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Alfabetização e Letramento

Alfabetização e Letramento

EMENTA: O conceito de Alfabetização. A prática alfabetizadora e os processos de apropriação da língua escrita. Métodos de alfabetização. Novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e da escrita: a psicogênese da língua escrita. Estratégias de leitura. Letramento. A linguagem lúdica da criança em relação a sua classe social. 

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o docente para atuar pedagogicamente no processo de aquisição da leitura e da escrita, por meio de métodos e abordagens inerentes à alfabetização e letramento.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ABORDAGEM GERAL

·        Identificar a definição da infância no curso do desenvolvimento.

·        Compreender a história da criança e seus principais marcos.

·        Discernir sobre as concepções da infância ao longo da história.

·         

 

UNIDADE II – AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

·        Descrever o conceito sobre a aquisição da linguagem escrita por meios filosóficos e teóricos.

·        Construir conhecimentos específicos através dos processos que permeiam a apropriação da língua escrita.

·        Identificar como são utilizados os métodos de alfabetização e quais suas principais característica.

·        Aplicar as estratégias da leitura como parte integrante no processo de formação do indivíduo.

 

UNIDADE III – O PROCESSO DE LETRAMENTO

·        Identificar tópicos importantes acerca das intenções de alfabetizar o indivíduo na sua totalidade.

·        Interpretar os novos pontos de vista no processo de ensino-aprendizagem e na aquisição de leitura e de escrita.

·        Interpretar as concepções empiristas e as sociointeracionistas e compreender os impactos delas no ambiente educacional.

·        Aplicar as principais estratégias de leitura com as crianças no processo de alfabetização.

 

UNIDADE IV – LUDICIDADE E TECNOLOGIAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

·        Identificar o funcionamento da linguagem lúdica da criança dentro do seu contexto social.

·        Defender como o uso das tecnologias podem beneficiar o processo de alfabetização e letramento.

·        Prever as principais tendências referentes ao tecnicismo na alfabetização e letramento.

·        Modelar estratégias de leitura para a educação infantil.

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Análise do Discurso

Análise do Discurso

EMENTA: O percurso da Análise do Discurso: da Linguística Imanente à Linguística do Discurso. A Teoria da Enunciação, o jogo entre o EU e o OUTRO. Sujeito do discurso, segundo Beneviste, Bakhtin, Foucault, Pêcheux. Ideologia – de Napoleão à Pêcheux. O interdiscurso, o intradiscurso, a memória discursiva. O dito e o não-dito, as formas do silêncio. As relações entre discursos. 

 

OBJETIVO: A fala humana parece algo simples, onde um não parece ser um simples não, contudo a comunicação humana é extremamente complexa envolve a oralidade e não oralidade. Desta forma o egresso de nosso curso seja possível andar pelo labirinto do discurso desvendado as suas nuances, ele é indicado para professores, psicólogos, gestores de pessoas e todos aqueles que trabalham com pessoas.

 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – LINGUÍSTICA, LÍNGUA E DISCURSO

·        Interpretar as diferenças entre a Linguística Imanente e a Linguística do Discurso.

·        Entender, por meio de exemplos, como a Língua se torna objeto da enunciação para a Linguística Moderna, e como a compreensão da enunciação interfere positivamente na origem da Análise do Discurso.

·        Distinguir a Análise do Discurso enquanto resultante dos estudos que a antecedem, além de assimilar como essa perspectiva amplia as compreensões linguísticas anteriores.

·        Identificar como a Análise do Discurso se tornou uma perspectiva crítica, nos contextos históricos, sociais, econômicos etc., para o estudo da linguagem.

 

UNIDADE II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA ANÁLISE DO DISCURSO

·        Compreender como funcionam   os   critérios   de   enunciação, pragmática, argumentação e discurso.

·        Visualizar o universo da ciência da linguagem, sob as perspectivas teóricas que permeiam o estudo da(s) ideologia(s).

·        Comparar as vertentes da Análise do Discurso: a linha americana (Givón); e a linha francesa (Foucault e Pêcheux).

·        Avaliar como surgiu e Análise Crítica do Discurso e como ela funciona enquanto colaboradora para a visão crítica dos discursos ideologicamente produzidos na sociedade, principalmente aqueles que oprimem sujeitos.

 

UNIDADE III – ASPECTOS TÉCNICOS E IDEOLÓGICOS DO DISCURSO

·        Entender como funciona a questão do Sujeito Discursivo dos analistas do Discurso mais reconhecidos: Benveniste, Authier-Revuz, Bakhtin, Ducrot e Foucault.

·        Identificar como funcionam, dentro do Universo da Análise do Discurso, a Formação Imaginária, bem como a Formação Discursiva.

·        Identificar, na Análise do Discurso por meio de seus estudiosos, qual a relação entre a ideologia e os sujeitos do discurso.

·        Identificar como, para a Análise do Discurso, o Sujeito é entendido em sua forma histórica.

 

UNIDADE IV – TIPOS DE DISCURSO

·        Interpretar como funcionam e como se correlacionam intradiscurso, interdiscurso e a memória discursiva dentro do campo da Análise do Discurso.

·        Reconhecer como a intertextualidade se faz presente enquanto categoria de análise da Análise do Discurso.

·        Identificar outros dispositivos de análise da Análise do Discurso como a Interpretação, compreensão, textualidade e discursividade.

·        Categorizar as relações entre tipologias e discursos por meio da compreensão do discurso autoritário, polêmico e lúdico.

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Andragogia e Educação Profissional

Andragogia e Educação Profissional

EMENTA: Andragogia ciência que media e orienta o adulto a aprender. Trata-se de um conjunto de aprendizagem de adultos em todos os aspectos de um contexto escolar. Tratar da importância da admissão da andragogia na formação docente, como forma de atender a representação e expectativa do público discente adulto. 

