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Meio Ambiente

Higiene Ocupacional e Prevenção de Riscos Ambientais

Higiene Ocupacional e Prevenção de Riscos Ambientais

EMENTA: 
Origens históricas da higiene ocupacional; Conceitos básicos relacionados a higiene Pessoal. Profissional de higiene ocupacional; Legislação em higiene ocupacional. Avaliação da exposição aos agentes ambientais. Riscos Físicos. Riscos químicos. Riscos Biológicos. Ruído. Temperatura. Agentes Químicos. Espaços Confinados. Radiação. Pressões anormais e Ergonomia no trabalho.

OBJETIVO: 
Esta disciplina tem por finalidade preparar o profissional de segurança do trabalho a lidar com a higiene ocupacional e os riscos ambientais, capacitando-o a aplicar técnicas de prevenção e mitigação desses riscos.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – HIGIENE OCUPACIONAL: HISTÓRIA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO
•    Compreender as bases teórica e prática que sustentam a higiene ocupacional desde sua origem histórica.
•    Discernir sobre os conceitos relacionados à definição da higiene ocupacional.
•    Definir as atribuições e características de um profissional atuante na área de higiene pessoal.
•    Reconhecer as implicações legais relacionadas à prática dos preceitos da higiene ocupacional.

UNIDADE II – RISCOS AMBIENTAIS: FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
•    Aplicar técnicas de prevenção quanto aos riscos ambientais considerando a classificação, fatores determinantes de exposição, características e estratégias de avaliação destes.
•    Reconhecer e diferenciar os riscos físicos no contexto da higiene ocupacional.
•    Identificar os tipos de agentes químicos e suas unidades de medida e classificação.
•    Discernir sobre os riscos biológicos a partir de sua classificação no contexto da higiene ocupacional.

UNIDADE III – RISCOS AMBIENTAIS: RUÍDOS, TEMPERATURAS E VIBRAÇÕES
•    Compreender as implicações da propagação do ruído na higiene ocupacional.
•    Avaliar o ruído ocupacional a partir de limites de tolerância e da legislação aplicável.
•    Avaliar a exposição a temperaturas e os limites de tolerância na exposição ao calor e ao frio.
•    Entender o impacto das vibrações no ambiente ocupacional e suas formas de controle.

UNIDADE IV – AGENTES QUÍMICOS, TRABALHO CONFINADO, RADIAÇÃO E PRESSÃO
•    Entender as definições básicas relacionadas a agentes químicos e sua classificação.
•    Avaliar os riscos e limites de tolerância à exposição de agentes químicos atribuídos pela legislação em vigor.
•    Avaliar a atmosfera, o espaço confinado e as radiações e pressões anormais. 
•    Compreender aspectos genéricos da ergonomia no ambiente ocupacional. 

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Energias Renováveis

Energias Renováveis

EMENTA: 

Energia e economia mundial. Energia nuclear. Importância da geração termoelétrica. Geração de energia eólica. Geração distribuída e fotovoltaica. Energia geotérmica. Hidrogênio como combustível das células. Energia das marés. Energia hidroelétrica. Vantagens e desvantagens da geração hidroelétrica.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem como objetivo expor, discutir e gerar conhecimento em torno das energias renováveis e suas fontes.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – ENERGIA NUCLEAR E AS TERMOELÉTRICAS

·        Identificar a relação de energia elétrica com o desenvolvimento de um país. 

·        Explicar como funciona a geração de energia termoelétrica a partir de combustíveis renováveis.

·        Identificar os diferentes tipos de geração de energia termoelétrica.

·        Explicar os diferentes tipos de geração, como biomassa, energia nuclear e combustíveis fósseis.

 

UNIDADE II – ENERGIA EÓLICA E FOTOVOLTAICA

·        Identificar e entender o funcionamento da geração de energia elétrica a partir da energia eólica.

·        Identificar e entender o funcionamento da geração de energia elétrica a partir da energia fotovoltaica.

·        Explicar as vantagens e desvantagens de cada sistema de geração assim como seus desafios futuros.

·        Identificar e entender as vantagens e desvantagens da geração eólica e fotovoltaica.

 

UNIDADE III – ENERGIA GEOTÉRMICA

·        Identificar e entender as energias alternativas: geotérmica, célula a combustível e maremotriz.

