulos de produtos, compreendendo sua função na atratividade e diferenciação de produtos.
•    Empregar técnicas criativas de ilustração no design de produtos, considerando sua contribuição estética e funcional.
•    Compreender o impacto da ilustração no design de interfaces digitais e na experiência do usuário, considerando sua função na usabilidade e no apelo visual.

UNIDADE IV – ILUSTRAÇÃO NA CULTURA POP E NAS MÍDIAS DIGITAIS
•    Identificar a presença da ilustração na cultura pop e no entretenimento, compreendendo seu papel na criação artística.
•    Avaliar a utilização da ilustração em quadrinhos e graphic novels, compreendendo sua importância na construção da narrativa visual sequencial.
•    Empregar o processo de ilustração em jogos digitais e animações, explorando seu papel na criação de personagens, ambientes e atmosferas visuais.
•    Avaliar as tendências e possibilidades da ilustração nas mídias digitais, considerando as novas formas de distribuição, interação e expressão visual proporcionadas pelas tecnologias digitais.

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História da arte do Design

História da arte do Design

EMENTA:  
Evolução da Arte e do Design, desde as suas origens até a atualidade, compreendendo a relação entre o contexto histórico e cultural e a produção artística e de design. Arte e design desde a pré-história até os movimentos contemporâneos. Principais movimentos e tendências em Arte e Design, bem como as influências e contribuições desses movimentos para a cultura e a sociedade.
. 
OBJETIVO: O objetivo deste conteúdo é conduzir os estudos do aluno sobre a evolução da Arte e do Design, desde as suas origens até a atualidade, assim como conhecer os principais movimentos e tendências em Arte e Design, e as influências e contribuições desses movimentos para a cultura e a sociedade.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – ARTE E DESIGN NA PRÉ-HISTÓRIA E ANTIGUIDADE
•    Identificar elementos da arte rupestre e megalítica como formas de expressão artística e cultural dos povos pré-históricos.
•    Entender a evolução da arte egípcia e grega, assim como as características formais, simbólicas e iconográficas dessas produções.
•    Discernir sobre as características distintas da arte romana e bizantina, bem como as influências culturais, históricas e religiosas que moldaram essas tradições artísticas.
•    Reconhecer as diferenças e semelhanças entre a arte islâmica e a arte medieval, levando em conta os contextos históricos, culturais e religiosos em que foram produzidas.

UNIDADE II – ARTE E DESIGN NA RENASCENÇA E BARROCO
•    Analisar e comparar as características distintas entre a arte renascentista e a arte barroca as influências históricas, culturais e religiosas que moldaram a produção artística durante esses períodos.
•    Reconhecer as obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo, destacando suas principais características e influências na história da arte.
•    Entender as características da obra de Rembrandt e Caravaggio e sua influência na história da arte.
•    Discernir sobre as características distintas dos estilos Barroco e Rococó, destacando as suas influências históricas, culturais e religiosas. 

UNIDADE III - ARTE E DESIGN NO SÉCULO XIX E MODERNISMO
•    Compreender as principais características do romantismo e do realismo, destacando suas influências históricas, culturais e sociais.
•    Entender como o impressionismo e o pós-impressionismo influenciaram a produção artística contemporânea e como continuam a ser importantes para a cultura. 
•    Compreender as principais características dos movimentos Art Nouveau e Jugendstil.
•    Identificar as principais características dos movimentos Cubismo e Futurismo.

UNIDADE IV – ARTE E DESIGN CONTEMPORÂNEOS
•    Identificar as características da arte pop e o Op Art, incluindo o desenvolvimento de novas técnicas e estilos no design gráfico, na publicidade e na moda. 
•    Entender as origens históricas e culturais que deram origem ao Minimalismo e ao Conceitualismo, bem como as mudanças sociais e políticas que influenciaram essa produção artística.
•    Analisar e compreender as principais características dos movimentos Pós-modernismo e Neomodernismo, assim como analisar sua relação com a arquitetura, o design e a sociedade. 
•    Discernir sobre as principais características do Design Digital e do Design Sustentável, por meio da análise de exemplos representativos de produtos, websites, interfaces, embalagens e outras formas de arte e design desses movimentos.

