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Recursos Humanos

Divisão e Modelagem de Cargos e Salários

Divisão e Modelagem de Cargos e Salários

EMENTA: 

Desenho de cargos nas organizações. Modelos de desenho de cargos. Estrutura de cargos. Os cargos existentes na organização. Os métodos e os processos de trabalho. As responsabilidades dos cargos. 

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina visa capacitar o estudante ou profissional da área de gestão de pessoas à desenvolver um plano de cargos, carreiras e salários para uma organização.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – DIVIDINDO E MODELANDO CARGOS E SALÁRIOS

·        Definir o conceito de modelagem de cargos e salários.

·        Adotar um modelo de desenho de cargos dentro da organização.

·        Discernir sobre as diferenças entre o modelo tradicional e o contingencial de cargos.

·        Aplicar as técnicas de divisão e modelagem de cargos.

 

UNIDADE II – ORÇAMENTO, MODELAGEM E AVALIAÇÃO DE CARGOS

·        Entender a estrutura orçamentária para dimensionar os limites de salários a serem praticados em uma modelagem de cargos.

·        Modelar um cargo de modo a definir todos os indicadores e parâmetros para alimentar o processo de recrutamento e seleção.

·        Aplicar as técnicas de avaliação de cargos em uma organização.

·        Realizar a devolutiva da avaliação de cargos.

 

UNIDADE III – GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E SUAS CARREIRAS

·        Compreender a necessidade da gestão de pessoas.

·        Implementar o modelo de gestão estratégica de pessoas, compreendendo as diferenças entre este modelo e o tradicional.

·        Articular o modelo de gestão estratégica de pessoas às macroestratégias da organização.

·        Planejar a estratégia de desenvolvimento das carreiras dentro da organização, envolvendo treinamento e desenvolvimento de pessoas.

 

UNIDADE IV – DESENVOLVENDO E IMPLANTANDO UM PCCS

·        Implantar o plano de cargos de cargos na organização, planejando a superação de obstáculos e a adequação à cultura organizacional.

·        Discernir sobre modelos de cargos na gestão de pessoas.

·        Construir a estrutura salarial em um plano de cargos, carreiras e salários (PCCS).

·        Compreender a remuneração como um todo no contexto do PCCS.

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Cultura digital para o mundo do trabalho

Cultura digital para o mundo do trabalho

EMENTA: 

Conceito de hardware e software. Definição de sistemas operacionais. História do computador. Noções de redes de computadores e da Internet. Evolução dos computadores e dos dispositivos móveis. Noções do Windows e suas configurações básicas. Processadores de texto e o MS-Word. Planilhas eletrônicas e o MS-Excel. Geradores de apresentações e o MS-PowerPoint. Computação em nuvem com o MS-OneDrive. MS-Teams. MS-Planner. MS-Outlook. MS-ToDo. MS-PowerAutomate.

 

OBJETIVO: Este componente curricular tem por objetivo introduzir o profissional à cultura digital para o mundo do trabalho, fornecendo-lhe conhecimentos básicos sobre as principais ferramentas de produtividade para o trabalho colaborativo em corporações que utilizam ambientes baseados nas tecnologias da Microsoft.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – O NOVO TRABALHO NO ADMIRÁVEL MUNDO DIGITAL

·        Entender a evolução digital da sociedade e a aceleração do teletrabalho em função da pandemia da COVID-19, discernindo sobre a importância de se adquirir uma nova cultura para o trabalho híbrido e em home-office.

·        Aplicar as técnicas e procedimentos do teletrabalho, compreendendo e superando suas dificuldades, além de aplicar os processos de organização e disciplina para o trabalho em home-office.

·        Identificar as principais plataformas de trabalho colaborativo, identificando suas principais funcionalidades, utilizando o MS-Teams como referência para essas funcionalidades.

·        Discernir sobre os aspectos éticos e legais do teletrabalho, avaliando os riscos tanto para o trabalhador quanto para a empresa contratante nas modalidades híbrida e de home-office.

 

UNIDADE II – INICIAÇÃO ÀS FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE

·        Entender o universo dos processadores de texto e operar os recursos mais rudimentares do MS-Word, de modo a gerar documentos comuns no dia a dia do trabalho, como propostas e ofícios.

·        Compreender o princípio de funcionamento das planilhas eletrônicas, bem como sua serventia no dia a dia do mundo do trabalho, operando os recursos mais básicos do MS-Excel, de modo a criar pequenas listas com valores, subtotais e totalização final; além de orçamentos com cálculos em cascata.

·        Utilizar tabelas dinâmicas e gráficos para extrair informações relevantes do MS-Excel, visando à sua aplicação no gerenciamento de informações gerenciais.

·        Identificar as funcionalidades dos geradores de apresentações de slides, manipulando os recursos básicos do MS-PowerPoint de modo a gerar apresentações de apoio para reuniões.

 

UNIDADE III – TRABALHO COLABORATIVO DIGITAL

·        Compartilhar arquivos e pastas na nuvem com o MS-OneDrive, entendendo o processo de sincronização de dados.

