Análise de Mercado: Tendências, Comportamentos e Movimentos
EMENTA: Análise de mercado. A formação profissional e seus desafios. Planejamento de carreira. Empreendedorismo. Tendências tecnológicas e suas implicações. Redes sociais. Cidades inteligentes e internet das coisas. O cenário econômico e suas implicações. Habilidades sociais
OBJETIVO: Este componente curricular tem por finalidade formar o futurista, ou seja, prover ao profissional de qualquer área de atuação científica ou tecnológica uma sóbria visão sobre o mundo contemporâneo, lançando olhares sobre os caminhos do futuro, vislumbrando as possibilidade de novos negócios e investimentos no cenário da economia criativa.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ANALISANDO O MERCADO CONTEMPORÂNEO
• Definir os conceitos e entender as características do mercado de hoje.
• Identificar os maiores desafios do mercado contemporâneo.
• Entender a profissionalização do mercado e sua evolução desde a revolução industrial.
• Discernir sobre os principais desafios da modernização do trabalho e suas implicações.
UNIDADE II – CARREIRAS, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
• Compreender os desafios, a importância e as oportunidades geradas pela formação profissional.
• Planejar a carreira considerando a globalização e a economia vigente.
• Discernir sobre a inovação em tempo de mudanças.
• Entender os conceitos da área de empreendedorismo e os principais desafios do empreendedor no mercado presente.
UNIDADE III – A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
• Prospectar e avaliar as principais tendências tecnológicas, seus desafios e oportunidades.
• Entender os desafios e oportunidades gerados a partir da imensidão de dados complexos e das tecnologias de big data e inteligência artificial que regem o mercado atual.
• Discernir sobre a importância, oportunidades e desafios que as redes sociais oferecem para o mercado e para a carreira profissional.
• Avaliar os principais problemas e oportunidades no contexto de Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas, ou seja, um cenário onde tudo e todos estão conectados.
UNIDADE IV – O COMPORTAMENTO HUMANO E SUAS TENDÊNCIAS
• Reconhecer a problemática do cenário econômico e suas implicações em tempos de mudanças.
• Identificar as principais habilidades sociais, entendendo como elas são importantes para o profissional da atualidade.
• Avaliar os aspectos relacionados ao comportamento humano, especialmente no campo das emoções, que podem fazer a diferença no mercado.
• Entender como tecnologia e a sociedade se relacionam, discernindo sobre o impacto tecnológico sobre os costumes e comportamentos do ser humano.
Análise de Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos
EMENTA: Conceitos e definições de projetos. Importância dos projetos nas organizações. Gestão estratégica de projetos. Controle e monitoramento de projetos. Importância do planejamento para a viabilidade de projetos. Viabilidade econômica e financeira de um projeto.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo preparar o estudante ou profissional de qualquer área a aplicar os conceitos e fundamentos da gestão estratégica de projetos, tornando-se capaz de avaliar a sua viabilidade econômica e financeira.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS SOBRE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
• Definir os conceitos e definições sobre os projetos nas empresas.
• Compreender como funciona o gerenciamento de projetos.
• Identificar a importância dos projetos nas organizações.
• Entender qual o papel do gestor nos projetos organizacionais.
UNIDADE II – GESTÃO ESTRATÉGICA DE INFORMAÇÃO E DE PROJETOS
• Discernir sobre a importância da gestão estratégica de projetos.
• Aplicar as técnicas de avaliação e seleção de projetos.
• Utilizar as técnicas de gestão da informação para projetos.
• Compreender as principais estruturas de gestão da informação e de projetos.
UNIDADE III – CONTROLE E MONITORAMENTO DE QUALIDADE, AQUISIÇÕES E CUSTOS EM PROJETOS
• Discernir sobre a importância do controle e monitoramento de projetos.
• Aplicar práticas de qualidade no gerenciamento de projetos.
• Realizar a aquisição de recursos materiais e serviços em projetos.
• Interpretar os custos de projetos com foco na viabilidade econômica e financeira.
UNIDADE IV – VIABILIDADE ECONÔMICA DE PROJETOS
• Discernir sobre a importância do planejamento para a viabilidade de projetos.
• Aplicar o processo e as técnicas da gestão financeira e orçamentária em projetos.
• Avaliar investimentos de forma crítica e analítica.
• Decidir sobre a análise de viabilidade econômica e financeira.
