Higiene Ocupacional e Prevenção de Riscos Ambientais
EMENTA:
Origens históricas da higiene ocupacional; Conceitos básicos relacionados a higiene Pessoal. Profissional de higiene ocupacional; Legislação em higiene ocupacional. Avaliação da exposição aos agentes ambientais. Riscos Físicos. Riscos químicos. Riscos Biológicos. Ruído. Temperatura. Agentes Químicos. Espaços Confinados. Radiação. Pressões anormais e Ergonomia no trabalho.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por finalidade preparar o profissional de segurança do trabalho a lidar com a higiene ocupacional e os riscos ambientais, capacitando-o a aplicar técnicas de prevenção e mitigação desses riscos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – HIGIENE OCUPACIONAL: HISTÓRIA, CONCEITOS E LEGISLAÇÃO
• Compreender as bases teórica e prática que sustentam a higiene ocupacional desde sua origem histórica.
• Discernir sobre os conceitos relacionados à definição da higiene ocupacional.
• Definir as atribuições e características de um profissional atuante na área de higiene pessoal.
• Reconhecer as implicações legais relacionadas à prática dos preceitos da higiene ocupacional.
UNIDADE II – RISCOS AMBIENTAIS: FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
• Aplicar técnicas de prevenção quanto aos riscos ambientais considerando a classificação, fatores determinantes de exposição, características e estratégias de avaliação destes.
• Reconhecer e diferenciar os riscos físicos no contexto da higiene ocupacional.
• Identificar os tipos de agentes químicos e suas unidades de medida e classificação.
• Discernir sobre os riscos biológicos a partir de sua classificação no contexto da higiene ocupacional.
UNIDADE III – RISCOS AMBIENTAIS: RUÍDOS, TEMPERATURAS E VIBRAÇÕES
• Compreender as implicações da propagação do ruído na higiene ocupacional.
• Avaliar o ruído ocupacional a partir de limites de tolerância e da legislação aplicável.
• Avaliar a exposição a temperaturas e os limites de tolerância na exposição ao calor e ao frio.
• Entender o impacto das vibrações no ambiente ocupacional e suas formas de controle.
UNIDADE IV – AGENTES QUÍMICOS, TRABALHO CONFINADO, RADIAÇÃO E PRESSÃO
• Entender as definições básicas relacionadas a agentes químicos e sua classificação.
• Avaliar os riscos e limites de tolerância à exposição de agentes químicos atribuídos pela legislação em vigor.
• Avaliar a atmosfera, o espaço confinado e as radiações e pressões anormais.
• Compreender aspectos genéricos da ergonomia no ambiente ocupacional.
Energias Renováveis
EMENTA:
Energia e economia mundial. Energia nuclear. Importância da geração termoelétrica. Geração de energia eólica. Geração distribuída e fotovoltaica. Energia geotérmica. Hidrogênio como combustível das células. Energia das marés. Energia hidroelétrica. Vantagens e desvantagens da geração hidroelétrica.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem como objetivo expor, discutir e gerar conhecimento em torno das energias renováveis e suas fontes.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ENERGIA NUCLEAR E AS TERMOELÉTRICAS
· Identificar a relação de energia elétrica com o desenvolvimento de um país.
· Explicar como funciona a geração de energia termoelétrica a partir de combustíveis renováveis.
· Identificar os diferentes tipos de geração de energia termoelétrica.
· Explicar os diferentes tipos de geração, como biomassa, energia nuclear e combustíveis fósseis.
UNIDADE II – ENERGIA EÓLICA E FOTOVOLTAICA
· Identificar e entender o funcionamento da geração de energia elétrica a partir da energia eólica.
· Identificar e entender o funcionamento da geração de energia elétrica a partir da energia fotovoltaica.
· Explicar as vantagens e desvantagens de cada sistema de geração assim como seus desafios futuros.
· Identificar e entender as vantagens e desvantagens da geração eólica e fotovoltaica.
UNIDADE III – ENERGIA GEOTÉRMICA
· Identificar e entender as energias alternativas: geotérmica, célula a combustível e maremotriz.
· Identificar e entender o funcionamento da célula combustível e o uso do hidrogênio.