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Design de Paisagismo

Design de Paisagismo

EMENTA: 

Esta disciplina aborda os conceitos e práticas do design de paisagismo, focando em técnicas para a criação e manutenção de espaços verdes, sejam eles urbanos ou privados. A disciplina inclui estudos sobre botânica, ecologia, sustentabilidade, design de jardins, seleção de plantas, sistemas de irrigação, e aspectos estéticos e funcionais do paisagismo. Além disso, são abordados temas como paisagismo urbano, jardins verticais, telhados verdes e recuperação de áreas degradadas.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa formar profissionais capazes de projetar e implementar projetos paisagísticos que sejam esteticamente agradáveis, ecologicamente sustentáveis e funcionalmente eficazes. A disciplina pretende desenvolver habilidades em design de paisagismo, compreensão ecológica e aplicação prática de técnicas paisagísticas, preparando os alunos para criar espaços que contribuam para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE PAISAGISMO

·        Compreender a história e a teoria do paisagismo.

·        Aplicar conhecimentos de botânica no design paisagístico.

·        Definir e entender conceitos de ecologia e sustentabilidade no contexto paisagístico.

·        Analisar e planejar espaços para projetos paisagísticos.

 

UNIDADE II – TÉCNICAS E PRÁTICAS EM DESIGN DE JARDINS

·        Selecionar e compor plantas para diferentes ambientes.

·        Implementar técnicas adequadas de plantio e manutenção no paisagismo.

·        Projetar e instalar sistemas de irrigação e drenagem eficientes em projetos paisagísticos.

·        Criar designs de jardins para variados contextos.

 

UNIDADE III – PAISAGISMO URBANO E INOVAÇÕES

·        Projetar e implementar jardins verticais e telhados verdes.

·        Desenvolver paisagismo para espaços públicos urbanos.

·        Empregar técnicas de recuperação de áreas degradadas em projetos paisagísticos.

·        Aplicar tecnologias e seguir tendências no paisagismo.

 

UNIDADE IV – PROJETO E EXECUÇÃO DE PAISAGISMO

·        Desenvolver projetos paisagísticos completos.

·        Gerenciar projetos paisagísticos, incluindo orçamento e recursos.

·        Aplicar legislação e normas técnicas pertinentes ao paisagismo.

·        Empregar melhores práticas de projetos paisagísticos com base em estudos de caso de sucesso.

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Design de Ambientes Residenciais

Design de Ambientes Residenciais

EMENTA: 
Princípios do design de ambientes residenciais, necessidades e características dos usuários. Conceitos de ergonomia, proporção, harmonia e funcionalidade na criação de espaços residenciais. Estilos e tendências em design de interiores. Sustentabilidade. planejamento e layout de ambientes residenciais,  zonificação, fluxo, ergonomia, conforto e a seleção de materiais e acabamentos adequados. Iluminação e cores. Mobiliário e acessórios decorativos. Representação gráfica de projetos, elaboração de plantas, perspectivas e pranchas técnicas. Apresentação visual, comunicação oral e argumentação.
. 
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos alunos o conhecimento teórico e prático sobre o design de ambientes residenciais, visando capacitá-los a planejar, criar e apresentar projetos de forma profissional.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO DESIGN DE AMBIENTES RESIDENCIAIS
•    Compreender os princípios básicos do design de ambientes residenciais, incluindo o estudo da ergonomia, proporções, harmonia, funcionalidade e estética.
•    Realizar análise de espaços residenciais, compreendendo as necessidades, desejos e estilo de vida dos usuários, identificando características importantes a serem consideradas no projeto de design de interiores.
•    Identificar e interpretar diferentes estilos e tendências em design de ambientes residenciais, como clássico, contemporâneo, minimalista, rústico, entre outros.
•    Discernir sobre a importância da sustentabilidade no design de ambientes residenciais.

UNIDADE II – PLANEJAMENTO E LAYOUT DE AMBIENTES RESIDENCIAIS
•    Realizar a zonificação de espaços residenciais, considerando a funcionalidade e fluxo adequado entre ambientes.
•    Aplicar os princípios da ergonomia no planejamento de ambientes residenciais, considerando as medidas antropométricas, posicionamento de mobiliário, iluminação, ventilação, acústica e outros fatores que influenciam o conforto e bem-estar.
•    Discernir sobre os diferentes tipos de materiais e acabamentos utilizados em ambientes residenciais, como revestimentos, pisos, paredes, mobiliário, tecidos, entre outros.
•    Definir e aplicar os conceitos de iluminação e cores aplicados em ambientes residenciais e a influência desses elementos na atmosfera e percepção visual dos espaços.