 

OBJETIVO: A aprendizagem de adultos ainda é uma área da educação pouco estudada no Brasil, poucos ouviram falar de Andragogia. O nosso objetivo nesse curso é municiar nosso egresso com as ferramentas e conceitos da Andragogia, aplicando-os no ensino profissional, no EJA ou mesmo no ensino superior, se tornando um profissional diferenciado no mercado de trabalho educacional.

 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I - CONCEITOS E PERFIS ANDRAGÓGICOS

·        Entender os conceitos de andragogia e compreender como surgiu a andragogia através da sua síntese histórica.

·        Identificar os princípios da andragogia e as diferenças pedagógicas.

·        Analisar a formação docente diante da andragogia.

·        Descrever o perfil dos alunos e o pedagógico-andrológico.

 

UNIDADE II - SISTEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO VIÉS ANDRAGÓGICO   

·        Descrever as tendências pedagógicas.

·        Interpretar o pensamento político pedagógico sobre a educação de Jovens e Adultos.

·        Identificar a construção de um currículo direcionado para a andragogia.

·        Entender síntese como pode ser construído um currículo andragógico.

 

UNIDADE III - IMPLICAÇÕES SOCIAIS NA ANDRAGOGIA  

·        Entender o surgimento da desigualdade social.

·        Avaliar como a desigualdade social interfere na educação.

·        Explanar sobre o que é a didática direcionada a andragogia.

·        Identificar as melhores formas de aplicação da didática direcionada a Educação de Jovens e Adultos.

 

UNIDADE IV - ANDRAGOGIA MULTIFACETÁRIA 

·        Interpretar sobre a metodologia direcionada ao EJA e o papel do docente.

·        Explicar como os temas transversais influenciam a educação.

·        Listar os modelos de ensino semipresenciais.

·        Identificar como funciona o modelo de ensino a distância.

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Antropologia da Educação

Antropologia da Educação

EMENTA: 
Antropologia da educação: significados, objetivos e relevância. Teorias antropológicas aplicadas a educação. Métodos de pesquisa em antropologia da educação. Cultura, sociedade e educação. Processos educacionais e identidades, socialização, Gênero, Etnia e Educação, equidade e a inclusão, diversidade cultural, educação intercultural: conceitos, importância diversidade cultural na educação. Políticas educacionais: equidade e igualdade, desenvolvimento sustentável, educação do futuro:  transformações sociais, tecnológicas e culturais.

OBJETIVO: Este conteúdo visa promover no estudante o entendimento e a reflexão sobre a Antropologia da Educação, bem como suas contribuições para a compreensão dos processos educativos, valorizando a diversidade cultural, a equidade, a inclusão e a transformação social.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
•    Compreender o significado, os objetivos e a relevância da Antropologia da Educação na compreensão dos processos educativos à luz das perspectivas antropológicas. 
•    Identificar as principais teorias antropológicas aplicadas à educação, suas abordagens e contribuições para a compreensão dos processos educativos, como Margaret Mead, Claude Lévi-Strauss e Pierre Bourdieu.
•    Identificar os principais métodos de pesquisa em Antropologia da Educação, incluindo técnicas como observação participante, entrevistas, análise documental e estudos de caso.
•    Reconhecer a intrínseca relação entre cultura, sociedade e educação, compreendendo como a cultura e os valores sociais influenciam os processos educativos.

UNIDADE II – PROCESSOS EDUCACIONAIS E IDENTIDADES
•    Compreender o papel da socialização na formação das identidades individuais e coletivas.
•    Analisar de forma crítica como as questões de gênero e etnia influenciam os processos educacionais, identificando os estereótipos presentes na educação, as formas de discriminação e desigualdade.
•    Discernir sobre como a educação contribui para a construção das identidades individuais e coletivas.
•    Aplicar estratégias educacionais efetivas que promovam a equidade e a inclusão de todos os estudantes, considerando suas diversas características, necessidades e contextos culturais.

UNIDADE III – EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
•    Definir e compreender os conceitos-chaves da educação intercultural, como diversidade cultural, diálogo intercultural, respeito mútuo, valorização da pluralidade e interação entre culturas.
•    Reconhecer a importância da diversidade cultural na educação, compreendendo como a valorização e a promoção da diversidade cultural contribuem para o enriquecimento do processo educativo.
•    Aplicar as práticas pedagógicas que promovam a valorização e o respeito à diversidade cultural, visando criar ambientes educacionais inclusivos e que reconheçam a pluralidade cultural dos estudantes.
•    Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências interculturais na educação, compreendendo que habilidades como a capacidade de comunicação intercultural, a empatia, a flexibilidade cognitiva, a resolução de conflitos e a consciência cultural são fundamentais para a convivência em sociedades cada vez mais diversificadas.

UNIDADE IV – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
•    Entender as políticas educacionais voltadas para a promoção da equidade e igualdade de oportunidades.
•    Compreender a relação entre educação e desenvolvimento sustentável, reconhecendo como a educação pode desempenhar um papel fundamental na promoção de práticas e valores sustentáveis.
•    Discernir sobre o papel da educação como agente de transformação social e promotor de mudanças, compreendendo que a educação não apenas transmite conhecimentos, mas também tem o poder de influenciar atitudes, valores e comportamentos das pessoas.
•    Vislumbrar e compreender os desafios e perspectivas da educação no futuro, considerando as transformações sociais, tecnológicas e culturais.

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Aprendizagem Criativa

Aprendizagem Criativa

EMENTA: 
Fundamentos da aprendizagem criativa. Teorias e modelos de aprendizagem criativa. Papel do educador na aprendizagem criativa. Ambientes que favorecem a aprendizagem criativa. Ferramentas e estratégias para a aprendizagem criativa. Tecnologias na promoção da criatividade. Métodos e técnicas de ensino criativo. Atividades práticas e projetos criativos. Avaliação da aprendizagem criativa. Desafios e soluções na aprendizagem criativa. Resistências à implementação da aprendizagem criativa. Personalização da aprendizagem. Manter a motivação e o engajamento. Ética e responsabilidade na aprendizagem criativa. Aplicações práticas e futuro da aprendizagem criativa. Casos de sucesso e estudos de caso. Tendências futuras em aprendizagem criativa. Preparando alunos para o futuro. Criando uma comunidade de aprendizagem criativa. 

