Divisão e Modelagem de Cargos e Salários
EMENTA:
Desenho de cargos nas organizações. Modelos de desenho de cargos. Estrutura de cargos. Os cargos existentes na organização. Os métodos e os processos de trabalho. As responsabilidades dos cargos.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa capacitar o estudante ou profissional da área de gestão de pessoas à desenvolver um plano de cargos, carreiras e salários para uma organização.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – DIVIDINDO E MODELANDO CARGOS E SALÁRIOS
· Definir o conceito de modelagem de cargos e salários.
· Adotar um modelo de desenho de cargos dentro da organização.
· Discernir sobre as diferenças entre o modelo tradicional e o contingencial de cargos.
· Aplicar as técnicas de divisão e modelagem de cargos.
UNIDADE II – ORÇAMENTO, MODELAGEM E AVALIAÇÃO DE CARGOS
· Entender a estrutura orçamentária para dimensionar os limites de salários a serem praticados em uma modelagem de cargos.
· Modelar um cargo de modo a definir todos os indicadores e parâmetros para alimentar o processo de recrutamento e seleção.
· Aplicar as técnicas de avaliação de cargos em uma organização.
· Realizar a devolutiva da avaliação de cargos.
UNIDADE III – GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E SUAS CARREIRAS
· Compreender a necessidade da gestão de pessoas.
· Implementar o modelo de gestão estratégica de pessoas, compreendendo as diferenças entre este modelo e o tradicional.
· Articular o modelo de gestão estratégica de pessoas às macroestratégias da organização.
· Planejar a estratégia de desenvolvimento das carreiras dentro da organização, envolvendo treinamento e desenvolvimento de pessoas.
UNIDADE IV – DESENVOLVENDO E IMPLANTANDO UM PCCS
· Implantar o plano de cargos de cargos na organização, planejando a superação de obstáculos e a adequação à cultura organizacional.
· Discernir sobre modelos de cargos na gestão de pessoas.
· Construir a estrutura salarial em um plano de cargos, carreiras e salários (PCCS).
· Compreender a remuneração como um todo no contexto do PCCS.
Cultura digital para o mundo do trabalho
EMENTA:
Conceito de hardware e software. Definição de sistemas operacionais. História do computador. Noções de redes de computadores e da Internet. Evolução dos computadores e dos dispositivos móveis. Noções do Windows e suas configurações básicas. Processadores de texto e o MS-Word. Planilhas eletrônicas e o MS-Excel. Geradores de apresentações e o MS-PowerPoint. Computação em nuvem com o MS-OneDrive. MS-Teams. MS-Planner. MS-Outlook. MS-ToDo. MS-PowerAutomate.
OBJETIVO: Este componente curricular tem por objetivo introduzir o profissional à cultura digital para o mundo do trabalho, fornecendo-lhe conhecimentos básicos sobre as principais ferramentas de produtividade para o trabalho colaborativo em corporações que utilizam ambientes baseados nas tecnologias da Microsoft.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – O NOVO TRABALHO NO ADMIRÁVEL MUNDO DIGITAL
· Entender a evolução digital da sociedade e a aceleração do teletrabalho em função da pandemia da COVID-19, discernindo sobre a importância de se adquirir uma nova cultura para o trabalho híbrido e em home-office.
· Aplicar as técnicas e procedimentos do teletrabalho, compreendendo e superando suas dificuldades, além de aplicar os processos de organização e disciplina para o trabalho em home-office.
· Identificar as principais plataformas de trabalho colaborativo, identificando suas principais funcionalidades, utilizando o MS-Teams como referência para essas funcionalidades.
· Discernir sobre os aspectos éticos e legais do teletrabalho, avaliando os riscos tanto para o trabalhador quanto para a empresa contratante nas modalidades híbrida e de home-office.
UNIDADE II – INICIAÇÃO ÀS FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE
· Entender o universo dos processadores de texto e operar os recursos mais rudimentares do MS-Word, de modo a gerar documentos comuns no dia a dia do trabalho, como propostas e ofícios.
· Compreender o princípio de funcionamento das planilhas eletrônicas, bem como sua serventia no dia a dia do mundo do trabalho, operando os recursos mais básicos do MS-Excel, de modo a criar pequenas listas com valores, subtotais e totalização final; além de orçamentos com cálculos em cascata.
· Utilizar tabelas dinâmicas e gráficos para extrair informações relevantes do MS-Excel, visando à sua aplicação no gerenciamento de informações gerenciais.
· Identificar as funcionalidades dos geradores de apresentações de slides, manipulando os recursos básicos do MS-PowerPoint de modo a gerar apresentações de apoio para reuniões.
