Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem
EMENTA:
Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem.
OBJETIVO:
Ao término desses estudos, o estudante ou profissional de educação será capaz de compreender como se processa o desenvolvimento neuropsicomotor da criança e do adolescente e sua interferência na aprendizagem.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA
• Explicar o conceito e os fundamentos do desenvolvimento motor.
• Relacionar aspectos biológicos e sociais do desenvolvimento motor.
• Interpretar teorias e modelos do desenvolvimento motor e sobre os reflexos infantis.
• Identificar habilidades motoras rudimentares.
UNIDADE II – LOCOMOÇÃO, EQUILÍBRIO E PROBLEMAS NEUROPSICOMOTORES NA CRIANÇA
• Explicar a relação entre crescimento e desenvolvimento motor de crianças, relacionando aspectos biológicos e de aprendizagem ambiental.
• Reconhecer os movimentos de locomoção, compreendendo que esse envolve um processo de atividade complexa, envolvendo muitos sistemas que interagem entre si.
• Interpretar sobre os movimentos de equilibração e manipulação.
• Identificar os problemas do desenvolvimento motor.
UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
• Interpretar habilidades especializadas e marcar sua importância em nossos estudos.
• Reconhecer as habilidades especializadas, bem como a combinação de movimentos.
• Explicar sobre o desenvolvimento e crescimento motor de crianças.
• Explicar sobre o desenvolvimento e crescimento motor de adolescentes.
UNIDADE IV – APRENDIZAGEM MOTORA
• Explicar o conceito e delimitar as fases e princípios da aprendizagem motora.
• Interpretar os fatores intervenientes da aprendizagem motora.
• Explicar sobre o conhecimento de resultados da aprendizagem motora.
• Interpretar o processo de transferência da aprendizagem.
Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência
EMENTA:
Principais transtornos psicopatológicos na infância e adolescência. Transtornos de aprendizagem. Transtornos das habilidades motoras. Transtornos da comunicação (linguagem). Transtorno do déficit de atenção-hiperatividade. Transtornos do comportamento disruptivo. Transtornos depressivos na infância. Transtornos do espectro autista. Transtornos de tique. Transtornos de excreção. Transtornos de ansiedade na infância. Fobias específicas e fobia social. Tecnologias emergentes e abordagens contemporâneas no diagnóstico e tratamento.
OBJETIVO: Munir o estudante ou profissional de psicologia, psiquiatria e educação do conhecimento e das práticas de diagnóstico e tratamento de distúrbios psiquiátricos relacionados ao desenvolvimento infantil, incorporando abordagens contemporâneas e tecnologias emergentes.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PSIQUIATRIA INFANTIL E O NEURODESENVOLVIMENTO
• Compreender e analisar criticamente o histórico da psiquiatria infantil.
• Reconhecer as influências genéticas, ambientais e individuais nos transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência.
• Entender os métodos de elaboração e interpretação da anamnese infantil.
• Identificar e compreender as bases gerais dos transtornos do neurodesenvolvimento, integrando conhecimentos sobre tecnologias emergentes aplicadas ao diagnóstico e tratamento.
UNIDADE II – DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNOS: DI, TEA, TDAH E LINGUAGEM
• Identificar e compreender os aspectos diagnósticos e características da Deficiência Intelectual (DI).
• Discernir sobre os aspectos diagnósticos e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
• Entender os aspectos diagnósticos e características do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H).
• Avaliar intervenções terapêuticas baseadas em evidências e tecnologias emergentes para transtornos da comunicação (linguagem).
UNIDADE III – TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM
• Classificar e identificar os subtipos de Transtornos da Aprendizagem.
• Avaliar os aspectos diagnósticos e características dos Transtornos Motores, especificamente o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação.
• Entender os aspectos diagnósticos e características dos Transtornos Motores, especificamente o Transtorno do Movimento Estereotipado.
• Identificar os aspectos diagnósticos e características dos Transtornos de Tique.
UNIDADE IV – TRANSTORNOS DE CONDUTA, ANSIEDADES E FOBIAS
• Mapear os aspectos diagnósticos e características dos Transtornos de Ansiedade na infância.
• Compreender os aspectos diagnósticos das fobias específicas e da fobia social.
• Entender os aspectos diagnósticos e características dos Transtornos Depressivos na infância.
• Diagnosticar os Transtornos do Comportamento Disruptivo.
Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
EMENTA:
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem. Tecnologias emergentes e inovações no campo dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.
OBJETIVO: Prover o aprendente dos conhecimentos e práticas pedagógicas relacionadas às dificuldades, distúrbios e transtornos que algumas pessoas têm acerca de seu processo cognitivo, utilizando abordagens contemporâneas e tecnologias emergentes para uma intervenção mais eficaz.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS COGNITIVOS E A INCLUSÃO
· Identificar os processos fundamentais de aprendizagem, incluindo as bases neurobiológicas.
· Diferenciar transtorno, distúrbio e dificuldade de aprendizagem, com base nas mais recentes classificações e critérios diagnósticos.
· Caracterizar os distúrbios cognitivos e comportamentais, compreendendo suas causas e manifestações.
· Discernir sobre a importância e as estratégias do processo de inclusão de pessoas com dificuldades de aprendizagem, utilizando abordagens pedagógicas modernas e tecnologias assistivas.
UNIDADE II – PRINCIPAIS TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
· Identificar e classificar os transtornos e distúrbios da aprendizagem.
· Diagnosticar as características e especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando as atualizações nos critérios diagnósticos.
· Reconhecer e identificar as características e especificidades do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), integrando abordagens terapêuticas.
· Identificar os sintomas do Transtorno Específico da Aprendizagem, abrangendo a Dislexia, a Disgrafia e a Discalculia.
UNIDADE III – ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E A PSICOPEDAGOGIA
· Identificar e compreender a fundamentação conceitual e as estruturas iniciais relacionadas à neuropsicologia, com ênfase em tecnologias de imagem e diagnósticos avançados.
· Relacionar a neuropsicologia com a aprendizagem, destacando as conexões entre função cerebral e comportamento.
· Discernir sobre as contribuições da neuropsicologia para o tratamento dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.
· Identificar as evidências da neuropsicologia para a intervenção psicopedagógica.
UNIDADE IV – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A PSICOPEDAGOGIA
· Definir o conceito e identificar os limites da atuação da psicopedagogia.
· Compilar e entender as principais teorias que subsidiam a atuação psicopedagógica, com enfoque em abordagens contemporâneas e integrativas.
· Interpretar e aplicar os processos da abordagem psicopedagógica à luz da Epistemologia Convergente de Jorge Visca.
· Aplicar os processos da abordagem psicopedagógica à luz da perspectiva humanista, pautada na Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.
Psicopedagogia
EMENTA:
Psicopedagogia; evolução conceitual e histórica; objeto da psicopedagogia; em que atua o psicopedagogo; Aspectos teórico e metodológicos da psicopedagogia; ética do psicopedagogo; prática psicopedagógica e suas modalidades
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar o aluno por meio do conhecimento acerca da psicopedagogia como área independente, detentora de seus próprios princípios, valores éticos, prática profissional e área de pesquisa.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
● Entender a Psicopedagogia como uma área de atuação independente da psicologia e da pedagogia.
● Discernir sobre a relação da Psicopedagogia com outras áreas do conhecimento.
● Definir os conceitos provenientes das teorias relativas à prática psicopedagógica.
● Identificar a importante relação entre a Psicopedagogia e a Docência.
UNIDADE II – ÉTICA NA PSICOPEDAGOGIA
● Identificar os momentos históricos relevantes para a evolução conceitual da Psicopedagogia.
● Entender a Psicopedagogia como uma área de especialização da Psicologia.
● Discernir sobre a importância do estudo e da prática da ética para todo e qualquer profissional.
● Compreender o Código de Ética do psicopedagogo, aplicando e refletindo criticamente acerca de conflitos no dia a dia deste profissional.
UNIDADE III – PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
● Entender a abordagem clínica da teoria psicopedagógica.
● Elaborar um diagnóstico psicopedagógico clínico.
● Identificar os sujeitos do diagnóstico clínico, compreendendo suas modalidades de aprendizagem.
● Identificar a relação entre a elaboração do diagnóstico clínico e a intervenção psicopedagógica.
UNIDADE IV – PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
● Discernir sobre a importância da teoria da psicopedagogia institucional.
● Identificar e superara as dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar, sob o ponto de vista do psicopedagogo e da instituição educacional.
● Aplicar os métodos e as técnicas utilizadas na psicopedagogia institucional.