· Explicar as vantagens e desvantagens de cada sistema de geração assim como seus desafios futuros.
· Identificar e entender as energias das marés e seu impacto ambiental.
UNIDADE IV – ENERGIA HIDROELÉTRICA
· Identificar e entender as usinas hidroelétricas e aprender os itens que devem ser considerados em um projeto de usina hidroelétrica.
· Identificar e entender o funcionamento das usinas hidroelétricas e os tipos de turbinas que transformam a energia potencial da água em energia elétrica.
· Explicar as vantagens deste sistema de geração assim como seus desafios futuros.
· Apontar as desvantagens da geração hidroelétrica.
Gestão Ambiental
EMENTA:
Licenciamento ambiental como instrumento da Política Ambiental. Licença e autorização. Competência para licenciar. Atividades a serem licenciadas. As etapas do licenciamento ambiental.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade gerar competências e habilidades gerenciais na área de gestão ambiental, abordando os principais procedimentos, documentação e métodos de redução de impactos ambientais, entre outros aspectos relacionados à profissão.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – LICENCIAMENTO AMBIENTAL
· Entender as definições e os tipos de licenciamento ambiental.
· Aplicar procedimentos para licenciar um empreendimento.
· Acompanhar e controlar os prazos de validade das licenças ambientais e suas condicionantes.
· Discernir sobre a importância da fiscalização e do monitoramento para o licenciamento ambiental.
UNIDADE II – LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO AMBIENTAL
· Compreender a legislação ambiental em vigor no Brasil.
· Interpretar a Lei de Crimes Ambientais e suas aplicações.
· Identificar as principais conferências sobre o meio ambiente identificando sua importância para as políticas ambientais.
· Discernir sobre a aplicabilidade do desenvolvimento sustentável e sua finalidade.
UNIDADE III – TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO AMBIENTAL
· Definir o conceito de Gestão Ambiental.
· Identificar as principais ferramentas do SGA – Sistema de Gestão Ambiental.
· Entender as características e aplicações da NORMA ISO14000.
· Produzir o Global Reporting Iniciative.
UNIDADE IV – CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
· Elaborar uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).
· Desenvolver um Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
· Distinguir Plano e Relatório de Controle Ambiental.
· Criar um Plano de Gestão Ambiental.
Gerenciamento dos Aspectos e Impactos Ambientais
EMENTA:
História e Evolução da Gestão Ambiental. Introdução: Principais Conceitos e Definições. Normatização e Legislação Ambiental. Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. Programas Ambientais. Noções Riscos Ambientais. Esboços de Mapas de Riscos Ambientais. Coleta Seletiva. Prevenção e Proteção dos Riscos Ambientais.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por finalidade capacitar o profissional de meio ambiente e ciências afins a lidar com os impactos decorrentes da degradação do ecossistema ambiental, avaliando, relatando e documentando esses impactos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – GESTÃO AMBIENTAL E A NORMA ISO-14001
· Interpretar os fundamentos e surgimento da gestão ambiental.
· Identificar os principais riscos e acidentes ambientais.
· Explicar sobre os sistemas de gestão ambiental e sua importância.
· Avaliar a NORMA ISO 14001 e seus principais impactos na organização.
UNIDADE II – SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
· Interpretar como funciona o desenvolvimento sustentável.
· Explicar os fatores da sustentabilidade.
· Identificar as estratégias para o planejamento da sustentabilidade.
· Avaliar a responsabilidade social frente as organizações.
UNIDADE III – IMPACTO AMBIENTAL
· Interpretar os conceitos dos levantamentos dos aspectos e impactos ambientais.
· Identificar os tipos de impactos ambientais, considerando diferentes óticas de ocorrência.
· Avaliar de maneira geral o licenciamento ambiental no Brasil.
· Explicar sobre os estudos e relatórios de impacto ambiental, com seus conceitos, diretrizes e pontos fundamentais.
UNIDADE IV – PLANOS, PROGRAMAS E GERENCIAMENTO AMBIENTAL
· Interpretar como funciona os planos e programas ambientais.
· Identificar os procedimentos de gestão de resíduos sólidos.