UNIDADE III – MOBILIÁRIO E DECORAÇÃO DE AMBIENTES RESIDENCIAIS
•    Compreender os princípios do design de mobiliário residencial, visando criar espaços funcionais e esteticamente agradáveis. 
•    Identificar diferentes estilos e tendências em mobiliário residencial, como contemporâneo, vintage, retrô, industrial, entre outros, e como esses estilos podem ser incorporados aos projetos de design de ambientes residenciais.
•    Discernir sobre a seleção e disposição de acessórios decorativos em ambientes residenciais, visando à criação de atmosferas personalizadas e que reflitam o estilo dos moradores.
•    Dominar técnicas de personalização e organização de ambientes residenciais para atender às necessidades individuais dos moradores.

UNIDADE IV – PROJETOS DE DESIGN DE AMBIENTES RESIDENCIAIS
•    Empregar as técnicas de representação gráfica de projetos de design de ambientes residenciais para comunicar de forma clara e eficaz as ideias e propostas aos clientes.
•    Elaborar pranchas técnicas de projetos de design de ambientes residenciais, visando transmitir, de maneira precisa e profissional, as soluções propostas.
•    Utilizar recursos visuais, como renderizações 3D, moodboards, apresentações digitais, para criar apresentações visuais atrativas e impactantes dos projetos de design de ambientes residenciais.
•    Aplicar técnicas de comunicação efetiva na apresentação de projetos de design de ambientes residenciais, visando garantir a satisfação do cliente e promover a imagem profissional do designer de interiores.

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Softwares Gráficos

Softwares Gráficos

EMENTA: Softwares gráficos: conceitos e fundamentos. Ferramentas digitais. Ferramentas básicas para criar e editar imagens. Técnicas básicas de edição e manipulação de imagens. Softwares gráficos: formatos de arquivo, características e escolha adequada. Desenho vetorial. Ferramentas de desenho vetorial, criação de formas básicas e ilustrações simples. Formatação de textos em ilustrações e efeitos especiais. Técnicas avançadas para ilustração digital: uso de camadas, máscaras, estilos de pincel e ferramentas de desenho mais complexas. Edição de vídeos. Interface de edição de vídeo, linha do tempo (timeline) e ferramentas básicas de edição para cortar, juntar e ajustar. Dominar a aplicação de efeitos visuais, transições e filtros para aprimorar a qualidade estética dos vídeos editados. Animação gráfica e motion graphics. Técnicas básicas de criação de animações simples. Princípios básicos da modelagem 3D e suas aplicações em diferentes áreas. Ferramentas de modelagem 3D para criar e manipular objetos tridimensionais simples. Técnicas de aplicação de texturas e configuração de iluminação para dar realismo aos modelos 3D. Renderização de modelos 3D. Exportação de projetos para diferentes finalidades: imagens estáticas ou animações.

OBJETIVO: Esse conteúdo visa capacitar o aluno a compreender os fundamentos, técnicas e ferramentas essenciais dos softwares gráficos, adquirindo habilidades para criar, editar e manipular imagens, ilustrações, vídeos e modelos 3D.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DOS SOFTWARES GRÁFICOS
•    Compreender os conceitos fundamentais sobre os softwares gráficos, suas aplicações e importância no campo do design e da produção audiovisual.
•    Identificar e explorar as interfaces dos softwares gráficos de edição de imagens.
•    Aplicar técnicas básicas de edição e manipulação de imagens, como recorte, redimensionamento, ajuste de cores e aplicação de filtros.
•    Compreender diferentes formatos de arquivo utilizados em softwares gráficos, suas características e a importância da escolha adequada do formato de acordo com a finalidade da aplicação, entendendo o processo de exportação dessas imagens para diferentes formatos.

UNIDADE II – DESENHO VETORIAL E ILUSTRAÇÃO DIGITAL
•    Definir os conceitos de desenho vetorial, entendendo sua aplicação na criação de gráficos escaláveis e de alta qualidade.
•    Explorar as ferramentas de desenho vetorial para criar formas básicas, manipulá-las e combinar elementos para criar ilustrações simples.
•    Realizar a inserção e formatação de texto em ilustrações, bem como a aplicação de efeitos especiais para enriquecer o design.
•    Aplicar técnicas avançadas para ilustração digital, como o uso de camadas, máscaras, estilos de pincel e ferramentas de desenho mais complexas.

