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Economia

Análise do Cenário Econômico, Político e Social

Análise do Cenário Econômico, Político e Social

EMENTA: 
Políticas econômicas e seus objetivos. O crescimento econômico nacional e o pleno emprego dos recursos. Influência do cenário econômico para redução da desigualdade econômica e social. A realidade do poder consumo das famílias. Os modelos de intervenção na economia. A dívida pública e seus efeitos na economia do país. Efeitos da política fiscal sobre a riqueza do país. Relação existente entre o Walfare State e o Estado regulador. Por que a inflação é ruim? Desemprego e inflação: uma relação negativa. Desemprego e seus efeitos sociais. Como combater a inflação no país. Políticas sociais de incentivo ao desenvolvimento do país. A relação do desenvolvimento com a produtividade de trabalho. Desafios do desenvolvimento e o futuro Brasil. Ações vitais para o desenvolvimento econômico no país. 

OBJETIVO: Esse componente curricular tem como objetivo apresentar aos estudantes uma análise sobre o cenário econômico, político e social no país, demostrando como tais cenários se relacionam e afetam o desenvolvimento nacional. 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CENÁRIOS ECONÔMICOS 
•    Interpretar os objetivos das políticas econômicas nos diversos cenários político-ideológicos e regimes de governo.
•    Associar o crescimento econômico de um país e o pleno emprego dos recursos.
•    Compreender os impactos da redução da desigualdade econômica e social no desenvolvimento de uma nação.
•    Relacionar o poder de consumo das famílias aos indicadores econômicos de um país.

UNIDADE II – A CONDUÇÃO DA ECONOMIA PELO GOVERNO
•    Identificar os modelos de intervenção governamental na economia, avaliando seus impactos e consequências de curto, médio e longo prazo.
•    Avaliar os efeitos da dívida pública sobre a economia de um país.
•    Discernir sobre os efeitos da política fiscal na riqueza de um país.
•    Avaliar a relação do Welfare State com o Estado regulador.

UNIDADE III – A INFLAÇÃO E OS EFEITOS SOCIAIS
•    Compreender por que a inflação é ruim para a sociedade.
•    Interpretar e mensurar a relação entre a inflação e o desemprego.
•    Entender o desemprego como um efeito social negativo, levantando meios de combatê-lo.
•    Aplicar métodos e políticas para o combate à inflação.

UNIDADE IV – POLÍTICAS SOCIAIS E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 
•    Descrever as políticas sociais que auxiliam no desenvolvimento de um país.
•    Interpretar a relação do desenvolvimento socioeconômico com a produtividade do trabalho.
•    Identificar ações vitais para o desenvolvimento econômico de um país.
•    Reconhecer os desafios do desenvolvimento socioeconômico e o futuro do Brasil.

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Economia e Mercado Global

Economia e Mercado Global

EMENTA: 
Comportamento econômico. Estudos econômicos em micro e macroeconomia. Funcionamento do sistema econômico. Competitividade empresarial. Comportamento do produtor e do consumidor. Interação da oferta e da demanda nos mercados. Componentes do PIB e contas nacionais. Políticas macroeconômicas fiscais e monetárias. Setor real e fluxo monetário da economia internacional.

OBJETIVO: 
Desmistificar a economia. Esta é a missão deste conteúdo, que visa relacionar as teorias e fundamentos econômicos com o que ocorre, na prática, no mercado global. Este conteúdo é indicado para estudantes e profissionais da área de economia, administração, direito e demais ciências afins.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – COMPORTAMENTO E FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA
•    Interpretar o comportamento econômico dos seres humanos, conforme nossas atividades e decisões cotidianas.
•    Explicar as lógicas e raciocínios gerais de economia, bem como a organização dos estudos econômicos em micro e macroeconomia.
•    Interpretar os conhecimentos técnicos sobre as escolhas produtivas de bens e serviços, a partir da Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP).
•    Identificar o funcionamento geral do sistema econômico, como as trocas que realizamos diariamente nos mercados, por meio do Fluxo Circular da Renda.

UNIDADE II – COMPETITIVIDADE, OFERTA E DEMANDA DO MERCADO
•    Explicar a competitividade empresarial.
•    Reconhecer o comportamento do produtor, que representa a oferta de bens e serviços.
•    Identificar a estrutura de produção e de custos das empresas.
•    Reconhecer o comportamento do consumidor, que representa a demanda de bens e serviços.

UNIDADE III – MICROECONOMIA  E MACROECONOMIA
•    Interpretar a relação entre micro e macroeconomia, bem como o nível de preços e do emprego na economia.
•    Explicar as três óticas de cálculo do PIB, o deflator do PIB, o PIB Real e o PIB Nominal.
•    Identificar os componentes do PIB e as Contas Nacionais.
•    Interpretar as políticas macroeconômicas fiscais e monetárias.

UNIDADE IV – ECONOMIA GLOBAL E AS INTERAÇÕES ENTRE OS MERCADOS
•    Explicar o setor real e o fluxo monetário da economia internacional.
•    Interpretar as variações da taxa de câmbio e os regimes cambiais.
•    Explicar a internacionalização do comércio e o processo de globalização.
•    Reconhecer as políticas e os organismos internacionais.