· Identificar os procedimentos de gestão de recursos hídricos.
· Explicar e avaliar os controles ambientais.
Tratamento de Resíduos Sólidos
EMENTA:
Conceitos. Tipos de resíduos. Caracterização dos resíduos. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Metodologias e técnicas de minimização, reciclagem e reutilização. Acondicionamento, coleta, transporte. Processos de tratamento. Processo de disposição final. Legislação ambiental. Gerenciamento de resíduos especiais.
OBJETIVO: Este conteúdo tem como objetivo propiciar o conhecimento sobre os diferentes tipos de resíduos sólidos, sua classificação, problemática ambiental, possibilidades de gerenciamento adequado e desafios tecnológicos a serem superados, entendendo a logística de armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos diversos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ENTENDENDO OS RESÍDUOS E SUA PROBLEMÁTICA
• Classificar os tipos de resíduos com base em suas características físicas e funcionais.
• Diferenciar lixo de resíduos sólidos.
• Discernir sobre a problemática da geração de resíduos.
• Identificar a avaliar os impactos dos resíduos de serviço de saúde, embalagens de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias, resíduos da construção civil, óleos lubrificantes, óleo vegetal e lâmpadas.
UNIDADE II – POLÍTICA E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
• Compreender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sua importância e história.
• Analisar as características físicas, químicas e biológicas dos resíduos.
• Classificar os resíduos de acordo com a origem.
• Aplicar as técnicas de gerenciamento integrado dos resíduos sólidos.
UNIDADE III – A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
• Elaborar planos de gerenciamento de resíduos sólidos industriais.
• Aplicar a coleta seletiva, compreendendo o seu amparo legal.
• Caracterizar os principais tipos de resíduos e especificidades acerca da reciclagem (plástico, papel, vidro, metal e material orgânico);
• Comparar os programas de coleta seletiva em empresas e municípios.
UNIDADE IV – O PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
• Aplicar os processos de tratamento de resíduos sólidos por meio de compostagem e de usina de reciclagem.
• Definir o conceito e aplicar as técnicas de tratamento e destino final de resíduos.
• Processar resíduos sólidos domiciliares especiais (pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus) e da construção civil.
• Realizar o tratamento de resíduos de serviço de saúde.
Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade
EMENTA:
A evolução da consciência ambiental. Novos padrões ambientais. Economia ambiental e aspectos regionais do meio ambiente no Brasil. Valoração ambiental e instrumentos econômicos para a gestão ambiental. Tomada de decisão ambiental na perspectiva pública. Sistema de gestão ambiental. Fundamentos de ecologia: princípios e conceitos. O meio ambiente como campo de conflitos sociais na defesa dos interesses difusos; as questões ambientais globais e acordos internacionais. O desenvolvimento sustentável: concepções e conceitos.
OBJETIVO:
Este conteúdo se aplica a todas as áreas profissionais e de conhecimento, tendo por finalidade levar o aluno à reflexão sobre a importância do meio ambiente para o desenvolvimento social sustentável, um requisito fundamental para a nova economia que ora se estabelece no Brasil e no mundo.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE
· Interpretar como funciona o Meio ambiente.
· Explicar os conceitos fundamentais da Ecologia.
· Identificar e solucionar processos relacionados à construção da consciência ambiental.
· Reconhecer os novos padrões ambientais.
UNIDADE II – DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
· Interpretar a relevância do conceito de Desenvolvimento Ambiental.
· Explicar os conceitos fundamentais da Economia ambiental.
· Permear o tema da valoração ambiental.
· Apontar instrumentos econômicos para gestão ambiental.
UNIDADE III – GESTÃO AMBIENTAL
· Apontar a relevância do conceito de Gestão Ambiental e a sua importância para alcance da sustentabilidade.
· Explicar os conceitos fundamentais e o funcionamento dos sistemas de gestão ambiental.
· Identificar a atuação e o papel do poder público para promoção da gestão ambiental.
· Reconhecer as políticas públicas voltadas ao meio ambiente.
UNIDADE IV – SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
· Explicar a relevância do conceito de sustentabilidade.
· Apontar os conceitos fundamentais e o funcionamento do desenvolvimento sustentável.
