Alfabetização e Letramento
EMENTA: O conceito de Alfabetização. A prática alfabetizadora e os processos de apropriação da língua escrita. Métodos de alfabetização. Novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e da escrita: a psicogênese da língua escrita. Estratégias de leitura. Letramento. A linguagem lúdica da criança em relação a sua classe social.
OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o docente para atuar pedagogicamente no processo de aquisição da leitura e da escrita, por meio de métodos e abordagens inerentes à alfabetização e letramento.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ABORDAGEM GERAL
· Identificar a definição da infância no curso do desenvolvimento.
· Compreender a história da criança e seus principais marcos.
· Discernir sobre as concepções da infância ao longo da história.
·
UNIDADE II – AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
· Descrever o conceito sobre a aquisição da linguagem escrita por meios filosóficos e teóricos.
· Construir conhecimentos específicos através dos processos que permeiam a apropriação da língua escrita.
· Identificar como são utilizados os métodos de alfabetização e quais suas principais característica.
· Aplicar as estratégias da leitura como parte integrante no processo de formação do indivíduo.
UNIDADE III – O PROCESSO DE LETRAMENTO
· Identificar tópicos importantes acerca das intenções de alfabetizar o indivíduo na sua totalidade.
· Interpretar os novos pontos de vista no processo de ensino-aprendizagem e na aquisição de leitura e de escrita.
· Interpretar as concepções empiristas e as sociointeracionistas e compreender os impactos delas no ambiente educacional.
· Aplicar as principais estratégias de leitura com as crianças no processo de alfabetização.
UNIDADE IV – LUDICIDADE E TECNOLOGIAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
· Identificar o funcionamento da linguagem lúdica da criança dentro do seu contexto social.
· Defender como o uso das tecnologias podem beneficiar o processo de alfabetização e letramento.
· Prever as principais tendências referentes ao tecnicismo na alfabetização e letramento.
· Modelar estratégias de leitura para a educação infantil.
Análise do Discurso
EMENTA: O percurso da Análise do Discurso: da Linguística Imanente à Linguística do Discurso. A Teoria da Enunciação, o jogo entre o EU e o OUTRO. Sujeito do discurso, segundo Beneviste, Bakhtin, Foucault, Pêcheux. Ideologia – de Napoleão à Pêcheux. O interdiscurso, o intradiscurso, a memória discursiva. O dito e o não-dito, as formas do silêncio. As relações entre discursos.
OBJETIVO: A fala humana parece algo simples, onde um não parece ser um simples não, contudo a comunicação humana é extremamente complexa envolve a oralidade e não oralidade. Desta forma o egresso de nosso curso seja possível andar pelo labirinto do discurso desvendado as suas nuances, ele é indicado para professores, psicólogos, gestores de pessoas e todos aqueles que trabalham com pessoas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – LINGUÍSTICA, LÍNGUA E DISCURSO
· Interpretar as diferenças entre a Linguística Imanente e a Linguística do Discurso.
· Entender, por meio de exemplos, como a Língua se torna objeto da enunciação para a Linguística Moderna, e como a compreensão da enunciação interfere positivamente na origem da Análise do Discurso.
· Distinguir a Análise do Discurso enquanto resultante dos estudos que a antecedem, além de assimilar como essa perspectiva amplia as compreensões linguísticas anteriores.
· Identificar como a Análise do Discurso se tornou uma perspectiva crítica, nos contextos históricos, sociais, econômicos etc., para o estudo da linguagem.
UNIDADE II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA ANÁLISE DO DISCURSO
· Compreender como funcionam os critérios de enunciação, pragmática, argumentação e discurso.
· Visualizar o universo da ciência da linguagem, sob as perspectivas teóricas que permeiam o estudo da(s) ideologia(s).
· Comparar as vertentes da Análise do Discurso: a linha americana (Givón); e a linha francesa (Foucault e Pêcheux).
· Avaliar como surgiu e Análise Crítica do Discurso e como ela funciona enquanto colaboradora para a visão crítica dos discursos ideologicamente produzidos na sociedade, principalmente aqueles que oprimem sujeitos.
UNIDADE III – ASPECTOS TÉCNICOS E IDEOLÓGICOS DO DISCURSO
· Entender como funciona a questão do Sujeito Discursivo dos analistas do Discurso mais reconhecidos: Benveniste, Authier-Revuz, Bakhtin, Ducrot e Foucault.
· Identificar como funcionam, dentro do Universo da Análise do Discurso, a Formação Imaginária, bem como a Formação Discursiva.
· Identificar, na Análise do Discurso por meio de seus estudiosos, qual a relação entre a ideologia e os sujeitos do discurso.
· Identificar como, para a Análise do Discurso, o Sujeito é entendido em sua forma histórica.
UNIDADE IV – TIPOS DE DISCURSO
· Interpretar como funcionam e como se correlacionam intradiscurso, interdiscurso e a memória discursiva dentro do campo da Análise do Discurso.
· Reconhecer como a intertextualidade se faz presente enquanto categoria de análise da Análise do Discurso.
· Identificar outros dispositivos de análise da Análise do Discurso como a Interpretação, compreensão, textualidade e discursividade.
· Categorizar as relações entre tipologias e discursos por meio da compreensão do discurso autoritário, polêmico e lúdico.
Andragogia e Educação Profissional
EMENTA: Andragogia ciência que media e orienta o adulto a aprender. Trata-se de um conjunto de aprendizagem de adultos em todos os aspectos de um contexto escolar. Tratar da importância da admissão da andragogia na formação docente, como forma de atender a representação e expectativa do público discente adulto.