Educação Financeira
EMENTA:
Dinheiro, seu uso e seu significado. Conceito de finanças pessoais. Orçamento e Planejamento financeiro pessoal e familiar. Poupança e gastos. Receitas e despesas. Fluxo de caixa. Reorganizando a vida financeira. Evitando endividamento. Comportamento financeiro. Investimentos e Aposentadoria. Como usar o crédito. O que é um empréstimo financeiro. Tecnologias aplicadas às finanças pessoais. Metodologias ativas na educação financeira. Objetos de aprendizagem para a educação financeira em EaD. O docente na educação financeira. Educação financeira da infância ao ensino superior.
OBJETIVO: Preparar o profissional da educação com os principais conceitos e práticas financeiras, de forma que possa contribuir no ensino-aprendizado de crianças, jovens e adultos, a desenvolver competências que permitam consumir, poupar e investir de forma responsável e segura.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ORÇAMENTO E FINANÇAS DOMÉSTICAS
● Compreender de forma crítica a importância da educação financeira para assegurar a saúde do orçamento doméstico, adequando o comportamento em relação ao uso do dinheiro, consumo consciente e seguro.
● Identificar as melhores oportunidades e meios para gerar e aumentar o nível de prosperidade pessoal.
● Controlar entradas e saídas dos recursos financeiros que promovam qualidade de vida diante dos anseios e cultura familiar, buscando modalidades de poupança e outros investimentos.
● Prevenir-se contra as principais armadilhas que levam ao endividamento financeiro, compreendendo a melhor modalidade de obtenção de recursos financeiros para renegociação e redução de dívidas.
UNIDADE II – PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO FINANCEIRO PESSOAL
● Analisar a saúde financeira à luz das finanças pessoais, planejando meios e medidas para solucionar problemas e gerar prosperidade no curto e no longo prazo.
● Planejar o processo de gerenciamento financeiro ao longo da vida, implementando procedimentos periódicos, criando hábitos e gerando a cultura da disciplina do planejamento e da gestão financeira.
● Aplicar um sistema de gerenciamento das finanças domésticas, utilizando os recursos tecnológicos para automação dos lançamentos e conciliação bancária.
● Discernir sobre as diferenças e similaridades entre gerenciar as finanças domésticas e as de sua empresa, conscientizando-se da importância de não misturar os dois fluxos financeiros, mas sim, conciliá-los por meio dos recursos tecnológicos.
UNIDADE III – A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO FORMAL
• Discutir a importância das metodologias ativas no ensino de conteúdos que constroem hábitos na sociedade.
• Compatibilizar a prática da educação financeira com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
• Identificar ou planejar a criação de objetos de aprendizagem e recursos tecnológicos que permitam a cognição de temas relacionados à educação financeira a distância.
• Demonstrar o envolvimento entre a família, aluno e escola no processo da Educação Financeira.
UNIDADE IV – METODOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA
● Definir o papel do docente no ensino da educação financeira.
● Empregar metodologias necessárias para a educação financeira na educação infantil, ensino fundamental e médio.
● Aplicar metodologias de educação financeira para jovens e adultos, quer no programa de EJA, quer como atividades interdisciplinares em cursos técnicos e profissionalizantes.
● Articular a educação financeira como atividade interdisciplinar ou curricular no ensino superior.
Estratégias de Gestão e Organização Empresarial
EMENTA: Antecedentes históricos da administração. Abordagem Clássica. Teoria das relações Humanas e suas decorrências. Abordagem comportamental. Teoria Sistêmica e Contingencial. Estratégia empresarial. Escolas da estratégia. Estratégia de mercado. Estratégia competitiva. Estratégia de operações de serviços.
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar o estudante ou profissional de gestão a pensar a gestão da empresa de forma estratégica, considerando aspectos culturais e institucionais nas tomadas de decisão e no planejamento estratégico.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – A CORPORAÇÃO SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA
· Definir organização entendendo suas peculiaridades e tipos.
· Compreender como é constituída uma organização.
· Definir gestão no contexto organizacional.
· Entender como se norteia a gestão corporativa.
UNIDADE II – AMBIENTE ORGANIZACIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
· Como pôr em prática os conceitos e fundamentos da gestão nas organizações.
· Entender como a estratégia atua em conjunto com a gestão estratégica.
· Apontar modelos de Planejamento Estratégico.
· Definir a estrutura de Gestão Estratégica.