OBJETIVO: Este conteúdo visa fomentar a aprendizagem criativa em ambientes educacionais, equipando educadores e aprendizes com as ferramentas, estratégias e mindsets necessários para promover a inovação, a resolução criativa de problemas e a expressão pessoal no processo educativo. 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM CRIATIVA 
•    Definir e compreender os princípios fundamentais da aprendizagem criativa.
•    Avaliar diferentes teorias e modelos que sustentam a aprendizagem criativa.
•    Compreender o papel crucial do educador no facilitamento da aprendizagem criativa.
•    Identificar e criar ambientes educacionais que nutram a criatividade.

UNIDADE II – FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS PARA A APRENDIZAGEM CRIATIVA 
•    Explorar como as tecnologias podem ser utilizadas para fomentar a criatividade no processo de aprendizagem.
•    Dominar métodos e técnicas que promovam a aprendizagem criativa.
•    Implementar atividades e projetos que estimulem a criatividade.
•    Compreender estratégias para avaliar de forma justa e eficaz a aprendizagem criativa.

UNIDADE III – DESAFIOS E SOLUÇÕES NA APRENDIZAGEM CRIATIVA
•    Identificar e superar barreiras à implementação da aprendizagem criativa.
•    Aplicar estratégias que personalizem a aprendizagem, respeitando as diferenças individuais.
•    Desenvolver técnicas para manter os alunos motivados e engajados em um ambiente criativo de aprendizagem.
•    Abordar questões éticas e promover a responsabilidade no processo de aprendizagem criativa.

UNIDADE IV – APLICAÇÕES PRÁTICAS E FUTURO DA APRENDIAGEM CRIATIVA
•    Avaliar casos de sucesso e estudos de caso em aprendizagem criativa.
•    Investigar e discutir tendências futuras e inovações em aprendizagem criativa.
•    Aplicar a criatividade em variados contextos futuros.
•    Fomentar a criação de uma comunidade que apoie e promova continuamente a aprendizagem criativa.

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Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação

Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação

EMENTA: Processos interdisciplinares em educação, arte e história da cultura. Transversalidades temáticas e convergências conceituais. Produção de conhecimento interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, seus limites e suas possibilidades para estudos em humanidades. Identificação de epistemologias e metodologias de pesquisa avançada e consolidação do conhecimento contemporâneo. 

 

OBJETIVO: O egresso do curso terá como competências a aplicabilidade dos conhecimentos da neurociência à educação, conseguindo usar os conhecimentos adquiridos para compreender melhor como se dá os processos de ensino e aprendizagem.

 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA NEUROEDUCAÇÃO

·        Interpretar os principais elementos e referências relacionados à produção de conhecimentos na neuroeducação.

·        Identificar as características que permitem considerar a neuroeducação enquanto uma área interdisciplinar.

·        Relacionar neurociência e educação compreendendo os aspectos interdisciplinares.

·        Explicar as relações entre arte, história e cultura na formação em neuroeducação.

 

UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA DA NEUROEDUCAÇÃO: GENÉTICA E HISTÓRICA

·        Apontar e discutir as relações entre ciência e epistemologia.

·        Explicar e categorizar epistemologia.

·        Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Genética de Jean Piaget, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.

·        Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Histórica de Bachelard, outra das principais linhas epistemológicas contemporâneas.

 

UNIDADE III – EPISTEMOLOGIA ARQUEOLÓGICA, RACIONALISTA, CRÍTICA E COGNITIVA

·        Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Arqueológica de Foucault, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.

·        Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Racionalista Crítica de Popper, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.

·        Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Crítica de Habermas, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.

·        Identificar, conceituar e discutir a Psicologia Cognitivista, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.

 

UNIDADE IV – COMPLEXIDADE E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DA NEUROEDUCAÇÃO

·        Identificar, conceituar e discutir a Teoria da Complexidade, uma consistente base epistemológica atual.

·        Identificar, conceituar e discutir a Psicologia Histórica-Cultural, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.

·        Refletir sobre os limites e possibilidades para os estudos e construção do conhecimento na neuroeducação.

·        Refletir sobre os caminhos para produção e pesquisa científica na neuroeducação diante dos conhecimentos discutidos no processo formativo.

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Avaliação Teoria e Prática

Avaliação Teoria e Prática

EMENTA: Estudo dos fundamentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem e de seus estruturantes. Análise dos instrumentos e procedimentos da avaliação da aprendizagem, relacionando-os ao quotidiano das salas da Educação Básica. Reflexão crítica sobre a base teórico-metodológica do processo de avaliação da aprendizagem escolar, a partir do estudo e reflexão sobre os sujeitos, lugares e formas em que este processo se desenvolve. 

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o estudante ou profissional de educação para aplicar os fundamentos e práticas de avaliação da aprendizagem no processo de formação de seus alunos.

 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – AVALIAÇÃO: HISTÓRIA E REFLEXÕES

·        Compreender como se deu, historicamente, o processo de construção de práticas de avaliação da aprendizagem.

·        Identificar os marcos históricos determinantes para o pensamento moderno da avaliação da aprendizagem.

·        Discernir sobre os momentos propícios para a aplicação dos instrumentos avaliativos no processo de formação do indivíduo na escola.

·        Entender os fundamentos epistemológicos que amparam os novos paradigmas da avaliação da aprendizagem.

 

UNIDADE II – AVALIAÇÃO: CONCEITOS E TENDÊNCIAS

·        Discernir sobre as diferenças e relações entre ensino, aprendizagem e avaliação.

·        Compreender os fundamentos e concepções do fracasso escolar, discernindo sobre suas repercussões e formas de solução.

·        Identificar os desafios postos para as instituições educativas na construção de uma nova cultura avaliativa, no contexto do projeto político-pedagógico.

·        Desenvolver instrumentos para a verificação da aprendizagem.