OBJETIVO: A aprendizagem de adultos ainda é uma área da educação pouco estudada no Brasil, poucos ouviram falar de Andragogia. O nosso objetivo nesse curso é municiar nosso egresso com as ferramentas e conceitos da Andragogia, aplicando-os no ensino profissional, no EJA ou mesmo no ensino superior, se tornando um profissional diferenciado no mercado de trabalho educacional.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I - CONCEITOS E PERFIS ANDRAGÓGICOS
· Entender os conceitos de andragogia e compreender como surgiu a andragogia através da sua síntese histórica.
· Identificar os princípios da andragogia e as diferenças pedagógicas.
· Analisar a formação docente diante da andragogia.
· Descrever o perfil dos alunos e o pedagógico-andrológico.
UNIDADE II - SISTEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO VIÉS ANDRAGÓGICO
· Descrever as tendências pedagógicas.
· Interpretar o pensamento político pedagógico sobre a educação de Jovens e Adultos.
· Identificar a construção de um currículo direcionado para a andragogia.
· Entender síntese como pode ser construído um currículo andragógico.
UNIDADE III - IMPLICAÇÕES SOCIAIS NA ANDRAGOGIA
· Entender o surgimento da desigualdade social.
· Avaliar como a desigualdade social interfere na educação.
· Explanar sobre o que é a didática direcionada a andragogia.
· Identificar as melhores formas de aplicação da didática direcionada a Educação de Jovens e Adultos.
UNIDADE IV - ANDRAGOGIA MULTIFACETÁRIA
· Interpretar sobre a metodologia direcionada ao EJA e o papel do docente.
· Explicar como os temas transversais influenciam a educação.
· Listar os modelos de ensino semipresenciais.
· Identificar como funciona o modelo de ensino a distância.
Antropologia da Educação
EMENTA:
Antropologia da educação: significados, objetivos e relevância. Teorias antropológicas aplicadas a educação. Métodos de pesquisa em antropologia da educação. Cultura, sociedade e educação. Processos educacionais e identidades, socialização, Gênero, Etnia e Educação, equidade e a inclusão, diversidade cultural, educação intercultural: conceitos, importância diversidade cultural na educação. Políticas educacionais: equidade e igualdade, desenvolvimento sustentável, educação do futuro: transformações sociais, tecnológicas e culturais.
OBJETIVO: Este conteúdo visa promover no estudante o entendimento e a reflexão sobre a Antropologia da Educação, bem como suas contribuições para a compreensão dos processos educativos, valorizando a diversidade cultural, a equidade, a inclusão e a transformação social.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
• Compreender o significado, os objetivos e a relevância da Antropologia da Educação na compreensão dos processos educativos à luz das perspectivas antropológicas.
• Identificar as principais teorias antropológicas aplicadas à educação, suas abordagens e contribuições para a compreensão dos processos educativos, como Margaret Mead, Claude Lévi-Strauss e Pierre Bourdieu.
• Identificar os principais métodos de pesquisa em Antropologia da Educação, incluindo técnicas como observação participante, entrevistas, análise documental e estudos de caso.
• Reconhecer a intrínseca relação entre cultura, sociedade e educação, compreendendo como a cultura e os valores sociais influenciam os processos educativos.
UNIDADE II – PROCESSOS EDUCACIONAIS E IDENTIDADES
• Compreender o papel da socialização na formação das identidades individuais e coletivas.
• Analisar de forma crítica como as questões de gênero e etnia influenciam os processos educacionais, identificando os estereótipos presentes na educação, as formas de discriminação e desigualdade.
• Discernir sobre como a educação contribui para a construção das identidades individuais e coletivas.
• Aplicar estratégias educacionais efetivas que promovam a equidade e a inclusão de todos os estudantes, considerando suas diversas características, necessidades e contextos culturais.
UNIDADE III – EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
• Definir e compreender os conceitos-chaves da educação intercultural, como diversidade cultural, diálogo intercultural, respeito mútuo, valorização da pluralidade e interação entre culturas.
• Reconhecer a importância da diversidade cultural na educação, compreendendo como a valorização e a promoção da diversidade cultural contribuem para o enriquecimento do processo educativo.
• Aplicar as práticas pedagógicas que promovam a valorização e o respeito à diversidade cultural, visando criar ambientes educacionais inclusivos e que reconheçam a pluralidade cultural dos estudantes.
• Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências interculturais na educação, compreendendo que habilidades como a capacidade de comunicação intercultural, a empatia, a flexibilidade cognitiva, a resolução de conflitos e a consciência cultural são fundamentais para a convivência em sociedades cada vez mais diversificadas.
UNIDADE IV – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
• Entender as políticas educacionais voltadas para a promoção da equidade e igualdade de oportunidades.
• Compreender a relação entre educação e desenvolvimento sustentável, reconhecendo como a educação pode desempenhar um papel fundamental na promoção de práticas e valores sustentáveis.
• Discernir sobre o papel da educação como agente de transformação social e promotor de mudanças, compreendendo que a educação não apenas transmite conhecimentos, mas também tem o poder de influenciar atitudes, valores e comportamentos das pessoas.
• Vislumbrar e compreender os desafios e perspectivas da educação no futuro, considerando as transformações sociais, tecnológicas e culturais.
Aprendizagem Criativa
EMENTA:
Fundamentos da aprendizagem criativa. Teorias e modelos de aprendizagem criativa. Papel do educador na aprendizagem criativa. Ambientes que favorecem a aprendizagem criativa. Ferramentas e estratégias para a aprendizagem criativa. Tecnologias na promoção da criatividade. Métodos e técnicas de ensino criativo. Atividades práticas e projetos criativos. Avaliação da aprendizagem criativa. Desafios e soluções na aprendizagem criativa. Resistências à implementação da aprendizagem criativa. Personalização da aprendizagem. Manter a motivação e o engajamento. Ética e responsabilidade na aprendizagem criativa. Aplicações práticas e futuro da aprendizagem criativa. Casos de sucesso e estudos de caso. Tendências futuras em aprendizagem criativa. Preparando alunos para o futuro. Criando uma comunidade de aprendizagem criativa.