·        Identificar e entender o funcionamento da célula combustível e o uso do hidrogênio.

·        Explicar as vantagens e desvantagens de cada sistema de geração assim como seus desafios futuros. 

·        Identificar e entender as energias das marés e seu impacto ambiental. 

 

UNIDADE IV – ENERGIA HIDROELÉTRICA

·        Identificar e entender as usinas hidroelétricas e aprender os itens que devem ser considerados em um projeto de usina hidroelétrica.

·        Identificar e entender o funcionamento das usinas hidroelétricas e os tipos de turbinas que transformam a energia potencial da água em energia elétrica.

·        Explicar as vantagens deste sistema de geração assim como seus desafios futuros. 

·        Apontar as desvantagens da geração hidroelétrica.

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Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

EMENTA: 

Licenciamento ambiental como instrumento da Política Ambiental. Licença e autorização. Competência para licenciar. Atividades a serem licenciadas. As etapas do licenciamento ambiental.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade gerar competências e habilidades gerenciais na área de gestão ambiental, abordando os principais procedimentos, documentação e métodos de redução de impactos ambientais, entre outros aspectos relacionados à profissão.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – LICENCIAMENTO AMBIENTAL

·        Entender as definições e os tipos de licenciamento ambiental.

·        Aplicar procedimentos para licenciar um empreendimento.

·        Acompanhar e controlar os prazos de validade das licenças ambientais e suas condicionantes.

·        Discernir sobre a importância da fiscalização e do monitoramento para o licenciamento ambiental.

 

UNIDADE II – LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO AMBIENTAL

·        Compreender a legislação ambiental em vigor no Brasil.

·        Interpretar a Lei de Crimes Ambientais e suas aplicações.

·        Identificar as principais conferências sobre o meio ambiente identificando sua importância para as políticas ambientais.

·        Discernir sobre a aplicabilidade do desenvolvimento sustentável e sua finalidade.

 

UNIDADE III – TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO AMBIENTAL

·        Definir o conceito de Gestão Ambiental.

·        Identificar as principais ferramentas do SGA – Sistema de Gestão Ambiental.

·        Entender as características e aplicações da NORMA ISO14000.

·        Produzir o Global Reporting Iniciative.

 

UNIDADE IV – CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

·        Elaborar uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).

·        Desenvolver um Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

·        Distinguir Plano e Relatório de Controle Ambiental.

·        Criar um Plano de Gestão Ambiental.

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Gerenciamento dos Aspectos e Impactos Ambientais

Gerenciamento dos Aspectos e Impactos Ambientais

EMENTA: 

História e Evolução da Gestão Ambiental. Introdução: Principais Conceitos e Definições. Normatização e Legislação Ambiental. Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. Programas Ambientais. Noções Riscos Ambientais. Esboços de Mapas de Riscos Ambientais. Coleta Seletiva. Prevenção e Proteção dos Riscos Ambientais.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por finalidade capacitar o profissional de meio ambiente e ciências afins a lidar com os impactos decorrentes da degradação do ecossistema ambiental, avaliando, relatando e documentando esses impactos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – GESTÃO AMBIENTAL E A NORMA ISO-14001

·        Interpretar os fundamentos e surgimento da gestão ambiental.

·        Identificar os principais riscos e acidentes ambientais.

·        Explicar sobre os sistemas de gestão ambiental e sua importância.

·        Avaliar a NORMA ISO 14001 e seus principais impactos na organização.

 

 

UNIDADE II – SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

·        Interpretar como funciona o desenvolvimento sustentável.

·        Explicar os fatores da sustentabilidade.

·        Identificar as estratégias para o planejamento da sustentabilidade.

·        Avaliar a responsabilidade social frente as organizações.

 

 

UNIDADE III – IMPACTO AMBIENTAL

·        Interpretar os conceitos dos levantamentos dos aspectos e impactos ambientais.

·        Identificar os tipos de impactos ambientais, considerando diferentes óticas de ocorrência.

·        Avaliar de maneira geral o licenciamento ambiental no Brasil.

·        Explicar sobre os estudos e relatórios de impacto ambiental, com seus conceitos, diretrizes e pontos fundamentais.

 

 

UNIDADE IV – PLANOS, PROGRAMAS E GERENCIAMENTO AMBIENTAL

·        Interpretar como funciona os planos e programas ambientais.