 

UNIDADE III – AVALIAÇÃO SOB O ASPECTO DA GESTÃO E DO PPP

·        Identificar os desafios postos para as instituições educativas na construção de uma nova cultura avaliativa, no contexto do projeto político-pedagógico.

·        Compreender o papel e a importância do projeto político pedagógico no desenvolvimento de práticas avaliativas.

·        Aplicar propostas alternativas de avaliação da aprendizagem ao projeto político pedagógico.

·        Diferenciar critérios de avaliação, formas de registro e de comunicação de resultados.

 

UNIDADE IV – AVALIAÇÃO NA PRÁTICA

·        Identificar os principais instrumentos de avaliação.

·        Analisar propostas alternativas de avaliação da aprendizagem e seus instrumentos.

·        Desenvolver instrumentos práticos de avaliação.

·        Aplicar projetos didáticos em sala de aula, empregando o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem.

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Base Nacional Comum Curricular

Base Nacional Comum Curricular

EMENTA:

Base Nacional Comum Curricular: preceitos legais, fundamentos pedagógicos e caracterização dos diferentes ciclos da Educação Básica. Conteúdos curriculares para os ciclos da Educação Básica. Expectativas de qualidade para o sistema de educação de todo o país.

 

OBJETIVO: O objetivo desta disciplina consiste em capacitar o estudante a entender as características gerais da Base Nacional Comum Curricular e suas propostas para os ciclos da Educação Básica, avaliando criticamente as inúmeras formas de sua aplicação no desenvolvimento curricular.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

 

UNIDADE I – HISTÓRICO E PRECEITOS LEGAIS DA BNCC

·        Compreender o contexto histórico e as várias formas de aplicação dos principais normativos educacionais instituídos desde a Constituição de 1988.

·        Discernir sobre como a legislação educacional brasileira trata de questões étnico-raciais e ampara portadores de necessidades especiais no âmbito das políticas públicas relacionadas à educação.

·        Entender o contexto de formação e os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discernindo sobre sua importância evolutiva para o desenvolvimento da eficácia educacional.

·        Identificar as diferenças e aderências entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos escolares, discernindo sobre até que ponto existe liberdade, flexibilidade e autonomia curricular por parte da instituição de ensino.

 

UNIDADE II – A BNCC E A EDUCAÇÃO INFANTIL

·        Entender como o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento de experiências são garantidos ao público-alvo da Educação Infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

·        Compreender a organização da Educação Infantil segundo a Base Nacional Comum Curricular, aplicando os conceitos de habilidades, objetos de conhecimento, eixos estruturantes, entre outros.

·        Identificar os componentes curriculares possíveis segundo a BNCC para a Educação Infantil.

·        Compreender a importância dos Projetos Políticos Pedagógicos e da formação continuada de professores na Educação Infantil.

 

UNIDADE III – A BNCC E O ENSINO FUNDAMENTAL

·        Entender como o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento de experiências são garantidos ao público-alvo da Ensino Fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

·        Compreender a organização do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) segundo a Base Nacional Comum Curricular, aplicando os conceitos de habilidades, objetos de conhecimento, eixos estruturantes, entre outros.

·        Identificar os componentes curriculares possíveis segundo a BNCC para o Ensino Fundamental.

·        Aplicar os princípios ferramentais do letramento científico nos anos finais do Ensino Fundamental, discernindo sobre sua importância para a formação do aluno.

UNIDADE IV – A BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO

·        Entender a organização do Novo Ensino Médio segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

·        Identificar os componentes curriculares possíveis no Novo Ensino Médio, em conformidade com a BNCC.

·        Discernir sobre a importância do trabalho pedagógico no âmbito do Novo Ensino Médio, entendendo como ele pode ser aplicado por parte da docência e organização escolar como um todo.

·        Avaliar a importância da formação docente para o Novo Ensino Médio, entendendo as várias formas de operacionalização e coordenação deste processo.

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Braille

Braille

EMENTA: 

A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em Braille. Identificação e representação dos caracteres Braille na leitura e escrita de textos. Introdução à simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos no Sistema Braille.

 

OBJETIVO: Voltado a educadores e técnicos que precisam conhecer essa forma de comunicação inclusiva, este componente curricular visa preparar o profissional para aplicar as técnicas de identificação dos códigos para a interpretação de mensagens táteis, contribuindo também para a difusão do sistema Braille de leitura e escrita como um meio de incluir pessoas com deficiência visual na vida em sociedade e no mundo do trabalho.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – SISTEMA BRAILLE

•        Entender a história do braile, discernindo sobre sua importância enquanto linguagem assistiva e inclusiva.

•        Discernir sobre a realidade da pessoa com deficiência visual no Brasil e no mundo.

•        Direcionar as ações a partir das portarias atinentes ao uso do Braile.

•        Compreender a importância do Braille na formação especializada das pessoas que trabalham com cegos.

 

UNIDADE II – TÉCNICAS DE LEITURA E ESCRITA BRAILLE

•        Aplicar a técnica de combinação dos pontos na cela Braille.

•        Entender o uso oficial da grafia Braille na Língua Portuguesa.

•        Identificar letras com diacríticos no braile.

•        Formar frases e reconhecer em pequenos textos a pontuação e os sinais acessórios do braile.

 

UNIDADE III – SISTEMA BRAILLE NA MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO

•        Identificar a simbologia dos algarismos em Braille.

•        Discernir sobre a diferença dos sinais no contexto matemático.

•        Detectar os números em Braille no cotidiano.

•        Aplicar os símbolos do Braile no contexto informático.

 

UNIDADE IV – SISTEMA BRAILLE NA EDUCAÇÃO

•        Aplicar técnicas e métodos de ensino do aluno cego, utilizando o sistema Braille como base metodológica para este fim.

•        Proporcionar recursos tecnológicos assistivos para a ampliação das habilidades funcionais das pessoas com deficiência visual.

•        Aplicar a legislação no que tange a atividade de transcrição para o Braille.