OBJETIVO: Este conteúdo visa fomentar a aprendizagem criativa em ambientes educacionais, equipando educadores e aprendizes com as ferramentas, estratégias e mindsets necessários para promover a inovação, a resolução criativa de problemas e a expressão pessoal no processo educativo.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
• Definir e compreender os princípios fundamentais da aprendizagem criativa.
• Avaliar diferentes teorias e modelos que sustentam a aprendizagem criativa.
• Compreender o papel crucial do educador no facilitamento da aprendizagem criativa.
• Identificar e criar ambientes educacionais que nutram a criatividade.
UNIDADE II – FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS PARA A APRENDIZAGEM CRIATIVA
• Explorar como as tecnologias podem ser utilizadas para fomentar a criatividade no processo de aprendizagem.
• Dominar métodos e técnicas que promovam a aprendizagem criativa.
• Implementar atividades e projetos que estimulem a criatividade.
• Compreender estratégias para avaliar de forma justa e eficaz a aprendizagem criativa.
UNIDADE III – DESAFIOS E SOLUÇÕES NA APRENDIZAGEM CRIATIVA
• Identificar e superar barreiras à implementação da aprendizagem criativa.
• Aplicar estratégias que personalizem a aprendizagem, respeitando as diferenças individuais.
• Desenvolver técnicas para manter os alunos motivados e engajados em um ambiente criativo de aprendizagem.
• Abordar questões éticas e promover a responsabilidade no processo de aprendizagem criativa.
UNIDADE IV – APLICAÇÕES PRÁTICAS E FUTURO DA APRENDIAGEM CRIATIVA
• Avaliar casos de sucesso e estudos de caso em aprendizagem criativa.
• Investigar e discutir tendências futuras e inovações em aprendizagem criativa.
• Aplicar a criatividade em variados contextos futuros.
• Fomentar a criação de uma comunidade que apoie e promova continuamente a aprendizagem criativa.
Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação
EMENTA: Processos interdisciplinares em educação, arte e história da cultura. Transversalidades temáticas e convergências conceituais. Produção de conhecimento interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, seus limites e suas possibilidades para estudos em humanidades. Identificação de epistemologias e metodologias de pesquisa avançada e consolidação do conhecimento contemporâneo.
OBJETIVO: O egresso do curso terá como competências a aplicabilidade dos conhecimentos da neurociência à educação, conseguindo usar os conhecimentos adquiridos para compreender melhor como se dá os processos de ensino e aprendizagem.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA NEUROEDUCAÇÃO
· Interpretar os principais elementos e referências relacionados à produção de conhecimentos na neuroeducação.
· Identificar as características que permitem considerar a neuroeducação enquanto uma área interdisciplinar.
· Relacionar neurociência e educação compreendendo os aspectos interdisciplinares.
· Explicar as relações entre arte, história e cultura na formação em neuroeducação.
UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA DA NEUROEDUCAÇÃO: GENÉTICA E HISTÓRICA
· Apontar e discutir as relações entre ciência e epistemologia.
· Explicar e categorizar epistemologia.
· Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Genética de Jean Piaget, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
· Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Histórica de Bachelard, outra das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
UNIDADE III – EPISTEMOLOGIA ARQUEOLÓGICA, RACIONALISTA, CRÍTICA E COGNITIVA
· Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Arqueológica de Foucault, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
· Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Racionalista Crítica de Popper, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
· Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Crítica de Habermas, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
· Identificar, conceituar e discutir a Psicologia Cognitivista, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
UNIDADE IV – COMPLEXIDADE E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DA NEUROEDUCAÇÃO
· Identificar, conceituar e discutir a Teoria da Complexidade, uma consistente base epistemológica atual.
· Identificar, conceituar e discutir a Psicologia Histórica-Cultural, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
· Refletir sobre os limites e possibilidades para os estudos e construção do conhecimento na neuroeducação.
· Refletir sobre os caminhos para produção e pesquisa científica na neuroeducação diante dos conhecimentos discutidos no processo formativo.
Avaliação Teoria e Prática
EMENTA: Estudo dos fundamentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem e de seus estruturantes. Análise dos instrumentos e procedimentos da avaliação da aprendizagem, relacionando-os ao quotidiano das salas da Educação Básica. Reflexão crítica sobre a base teórico-metodológica do processo de avaliação da aprendizagem escolar, a partir do estudo e reflexão sobre os sujeitos, lugares e formas em que este processo se desenvolve.
OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o estudante ou profissional de educação para aplicar os fundamentos e práticas de avaliação da aprendizagem no processo de formação de seus alunos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – AVALIAÇÃO: HISTÓRIA E REFLEXÕES
· Compreender como se deu, historicamente, o processo de construção de práticas de avaliação da aprendizagem.
· Identificar os marcos históricos determinantes para o pensamento moderno da avaliação da aprendizagem.
· Discernir sobre os momentos propícios para a aplicação dos instrumentos avaliativos no processo de formação do indivíduo na escola.
· Entender os fundamentos epistemológicos que amparam os novos paradigmas da avaliação da aprendizagem.
UNIDADE II – AVALIAÇÃO: CONCEITOS E TENDÊNCIAS
· Discernir sobre as diferenças e relações entre ensino, aprendizagem e avaliação.
· Compreender os fundamentos e concepções do fracasso escolar, discernindo sobre suas repercussões e formas de solução.
· Identificar os desafios postos para as instituições educativas na construção de uma nova cultura avaliativa, no contexto do projeto político-pedagógico.