· Identificar a sociologia e filosofia presente no Meio Ambiente e Sociedade e suas concepções globais e sociais.
· Explicar a educação ambiental.
Combate e Prevenção de Incêndios e Pânicos
EMENTA:
Conceitos iniciais de prevenção de incêndio e pânicos. Conceitos, elementos, formas de propagação, pontos e temperaturas do fogo. Classes e causa de incêndio. Métodos de extinção e resistência dos materiais ao fogo. Formas de proteção contra incêndio. Prevenção de incêndio. Projetos. Instruções e Planos de atendimento a emergência. Brigadas de combate e segurança contra incêndio. Primeiros Socorros.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional da área de segurança do trabalho e outras afins, a dominar as técnicas prevencionistas e de combate a incêndios e situações de pânico.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO FOGO E DO INCÊNDIO
• Compreender o conceito, histórico e normas regulamentadoras de prevenção de incêndio e pânicos.
• Aplicar a teoria do fogo e suas especificidades.
• Diagnosticar os pontos de temperaturas importantes, identificando as classes e causas de incêndio e pânico.
• Analisar os métodos de extinção do fogo, resistência dos materiais ao fogo e a explosividade.
UNIDADE II – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO CONTRA INDÊNDIOS E PÂNICOS
• Classificar os equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio e pânico.
• Manusear e aplicar equipamentos de proteção coletiva como: hidrantes, mangotinhos e chuveiros automáticos.
• Utilizar extintores de incêndio e as escadas enclausuradas, aplicando-os a cada situação de emergência.
• Descrever as saídas, alarmes e iluminação de emergência, interpretando e projetando a sinalização de rotas de fuga.
UNIDADE III – SISTEMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
• Identificar os requisitos funcionais na segurança de um edifício e a central de gases combustíveis.
• Aplicar os procedimentos de análise preditivas técnicas sobre situações de risco.
• Examinar o isolamento de risco e a carga de incêndio e pânico das edificações.
• Diferenciar e descrever os sistemas preventivos móvel e fixo.
UNIDADE IV – PROJETOS PREVENCIONISTAS E PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA
• Discutir a tramitação de projetos de prevenção de incêndios e pânicos.
• Aplicar as instruções em casos de emergência e o plano de atendimento a emergências.
• Capacitar a brigada de combate a incêndio e pânicos e quanto às vistorias de segurança aplicáveis.
• Aplicar os procedimentos de primeiros socorros a vítimas de incêndio.
Monitoramento e Controle da Poluição Ambiental
EMENTA: Introdução ao monitoramento ambiental. Caracterização do ambiente. Tipos de poluição ambiental. Técnicas e equipamentos de monitoramento ambiental. Monitoramento das águas superficiais e subterrâneas. Fontes de poluição da água e seus impactos. Técnicas de amostragem para as águas superficiais. Controle de qualidade e monitoramento biológico da água. Monitoramento e controle da qualidade do ar. Estrutura e composição da atmosfera. Fontes de poluição do ar e seus impactos. Qualidade do ar e padrões de emissão. Monitoramento do solo. Características do solo. Parâmetros a serem analisados para solos contaminados. Medidas de controle da poluição do solo.
OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo propiciar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades nas atividades de monitoramento associadas à poluição da água, do ar e do solo, bem como capacitar o estudante ou profissional a compreender e manipular as variáveis e parâmetros utilizados na análise de da qualidade da água, do ar e do solo.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO MONITORAMENTO AMBIENTAL
· Definir os principais conceitos relacionados ao meio ambiente e aos processos de monitoramento ambiental.
· Discernir sobre as principais características do meio ambiente.
· Classificar a poluição ambiental quanto aos seus tipos, contextualizando cada um deles na geografia contemporânea do planeta e do país.
· Identificar as principais técnicas e equipamentos utilizados no monitoramento da poluição ambiental.
UNIDADE II – MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
· Aplicar as técnicas, processos e equipamentos para o monitoramento das águas superficiais e subterrâneas.
· Identificar as fontes de poluição da água e seus impactos.
· Utilizar as técnicas de amostragem para a análise das águas superficiais.