UNIDADE III – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, FERRAMENTAS E SISTEMAS
· Explicar a departamentalização.
· Reconhecer as principais ferramentas e sistemas para a gestão nas organizações.
· Interpretar como melhorar a produtividade e a qualidade.
· Explicar a estrutura das áreas de produção, comercial, recursos humanos e financeira.
UNIDADE IV – PREPARANDO A ORGANIZAÇÃO PARA COMPETIR E LUCRAR
· Explicar como definir o produto e elaborar o Plano de Negócios.
· Compreender como estruturar a organização
· Elaboração de campanha para lançamento do produto ao mercado.
· Avaliação e posição do produto em relação do mercado, concorrência e lucratividade.
Finanças Corporativas
EMENTA:
Introdução à administração financeira. Fundamentos do valor do dinheiro no tempo. Avaliação de títulos de renda fixa. Avaliação de ações. Risco e retorno. Custo de capital. Alavancagem e estrutura de capital. Orçamento de capital. Administração do capital de giro.
OBJETIVO:
Este conteúdo visa preparar o profissional para avaliar os fundamentos e a saúde financeira das empresas, propiciando uma visão abrangente e prática sobre alternativas de solução em termos de financiamento e investimento nessas empresas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS
• Compreender a evolução e os principais fundamentos das finanças empresariais.
• Interpretar o funcionamento dos sistemas de avaliação de investimentos e financiamentos das empresas.
• Avaliar as necessidades de recursos financeiros para empresas.
• Aplicar os métodos de avaliação de investimentos e o de valor presente líquido.
UNIDADE II – CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO MERCADO FINANCEIRO
• Entender os tipos de mercado financeiro e seus perfis de oportunidade em termos de captação de recursos.
• Aplicar as bases de cálculo da taxa interna de retorno (TIR) em situações de investimento financeiro.
• Avaliar os riscos quanto à captação de recursos por parte das empresas.
• Discernir sobre o momento mais propício e a melhor linha de captação de recursos para capitalizar a empresa.
UNIDADE III – FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO EMPRESARIAL
• Aplicar os métodos de análise de financiamento e investimento nas empresas, discernindo sobre as melhores alternativas de captação de recursos financeiros.
• Avaliar e mensurar a necessidade de alavancagem das empresas, avaliando riscos e benefícios.
• Aplicar os métodos do pay-back e CAPM para avaliar o resultado de investimentos nas empresas.
• Utilizar as DRE – Demonstrações de Resultados do Exercício como ferramenta de análise e avaliação financeira de uma empresa.
UNIDADE IV – AVALIAÇÃO DA SAÚDE FINANCEIRA DE UMA EMPRESA
• Compreender o cenário, contexto e consequências da falência e da recuperação judicial das empresas.
• Interpretar as projeções econômicas das empresas com base nos principais indicadores extraídos do balanço contábil.
• Analisar e interpretar a rotação e o índice de liquidez das empresas.
• Identificar a robustez da estrutura de capitais e do balanço patrimonial de uma empresa.
Formação de Preço
EMENTA:
Conceito de preço. Composição do preço. Gastos, despesas e custos. Receita e lucro. Aspectos tributários. Impostos municipais. Impostos estaduais. Impostos federais. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Margem de segurança. Margem de lucro. Markup. Ciclo de vida do produto. Definindo o método de formação de preço. Adequando o preço.
OBJETIVO: Este conteúdo vai levar você a entender os elementos que compõem o preço de venda de produtos e serviços, os métodos que podem ser utilizados, bem como fazê-lo capaz de defini-los a partir de análises envolvendo custos, receita, lucratividade, e cálculo de margens norteadoras.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL SOBRE PRECIFICAÇÃO
• Discernir sobre conceito de preço e a diferenciação entre preço e valor.
• Identificar os elementos que compõem a formação do preço.
• Diferenciar despesas de custos, classificando-os quanto às seus vários tipos.
• Identificar os vários tipos de receita e de lucro em um modelo de negócio.
UNIDADE II – TRIBUTAÇÃO DOS PREÇOS DE SERVIÇOS E PRODUTOS
• Avaliar a influência da tributação na formação de preços de acordo com os diversos tipos de regime tributário.
• Identificar os vários tipos de tributo municipal, aplicando-os à carga tributária sobre o serviço oferecido.
• Identificar os tipos e formatos de tributo estadual, aplicando-os à composição da carga tributária sobre produtos, mercadorias e alguns tipos de serviço.