· Desenvolver instrumentos para a verificação da aprendizagem.
UNIDADE III – AVALIAÇÃO SOB O ASPECTO DA GESTÃO E DO PPP
· Identificar os desafios postos para as instituições educativas na construção de uma nova cultura avaliativa, no contexto do projeto político-pedagógico.
· Compreender o papel e a importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento de práticas avaliativas.
· Aplicar propostas alternativas de avaliação da aprendizagem ao projeto político pedagógico.
· Diferenciar critérios de avaliação, formas de registro e de comunicação de resultados.
UNIDADE IV – AVALIAÇÃO NA PRÁTICA
· Identificar os principais instrumentos de avaliação.
· Analisar propostas alternativas de avaliação da aprendizagem e seus instrumentos.
· Desenvolver instrumentos práticos de avaliação.
· Aplicar projetos didáticos em sala de aula, empregando o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem.
Base Nacional Comum Curricular
EMENTA:
Base Nacional Comum Curricular: preceitos legais, fundamentos pedagógicos e caracterização dos diferentes ciclos da Educação Básica. Conteúdos curriculares para os ciclos da Educação Básica. Expectativas de qualidade para o sistema de educação de todo o país.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina consiste em capacitar o estudante a entender as características gerais da Base Nacional Comum Curricular e suas propostas para os ciclos da Educação Básica, avaliando criticamente as inúmeras formas de sua aplicação no desenvolvimento curricular.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
UNIDADE I – HISTÓRICO E PRECEITOS LEGAIS DA BNCC
· Compreender o contexto histórico e as várias formas de aplicação dos principais normativos educacionais instituídos desde a Constituição de 1988.
· Discernir sobre como a legislação educacional brasileira trata de questões étnico-raciais e ampara portadores de necessidades especiais no âmbito das políticas públicas relacionadas à educação.
· Entender o contexto de formação e os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discernindo sobre sua importância evolutiva para o desenvolvimento da eficácia educacional.
· Identificar as diferenças e aderências entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos escolares, discernindo sobre até que ponto existe liberdade, flexibilidade e autonomia curricular por parte da instituição de ensino.
UNIDADE II – A BNCC E A EDUCAÇÃO INFANTIL
· Entender como o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento de experiências são garantidos ao público-alvo da Educação Infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
· Compreender a organização da Educação Infantil segundo a Base Nacional Comum Curricular, aplicando os conceitos de habilidades, objetos de conhecimento, eixos estruturantes, entre outros.
· Identificar os componentes curriculares possíveis segundo a BNCC para a Educação Infantil.
· Compreender a importância dos Projetos Políticos Pedagógicos e da formação continuada de professores na Educação Infantil.
UNIDADE III – A BNCC E O ENSINO FUNDAMENTAL
· Entender como o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento de experiências são garantidos ao público-alvo da Ensino Fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
· Compreender a organização do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) segundo a Base Nacional Comum Curricular, aplicando os conceitos de habilidades, objetos de conhecimento, eixos estruturantes, entre outros.
· Identificar os componentes curriculares possíveis segundo a BNCC para o Ensino Fundamental.
· Aplicar os princípios ferramentais do letramento científico nos anos finais do Ensino Fundamental, discernindo sobre sua importância para a formação do aluno.
UNIDADE IV – A BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO
· Entender a organização do Novo Ensino Médio segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
· Identificar os componentes curriculares possíveis no Novo Ensino Médio, em conformidade com a BNCC.
· Discernir sobre a importância do trabalho pedagógico no âmbito do Novo Ensino Médio, entendendo como ele pode ser aplicado por parte da docência e organização escolar como um todo.
· Avaliar a importância da formação docente para o Novo Ensino Médio, entendendo as várias formas de operacionalização e coordenação deste processo.
Braille
EMENTA:
A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em Braille. Identificação e representação dos caracteres Braille na leitura e escrita de textos. Introdução à simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos no Sistema Braille.
OBJETIVO: Voltado a educadores e técnicos que precisam conhecer essa forma de comunicação inclusiva, este componente curricular visa preparar o profissional para aplicar as técnicas de identificação dos códigos para a interpretação de mensagens táteis, contribuindo também para a difusão do sistema Braille de leitura e escrita como um meio de incluir pessoas com deficiência visual na vida em sociedade e no mundo do trabalho.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – SISTEMA BRAILLE
• Entender a história do braile, discernindo sobre sua importância enquanto linguagem assistiva e inclusiva.
• Discernir sobre a realidade da pessoa com deficiência visual no Brasil e no mundo.
• Direcionar as ações a partir das portarias atinentes ao uso do Braile.
• Compreender a importância do Braille na formação especializada das pessoas que trabalham com cegos.
UNIDADE II – TÉCNICAS DE LEITURA E ESCRITA BRAILLE
• Aplicar a técnica de combinação dos pontos na cela Braille.
• Entender o uso oficial da grafia Braille na Língua Portuguesa.
• Identificar letras com diacríticos no braile.
• Formar frases e reconhecer em pequenos textos a pontuação e os sinais acessórios do braile.
UNIDADE III – SISTEMA BRAILLE NA MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO
• Identificar a simbologia dos algarismos em Braille.
• Discernir sobre a diferença dos sinais no contexto matemático.
• Detectar os números em Braille no cotidiano.
• Aplicar os símbolos do Braile no contexto informático.
UNIDADE IV – SISTEMA BRAILLE NA EDUCAÇÃO
• Aplicar técnicas e métodos de ensino do aluno cego, utilizando o sistema Braille como base metodológica para este fim.
• Proporcionar recursos tecnológicos assistivos para a ampliação das habilidades funcionais das pessoas com deficiência visual.
• Aplicar a legislação no que tange a atividade de transcrição para o Braille.