UNIDADE III – EDIÇÃO DE VÍDEO E ANIMAÇÃO GRÁFICA
•    Compreender os conceitos básicos de edição de vídeo e a importância dos softwares gráficos nesse processo.
•    Explorar a interface de edição de vídeo, compreendendo a linha do tempo (timeline) e as ferramentas básicas de edição para cortar, juntar e ajustar clipes.
•    Aplicar efeitos visuais, transições e filtros para aprimorar a qualidade estética dos vídeos editados.
•    Empregar técnicas de criação de animações e motion graphics.

UNIDADE IV – MODELAGEM 3D E RENDERIZAÇÃO
•    Compreender os princípios básicos da modelagem 3D e suas aplicações em diferentes áreas.
•    Explorar as ferramentas de modelagem 3D para criar e manipular objetos tridimensionais simples.
•    Aplicar técnicas de texturas e configuração de iluminação para promover realismo aos modelos 3D.
•    Executar o processo de renderização de modelos 3D e a exportação de projetos para diferentes finalidades, como imagens estáticas e animações.

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Design Educacional

Design Educacional

EMENTA: 
Tecnologias educacionais. Ferramentas de autoria. Modelo ADDIE. Matrizes instrucionais. Recursos didáticos e objetos de aprendizagem. Roteiros e storyboards. Métricas editoriais. Gerenciamento de projetos pedagógicos. Plataformas EAD. Protocolos de comunicação digital: LTI, QTI, Scorm. Recursos humanos na esteira editorial. Orçamento de produção pedagógica. Trilhas adaptativas. Metodologias ativas para EAD.

OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é propiciar a geração de conhecimentos e habilidades acerca do design educacional, capacitando o aluno a compreender o processo de criação, desenvolvimento e implantação de conteúdos didáticos pedagógicos, aplicando tecnologias digitais e métodos ativos pertinentes.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO DESIGN EDUCACIONAL
●    Discernir sobre a diferença entre design educacional ou instrucional, abstraindo o conceito e entendendo os fundamentos desta área de conhecimento no campo da educação.
●    Aplicar o modelo ADDIE no projeto de design educacional voltado à aprendizagem.
●    Engendrar matrizes instrucionais para aplicação em projetos de design educacional.
●    Entender o papel do designer educacional no mercado editorial e nas instituições de ensino que produzem projetos pedagógicos, quer para educação a distância, quer para outras modalidades de ensino.

UNIDADE II – DESIGN DE TRILHAS E INTERFACES EDUCACIONAIS
●    Aplicar as técnicas e métodos para elaboração de roteiros e storyboards para fins de criação de trilhas de aprendizagem digitais interativas, identificando e aplicando ferramentas de autoria apropriadas para cada caso.
●    Identificar ferramentas e aplicar processos e técnicas de construção de trilhas de aprendizagem baseadas em objetos multimídia.
●    Modelar trilhas de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), entendendo as tecnologias disponíveis para este fim, como protocolos LTI, QTI, Scorm, etc.
●    Projetar trilhas e atividades interativas para fins avaliativos, modelando os feedbacks de acordo com as melhores práticas de usabilidade para interfaces gráficas e multimídia.

UNIDADE III – DESIGN DE RECURSOS AUDIOVISUAIS E INTERATIVOS
●    Roteirizar conteúdos didáticos visando sua adequação para vídeos e podcasts, respeitando as melhores práticas de produção audiovisual.
●    Elaborar mapas conceituais, mapas mentais e outros tipos de objetos de aprendizagem baseados na metodologia do design thinking instrucional.
●    Transpor conteúdos didáticos para roteiros de design imersivo, como games e simuladores de realidade virtual, aplicativos de realidade aumentada e laboratórios em realidade mista.
●    Desenvolver projetos de objetos de aprendizagem baseados no storytelling, identificando ferramentas de autoria apropriadas para este fim.