● Entender como se dá a intervenção da psicopedagogia institucional em relação aos problemas escolares.
Psicomotricidade
EMENTA:
Fundamentação teórica sobre a história da psicomotricidade. Elementos de base da psicomotricidade, desenvolvimento e avaliação psicomotora. Teoria e prática da Educação. Reeducação, Clínica e Terapia psicomotoras. Influência da neurologia e da psicanálise na psicomotricidade e suas atuações grupais e individuais. Abordagens pluridimensionais da psicomotricidade na gerontomotricidade e na educação Especial. A afetividade na prática psicomotora.
OBJETIVO:
Este componente curricular visa capacitar o estudante ou profissional de educação e áreas afina a aplicar as técnicas e práticas da psicomotricidade como ferramenta para o desenvolvimento da pessoa e a melhoria do processo de aprendizagem.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE
• Compreender a psicomotricidade e a sua importância na saúde e na educação.
• Entender os aspectos históricos e as bases da psicomotricidade.
• Discernir sobre os aspectos conceituais da psicomotricidade que caracterizam o desenvolvimento psicomotor.
• Reconhecer a importância da psicomotricidade, entendendo suas abordagens e aplicação ao ciclo vital, como os hemisférios cerebrais, pos exemplo.
UNIDADE II – PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA
• Reconhecer a imagem do corpo, tonicidade, movimento e comunicação corporal no contexto da psicomotricidade.
• Identificar os elementos essenciais da psicomotricidade, à luz da medicina, fisioterapia e psicologia.
• Analisar a coordenação motora a partir dos elementos psicomotores.
• Aplicar o instrumental básico e as técnicas no exame psicomotor.
UNIDADE III – PSICOMOTRICIDADE E A EDUCAÇÃO
• Diagnosticar as principais perturbações psicomotoras, aplicando esses conhecimentos à gerontomotricidade e a psicomotricidade na educação especial.
• Aplicar as técnicas de avaliação psicomotora.
• Identificar as influências do estado mental nas baterias psicomotoras.
• Analisar as diferentes visões de estudiosos da psicomotricidade no que concerne ao seu relacionamento com a afetividade.
UNIDADE IV – TERAPÊUTICA PSICOMOTORA
• Entender os fundamentos teórico-práticos da educação e reeducação psicomotora na relação com a família.
• Aplicar as técnicas e práticas para a reabilitação psicomotora.
• Identificar o papel da intervenção psicomotora na educação e reeducação do indivíduo e do profissional.
• Reconhecer e entender o papel do psicólogo na reabilitação psicomotora.
Psicologia da Aprendizagem
EMENTA:
Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar o profissional da área de educação no que diz respeito à compreensão do processo de desenvolvimento da aprendizagem à luz da psiquê humana, aplicando as teorias e fundamentos da psicologia no desenvolvimento do ser humano.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
• Compreender a importância e a história da psicologia, identificando suas principais influências filosóficas.
• Aplicar os métodos descritivo, correlacional e experimental da psicologia científica.
• Entender e aplicar os conceitos do estruturalismo, funcionalismo e associacionismo, à luz da psicologia científica.
• Identificar os objetos de estudo da psicologia e suas aplicações.
UNIDADE II – PSICOPEDAGOGIA
• Entender a origem da psicopedagogia, identificando seus principais marcos históricos.
• Definir os conceitos segundo as concepções teóricas da psicopedagogia.
• Aplicar as técnicas de avaliação e diagnóstico psicopedagógicos.
• Discernir sobre a atuação do psicopedagogo no mercado.
UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO
• Entender o que é o psiquismo humano, definindo seus principais conceitos e associando suas definições à vida prática do ser humano.
• Identificar os fatores que impactam o desenvolvimento do psiquismo.
• Compreender os processos e a constituição do psiquismo humano.
• Entender o pensamento e a linguagem do desenvolvimento humano.
UNIDADE IV – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
• Definir os conceitos relacionados com as teorias do desenvolvimento humano.
• Compreender o pensamento humanístico de Carl Rogers no que concerne à pessoa como o centro, e ao ensino centrado no aluno.
• Entender os princípios da psicanálise de Freud, identificando suas fases, fazendo um paralelo entre essas fases e a educação.
• Lidar com o estresse e a ansiedade dos estudantes em fase de adolescência, aplicando as estratégias de resiliência.