• Aplicar os tributos federais na composição da carga tributária sobre produtos, mercadorias e serviços.
UNIDADE III – INDICADORES ECONÔMICOS PARA A PRECIFICAÇÃO
• Avaliar a margem de contribuição de um produto ou serviço em um modelo de negócio.
• Calcular o ponto de equilíbrio em um modelo de negócio de produção, comercialização de produtos e prestação de serviços.
• Calcular e discernir sobre o conceito e a importância da margem de segurança em um modelo de negócio envolvendo a produção, a comercialização de produtos e a prestação de serviços.
• Calcular a margem de lucro em um modelo de negócio envolvendo a produção, comercialização de produtos e a prestação de serviços.
UNIDADE IV – ANÁLISE E FORMAÇÃO DE PREÇOS
• Aplicar o conceito de markup e sua forma de cálculo na formação de preços de produtos e serviços.
• Considerar as etapas do ciclo de vida de um produto ou serviço no processo de precificação.
• Discernir quanto aos métodos de formação de preços a partir da concorrência, dos custos e da percepção de valor por parte dos consumidores.
• Adequar o preço dos produtos e serviços aos veículos de venda e aos prazos e formas de recebimento dos pagamentos.
Gestão Financeira
EMENTA:
Matemática Elementar. introdução a Administração financeira. Moedas do Brasil. A Contabilidade. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. O papel das Finanças. Finanças pessoais. Conceitos básicos de economia e indicadores. Análise e Planejamento. Análises de investimento. Políticas de Financiamento. Estudo da eficiência operacional da empresa. Análise da receita e do custo. Alavancagem. Formação do preço de vendas.
OBJETIVO: Este conteúdo tem o objetivo de fazer com que o aluno possa entender a dinâmica da gestão financeira, entendendo as estruturas, conceitos e sendo capaz de efetuar as análises. Também compreender as políticas de financiamento assim como realizar estudos da eficiência operacional da empresa.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS ELEMENTARES DA GESTÃO FINANCEIRA
• Entender o funcionamento do Sistema Financeiro e sua interlocução com a economia real.
• Identificar como funcionam os modelos de capitalização e o funcionamento do mercado de renda fixa e variável.
• Apurar lucro e construir Fluxo de Caixa.
• Aplicar técnicas de avaliação financeira de fluxo de caixa projetado.
UNIDADE II – ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE FINANCIAMENTOS
• Avaliar financeiramente os fluxos de pagamentos.
• Compreender o funcionamento do mercado bancário e os modelos de financiamentos.
• Calcular o Valor Presente de séries de pagamentos.
• Avaliar os modelos de financiamento com métodos avançados.
UNIDADE III – ANÁLISE FINANCEIRA DE NEGÓCIOS
• Classificar os tipos de gastos.
• Identificar as principais diferenças na apuração de lucro.
• Analisar e avaliar os resultados financeiros de um empreendimento.
• Relacionar os parâmetros financeiros com objetivos operacionais da organização.
UNIDADE IV – ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS E APLICAÇÕES
• Reconhecer as decisões de investimento da empresa.
• Explicar as técnicas de avaliação econômica de projetos e investimentos.
• Saber analisar os projetos.
• Identificar diversas visões de rentabilidade e retorno na organização.
Matemática Financeira
EMENTA:
Capitalização Simples. Capitalização composta. Descontos simples e compostos. Séries de pagamentos. Sistemas de amortização de empréstimos. Correção Monetária e inflação.
OBJETIVO:
Este componente curricular tem por objetivo munir o profissional de finanças dos instrumentos teóricos e práticos para o exercício das principais atividades, como o cálculo de descontos, capitalização, juros simples e compostos e vários outros tipos de incrementos e amortizações no dia a dia das finanças empresariais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CAPITALIZAÇÃO E TAXAS
• Compreender o regime de capitalização simples e os elementos que o constitui.
• Definir o regime de capitalização composto e os itens que o elabora, diferenciando-o da capitalização simples.
• Diferenciar os tipos de taxas mais utilizadas no mercado financeiro.
• Definir equivalência financeira e fluxo de caixa apresentando suas aplicações.
UNIDADE II – SÉRIES DE PAGAMENTOS E DESCONTOS
• Definir e solucionar problemas relacionados ao Desconto Simples.
• Identificar e resolver situações problemas de Desconto Composto.