• Compreender e aplicar as técnicas editoriais para realizar o processo de transcrição, revisão e impressão de textos em Braille.
Classes e Movimentos Sociais
EMENTA:
Classes sociais no modo de produção capitalista. Classes e consciência de classe. Os processos de lutas. A organização da classe trabalhadora: sindicato e partido. A centralidade da questão de classes e o sujeito da transformação social. Movimentos sociais no Brasil. Os “novos movimentos sociais” no cenário e suas relações com as opressões de classe, gênero e raça/etnia. Movimentos sociais brasileiros e neoliberalismo.
OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo abordar os aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais das classes sociais no modo de produção capitalista e os movimentos sociais organizados no Brasil.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CLASSES SOCIAIS NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
· Discernir sobre a relação capital-trabalho no modo de produção capitalista.
· Analisar a constituição das classes no modo de produção capitalista, avaliando seus fundamentos e impactos sociais.
· Definir os conceitos de consciência social e consciência de classe, discernindo sobre suas diferenças e similitudes.
· Compreender o conceito de classes sociais segundo Karl Marx, entendendo particularmente as definições de “classe em si” e “classe para si”.
UNIDADE II – LUTAS E ORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
· Analisar os dois reducionismos na análise das lutas de classes: mecanicismo e voluntarismo, discernindo sobre suas diferenças e peculiaridades conceituais e práticas.
· Definir os conceitos de lutas sindical e revolucionária, lutas de classes e lutas sociais, discernindo sobre suas diferenças e peculiaridades conceituais e práticas.
· Compreender a organização da classe trabalhadora por meio dos sindicatos e dos partidos, refletindo e emitindo pensamento crítico sobre cada uma dessas formas de organização.
· Compreender a centralidade da questão de classe, identificando o sujeito da transformação social.
UNIDADE III – MOVIMENTOS SOCIAIS E “NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS”
· Discernir sobre as diferenças e peculiaridades dos movimentos de classe e de libertação nacional.
· Entender o desenvolvimento dos movimentos sociais clássicos no Brasil, em particular o do movimento sindical, identificando seus marcos históricos e impactos sobre a sociedade.
· Identificar os chamados “novos movimentos sociais” na América Latina, refletindo e emitindo pensamento crítico sobre sua fundamentação e impactos nas sociedades dos diversos países latino-americanos.
· Entender os “novos movimentos sociais” sob o ponto de vista de autores como Touraine, Castell e Gohn, discernindo sobre sua fundamentação e impactos sociais.
UNIDADE IV – MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS E A OFENSIVA NEOLIBERAL
· Analisar e avaliar criticamente os movimentos sociais no Brasil, com especial atenção para o MST (movimento dos sem-terra), movimento negro e movimento estudantil, discernindo sobre sua fundamentação e impactos sociais gerados ao longo da história recente.
· Entender e avaliar os movimentos sociais no Brasil, particularmente o movimento feminista e movimento LGBT.
· Identificar os movimentos sociais na contemporaneidade decorrentes da ofensiva neoliberal no Brasil.
· Compreender o projeto do terceiro setor e o conflito entre movimentos sociais e as ONGs (organizações não-governamentais) no Brasil.
Cultura e Sociedade
EMENTA:
Análise da sociedade brasileira. Raízes da sociedade a égide do Estado Português. Conexão de três culturas diferentes: a nativa, a africana e a europeia. As lutas e conflitos históricos e vigentes. A desigualdade social, racial e de gênero. Peculiaridades étnico-culturais. Valorização da pluralidade e diversidade sociocultural.
OBJETIVO: Este componente curricular visa analisar a história da sociedade brasileira, produzindo novas perspectivas sobre a forma como a sociedade brasileira se constituiu, possibilitando a compreensão do sentido da formação do Brasil, bem como da sociabilidade, da ocupação do espaço e das interações das identidades, apontando para o horizonte de continuidades e descontinuidades nas expressões socioculturais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ELEMENTOSCONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE NACIONAL
● Definir conceitos e discernir sobre a contextualização teórica do processo colonizador no Brasil.
● Analisar as raízes da sociedade brasileira para o entendimento dos desafios sociais, políticos e econômicos na contemporaneidade.
● Relacionar as três origens culturais do Brasil colonial: nativa, africana e europeia.
● Identificar as especificidades da formação social brasileira, relacionando-as com a herança colonial na contemporaneidade.
UNIDADE II – ASPECTOSSOCIOCULTURAIS DA COLONIZAÇÃO BRASILEIRA
● Entender o papel dos colonizadores europeus e suas motivações para a expansão e a conquista territorial do Brasil.
● Discernir sobre a importância da luta dos povos nativos indígenas pela manutenção da vida em seu território original no Brasil.
● Compreender a diáspora de povos africanos e a sua escravização no contexto histórico brasileiro.
● Entender as relações inter-raciais e seus reflexos na desigualdade social brasileira.
UNIDADE III – CARACTERÍSTICASDO BRASIL MONÁRQUICO
● Entender o caráter da sociedade colonial brasileira.
● Identificar, no processo de industrialização brasileira, o papel do Estado e o significado da “revolução burguesa” no Brasil.
● Discernir sobre a importância da força de trabalho dos nativos e das populações africanas na constituição da sociedade brasileira.
● Compreender os rebatimentos na experiência política brasileira que fez surgir o sentido da brasilidade.
UNIDADE IV – REPÚBLICA BRASILEIRA E A HERANÇA COLONIAL ESCRAVOCRATA
● Entender como se processou a consolidação da modernidade urbano-industrial no Brasil.
● Identificar as principais questões relacionadas à problemática da construção danação brasileira.