· Avaliar a qualidade da água, utilizando indicadores e técnicas de controle de qualidade e monitoramento biológico.
UNIDADE III – MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DO AR
· Aplicar as técnicas, processos e equipamentos para o monitoramento e controle da qualidade do ar.
· Compreender a estrutura e a composição da atmosfera planetária da Terra.
· Identificar as fontes de poluição do ar e seus impactos.
· Analisar a qualidade do ar de acordo com seus padrões de emissão.
UNIDADE IV – MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO DO SOLO
· Aplicar as técnicas, processos e equipamentos para o monitoramento do solo.
· Compreender a estrutura, a composição e as características do solo.
· Identificar os principais parâmetros e variáveis a serem analisados para diagnosticar contaminação em solos.
· Aplicar as medidas de controle de poluição aos solos.
Logística Aplicada a Aquicultura e a Industria da Pesca
EMENTA:
Logística na Aquicultura e na Indústria da Pesca: Conceitos Fundamentais. Cadeia de Suprimentos em Aquicultura e Pesca. Logística de Transporte Marítimo. Sustentabilidade. Práticas de Armazenagem. Gestão de Estoque. Controle de Qualidade e Segurança Alimentar. Tecnologia e Inovação na Armazenagem. Distribuição e Logística de Entrega. Roteirização e Planejamento de Entrega. Distribuição Urbana Sustentável. Logística Reversa na Indústria da Pesca e Aquicultura. Gestão de Frota e Monitoramento de Entregas. Gerenciamento de Crises e Estratégias de Melhoria Contínua. Plano de Contingência. Avaliação de Desempenho Logístico. Inovação na Logística de Pesca e Aquicultura. Avaliação Final e Certificação.
OBJETIVO: Esta disciplina visa fornecer ao aluno conhecimentos, habilidades e competências relacionados a utilização dos conceitos e boas práticas da logística aplicada à aquicultura e à indústria da pesca, a fim de promover a eficiência operacional, a sustentabilidade, a qualidade dos produtos e a segurança em toda a cadeia produtiva desses setores.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PRINCIPIOS DA LOGÍSTICA NA AQUICULTURA E NA PESCA
· Definir os conceitos fundamentais da logística contextualizados nas áreas de aquicultura e indústria da pesca.
· Mapear a cadeia de suprimentos específica da aquicultura e da indústria da pesca.
· Aplicar os métodos de transporte marítimo relevantes para a logística na pesca e aquicultura.
· Compreender a importância da sustentabilidade na logística da indústria da pesca e da aquicultura.
UNIDADE II – ARMAZENAGEM E GESTÃO DE ESTOQUES EM AQUICULTURA E PESCA
· Discernir sobre as melhores práticas de armazenagem de produtos relacionados à aquicultura e pesca.
· Aplicar técnicas de gestão de estoques específicas para aquicultura e pesca.
· Compreender os padrões de qualidade e segurança alimentar na armazenagem de produtos pesqueiros e da aquicultura como um todo.
· Entender as inovações tecnológicas na armazenagem de produtos de aquicultura e pesca.
UNIDADE III – DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA DE ENTREGA NA INDÚSTRIA PESQUEIRA E AQUICULTURA
· Realizar o planejamento de rotas eficazes para a distribuição de produtos da indústria da pesca e aquicultura.
· Aplicar estratégias de distribuição urbana sustentável no contexto da indústria da pesca e aquicultura.
· Compreender a importância da logística reversa na gestão de resíduos da indústria da pesca e aquicultura.
· Utilizar sistemas de gestão de frota e monitoramento de entregas na indústria da pesca e aquicultura.
UNIDADE IV – GERENCIAMENTO DE CRISES E MELHORIA CONTÍNUA NA INDÚSTRIA PESQUEIRA E AQUICULTURA
· Desenvolver planos de contingência para crises na logística da pesca e aquicultura.
· Avaliar o desempenho da logística da pesca e aquicultura, identificando áreas de melhoria.
· Empregar estratégias inovadoras para aprimorar a logística na indústria pesqueira e aquicultura.
· Identificar oportunidades de melhoria contínua em processos e operações relacionados à aquicultura e à indústria da pesca.