•        Compreender e aplicar as técnicas editoriais para realizar o processo de transcrição, revisão e impressão de textos em Braille.

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Classes e Movimentos Sociais

Classes e Movimentos Sociais

EMENTA: 

Classes sociais no modo de produção capitalista. Classes e consciência de classe. Os processos de lutas. A organização da classe trabalhadora: sindicato e partido.  A centralidade da questão de classes e o sujeito da transformação social. Movimentos sociais no Brasil. Os “novos movimentos sociais” no cenário e suas relações com as opressões de classe, gênero e raça/etnia. Movimentos sociais brasileiros e neoliberalismo.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo abordar os aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais das classes sociais no modo de produção capitalista e os movimentos sociais organizados no Brasil.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – CLASSES SOCIAIS NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

·        Discernir sobre a relação capital-trabalho no modo de produção capitalista.

·        Analisar a constituição das classes no modo de produção capitalista, avaliando seus fundamentos e impactos sociais.

·        Definir os conceitos de consciência social e consciência de classe, discernindo sobre suas diferenças e similitudes.

·        Compreender o conceito de classes sociais segundo Karl Marx, entendendo particularmente as definições de “classe em si” e “classe para si”.

 

UNIDADE II – LUTAS E ORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

·        Analisar os dois reducionismos na análise das lutas de classes: mecanicismo e voluntarismo, discernindo sobre suas diferenças e peculiaridades conceituais e práticas.

·        Definir os conceitos de lutas sindical e revolucionária, lutas de classes e lutas sociais, discernindo sobre suas diferenças e peculiaridades conceituais e práticas.

·        Compreender a organização da classe trabalhadora por meio dos sindicatos e dos partidos, refletindo e emitindo pensamento crítico sobre cada uma dessas formas de organização.

·        Compreender a centralidade da questão de classe, identificando o sujeito da transformação social.

 

UNIDADE III – MOVIMENTOS SOCIAIS E “NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS”

·        Discernir sobre as diferenças e peculiaridades dos movimentos de classe e de libertação nacional.

·        Entender o desenvolvimento dos movimentos sociais clássicos no Brasil, em particular o do movimento sindical, identificando seus marcos históricos e impactos sobre a sociedade.

·        Identificar os chamados “novos movimentos sociais” na América Latina, refletindo e emitindo pensamento crítico sobre sua fundamentação e impactos nas sociedades dos diversos países latino-americanos.

·        Entender os “novos movimentos sociais” sob o ponto de vista de autores como Touraine, Castell e Gohn, discernindo sobre sua fundamentação e impactos sociais.

 

UNIDADE IV – MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS E A OFENSIVA NEOLIBERAL

·        Analisar e avaliar criticamente os movimentos sociais no Brasil, com especial atenção para o MST (movimento dos sem-terra), movimento negro e movimento estudantil, discernindo sobre sua fundamentação e impactos sociais gerados ao longo da história recente.

·        Entender e avaliar os movimentos sociais no Brasil, particularmente o movimento feminista e movimento LGBT.

·        Identificar os movimentos sociais na contemporaneidade decorrentes da ofensiva neoliberal no Brasil.

·        Compreender o projeto do terceiro setor e o conflito entre movimentos sociais e as ONGs (organizações não-governamentais) no Brasil.

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Cultura e Sociedade

Cultura e Sociedade

EMENTA: 

Análise da sociedade brasileira. Raízes da sociedade a égide do Estado Português. Conexão de três culturas diferentes: a nativa, a africana e a europeia. As lutas e conflitos históricos e vigentes. A desigualdade social, racial e de gênero. Peculiaridades étnico-culturais. Valorização da pluralidade e diversidade sociocultural.

 

OBJETIVO:  Este componente curricular visa analisar a história da sociedade brasileira, produzindo novas perspectivas sobre a forma como a sociedade brasileira se constituiu, possibilitando a compreensão do sentido da formação do Brasil, bem como da sociabilidade, da ocupação do espaço e das interações das identidades, apontando para o horizonte de continuidades e descontinuidades nas expressões socioculturais.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – ELEMENTOSCONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE NACIONAL

●       Definir conceitos e discernir sobre a contextualização teórica do processo colonizador no Brasil.

●       Analisar as raízes da sociedade brasileira para o entendimento dos desafios sociais, políticos e econômicos na contemporaneidade.

●       Relacionar as três origens culturais do Brasil colonial: nativa, africana e europeia.

●       Identificar as especificidades da formação social brasileira, relacionando-as com a herança colonial na contemporaneidade.

 

UNIDADE II – ASPECTOSSOCIOCULTURAIS DA COLONIZAÇÃO BRASILEIRA

●       Entender o papel dos colonizadores europeus e suas motivações para a expansão e a conquista territorial do Brasil.

●       Discernir sobre a importância da luta dos povos nativos indígenas pela manutenção da vida em seu território original no Brasil.

●       Compreender a diáspora de povos africanos e a sua escravização no contexto histórico brasileiro.

●       Entender as relações inter-raciais e seus reflexos na desigualdade social brasileira.

 

UNIDADE III – CARACTERÍSTICASDO BRASIL MONÁRQUICO

●       Entender o caráter da sociedade colonial brasileira.

●       Identificar, no processo de industrialização brasileira, o papel do Estado e o significado da “revolução burguesa” no Brasil.

●       Discernir sobre a importância da força de trabalho dos nativos e das populações africanas na constituição da sociedade brasileira.

●       Compreender os rebatimentos na experiência política brasileira que fez surgir o sentido da brasilidade.

 

UNIDADE IV – REPÚBLICA BRASILEIRA E A HERANÇA COLONIAL ESCRAVOCRATA

●       Entender como se processou a consolidação da modernidade urbano-industrial no Brasil.

●       Identificar as principais questões relacionadas à problemática da construção danação brasileira.

●       Compreender as dificuldades de constituição da cidadania democrática e republicana como elementos fundamentais do processo de desenvolvimento econômico, político e social brasileiro.