● Compreender as dificuldades de constituição da cidadania democrática e republicana como elementos fundamentais do processo de desenvolvimento econômico, político e social brasileiro.
● Discernir sobre as características, desafios e tendências da sociedade brasileira contemporânea.
Currículos e Projetos Pedagógicos
EMENTA:
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
OBJETIVO:
Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, você poderá desenvolver projetos pedagógicos, programas e currículos educacionais, uma importante atividade no planejamento e estruturação pedagógica de instituições de ensino em todos os níveis e modalidades educacionais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CURRÍCULO, BNCC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR
· Definir os conceitos sobre currículo e sua trajetória histórica.
· Compreender a estruturação e características de um currículo de educação infantil.
· Identificar as peculiaridades estruturais de um currículo de educação básica.
· Discernir sobre a estrutura, as semelhanças e as diferenças entre um currículo de educação profissional e de ensino superior.
UNIDADE II – CURRÍCULO: TIPOS E CONCEPÇÕES
· Compreender sobre a fundamentação teórica do currículo.
· Interpretar diferentes tipos de currículos e sua influência na aprendizagem.
· Contrastar a influência das políticas públicas na elaboração do currículo escolar.
· Reconhecer a importância da formação cidadã no currículo escolar.
UNIDADE III – CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E ITINERÁRIOS
· Analisar as formas de construção de currículos escolares.
· Interpretar o currículo como forma de ampliar possibilidades de convivência social e profissional.
· Organizar o itinerário formativo às características locais e ao Projeto Político Pedagógico.
· Desenvolver as formas de definir cargas horárias curriculares.
UNIDADE IV – PROJETOS PEDAGÓGICOS
· Identificar as diferentes conceitualizações do projeto pedagógico em função do currículo.
· Interpretar a estruturação de um projeto pedagógico curricular.
· Explorar possibilidades na construção de um projeto pedagógico curricular.
· Compreender e aplicar as diretrizes da nova BNCC, entendendo os caminhos que construíram.
Didática
EMENTA:
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
OBJETIVO: Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, o educador conhecerá de forma abrangente as teorias, história e os diversos aspectos relacionados à didática no contexto do processo ensino-aprendizagem, aplicando técnicas e fundamentos para a maximizar a eficiência cognitiva de seus alunos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – TEORIAS E HISTÓRIA DA DIDÁTICA
• Explicar a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos.
• Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática.
• Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas.
• Reconhecer as acepções e processos da educação.
UNIDADE II – DIDÁTICA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
• Interpretar a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais.
• Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula.
• Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica.
• Explicar as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento.
UNIDADE III – APRENDIZAGEM E CONTEÚDO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
• Interpretar as principais teorias de aprendizagem.
• Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento.
• Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula.
• Explicar a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos.
UNIDADE IV – PLANEJAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
• Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino.
• Interpretar a importância da avaliação na educação.
• Reconhecer os diferentes tipos de planejamento.
• Identificar importantes aspectos do planejamento curricular
Didática do Ensino Superior
EMENTA:
A didática no ensino superior. Papel da didática na formação do professor e na construção da identidade docente. Tendências pedagógicas na prática do ensino superior. Função da didática como elemento organizador de fatores que influem no processo de ensino e aprendizagem e na elaboração do planejamento de ensino. Planejamento, organização do processo ensino/aprendizagem e avaliação.
OBJETIVO:
O objetivo deste componente curricular é munir o professor das ferramentas necessárias para atuar na docência do ensino superior, abordando sobretudo a didática no processo de ensino-aprendizagem.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR E O DOCENTE
· Compreender a didática no ensino superior.
· Entender a relação da prática educativa com a sociedade.
· Discernir sobre a importância da didática na formação de professores do ensino superior.
· Relacionar a didática com a construção da identidade docente no ensino superior.
UNIDADE II – DIDÁTICA E O PROCESSO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
· Entender a didática como atividade pedagógica no ensino superior.
· Identificar os elementos do processo didático.
· Avaliar as tendências pedagógicas no campo da didática.
· Aplicar a didática a tarefa dos professores no ensino superior.
UNIDADE III – PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO NÍVEL SUPERIOR
· Identificar as características do processo de ensino em nível superior.
· Aplicar os processos educativos, discernindo sobre o ensino e a aprendizagem.
· Identificar a estrutura e os componentes do processo de ensino superior.
· Entender o caráter educativo no processo de ensino-aprendizagem em nível superior.
UNIDADE IV – AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO NO ENSINO SUPERIOR
· Aplicar técnicas e práticas avaliativas no ensino superior.
· Identificar as características e propriedades da avaliação no ensino superior.
· Perceber a importância do planejamento escolar para o ensino superior.
· Identificar os requisitos para o planejamento escolar no ensino superior.
Educação a Distância e Novas Modalidades de Ensino
EMENTA:
Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.
OBJETIVO:
A finalidade deste componente curricular é capacitar o professor a exercer a docência no mundo da educação a distância, inteirando-o acerca das novas tecnologias e metodologias que permeiam esta modalidade de ensino e aprendizagem.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO HÍBRIDO
• Conceituar e diferenciar as diversas modalidades educacionais, da presencial às submodalidades da EAD.
• Conhecer a história da EAD, compreendendo sua evolução e expansão no Brasil e no mundo.
• Entender a legislação e a regulamentação da EAD no ensino superior.
• Entender a legislação e a regulamentação da EAD na educação básica e profissional de nível médio/técnico.
UNIDADE II – PLATAFORMAS EAD E A GESTÃO DO CONTEÚDO
• Conhecer os diversos tipos de plataformas para EAD e seus recursos síncronos e assíncronos.
• Criar cursos e disciplinas e postar conteúdos para acesso por parte dos estudantes.
• Gerenciar estudantes em turmas, fóruns, chats e salas de webinars.