·        Identificar os procedimentos de gestão de resíduos sólidos.

·        Identificar os procedimentos de gestão de recursos hídricos.

·        Explicar e avaliar os controles ambientais.

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Tratamento de Resíduos Sólidos

Tratamento de Resíduos Sólidos

EMENTA: 
Conceitos. Tipos de resíduos. Caracterização dos resíduos. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Metodologias e técnicas de minimização, reciclagem e reutilização. Acondicionamento, coleta, transporte. Processos de tratamento. Processo de disposição final. Legislação ambiental. Gerenciamento de resíduos especiais.

OBJETIVO: Este conteúdo tem como objetivo propiciar o conhecimento sobre os diferentes tipos de resíduos sólidos, sua classificação, problemática ambiental, possibilidades de gerenciamento adequado e desafios tecnológicos a serem superados, entendendo a logística de armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos diversos. 
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – ENTENDENDO OS RESÍDUOS E SUA PROBLEMÁTICA
•    Classificar os tipos de resíduos com base em suas características físicas e funcionais.
•    Diferenciar lixo de resíduos sólidos.
•    Discernir sobre a problemática da geração de resíduos.
•    Identificar a avaliar os impactos dos resíduos de serviço de saúde, embalagens de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias, resíduos da construção civil, óleos lubrificantes, óleo vegetal e lâmpadas.

UNIDADE II – POLÍTICA E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
•    Compreender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sua importância e história.
•    Analisar as características físicas, químicas e biológicas dos resíduos.
•    Classificar os resíduos de acordo com a origem.
•    Aplicar as técnicas de gerenciamento integrado dos resíduos sólidos.

UNIDADE III – A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
•    Elaborar planos de gerenciamento de resíduos sólidos industriais.
•    Aplicar a coleta seletiva, compreendendo o seu amparo legal.
•    Caracterizar os principais tipos de resíduos e especificidades acerca da reciclagem (plástico, papel, vidro, metal e material orgânico);
•    Comparar os programas de coleta seletiva em empresas e municípios.

UNIDADE IV – O PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
•    Aplicar os processos de tratamento de resíduos sólidos por meio de compostagem e de usina de reciclagem.
•    Definir o conceito e aplicar as técnicas de tratamento e destino final de resíduos.
•    Processar resíduos sólidos domiciliares especiais (pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus) e da construção civil.
•    Realizar o tratamento de resíduos de serviço de saúde.

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Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade

Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade

EMENTA: 

A evolução da consciência ambiental. Novos padrões ambientais. Economia ambiental e aspectos regionais do meio ambiente no Brasil. Valoração ambiental e instrumentos econômicos para a gestão ambiental. Tomada de decisão ambiental na perspectiva pública. Sistema de gestão ambiental. Fundamentos de ecologia: princípios e conceitos. O meio ambiente como campo de conflitos sociais na defesa dos interesses difusos; as questões ambientais globais e acordos internacionais. O desenvolvimento sustentável: concepções e conceitos.

 

OBJETIVO: 

Este conteúdo se aplica a todas as áreas profissionais e de conhecimento, tendo por finalidade levar o aluno à reflexão sobre a importância do meio ambiente para o desenvolvimento social sustentável, um requisito fundamental para a nova economia que ora se estabelece no Brasil e no mundo.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE

·        Interpretar como funciona o Meio ambiente.

·        Explicar os conceitos fundamentais da Ecologia.

·        Identificar e solucionar processos relacionados à construção da consciência ambiental.

·        Reconhecer os novos padrões ambientais.

 

UNIDADE II – DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

·        Interpretar a relevância do conceito de Desenvolvimento Ambiental.

·        Explicar os conceitos fundamentais da Economia ambiental.

·        Permear o tema da valoração ambiental.

·        Apontar instrumentos econômicos para gestão ambiental.

 

UNIDADE III – GESTÃO AMBIENTAL

·        Apontar a relevância do conceito de Gestão Ambiental e a sua importância para alcance da sustentabilidade.

·        Explicar os conceitos fundamentais e o funcionamento dos sistemas de gestão ambiental.

·        Identificar a atuação e o papel do poder público para promoção da gestão ambiental.

·        Reconhecer as políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

 

UNIDADE IV – SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

·        Explicar a relevância do conceito de sustentabilidade.