●       Discernir sobre as características, desafios e tendências da sociedade brasileira contemporânea.

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Currículos e Projetos Pedagógicos

Currículos e Projetos Pedagógicos

EMENTA: 

Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares. 

 

OBJETIVO: 

Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, você poderá desenvolver projetos pedagógicos, programas e currículos educacionais, uma importante atividade no planejamento e estruturação pedagógica de instituições de ensino em todos os níveis e modalidades educacionais.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – CURRÍCULO, BNCC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR

·        Definir os conceitos sobre currículo e sua trajetória histórica.

·        Compreender a estruturação e características de um currículo de educação infantil.

·        Identificar as peculiaridades estruturais de um currículo de educação básica.

·        Discernir sobre a estrutura, as semelhanças e as diferenças entre um currículo de educação profissional e de ensino superior.

 

UNIDADE II – CURRÍCULO: TIPOS E CONCEPÇÕES

·        Compreender sobre a fundamentação teórica do currículo.

·        Interpretar diferentes tipos de currículos e sua influência na aprendizagem.

·        Contrastar a influência das políticas públicas na elaboração do currículo escolar.

·        Reconhecer a importância da formação cidadã no currículo escolar.

 

UNIDADE III – CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E ITINERÁRIOS

·        Analisar as formas de construção de currículos escolares.

·        Interpretar o currículo como forma de ampliar possibilidades de convivência social e profissional.

·        Organizar o itinerário formativo às características locais e ao Projeto Político Pedagógico.

·        Desenvolver as formas de definir cargas horárias curriculares.

 

UNIDADE IV – PROJETOS PEDAGÓGICOS

·        Identificar as diferentes conceitualizações do projeto pedagógico em função do currículo.

·        Interpretar a estruturação de um projeto pedagógico curricular.

·        Explorar possibilidades na construção de um projeto pedagógico curricular.

·        Compreender e aplicar as diretrizes da nova BNCC, entendendo os caminhos que construíram.

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Didática

Didática

EMENTA: 
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

OBJETIVO: Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, o educador conhecerá de forma abrangente as teorias, história e os diversos aspectos relacionados à didática no contexto do processo ensino-aprendizagem, aplicando técnicas e fundamentos para a maximizar a eficiência cognitiva de seus alunos. 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – TEORIAS E HISTÓRIA DA DIDÁTICA
•    Explicar a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos.
•    Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática.
•    Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas.
•    Reconhecer as acepções e processos da educação.

UNIDADE II – DIDÁTICA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
•    Interpretar a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais.
•    Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula.
•    Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica.
•    Explicar as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento.

UNIDADE III – APRENDIZAGEM E CONTEÚDO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
•    Interpretar as principais teorias de aprendizagem.
•    Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento.
•    Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula.
•    Explicar a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos.

UNIDADE IV – PLANEJAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
•    Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino.
•    Interpretar a importância da avaliação na educação.
•    Reconhecer os diferentes tipos de planejamento.
•    Identificar importantes aspectos do planejamento curricular

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Didática do Ensino Superior

Didática do Ensino Superior

EMENTA: 

A didática no ensino superior. Papel da didática na formação do professor e na construção da identidade docente. Tendências pedagógicas na prática do ensino superior. Função da didática como elemento organizador de fatores que influem no processo de ensino e aprendizagem e na elaboração do planejamento de ensino. Planejamento, organização do processo ensino/aprendizagem e avaliação.

 

OBJETIVO: 

O objetivo deste componente curricular é munir o professor das ferramentas necessárias para atuar na docência do ensino superior, abordando sobretudo a didática no processo de ensino-aprendizagem.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR E O DOCENTE

·        Compreender a didática no ensino superior.

·        Entender a relação da prática educativa com a sociedade.

·        Discernir sobre a importância da didática na formação de professores do ensino superior.

·        Relacionar a didática com a construção da identidade docente no ensino superior.

 

UNIDADE II – DIDÁTICA E O PROCESSO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR

·        Entender a didática como atividade pedagógica no ensino superior.

·        Identificar os elementos do processo didático.

·        Avaliar as tendências pedagógicas no campo da didática.

·        Aplicar a didática a tarefa dos professores no ensino superior.

 

UNIDADE III – PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO NÍVEL SUPERIOR

·        Identificar as características do processo de ensino em nível superior.

·        Aplicar os processos educativos, discernindo sobre o ensino e a aprendizagem.

·        Identificar a estrutura e os componentes do processo de ensino superior.

·        Entender o caráter educativo no processo de ensino-aprendizagem em nível superior.

 

UNIDADE IV – AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO NO ENSINO SUPERIOR

·        Aplicar técnicas e práticas avaliativas no ensino superior.

·        Identificar as características e propriedades da avaliação no ensino superior.

·        Perceber a importância do planejamento escolar para o ensino superior.

·        Identificar os requisitos para o planejamento escolar no ensino superior.

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Educação a Distância e Novas Modalidades de Ensino

Educação a Distância e Novas Modalidades de Ensino

EMENTA: 
Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação. 

OBJETIVO: 
A finalidade deste componente curricular é capacitar o professor a exercer a docência no mundo da educação a distância, inteirando-o acerca das novas tecnologias e metodologias que permeiam esta modalidade de ensino e aprendizagem.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO HÍBRIDO
•    Conceituar e diferenciar as diversas modalidades educacionais, da presencial às submodalidades da EAD.
•    Conhecer a história da EAD, compreendendo sua evolução e expansão no Brasil e no mundo.
•    Entender a legislação e a regulamentação da EAD no ensino superior.
•    Entender a legislação e a regulamentação da EAD na educação básica e profissional de nível médio/técnico.

UNIDADE II – PLATAFORMAS EAD E A GESTÃO DO CONTEÚDO
•    Conhecer os diversos tipos de plataformas para EAD e seus recursos síncronos e assíncronos.
•    Criar cursos e disciplinas e postar conteúdos para acesso por parte dos estudantes.
•    Gerenciar estudantes em turmas, fóruns, chats e salas de webinars.
•    Aplicar e corrigir atividades e questionários para estudantes.

