Skip to main content
syngenta.bnecursos.com.br
  • Home
  • More
English ‎(en)‎
English ‎(en)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Log in
syngenta.bnecursos.com.br
Home
  1. Courses
  2. Psicologia Comportamental

Psicologia Comportamental

Semiótica

Semiótica

EMENTA: 
Fundamentos da Comunicação e elementos da teoria semiótica que dão suporte à análise comunicativa. 

OBJETIVO: Este componente curricular visa empoderar estudantes e profissionais de design, arquitetura e ciências afins, dos fundamentos da semiótica, capacitando-os a aplicar seus conceitos nas diversas situações do cotidiano profissional.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA SEMIÓTICA
•    Definir os conceitos de Linguagem, Signo e Semiótica, compreendendo sua aplicação nos diversos campos profissionais afins.
•    Entender a dinâmica das significações e dos sentidos suscitados pelos signos, a partir da perspectiva peirceana, isto é, de Charles Sanders Peirce (1839-1914), principal expoente da ciência denominada Semiótica.
•    Compreender o modelo triádico do signo, a saber: o signo, o objeto e o interpretante.
•    Classificar e subdividir o signo em subpartes a partir da tríade: semiótica sintática, semântica e pragmática.

UNIDADE II – A FENOMENOLOGIA DA SEMIÓTICA
•    Entender como a fenomenologia da semiótica se constituiu como ponto de partida para Peirce chegar aos três graus de fenômenos dos signos.
•    Classificar e compreender os três graus de fenômenos dos signos: primeiridade, secundidade e terceiridade.
•    Definir conceitos e compreender a fenomenologia dos componentes da segunda tricotomia, a saber: ícone, índice e símbolo; relacionando-os, respectivamente, aos seus graus fenomenológicos.
•    Executar e entender o passo-a-passo prático da análise de um signo a partir da observação de seus graus fenomenológicos e fundamentos.

UNIDADE III – SEMIÓTICA, IDEOLOGIA E O PRODUTO
•    Discernir sobre a ideologia segundo Karl Marx como base para novas abordagens semióticas.
•    Relacionar o conceito de ideologia e aos signos e, consequentemente, à semiótica.
•    Entender a relação da ideia do produto com o signo.
•    Compreender as dimensões da comunicação de um produto segundo a semiótica.

UNIDADE IV – DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO SEGUNDO A SEMIÓTICA
•    Definir o conceito e entender as implicações da dimensão sintática da comunicação de um produto, à luz da semiótica.
•    Compreender a dimensão semântica da comunicação de um produto e suas implicações, segundo a semiótica.
•    Entender as implicações e aplicações da dimensão pragmática na comunicação semiótica. 
•    Aplicar estratégias de solução para a problematização das relações entre as dimensões da comunicação segundo a semiótica, discernindo sobre as melhores práticas de aplicação desses conceitos em situações do mundo real.

Go to the course

Psicologia do Desenvolvimento

Psicologia do Desenvolvimento

EMENTA: 
Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. 

OBJETIVO: Este conteúdo tem por finalidade capacitar o aprendente ou profissional da área de educação no que diz respeito à compreensão do processo de desenvolvimento da aprendizagem à luz da psiquê humana, aplicando as teorias e fundamentos da psicologia no desenvolvimento do ser humano, desde a infância até a fase adulta. 

 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
•    Compreender a importância do histórico da psicologia.
•    Identificar o surgimento da psicologia enquanto ciência.
•    Reconhecer a evolução do objeto de estudo da psicologia.
•    Esquematizar as principais escolas fundadoras da psicologia.

UNIDADE II – PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
•    Recordar os marcos históricos da psicologia da educação.
•    Diferenciar as concepções acerca da psicologia da educação.
•    Enunciar as diferentes implicações pedagógicas inerentes às diferentes concepções.
•    Examinar as bases da psicopedagogia e da neuropsicopedagogia.

UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO, TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
•    Diferenciar os fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo humano.
•    Identificar os processos cognitivos que constituem o ser humano.
•    Esclarecer os possíveis transtornos mentais em consonância com a aprendizagem.
•    Compreender e diagnosticar distúrbios fisiológicos mais relevantes para o processo de desenvolvimento da aprendizagem.

UNIDADE IV – DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
•    Distinguir entre as principais abordagens da psicologia moderna.
•    Discernir sobre o desenvolvimento psíquico da criança.
•    Acompanhar o desenvolvimento psíquico na adolescência.
•    Acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem na vida adulta.

Go to the course
You are not logged in. (Log in)
Data retention summary
Get the mobile app
Powered by Moodle