• Aplicar e corrigir atividades e questionários para estudantes.
UNIDADE III – DESIGN DE CONTEÚDOS E RECURSOS DIDÁTICOS
• Exercer o papel de designer educacional.
• Compreender o processo de curadoria e autoria de conteúdo para EAD.
• Identificar os diversos tipos de objetos de aprendizagem e seus repositórios, aplicando-os a cada contexto educacional.
• Comparar e avaliar os diversos recursos didáticos quanto as suas aplicabilidades contextualizadas.
UNIDADE IV – A TUTORIA, OS DESAFIOS E AS TENDÊNCIAS DA EAD
• Exercer as funções de tutor e aplicar as técnicas e boas práticas de tutoria nos mais diversos cenários e contextos da EAD.
• Aplicar técnicas e ferramentas de EAD no ensino presencial e no modelo híbrido, ressignificando o papel do professor.
• Planejar e executar ações para implantação da EAD nas instituições educacionais.
• Discernir sobre tendências e movimentos para a construção de novas modalidades educacionais.
Educação das Relações Étnico-Raciais
EMENTA:
Introdução à Educação Étnico-Racial. Fundamentos legais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Histórias, culturas e sociedades africanas. O negro na sociedade brasileira. Literatura africana e afro-brasileira. Relações raciais no Brasil com recorte racial. Contribuições da matriz africana nas artes brasileiras. Resistência negra no Brasil. Literatura africana e afro-brasileira. Arte e cultura africana e afro-brasileira. Culturas indígenas no Brasil. Metodologia de Ensino em Educação para as relações étnico-raciais. Raça, currículo e práxis pedagógicos.
OBJETIVO:
Este conteúdo tenta sedimentar importantes conceitos e reflexões sobre a diversidade étnico-racial e cultural da sociedade brasileira, e como a educação tem um papel fundamental para atenuar os extremismos, preconceitos e injustiças que possam ser cometidas em sala de aula e no dia a dia do cidadão que formamos para esta sociedade.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICO-RACIAL
• Entender a diversidade cultural como característica da nossa formação humana e nacional.
• Reconhecer a importância o discurso pedagógico da diversidade.
• Compreender a dinâmica e as bases da educação étnico-racial.
• Identificar os fundamentos legais para a educação das relações étnico-raciais.
UNIDADE II – A FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DO BRASIL
• Reconhecer o contato com a realidade de outro: histórias, culturas e sociedades africanas (literatura, arte, língua e cultura africanas e afro-brasileiras).
• Definir o outro: o negro na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições da matriz africana nas artes brasileiras e resistência negra no Brasil.
• Discernir sobre o contato com a realidade do outro: histórias, culturas e sociedades ameríndias e os diversos povos indígenas do brasil: culturas indígenas no Brasil (literatura, arte, língua e cultura indígenas brasileiras).
• Enxergar o outro: os povos indígenas na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições dos povos indígenas nas artes brasileiras e resistência indígena no brasil.
UNIDADE III – DIVERSIDADE CULTURAL
• Entender a diversidade cultural e o respeito às diferenças sob os pontos de vista ambiental ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.
• Interpretar a diversidade cultural brasileira na prática docente.
• Desenvolver uma prática pedagógica que contemple o outro e suas semelhanças e diferenças.
• Discernir sobre a necessidade de repensar o papel do educador diante da diversidade cultural.
UNIDADE IV – RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO
• Reconhecer a escola como espaço privilegiado de encontro das diferenças.
• Aplicar a metodologia de ensino em educação para as relações étnico-raciais.
• Produzir uma educação voltada às relações étnico-raciais.
• Planejar currículos e práxis pedagógicas voltados à diversidade cultural e étnico-racial.
Educação de Jovens e Adultos
EMENTA:
Pensamento político pedagógico ao longo da história. Prática docente na EJA. Interdisciplinaridade e interculturalidade na EJA. Letramento digital na EJA. Métodos de ensino na EJA. PROEJA. Programa EJATEC.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade inserir o educador no universo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando aspectos relacionados às diretrizes da BNCC e a fatores pedagógicos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
• Compreender a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
• Discernir sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos como uma das modalidades da Educação Básica a partir da sua evolução histórica.
• Entender o papel da EJA no processo da inclusão social.
• Compreender o processo de alfabetização dos jovens e adultos, enfatizando a importância de uma didática e uso de metodologias adequadas.
UNIDADE II – CONTEÚDOS E PRÁTICAS DOCENTES NA EJA
• Entender como se processa a prática docente na EJA, na perspectiva da produção do saber e o desenvolvimento da cidadania.
• Selecionar conteúdos contextualizados, significativos e relevantes para o alunado da EJA, visando à diminuição da desigualdade social, através da contextualização com sua realidade.
• Identificar a diferença entre pedagogia e andragogia.
• Articular as etapas de um projeto de ensino, baseado em um tema gerador, aplicando os conceitos de interdisciplinaridade e interculturalidade.
UNIDADE III – TECNOLOGIAS APLICADAS À EJA
• Relacionar a EJA e a Educação a Distância (EaD) por meio dos momentos históricos (correspondência, rádio, televisão e internet).
• Identificar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) mais adequadas para a EJA, e como pode elas podem melhor contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.
• Implementar o letramento digital como possibilidade dos jovens e adultos, e dos alunos da EJA, serem inseridos no mundo globalizado e informatizado, através da gestão de conhecimento.
• Aplicar os métodos adotados na EJA, inclusive os métodos semipresenciais e a distância de ensino.
UNIDADE IV – NÍVEIS DE ENSINO NA EJA
• Discernir sobre a importância da articulação entre a EJA e o preparo do aprendente para o trabalho.