UNIDADE IV – FERRAMENTAS DE AUTORIA
●    Instalar e utilizar ferramentas de autoria para produção de vídeos e podcasts educacionais.
●    Aplicar ferramentas de autoria de trilhas interativas de aprendizagem, como Genially, Articulate Rise, entre outras.
●    Desenvolver trilhas de aprendizagem por meio de ferramentas de autoria de storytelling, como Powtoon, Animaker, etc.
●    Produzir games e atividades gamificadas utilizando ferramentas de autoria como o H5P.

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Design Thinking

Design Thinking

EMENTA: 
Design thinking: princípios e fundamentos. Etapas do processo de design thinking. Empatia e compreensão do usuário. Ferramentas.  Ideação e criatividade. Geração de ideias. Seleção e priorização de ideias. Prototipagem rápida: teste e refinamento, implementação e execução. Planejamento de implementação. Colaboração e trabalho em equipe. Gerenciamento de mudanças. Avaliação de resultados. Aplicação avançada e inovação contínua. Design thinking avançado. Cultura de inovação. Aplicação setorial. Projeto de solução com design thinking. 
OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver a compreensão e proficiência dos alunos na metodologia do Design Thinking, capacitando-os a abordar problemas complexos de forma criativa, empática e eficaz, aplicando as etapas do processo e ferramentas pertinentes para a solução de desafios reais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO DESIGN THINKING
•    Compreender os princípios fundamentais do Design Thinking.
•    Identificar as etapas do processo de Design Thinking.
•    Discernir sobre a importância da empatia na abordagem do Design Thinking.
•    Familiarizar-se com as ferramentas e técnicas utilizadas no Design Thinking.

UNIDADE II – IDEAÇÃO E CRIATIVIDADE NO DESIGN THINKING
•    Conceber e elaborar ideias inovadoras e criativas, utilizando métodos e técnicas do Design Thinking.
•    Compreender como selecionar e priorizar ideias.
•    Construir protótipos de baixa fidelidade de maneira eficaz, utilizando técnicas do Design Thinking para transformar ideias abstratas em representações tangíveis e iterativas.
•    Compreender a importância do teste e do refinamento no Design Thinking.

UNIDADE III – IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DO DESIGN THINKING
•    Planejar a implementação de soluções de Design Thinking.
•    Aplicar habilidades de colaboração e trabalho em equipe no Design Thinking.
•    Liderar e facilitar a gestão eficaz da mudança organizacional, aplicando os princípios do Design Thinking.
•    Avaliar os resultados das soluções de Design Thinking.

UNIDADE IV – APLICAÇÃO AVANÇADA E INOVAÇÃO CONTÍNUA EM DESIGN THINKING
•    Explorar e compreender profundamente tópicos avançados em Design Thinking.
•    Entender como promover uma cultura de inovação dentro de uma organização.
•    Aplicar o Design Thinking em setores específicos, como saúde, educação, tecnologia, etc.
•    Desenvolver projetos de solução de problemas reais com a metodologia do Design Thinking.

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Design, Ergonomia, Antropometria e Acessibilidade

Design, Ergonomia, Antropometria e Acessibilidade

EMENTA: 
Design e ergonomia, conceitos e relação. Antropometria. Acessibilidade e design  inclusivo. Legislação e normas de acessibilidade. Design e ergonomia aplicados. Desenvolvimento de projetos de design e ergonomia. Metodologias de projeto de produtos e serviços com foco na ergonomia e acessibilidade.

OBJETIVO: Este conteúdo tem como objetivo apresentar aos alunos uma compreensão abrangente sobre design, ergonomia, antropometria, acessibilidade e design inclusivo, legislações e normas de acessibilidade, bem como a aplicação de metodologias de projeto de produtos e serviços com foco na ergonomia e acessibilidade.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CONCEITOS BÁSICOS DE DESIGN E ERGONOMIA
•    Compreender a evolução do design e da ergonomia.
•    Definir os principais conceitos de design e ergonomia.
•    Discernir sobre a interdisciplinaridade entre design e ergonomia.
•    Compreender a relação entre o design e a ergonomia e sua importância na elaboração de projetos.

UNIDADE II – ANTROPOMETRIA E ERGONOMIA APLICADA
•    Identificar os princípios básicos de ergonomia e sua aplicação em projetos de design e ambientes de trabalho.
•    Entender as aplicações práticas da antropometria na criação de produtos, ambientes e serviços acessíveis.
•    Aplicar as técnicas de medição antropométrica e sua importância na elaboração de projetos de design e ergonomia.
•    Discernir sobre a importância do desenvolvimento de projetos de design e ergonomia aplicados com foco na antropometria.