·        Apontar os conceitos fundamentais e o funcionamento do desenvolvimento sustentável.

·        Identificar a sociologia e filosofia presente no Meio Ambiente e Sociedade e suas concepções globais e sociais.

·        Explicar a educação ambiental.

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Combate e Prevenção de Incêndios e Pânicos

Combate e Prevenção de Incêndios e Pânicos

EMENTA: 
Conceitos iniciais de prevenção de incêndio e pânicos. Conceitos, elementos, formas de propagação, pontos e temperaturas do fogo. Classes e causa de incêndio. Métodos de extinção e resistência dos materiais ao fogo. Formas de proteção contra incêndio. Prevenção de incêndio. Projetos. Instruções e Planos de atendimento a emergência. Brigadas de combate e segurança contra incêndio. Primeiros Socorros. 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional da área de segurança do trabalho e outras afins, a dominar as técnicas prevencionistas e de combate a incêndios e situações de pânico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO FOGO E DO INCÊNDIO
•    Compreender o conceito, histórico e normas regulamentadoras de prevenção de incêndio e pânicos.
•    Aplicar a teoria do fogo e suas especificidades.
•    Diagnosticar os pontos de temperaturas importantes, identificando as classes e causas de incêndio e pânico.
•    Analisar os métodos de extinção do fogo, resistência dos materiais ao fogo e a explosividade.

UNIDADE II – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO CONTRA INDÊNDIOS E PÂNICOS
•    Classificar os equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio e pânico.
•    Manusear e aplicar equipamentos de proteção coletiva como: hidrantes, mangotinhos e chuveiros automáticos.
•    Utilizar extintores de incêndio e as escadas enclausuradas, aplicando-os a cada situação de emergência.
•    Descrever as saídas, alarmes e iluminação de emergência, interpretando e projetando a sinalização de rotas de fuga.

UNIDADE III – SISTEMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
•    Identificar os requisitos funcionais na segurança de um edifício e a central de gases combustíveis.
•    Aplicar os procedimentos de análise preditivas técnicas sobre situações de risco.
•    Examinar o isolamento de risco e a carga de incêndio e pânico das edificações.
•    Diferenciar e descrever os sistemas preventivos móvel e fixo.

UNIDADE IV – PROJETOS PREVENCIONISTAS E PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA
•    Discutir a tramitação de projetos de prevenção de incêndios e pânicos.
•    Aplicar as instruções em casos de emergência e o plano de atendimento a emergências.
•    Capacitar a brigada de combate a incêndio e pânicos e quanto às vistorias de segurança aplicáveis.
•    Aplicar os procedimentos de primeiros socorros a vítimas de incêndio.

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Monitoramento e Controle da Poluição Ambiental

Monitoramento e Controle da Poluição Ambiental

EMENTA: Introdução ao monitoramento ambiental. Caracterização do ambiente. Tipos de poluição ambiental. Técnicas e equipamentos de monitoramento ambiental. Monitoramento das águas superficiais e subterrâneas. Fontes de poluição da água e seus impactos. Técnicas de amostragem para as águas superficiais. Controle de qualidade e monitoramento biológico da água. Monitoramento e controle da qualidade do ar. Estrutura e composição da atmosfera. Fontes de poluição do ar e seus impactos. Qualidade do ar e padrões de emissão. Monitoramento do solo. Características do solo. Parâmetros a serem analisados para solos contaminados. Medidas de controle da poluição do solo.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo propiciar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades nas atividades de monitoramento associadas à poluição da água, do ar e do solo, bem como capacitar o estudante ou profissional a compreender e manipular as variáveis e parâmetros utilizados na análise de da qualidade da água, do ar e do solo.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO MONITORAMENTO AMBIENTAL

·       Definir os principais conceitos relacionados ao meio ambiente e aos processos de monitoramento ambiental.

·       Discernir sobre as principais características do meio ambiente.

·       Classificar a poluição ambiental quanto aos seus tipos, contextualizando cada um deles na geografia contemporânea do planeta e do país.

·       Identificar as principais técnicas e equipamentos utilizados no monitoramento da poluição ambiental.

UNIDADE II – MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

·       Aplicar as técnicas, processos e equipamentos para o monitoramento das águas superficiais e subterrâneas.

·       Identificar as fontes de poluição da água e seus impactos.

·       Utilizar as técnicas de amostragem para a análise das águas superficiais.