UNIDADE III – DESIGN DE CONTEÚDOS E RECURSOS DIDÁTICOS
•    Exercer o papel de designer educacional.
•    Compreender o processo de curadoria e autoria de conteúdo para EAD.
•    Identificar os diversos tipos de objetos de aprendizagem e seus repositórios, aplicando-os a cada contexto educacional.
•    Comparar e avaliar os diversos recursos didáticos quanto as suas aplicabilidades contextualizadas.

UNIDADE IV – A TUTORIA, OS DESAFIOS E AS TENDÊNCIAS DA EAD
•    Exercer as funções de tutor e aplicar as técnicas e boas práticas de tutoria nos mais diversos cenários e contextos da EAD.
•    Aplicar técnicas e ferramentas de EAD no ensino presencial e no modelo híbrido, ressignificando o papel do professor.
•    Planejar e executar ações para implantação da EAD nas instituições educacionais.
•    Discernir sobre tendências e movimentos para a construção de novas modalidades educacionais.

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Educação das Relações Étnico-Raciais

Educação das Relações Étnico-Raciais

EMENTA: 
Introdução à Educação Étnico-Racial. Fundamentos legais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Histórias, culturas e sociedades africanas. O negro na sociedade brasileira. Literatura africana e afro-brasileira. Relações raciais no Brasil com recorte racial. Contribuições da matriz africana nas artes brasileiras. Resistência negra no Brasil. Literatura africana e afro-brasileira. Arte e cultura africana e afro-brasileira. Culturas indígenas no Brasil. Metodologia de Ensino em Educação para as relações étnico-raciais. Raça, currículo e práxis pedagógicos.

OBJETIVO: 
Este conteúdo tenta sedimentar importantes conceitos e reflexões sobre a diversidade étnico-racial e cultural da sociedade brasileira, e como a educação tem um papel fundamental para atenuar os extremismos, preconceitos e injustiças que possam ser cometidas em sala de aula e no dia a dia do cidadão que formamos para esta sociedade.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICO-RACIAL
•    Entender a diversidade cultural como característica da nossa formação humana e nacional.
•    Reconhecer a importância o discurso pedagógico da diversidade.
•    Compreender a dinâmica e as bases da educação étnico-racial.
•    Identificar os fundamentos legais para a educação das relações étnico-raciais.

UNIDADE II – A FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DO BRASIL
•    Reconhecer o contato com a realidade de outro: histórias, culturas e sociedades africanas (literatura, arte, língua e cultura africanas e afro-brasileiras).
•    Definir o outro: o negro na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições da matriz africana nas artes brasileiras e resistência negra no Brasil.
•    Discernir sobre o contato com a realidade do outro: histórias, culturas e sociedades ameríndias e os diversos povos indígenas do brasil: culturas indígenas no Brasil (literatura, arte, língua e cultura indígenas brasileiras).
•    Enxergar o outro: os povos indígenas na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições dos povos indígenas nas artes brasileiras e resistência indígena no brasil.

UNIDADE III – DIVERSIDADE CULTURAL
•    Entender a diversidade cultural e o respeito às diferenças sob os pontos de vista ambiental ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.
•    Interpretar a diversidade cultural brasileira na prática docente.
•    Desenvolver uma prática pedagógica que contemple o outro e suas semelhanças e diferenças.
•    Discernir sobre a necessidade de repensar o papel do educador diante da diversidade cultural.

UNIDADE IV – RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO
•    Reconhecer a escola como espaço privilegiado de encontro das diferenças.
•    Aplicar a metodologia de ensino em educação para as relações étnico-raciais.
•    Produzir uma educação voltada às relações étnico-raciais.
•    Planejar currículos e práxis pedagógicas voltados à diversidade cultural e étnico-racial.

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Educação de Jovens e Adultos

Educação de Jovens e Adultos

EMENTA: 
Pensamento político pedagógico ao longo da história. Prática docente na EJA. Interdisciplinaridade e interculturalidade na EJA. Letramento digital na EJA. Métodos de ensino na EJA. PROEJA. Programa EJATEC.

OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade inserir o educador no universo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando aspectos relacionados às diretrizes da BNCC e a fatores pedagógicos.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
•    Compreender a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
•    Discernir sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos como uma das modalidades da Educação Básica a partir da sua evolução histórica.
•    Entender o papel da EJA no processo da inclusão social.
•    Compreender o processo de alfabetização dos jovens e adultos, enfatizando a importância de uma didática e uso de metodologias adequadas.

UNIDADE II – CONTEÚDOS E PRÁTICAS DOCENTES NA EJA
•    Entender como se processa a prática docente na EJA, na perspectiva da produção do saber e o desenvolvimento da cidadania.
•    Selecionar conteúdos contextualizados, significativos e relevantes para o alunado da EJA, visando à diminuição da desigualdade social, através da contextualização com sua realidade.
•    Identificar a diferença entre pedagogia e andragogia.
•    Articular as etapas de um projeto de ensino, baseado em um tema gerador, aplicando os conceitos de interdisciplinaridade e interculturalidade.

UNIDADE III – TECNOLOGIAS APLICADAS À EJA
•    Relacionar a EJA e a Educação a Distância (EaD) por meio dos momentos históricos (correspondência, rádio, televisão e internet).
•    Identificar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) mais adequadas para a EJA, e como pode elas podem melhor contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.
•    Implementar o letramento digital como possibilidade dos jovens e adultos, e dos alunos da EJA, serem inseridos no mundo globalizado e informatizado, através da gestão de conhecimento.
•    Aplicar os métodos adotados na EJA, inclusive os métodos semipresenciais e a distância de ensino.