UNIDADE III –  ACESSIBILIDADE E DESIGN INCLUSIVO
•    Definir os conceitos básicos de acessibilidade.
•    Interpretar a legislação e a aplicabilidade das normas de acessibilidade.
•    Discernir sobre a importância do design inclusivo e suas aplicações em produtos e serviços.
•    Aplicar as metodologias de projeto de produtos e serviços com foco na acessibilidade e design inclusivo.

UNIDADE IV – DESIGN E ERGONOMIA APLICADOS
•    Entender as aplicações práticas do design e da ergonomia em produtos, serviços e ambientes.
•    Aplicar técnicas de antropometria e ergonomia na elaboração de projetos de design, para a criação de produtos, serviços e ambientes acessíveis e ergonômicos.
•    Compreender as técnicas de avaliação e medição da ergonomia e acessibilidade em projetos de design.
•    Identificar as tendências e inovações em design e ergonomia aplicados.

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Fundamentos do Design

Fundamentos do Design

EMENTA: 
Conceitos fundamentais de design. Processo de design criativo. Elementos visuais do design. Design gráfico e comunicação visual. Design de produto e industrial. Design de produto e usabilidade. Design industrial e sustentabilidade. Prototipagem e desenvolvimento de produtos. Inovação e tendências em design de produto. Design de interiores e espaço. Princípios de design de interiores. Design de espaços comerciais e residenciais. Tendências em design de interiores. Projetos de design de interiores e apresentação visual. Design digital e multimídia. Princípios de design digital. Design de websites e aplicativos móveis. Design de mídias sociais e conteúdo multimídia. Ética e responsabilidade no design digital.

OBJETIVO: O objetivo deste componente curricular é levar os alunos a compreenderem e aplicarem os princípios fundamentais do design em suas atividades profissionais, desde no design gráfico até no design de produtos, de interiores e digital (UX – User Experience).

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO DESIGN E O PROCESSO CRIATIVO
•    Compreender os princípios básicos do design, incluindo equilíbrio, contraste, hierarquia, ritmo e proporção.
•    Entender o processo criativo do design, desde a pesquisa e ideação até a execução e apresentação.
•    Identificar elementos visuais, como linha, forma, cor, textura e espaço, em projetos de design.
•    Aplicar os princípios de design na comunicação visual, incluindo layout, tipografia, efeitos visuais e hierarquia de informações.

UNIDADE II – FUNDAMENTOS DO DESIGN DE PRODUTO E INDUSTRIAL
•    Avaliar a relação entre design de produto e usabilidade, considerando a ergonomia e a experiência do usuário.
•    Entender o design industrial sustentável, incluindo materiais e processos ecologicamente conscientes.
•    Aplicar técnicas de prototipagem e entender o ciclo de vida do desenvolvimento do design de produtos.
•    Desenvolver estratégias de solução de design de produtos inovadoras e funcionais, levando em consideração princípios de ergonomia, sustentabilidade e usabilidade.

UNIDADE III – FUNDAMENTOS DO DESIGN DE INTERIORES
•    Compreender os princípios do design de interiores, incluindo layout de espaços, iluminação e escolha de materiais.
•    Aplicar os conceitos de design de interiores a espaços comerciais e residenciais, considerando as necessidades e preferências dos clientes.
•    Discernir sobre sobre as tendências em design de interiores, incluindo estilos de decoração contemporâneos.
•    Empregar técnicas de apresentação de projetos de design de interiores, incluindo desenhos e renderizações.

UNIDADE IV – FUNDAMENTOS DO DESIGN DIGITAL E MULTIMÍDIA
•    Compreender os princípios do design aplicados a interfaces digitais, incluindo usabilidade e acessibilidade.
•    Aplicar conceitos de design de websites e aplicativos móveis, considerando a experiência do usuário.
•    Entender o processo de criação e gerenciamento de conteúdo de mídias sociais e multimídia, bem como a incorporação de elementos de design eficazes.
•    Discernir sobre as implicações éticas do design digital e a responsabilidade do designer na sociedade.