·       Avaliar a qualidade da água, utilizando indicadores e técnicas de controle de qualidade e monitoramento biológico.

UNIDADE III – MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DO AR

·       Aplicar as técnicas, processos e equipamentos para o monitoramento e controle da qualidade do ar.

·       Compreender a estrutura e a composição da atmosfera planetária da Terra.

·       Identificar as fontes de poluição do ar e seus impactos.

·       Analisar a qualidade do ar de acordo com seus padrões de emissão.

UNIDADE IV – MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DO SOLO

·       Aplicar as técnicas, processos e equipamentos para o monitoramento do solo.

·       Compreender a estrutura, a composição e as características do solo.

·       Identificar os principais parâmetros e variáveis a serem analisados para diagnosticar contaminação em solos.

·       Aplicar as medidas de controle de poluição aos solos.

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Logística Aplicada a Aquicultura e a Industria da Pesca

Logística Aplicada a Aquicultura e a Industria da Pesca

EMENTA: 

Logística na Aquicultura e na Indústria da Pesca:  Conceitos Fundamentais. Cadeia de Suprimentos em Aquicultura e Pesca. Logística de Transporte Marítimo. Sustentabilidade. Práticas de Armazenagem. Gestão de Estoque. Controle de Qualidade e Segurança Alimentar. Tecnologia e Inovação na Armazenagem. Distribuição e Logística de Entrega. Roteirização e Planejamento de Entrega. Distribuição Urbana Sustentável. Logística Reversa na Indústria da Pesca e Aquicultura. Gestão de Frota e Monitoramento de Entregas. Gerenciamento de Crises e Estratégias de Melhoria Contínua. Plano de Contingência. Avaliação de Desempenho Logístico. Inovação na Logística de Pesca e Aquicultura. Avaliação Final e Certificação.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa fornecer ao aluno conhecimentos, habilidades e competências relacionados a utilização dos conceitos e boas práticas da logística aplicada à aquicultura e à indústria da pesca, a fim de promover a eficiência operacional, a sustentabilidade, a qualidade dos produtos e a segurança em toda a cadeia produtiva desses setores.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – PRINCIPIOS DA LOGÍSTICA NA AQUICULTURA E NA PESCA

·     Definir os conceitos fundamentais da logística contextualizados nas áreas de aquicultura e indústria da pesca.

·     Mapear a cadeia de suprimentos específica da aquicultura e da indústria da pesca.

·     Aplicar os métodos de transporte marítimo relevantes para a logística na pesca e aquicultura.

·     Compreender a importância da sustentabilidade na logística da indústria da pesca e da aquicultura.

 

UNIDADE II – ARMAZENAGEM E GESTÃO DE ESTOQUES EM AQUICULTURA E PESCA

·     Discernir sobre as melhores práticas de armazenagem de produtos relacionados à aquicultura e pesca.

·     Aplicar técnicas de gestão de estoques específicas para aquicultura e pesca.

·     Compreender os padrões de qualidade e segurança alimentar na armazenagem de produtos pesqueiros e da aquicultura como um todo.

·     Entender as inovações tecnológicas na armazenagem de produtos de aquicultura e pesca.

 

UNIDADE III – DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA DE ENTREGA NA INDÚSTRIA PESQUEIRA E AQUICULTURA

·     Realizar o planejamento de rotas eficazes para a distribuição de produtos da indústria da pesca e aquicultura.

·     Aplicar estratégias de distribuição urbana sustentável no contexto da indústria da pesca e aquicultura.

·     Compreender a importância da logística reversa na gestão de resíduos da indústria da pesca e aquicultura.

·     Utilizar sistemas de gestão de frota e monitoramento de entregas na indústria da pesca e aquicultura.

 

UNIDADE IV – GERENCIAMENTO DE CRISES E MELHORIA CONTÍNUA NA INDÚSTRIA PESQUEIRA E AQUICULTURA

·     Desenvolver planos de contingência para crises na logística da pesca e aquicultura.

·     Avaliar o desempenho da logística da pesca e aquicultura, identificando áreas de melhoria.

·     Empregar estratégias inovadoras para aprimorar a logística na indústria pesqueira e aquicultura.

·     Identificar oportunidades de melhoria contínua em processos e operações relacionados à aquicultura e à indústria da pesca.

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