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Tópicos de Economia

Tópicos de Economia

EMENTA: 
O conceito da economia. O sistema e a divisão do estudo econômico. A relação da economia com as demais ciências. O problema fundamental da economia. A teoria do consumidor. O ponto de equilíbrio e desequilíbrio de mercado. A teoria da elasticidade. A curva de possibilidade de produção. Medindo a renda nacional. Identidade básica das contas nacionais e mensuração do PIB e outros agregados.  PIB real x PIB nominal.  PIB e o bem estar econômico. O sistema monetário. Origem e funções da moeda. Instrumentos de medir o PIB de controle monetário. Noções de inflação.

OBJETIVO: 
A economia é a mola mestra de qualquer sociedade ou país. Este conteúdo irá lhe ajudar a adquirir uma visão abrangente e aplicada sobre os principais conceitos e fundamentos econômicos, sobretudo no que concerne à macroeconomia e ao sistema monetário e seus indicadores.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CONCEITOS E PROBLEMAS RELACIONADOS À ECONOMIA
•    Explicar as principais definições de economia. 
•    Interpretar o sistema e a divisão do estudo econômico. 
•    Identificar a relação da Economia com as demais ciências. 
•    Analisar o problema econômico fundamental. 

UNIDADE II – ECONOMIA E MERCADO
•    Explicar a teoria do consumidor. 
•    Interpretar o ponto de equilíbrio de desequilíbrio de mercado. 
•    Interpretar a teoria da elasticidade. 
•    Assimilar a curva de possibilidade de produção. 

UNIDADE III – INDICADORES MACROECONÔMICOS
•    Explicar sobre a renda nacional. 
•    Identificar as contas nacionais, mensuração do PIB e outros agregados. 
•    Interpretar sobre o PIB real x Nominal e o deflator do PIB. 
•    Assimilar sobre o PIB e o Bem-estar. 

UNIDADE IV – SISTEMA MONETÁRIO E INDICADORES ECONÔMICOS
•    Explicar o sistema monetário. 
•    Identificar a origem, funções e multiplicador da moeda. 
•    Explicar sobre o controle inflacionário. 
•    Assimilar as noções de inflação. 

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Estatística Básica

Estatística Básica

EMENTA: 
Fases dos métodos estatísticos. Aplicação das variáveis. População e a amostra. Amostragem. Distribuição de frequências. Elementos da distribuição de frequências. Tipos de distribuição de frequências. Gráficos de distribuição de frequência. Média aritmética como medida de tendência central. Outras medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Tipos de medidas de variação ou dispersão. Gráficos estatísticos. Diagramas. Outros tipos de gráficos. Gráfico polar, o cartograma e o pictograma.

OBJETIVO: O objetivo deste conteúdo é fazê-lo compreender os fundamentos da estatística, aplicando-a na rotina do dia a dia em qualquer área de atuação científica ou profissional.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – MÉTODOS ESTATÍSTICOS E SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
•    Compreender as fases dos métodos estatísticos.
•    Entender sobre a aplicação das variáveis.
•    Compreender a população e a amostra.
•    Aplicar a execução da amostragem.

UNIDADE II – FREQUÊNCIA EM ESTATÍSTICA
•    Distribuição de frequências.
•    Elementos da distribuição de frequências.
•    Tipos de distribuição de frequências.
•    Gráficos de distribuição de frequências.

UNIDADE III – MEDIDAS E TENDÊNCIAS EM ESTATÍSTICA
•    Média aritmética como medida de tendência central.
•    Outras medidas de tendência central.
•    Medidas separatrizes.
•    Tipos de medidas de variação ou dispersão.

UNIDADE IV – GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
•    Os gráficos estatísticos.
•    Os diagramas.
•    Outros tipos de gráficos.
•    O gráfico polar, o cartograma e o pictograma.

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Bioestatística

Bioestatística

EMENTA: 
Conceitos fundamentais da estatística, variáveis contínuas e discretas. Fases do método ou trabalho estatístico. Medidas de precisão e arredondamento, amostras e amostragem. Distribuição de frequência. Apresentação tabular e gráfica. Medidas de tendência central e posicionamento. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Distribuição normal. Intervalo de confiança e teste de hipóteses. 

OBJETIVO: 
Em tempos de pandemia a Bioestatística trazer varias respostas a atual situação que atualidade vive, o curso visa instrumentalizar o egresso com as ferramentas necessárias para que o aluno possa elaborar relatórios  e ter condições de compreender essa realidade.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE BIOESTATÍSTICA
•    Definir conceitos básicos.
•    Implementar parâmetros populacionais e amostrais descrevendo dados.
•    Desenvolver tabelas e gráficos.
•    Aplicar conceitos em um banco de dados no pacote Excel®.

UNIDADE II – TECNOLOGIA PARA BIOESTATÍSTICA
•    Definir o essencial sobre o software estatístico “R”.
•    Exemplificar o que é uma distribuição normal de probabilidade.
•    Utilizar a tabela “z” em análises bioestatísticas.
•    Reproduzir os tipos de respostas individuais.

UNIDADE III – TESTES DE AMOSTRAS BIOESTATÍSTICAS
•    Definir os testes de hipóteses.
•    Interpretar o que é o intervalo de confiança da média.
•    Preparar testes de hipóteses sobre uma amostra.
•    Preparar testes de hipóteses sobre duas ou mais amostras.

UNIDADE IV – ANÁLISE DE RESULTADOS BIOESTATÍSTICOS
•    Comparar o grau de associação entre variáveis (“Pearson”).
•    Comparar o grau de associação (“Spearman”) e concordância (“Kendall”) entre variáveis.
•    Executar o relacionamento entre variáveis contínuas.
•    Ponderar a independência de variáveis discretas.

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