• Aplicar Séries de Pagamentos Postecipadas.
• Aplicar Séries de Pagamentos Antecipadas e Diferidas.
UNIDADE III – ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
• Identificar os índices de atualização e inflação.
• Definir e aplicar técnicas de variações de índices.
• Reconhecer e identificar as taxas de juros: nominal e real.
• Definir a taxa de desvalorização da moeda.
UNIDADE IV – SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO
• Compreender o Sistema Americano de Amortização.
• Compreender o Sistema de Amortização Constante.
• Reconhecer o Sistema Price ou Frances de Amortização.
• Identificar o Sistema de Amortização Misto.
Mercado Financeiro e de Capitais
EMENTA:
Fundamentos do mercado financeiro. Moeda. Determinação da taxa de juros e do produto de equilíbrio. Balanço de pagamentos, política e mercado cambial. Configuração do sistema financeiro. Principais indicadores e títulos do SFN. Banco Comercial. Risco na atividade bancária. Mercados de ações, opções e futuros. Projeção de preço e risco (volatilidade) de ativos. Precificação e estratégias com opções de compra e venda. Estratégias com futuros. Comércio Exterior e Relações Internacionais.
OBJETIVO:
Este conteúdo visa preparar o estudante ou profissional da área financeira, contábil ou econômica, para lidar com as peculiaridades e desafios impostos pelo mercado financeiro e de capitais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E FINANÇAS
• Definir os principais conceitos de economia e os impactos deles no dia a dia das empresas.
• Sumarizar os principais conceitos da política econômica e suas principais aplicações.
• Classificar os principais conceitos de finanças e o seu funcionamento no cotidiano das empresas.
• Avaliar os principais riscos financeiros e a sua relação com o ambiente econômico.
UNIDADE II – SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E A POLÍTICA MONETÁRIA
• Classificar os conceitos do sistema financeiro nacional, bem como seu impacto no sistema econômico.
• Entender a estrutura e funcionamento do sistema financeiro nacional.
• Compreender o funcionamento da política monetária.
• Discernir sobre o funcionamento do mercado cambial.
UNIDADE III – SISTEMA BANCÁRIO E O MERCADO DE CAPITAIS
• Diagnosticar os riscos no sistema bancário.
• Entender a dinâmica e o funcionamento da análise de crédito.
• Definir os conceitos relacionados ao mercado de capitais.
• Aplicar as técnicas e modelos para fazer a projeção do preço e do risco.
UNIDADE IV – TRANSAÇÕES DE COMPRA E VENDA E O COMÉRCIO EXTERIOR
• Entender como funciona o modelo Mundell-Fleming na macroeconomia para determinar taxas de juros e do produto de equilíbrio.
• Aplicar as estratégias com opções de compra e venda e com futuros.
• Inferir sobre como funciona o comércio internacional e sua importância para o país.
• Compreender a estrutura e funcionamento do balanço de pagamento.
Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa
EMENTA:
Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por objetivo capacitar o gestor financeiro ou contabilista a planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa com base nos parâmetros contábeis e econômico-financeiros.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO EMPRESARIAL
• Apontar o histórico do orçamento empresarial.
• Explicar os conceitos orçamentários e os diferentes tipos de orçamento empresarial.
• Distinguir a finalidade de orçamento empresarial.
• Identificar as vantagens e desvantagens dos mecanismos orçamentários.
UNIDADE II – PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
• Proporcionar o conhecimento do sistema orçamentário e sua implantação.
• Analisar o conceito de planejamento, orçamento e o resultado.
• Distinguir e entender a finalidade do orçamento em cada setor de uma empresa e a sua influência no orçamento geral.
• Analisar as estratégias de vendas de um produto.
UNIDADE III – PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO OPERACIONAL
• Explicar o planejamento operacional e as três etapas do processo.
• Identificar os fatores imprescindíveis na organização do Planejamento Operacional.
• Apontar o Planejamento de resultados e suas implicações.
• Identificar as despesas operacionais e processo de integração do planejamento operacional com o planejamento global da empresa.
UNIDADE IV – DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E PATRIMONIAIS
• Explicar as projeções financeiras com base no orçamento empresarial.
• Apontar os conceitos do desenvolvimento de um balanço projetado.
• Analisar a finalidade de um resultado projetado para o futuro de uma empresa.
• Identificar o mecanismo de elaboração de um fluxo de caixa projetado.