• Desenvolver propostas curriculares para EJA, das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.
• Compreender a trajetória do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional e sua relação com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
• Entender a dinâmica e os objetivos do Programa EJATEC, ofertado no Ensino Médio da modalidade EJA, articulado à oferta de Cursos Técnicos Profissionalizantes a Distância.
Educação e Tecnologias
EMENTA:
As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.
OBJETIVO:
Este componente curricular visa atualizar o estudante ou profissional da área educacional e/ou tecnológica acerca das ferramentas e processos inovadores aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – A INFLUÊNCIA DA TIC NA EDUCAÇÃO
· Definir Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs.
· Associar as TICs e ao processo educacional.
· Relacionar a hipermídia com a educação, compreendendo a importância da psicologia da aprendizagem.
· Discernir sobre a importância da televisão nos processos escolares.
UNIDADE II – A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO
· Relacionar as Tecnologias da Informação e comunicação – TICs com a sociedade.
· Definir o conceito de comunicação, cultura, mídia e subjetividade.
· Compreender as TICs no cenário da sociedade da informação e no processo educacional.
· Discernir sobre as novas tecnologias da informação e comunicação.
UNIDADE III – GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM
· Compreender a história do videogame ao longo das gerações.
· Definir o conceito de gamificação e sua aplicabilidade na educação.
· Identificar os vários aplicativos destinados ao processo de ensino-aprendizagem.
· Aplicar as principais metodologias na conceção e criação de games educacionais.
UNIDADE IV – METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROEDUCAÇÃO
· Compreender o conceito e a aplicabilidade das metodologias ativas de aprendizagem, vislumbrando a aplicação das TICs.
· Aplicar os conceitos da sala de aula invertida no contexto do ensino híbrido.
· Entender e aplicar a metodologia ativa da aprendizagem por projetos e estudos de caso.
· Discernir sobre a neuroeducação e sua aplicação no aprimoramento das metodologias ativas de aprendizagem.
Educação em Direitos Humanos
EMENTA:
Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa capacitar educadores, em todos os níveis de ensino, a aplicar o conhecimento sobre direitos humanos na educação formal e não-formal.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
• Apontar as delimitações teóricas e metodológicas da educação em direitos humanos.
• Identificar os Tratados internacionais de direitos humanos.
• Reconhecer a educação em direitos humanos e o contexto brasileiro.
• Refletir sobre a educação em direitos humanos na contemporaneidade.
UNIDADE II – REGULAMENTAÇÃO E DIRETRIZES DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO
• Explicar a regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira.
• Analisar as perspectivas legais e os desafios da educação em direitos humanos.
• Identificar as diretrizes nacionais para educação em direitos humanos: dimensões e princípios.
• Analisar os Direitos humanos nas matrizes curriculares e projetos pedagógicos do ensino básico ao superior.
UNIDADE III – METODOLOGIA DO ENSINO DE DIREITOS HUMANOS
• Identificar de propostas metodológicas para se trabalhar a educação em direitos humanos.
• Definir os direitos humanos no ensino fundamental.
• Definir os direitos humanos no ensino médio e na educação profissional.
• Definir os direitos humanos no ensino superior.
UNIDADE IV – CONTEÚDO EDUCACIONAL DE DIREITOS HUMANOS
• Refletir sobre a Educação em Direitos Humanos na Educação não escolar.
• Reconhecer a educação para paz como uma proposta de Educação em Direitos Humanos.
• Interpretar a educação em valores como uma proposta de Educação em Direitos Humanos.
• Identificar as tendências da Educação em Direitos Humanos.
Educação Inclusiva
EMENTA:
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
OBJETIVO: Este conteúdo traz à tona o conhecimento acerca da Educação Inclusiva, e os processos que permeiam a sua implantação em uma escola, abordando os aspectos histórico, legal, tecnológico e pedagógico.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E NO MUNDO
• Entender a história da Educação Especial no mundo, seus marcos históricos e percurso até os dias atuais.
• Discernir sobre o percurso histórico da Educação Especial no Brasil até os dias de hoje.
• Compreender o percurso da legislação brasileira referente à Educação Especial até os dias atuais.
• Diferenciar a Educação Especial da Educação Inclusiva.
UNIDADE II – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
• Identificar os princípios e fundamentos para a construção de uma escola inclusiva.
• Elaborar as adaptações curriculares para propiciar a aprendizagem de todos os alunos.
• Avaliar os desafios dos professores para implantar e manter uma Educação Inclusiva, discernindo sobre suas dificuldades e as resistências impostas pelo sistema e pela sociedade como um todo.
• Identificar os requisitos curriculares e as competências a serem desenvolvidas no processo de capacitação docente para atuar na Educação Inclusiva.
UNIDADE III – IMPLEMENTANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
• Discernir sobre a realidade e necessidade da educação inclusiva a partir da perspectiva da diversidade presente na escola.
• Aplicar os Parâmetros Curriculares Nacionais na implementação e avaliação da Educação Inclusiva.
• Compreender o papel da equipe multidisciplinar na Educação Inclusiva.
• Promover a parceria entre a família e a escola no processo de inclusão.
UNIDADE IV – TECNOLOGIAS E RECURSOS PARA A INCLUSÃO
• Identificar as tecnologias assistivas necessárias ao processo de inclusão, de acordo com o tipo de deficiência ou transtorno vivenciado pelos atores da comunidade escolar.
• Adaptar o ambiente escolar às necessidades da Educação Inclusiva, identificando os tipos de salas de recursos multifuncionais adequados.
• Comparar o formato e a dinâmica do processo de avaliação tradicional ao da avaliação inclusiva.
• Identificar os tipos de deficiência e transtorno que configuram a necessidade da implementação do processo de Educação Inclusiva, tais como: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.