Semiótica
EMENTA:
Fundamentos da Comunicação e elementos da teoria semiótica que dão suporte à análise comunicativa.
OBJETIVO: Este componente curricular visa empoderar estudantes e profissionais de design, arquitetura e ciências afins, dos fundamentos da semiótica, capacitando-os a aplicar seus conceitos nas diversas situações do cotidiano profissional.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA SEMIÓTICA
• Definir os conceitos de Linguagem, Signo e Semiótica, compreendendo sua aplicação nos diversos campos profissionais afins.
• Entender a dinâmica das significações e dos sentidos suscitados pelos signos, a partir da perspectiva peirceana, isto é, de Charles Sanders Peirce (1839-1914), principal expoente da ciência denominada Semiótica.
• Compreender o modelo triádico do signo, a saber: o signo, o objeto e o interpretante.
• Classificar e subdividir o signo em subpartes a partir da tríade: semiótica sintática, semântica e pragmática.
UNIDADE II – A FENOMENOLOGIA DA SEMIÓTICA
• Entender como a fenomenologia da semiótica se constituiu como ponto de partida para Peirce chegar aos três graus de fenômenos dos signos.
• Classificar e compreender os três graus de fenômenos dos signos: primeiridade, secundidade e terceiridade.
• Definir conceitos e compreender a fenomenologia dos componentes da segunda tricotomia, a saber: ícone, índice e símbolo; relacionando-os, respectivamente, aos seus graus fenomenológicos.
• Executar e entender o passo-a-passo prático da análise de um signo a partir da observação de seus graus fenomenológicos e fundamentos.
UNIDADE III – SEMIÓTICA, IDEOLOGIA E O PRODUTO
• Discernir sobre a ideologia segundo Karl Marx como base para novas abordagens semióticas.
• Relacionar o conceito de ideologia e aos signos e, consequentemente, à semiótica.
• Entender a relação da ideia do produto com o signo.
• Compreender as dimensões da comunicação de um produto segundo a semiótica.
UNIDADE IV – DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO SEGUNDO A SEMIÓTICA
• Definir o conceito e entender as implicações da dimensão sintática da comunicação de um produto, à luz da semiótica.
• Compreender a dimensão semântica da comunicação de um produto e suas implicações, segundo a semiótica.
• Entender as implicações e aplicações da dimensão pragmática na comunicação semiótica.
• Aplicar estratégias de solução para a problematização das relações entre as dimensões da comunicação segundo a semiótica, discernindo sobre as melhores práticas de aplicação desses conceitos em situações do mundo real.
Psicologia do Desenvolvimento
EMENTA:
Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
OBJETIVO: Este conteúdo tem por finalidade capacitar o aprendente ou profissional da área de educação no que diz respeito à compreensão do processo de desenvolvimento da aprendizagem à luz da psiquê humana, aplicando as teorias e fundamentos da psicologia no desenvolvimento do ser humano, desde a infância até a fase adulta.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
• Compreender a importância do histórico da psicologia.
• Identificar o surgimento da psicologia enquanto ciência.
• Reconhecer a evolução do objeto de estudo da psicologia.
• Esquematizar as principais escolas fundadoras da psicologia.
UNIDADE II – PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
• Recordar os marcos históricos da psicologia da educação.
• Diferenciar as concepções acerca da psicologia da educação.
• Enunciar as diferentes implicações pedagógicas inerentes às diferentes concepções.
• Examinar as bases da psicopedagogia e da neuropsicopedagogia.
UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO, TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
• Diferenciar os fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo humano.
• Identificar os processos cognitivos que constituem o ser humano.
• Esclarecer os possíveis transtornos mentais em consonância com a aprendizagem.
• Compreender e diagnosticar distúrbios fisiológicos mais relevantes para o processo de desenvolvimento da aprendizagem.
UNIDADE IV – DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
• Distinguir entre as principais abordagens da psicologia moderna.
• Discernir sobre o desenvolvimento psíquico da criança.
• Acompanhar o desenvolvimento psíquico na adolescência.
• Acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem na vida adulta.