·        Utilizar os recursos básicos de comunicação e organização do trabalho oferecidos pelo MS-Outlook, operando seus módulos de gerenciamento de e-mails, agenda de compromissos e reuniões, contatos e tarefas.

·        Gerenciar o trabalho em equipe por meio do MS-Teams, criando equipes de trabalho, manipulando, compartilhando e sincronizando pastas e arquivos, além de utilizar a função de convite de reuniões por videoconferência.

·        Realizar reuniões por videoconferência, acessando arquivos de vídeo gerados a partir da gravação dessas reuniões no MS-Teams; baixar e compartilhar os vídeos gravados por meio do MS-Stream, visando à documentação de uma reunião e/ou a geração de tutoriais a partir dessas gravações.

 

UNIDADE IV – GERENCIANDO PROJETOS E ORGANIZANDO O TRABALHO

·        Utilizar o MS-Planner para gerenciar as atividades de um projeto, aplicando as técnicas de manipulação e distribuição de cards.

·        Criar e organizar as tarefas do dia a dia com o MS-ToDo, integrando-o com os e-mails sinalizados no MS-Outlook e vice-versa.

·        Gerenciar as comunicações sociais e atualizações de informações não-oficiais com a rede social corporativa MS-Yammer.

·        Criar e gerenciar fluxos de trabalho com o MS-PowerAutomate, desenhando workflows (fluxo de processos) e aplicando inteligência artificial para identificar e automatizar tarefas repetitivas no dia a dia do trabalho.

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Assessment e Análise de Perfil Profissional

Assessment e Análise de Perfil Profissional

EMENTA: 
Conceitos fundamentais de assessment. Importância da análise de perfil profissional. Ferramentas e instrumentos utilizados. Ética e confidencialidade na análise de perfil. Metodologias e técnicas de assessment. Análise de competências e potencial de desenvolvimento, a aplicação prática do assessment em diferentes áreas, como recrutamento e seleção, desenvolvimento de carreira, gestão de equipes e liderança, e a avaliação de programas de desenvolvimento. 

OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos alunos conhecimento para utilizar ferramentas de assessment, analisar perfis profissionais, identificar competências e lacunas de desenvolvimento, fornecer feedback construtivo, e aplicar o assessment de forma ética e eficaz em contextos organizacionais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ASSESSMENT
•    Definir os conceitos e fundamentos do assessment, incluindo os diferentes métodos e técnicas utilizados na análise de perfil profissional.
•    Discernir sobre a importância da análise de perfil profissional para o desenvolvimento da carreira, a tomada de decisões relacionadas à escolha profissional.
•    Identificar as  principais ferramentas e instrumentos utilizados no processo de assessment e análise de perfil profissional.
•    Compreender  os princípios éticos e a importância da confidencialidade na análise de perfil profissional.

UNIDADE II – METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE ASSESSMENT
•    Aplicar as técnicas de entrevistas e elaboração de questionários como instrumentos de coleta de dados para análise de perfil profissional.
•    Definir os princípios e a aplicação de testes psicométricos, como testes de personalidade, inteligência e habilidades específicas, para a avaliação do perfil profissional.
•    Utilizar a avaliação de desempenho como ferramenta de assessment, identificando critérios relevantes, desenvolvendo indicadores de avaliação e utilizando técnicas de coleta de dados.
•    Aplicar dinâmicas de grupo e simulações como métodos de assessment, visando observar e analisar o comportamento, as competências sociais e as habilidades dos profissionais em situações simuladas.

UNIDADE III – ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS E POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO
•    Identificar e mapear as competências essenciais para o sucesso profissional em diferentes áreas, por meio da análise de perfis e referências. 
•    Avaliar o potencial de desenvolvimento dos profissionais, considerando suas competências atuais e identificando oportunidades de crescimento e aprimoramento, por meio da análise de lacunas de competências e da definição de planos de ação personalizados.
•    Aplicar o feedback adequado e construtivo aos profissionais, com base na análise de perfil e resultados do assessment.
•    Implementar procedimentos e aplicar as técnicas de elaboração de relatórios e pareceres claros, objetivos e fundamentados, comunicando os resultados do assessment e análise de perfil profissional de forma precisa e compreensível.

UNIDADE IV – APLICAÇÃO PRÁTICA DO ASSESSMENT E ANÁLISE DE PERFIL PROFISSIONAL
•    Utilizar as técnicas de assessment e análise de perfil profissional no processo de recrutamento e seleção de candidatos.
•    Aplicar o assessment e análise de perfil profissional como ferramenta para o desenvolvimento de carreira e planejamento profissional dos indivíduos, auxiliando-os na identificação de suas fortalezas, interesses e possibilidades de crescimento.
•    Realizar os procedimentos de assessment e análise de perfil profissional na gestão de equipes e liderança, identificando as competências e características individuais dos membros da equipe.
•    Avaliar programas de desenvolvimento profissional, por meio do assessment e análise de perfil.

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