UNIDADE IV – NÍVEIS DE ENSINO NA EJA
•    Discernir sobre a importância da articulação entre a EJA e o preparo do aprendente para o trabalho.
•    Desenvolver propostas curriculares para EJA, das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.
•    Compreender a trajetória do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional e sua relação com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
•    Entender a dinâmica e os objetivos do Programa EJATEC, ofertado no Ensino Médio da modalidade EJA, articulado à oferta de Cursos Técnicos Profissionalizantes a Distância.

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Educação e Tecnologias

Educação e Tecnologias

EMENTA: 

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

 

OBJETIVO: 

Este componente curricular visa atualizar o estudante ou profissional da área educacional e/ou tecnológica acerca das ferramentas e processos inovadores aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – A INFLUÊNCIA DA TIC NA EDUCAÇÃO

·        Definir Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs.

·        Associar as TICs e ao processo educacional.

·        Relacionar a hipermídia com a educação, compreendendo a importância da psicologia da aprendizagem.

·        Discernir sobre a importância da televisão nos processos escolares.

 

UNIDADE II – A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO

·        Relacionar as Tecnologias da Informação e comunicação – TICs com a sociedade.

·        Definir o conceito de comunicação, cultura, mídia e subjetividade.

·        Compreender as TICs no cenário da sociedade da informação e no processo educacional.

·        Discernir sobre as novas tecnologias da informação e comunicação.

 

UNIDADE III – GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM

·        Compreender a história do videogame ao longo das gerações.

·        Definir o conceito de gamificação e sua aplicabilidade na educação.

·        Identificar os vários aplicativos destinados ao processo de ensino-aprendizagem.

·        Aplicar as principais metodologias na conceção e criação de games educacionais.

 

UNIDADE IV – METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROEDUCAÇÃO

·        Compreender o conceito e a aplicabilidade das metodologias ativas de aprendizagem, vislumbrando a aplicação das TICs.

·        Aplicar os conceitos da sala de aula invertida no contexto do ensino híbrido.

·        Entender e aplicar a metodologia ativa da aprendizagem por projetos e estudos de caso.

·        Discernir sobre a neuroeducação e sua aplicação no aprimoramento das metodologias ativas de aprendizagem.

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Educação em Direitos Humanos

Educação em Direitos Humanos

EMENTA: 
Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.

OBJETIVO: 
Esta disciplina visa capacitar educadores, em todos os níveis de ensino, a aplicar o conhecimento sobre direitos humanos na educação formal e não-formal.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
•    Apontar as delimitações teóricas e metodológicas da educação em direitos humanos.
•    Identificar os Tratados internacionais de direitos humanos.
•    Reconhecer a educação em direitos humanos e o contexto brasileiro.
•    Refletir sobre a educação em direitos humanos na contemporaneidade.

UNIDADE II – REGULAMENTAÇÃO E DIRETRIZES DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO
•    Explicar a regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira.
•    Analisar as perspectivas legais e os desafios da educação em direitos humanos.
•    Identificar as diretrizes nacionais para educação em direitos humanos: dimensões e princípios.
•    Analisar os Direitos humanos nas matrizes curriculares e projetos pedagógicos do ensino básico ao superior.

UNIDADE III – METODOLOGIA DO ENSINO DE DIREITOS HUMANOS
•    Identificar de propostas metodológicas para se trabalhar a educação em direitos humanos.
•    Definir os direitos humanos no ensino fundamental.
•    Definir os direitos humanos no ensino médio e na educação profissional.
•    Definir os direitos humanos no ensino superior.

UNIDADE IV – CONTEÚDO EDUCACIONAL DE DIREITOS HUMANOS
•    Refletir sobre a Educação em Direitos Humanos na Educação não escolar.
•    Reconhecer a educação para paz como uma proposta de Educação em Direitos Humanos.
•    Interpretar a educação em valores como uma proposta de Educação em Direitos Humanos.
•    Identificar as tendências da Educação em Direitos Humanos.

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Educação Inclusiva

Educação Inclusiva

EMENTA: 
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

OBJETIVO: Este conteúdo traz à tona o conhecimento acerca da Educação Inclusiva, e os processos que permeiam a sua implantação em uma escola, abordando os aspectos histórico, legal, tecnológico e pedagógico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E NO MUNDO
•    Entender a história da Educação Especial no mundo, seus marcos históricos e percurso até os dias atuais.
•    Discernir sobre o percurso histórico da Educação Especial no Brasil até os dias de hoje.
•    Compreender o percurso da legislação brasileira referente à Educação Especial até os dias atuais.
•    Diferenciar a Educação Especial da Educação Inclusiva.

UNIDADE II – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
•    Identificar os princípios e fundamentos para a construção de uma escola inclusiva.
•    Elaborar as adaptações curriculares para propiciar a aprendizagem de todos os alunos.
•    Avaliar os desafios dos professores para implantar e manter uma Educação Inclusiva, discernindo sobre suas dificuldades e as resistências impostas pelo sistema e pela sociedade como um todo.
•    Identificar os requisitos curriculares e as competências a serem desenvolvidas no processo de capacitação docente para atuar na Educação Inclusiva.

UNIDADE III – IMPLEMENTANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
•    Discernir sobre a realidade e necessidade da educação inclusiva a partir da perspectiva da diversidade presente na escola.
•    Aplicar os Parâmetros Curriculares Nacionais na implementação e avaliação da Educação Inclusiva.
•    Compreender o papel da equipe multidisciplinar na Educação Inclusiva. 
•    Promover a parceria entre a família e a escola no processo de inclusão.

UNIDADE IV – TECNOLOGIAS E RECURSOS PARA A INCLUSÃO
•    Identificar as tecnologias assistivas necessárias ao processo de inclusão, de acordo com o tipo de deficiência ou transtorno vivenciado pelos atores da comunidade escolar.
•    Adaptar o ambiente escolar às necessidades da Educação Inclusiva, identificando os tipos de salas de recursos multifuncionais adequados.
•    Comparar o formato e a dinâmica do processo de avaliação tradicional ao da avaliação inclusiva.
•    Identificar os tipos de deficiência e transtorno que configuram a necessidade da implementação do processo de Educação Inclusiva, tais como: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

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