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Design de Ambientes Comerciais

Design de Ambientes Comerciais

EMENTA: 
A disciplina de Design de Ambientes Comerciais explora os conceitos, técnicas e práticas necessárias para o projeto eficaz de espaços comerciais. Inclui tópicos como análise de espaço, conceitos de branding e identidade visual, ergonomia, sustentabilidade, e o uso de materiais e tecnologias inovadoras. A disciplina ainda aborda o estudo de fluxo de clientes, vitrinismo, iluminação e acústica, visando criar ambientes que promovam uma experiência agradável e funcional tanto para clientes quanto para funcionários.
 
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar os alunos a projetarem e desenvolverem ambientes comerciais que sejam esteticamente agradáveis, funcionais e alinhados com a identidade da marca, integrando conceitos de design, marketing e psicologia do consumidor para criar espaços que otimizem a experiência do cliente e o desempenho comercial, além de enfatizar a importância da sustentabilidade e inovação no design de ambientes comerciais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO DESIGN DE AMBIENTES COMERCIAIS
•    Aplicar princípios de design de interiores em ambientes comerciais.
•    Definir conceitos relacionados ao branding no design de ambientes comerciais.
•    Realizar análises eficientes de espaço e layout em ambientes comerciais.
•    Compreender a psicologia do consumidor e seu impacto no design de ambientes comerciais.

UNIDADE II – ELEMENTOS DO DESIGN COMERCIAL
•    Incorporar ergonomia e conforto no design de ambientes comerciais.
•    Utilizar materiais sustentáveis e ecológicos em projetos de ambientes comerciais.
•    Projetar sistemas de iluminação e acústica eficazes para ambientes comerciais.
•    Aplicar tecnologias inovadoras em design de ambientes comerciais.

UNIDADE III – ESTRATÉGIAS DE MARKETING VISUAL EM AMBIENTES COMERCIAIS
•    Criar vitrines e espaços que otimizem a experiência do cliente em um ambiente comercial.
•    Desenvolver espaços comerciais multiusos em um estabelecimento comercial.
•    Implementar estratégias eficazes de visual merchandising.
•    Projetar sinalizações e elementos de comunicação visual eficientes em ambientes comerciais.

UNIDADE IV – PROJETO E EXECUÇÃO DE AMBIENTES COMERCIAIS
•    Aplicar técnicas de gerenciamento em projetos de design comercial.
•    Administrar obras e controlar orçamentos em projetos de design de ambientes comerciais.
•    Atender às normas e regulamentos específicos para design de ambientes comerciais.
•    Identificar melhores práticas de design de ambientes comerciais por meio de estudos de caso de projetos bem-sucedidos.

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Planejamento Urbano e Regional- Proposta e Elaboração do Plano

Planejamento Urbano e Regional- Proposta e Elaboração do Plano

EMENTA: 
Planejamento urbano e regional – conceitos fundamentais, instrumentos e técnicas, normas, desafios e tendências. Coleta e análise de dados. Aspectos sociais e demográficos, aspectos econômicos e ambientais, problemas e potencialidades territoriais. Plano Diretor: diretrizes, estrutura e elementos, participação da sociedade civil, mecanismos de monitoramento e avaliação. Implementação de plano diretor: instrumentos de implementação, aspectos jurídicos e administrativos, mecanismos de monitoramento e avaliação. 

OBJETIVO: Este componente curricular visa proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre os fundamentos, processos e instrumentos envolvidos no planejamento urbano e regional, com foco na elaboração e implementação do Plano Diretor de uma cidade ou região.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
•    Compreender os conceitos básicos e fundamentos do planejamento urbano e regional.
•    Identificar os principais instrumentos e técnicas utilizados no planejamento urbano e regional.
•    Interpretar e aplicar a legislação e as normas vigentes relacionadas ao planejamento urbano e regional.
•    Discernir sobre os desafios e identificar as tendências atuais no campo do planejamento urbano e regional.

UNIDADE II – COLETA E ANÁLISE DE DADOS PARA O PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
•    Realizar a coleta e análise de dados territoriais relevantes para o planejamento urbano e regional.
•    Identificar e avaliar os aspectos sociais e demográficos de uma área de estudo para viabilizar o planejamento urbano e regional.
•    Avaliar os aspectos econômicos e ambientais de uma área de estudo para o planejamento urbano e regional.
•    Enfrentar e/ou contornar os problemas e aproveitar as potencialidades territoriais identificados durante a análise do território no contexto do planejamento urbano e regional.
 
UNIDADE III – ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR URBANO E REGIONAL
•    Compreender os objetivos e diretrizes que devem nortear a elaboração do Plano Diretor urbano e regional.
•    Compreender a estrutura e os elementos que compõem o Plano Diretor urbano e regional.
•    Discernir sobre a importância da participação da sociedade civil no processo de elaboração do Plano Diretor urbano e regional.
•    Aplicar os mecanismos de monitoramento e avaliação do Plano Diretor e reconhecer sua importância para o planejamento urbano e regional.
 
UNIDADE IV – IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR URBANO E REGIONAL
•    Identificar e analisar os principais instrumentos de implementação do Plano Diretor urbano e regional.
•    Compreender o papel dos diversos atores envolvidos na implementação do Plano Diretor urbano e regional, como governo, sociedade civil e setor privado.
•    Discernir sobre os aspectos jurídicos e administrativos relacionados à implementação do Plano Diretor urbano e regional.
•    Desenvolver mecanismos de monitoramento e avaliação da implementação do Plano Diretor urbano e regional para garantir sua efetividade e realizar ajustes necessários.

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Ambientação e Decoração em CAD 3D

Ambientação e Decoração em CAD 3D

EMENTA: Programa CAD 3D. Técnicas dos desenhos bidimensionais. Design. Desenhos tridimensionais. Maquete eletrônica. Mercado arquitetônico. Ambientes residenciais. Decoração. Ambientação. Caracterização de ambientes comerciais. Design visual. Disposição de móveis. Layout. Feng Shui. Revestimentos. Iluminação artificial. Projeto de gesso. Aplicação da marcenaria. Técnicas de introdução de cores e texturas. Projeto arquitetônico. Tendências e decoração em projetos arquitetônicos. 

OBJETIVO: Ao finalizar esta disciplina o estudante estará capacitado para atuar em projetos de arquitetura, compreendendo as técnicas e programas de ambientação e decoração que podem ser utilizados no desenvolvimento do projeto arquitetônico com o auxílio de ferramenta CAD.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CAD 3D PARA DESENHOS ARQUITETÔNICOS
•    Identificar as principais alternativas em termos de software CAD para ambientação tridimensional no mercado, além de entender o princípio de funcionamento desses programas.
•    Aplicar as técnicas de desenho bidimensional em ferramenta CAD.
•    Desenvolver a terceira dimensão em desenhos bidimensionais utilizando os recursos 3D da ferramenta CAD.
•    Empregar os recursos de renderização para gerar uma maquete eletrônica, discernindo sobre sua importância no mercado arquitetônico.

UNIDADE II – AMBIENTAÇÃO RESIDENCIAL E COMERCIAL
•    Aplicar técnicas de ambientação em ambientes residenciais, discernindo sobre a importância da decoração para cada setor da unidade imobiliária.
•    Empregar técnicas de ambientação em unidades imobiliárias comerciais, considerando a dinâmica do fluxo de atendimento e operação do negócio.
•    Avaliar a disposição de moveis e o layout de um projeto de ambientação, entendendo a disposição desses elementos em um ambiente como forma de compor e organizar a circulação de pessoas.
•    Compreender os princípios conceituais do FENG SHUI e sua aplicação prática em ambientes residenciais e comerciais.

UNIDADE III – ELEMENTOS CONSTRUTIVOS EM PROJETOS DE AMBIENTAÇÃO
•    Identificar os principais tipos e estilos de revestimento, analisando suas principais funções, como a de proteger e decorar o ambiente.
•    Definir os tipos de iluminação artificial que cada ambiente pode conter, diferenciando a utilização de cada tipo.
•    Aplicar o gesso em projetos de ambientação, considerando seus estilos e suas limitações quanto à integridade física.
•    Identificar os tipos de layout, bem como a importância da sua inserção no espaço.

UNIDADE IV – MODA E TENDÊNCIAS DA AMBIENTAÇÃO E DECORAÇÃO
•    Entender a história da marcenaria bem como sua aplicação.
•    Aplicar os métodos e técnicas da introdução de cores e texturas em um projeto arquitetônico.
•    Compreender, analisar e verificar a aplicação dos itens de decoração no projeto 3D, para que resulte em um projeto arquitetônico harmonioso.
•    Identificar os tempos e movimentos da moda e suas tendências no que se refere à ambientação e decoração.

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