UNIDADE III – TRABALHO COLABORATIVO DIGITAL
· Compartilhar arquivos e pastas na nuvem com o MS-OneDrive, entendendo o processo de sincronização de dados.
· Utilizar os recursos básicos de comunicação e organização do trabalho oferecidos pelo MS-Outlook, operando seus módulos de gerenciamento de e-mails, agenda de compromissos e reuniões, contatos e tarefas.
· Gerenciar o trabalho em equipe por meio do MS-Teams, criando equipes de trabalho, manipulando, compartilhando e sincronizando pastas e arquivos, além de utilizar a função de convite de reuniões por videoconferência.
· Realizar reuniões por videoconferência, acessando arquivos de vídeo gerados a partir da gravação dessas reuniões no MS-Teams; baixar e compartilhar os vídeos gravados por meio do MS-Stream, visando à documentação de uma reunião e/ou a geração de tutoriais a partir dessas gravações.
UNIDADE IV – GERENCIANDO PROJETOS E ORGANIZANDO O TRABALHO
· Utilizar o MS-Planner para gerenciar as atividades de um projeto, aplicando as técnicas de manipulação e distribuição de cards.
· Criar e organizar as tarefas do dia a dia com o MS-ToDo, integrando-o com os e-mails sinalizados no MS-Outlook e vice-versa.
· Gerenciar as comunicações sociais e atualizações de informações não-oficiais com a rede social corporativa MS-Yammer.
· Criar e gerenciar fluxos de trabalho com o MS-PowerAutomate, desenhando workflows (fluxo de processos) e aplicando inteligência artificial para identificar e automatizar tarefas repetitivas no dia a dia do trabalho.
Assessment e Análise de Perfil Profissional
EMENTA:
Conceitos fundamentais de assessment. Importância da análise de perfil profissional. Ferramentas e instrumentos utilizados. Ética e confidencialidade na análise de perfil. Metodologias e técnicas de assessment. Análise de competências e potencial de desenvolvimento, a aplicação prática do assessment em diferentes áreas, como recrutamento e seleção, desenvolvimento de carreira, gestão de equipes e liderança, e a avaliação de programas de desenvolvimento.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos alunos conhecimento para utilizar ferramentas de assessment, analisar perfis profissionais, identificar competências e lacunas de desenvolvimento, fornecer feedback construtivo, e aplicar o assessment de forma ética e eficaz em contextos organizacionais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ASSESSMENT
• Definir os conceitos e fundamentos do assessment, incluindo os diferentes métodos e técnicas utilizados na análise de perfil profissional.
• Discernir sobre a importância da análise de perfil profissional para o desenvolvimento da carreira, a tomada de decisões relacionadas à escolha profissional.
• Identificar as principais ferramentas e instrumentos utilizados no processo de assessment e análise de perfil profissional.
• Compreender os princípios éticos e a importância da confidencialidade na análise de perfil profissional.
UNIDADE II – METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE ASSESSMENT
• Aplicar as técnicas de entrevistas e elaboração de questionários como instrumentos de coleta de dados para análise de perfil profissional.
• Definir os princípios e a aplicação de testes psicométricos, como testes de personalidade, inteligência e habilidades específicas, para a avaliação do perfil profissional.
• Utilizar a avaliação de desempenho como ferramenta de assessment, identificando critérios relevantes, desenvolvendo indicadores de avaliação e utilizando técnicas de coleta de dados.
• Aplicar dinâmicas de grupo e simulações como métodos de assessment, visando observar e analisar o comportamento, as competências sociais e as habilidades dos profissionais em situações simuladas.
UNIDADE III – ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS E POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO
• Identificar e mapear as competências essenciais para o sucesso profissional em diferentes áreas, por meio da análise de perfis e referências.
• Avaliar o potencial de desenvolvimento dos profissionais, considerando suas competências atuais e identificando oportunidades de crescimento e aprimoramento, por meio da análise de lacunas de competências e da definição de planos de ação personalizados.
• Aplicar o feedback adequado e construtivo aos profissionais, com base na análise de perfil e resultados do assessment.
• Implementar procedimentos e aplicar as técnicas de elaboração de relatórios e pareceres claros, objetivos e fundamentados, comunicando os resultados do assessment e análise de perfil profissional de forma precisa e compreensível.
UNIDADE IV – APLICAÇÃO PRÁTICA DO ASSESSMENT E ANÁLISE DE PERFIL PROFISSIONAL
• Utilizar as técnicas de assessment e análise de perfil profissional no processo de recrutamento e seleção de candidatos.
• Aplicar o assessment e análise de perfil profissional como ferramenta para o desenvolvimento de carreira e planejamento profissional dos indivíduos, auxiliando-os na identificação de suas fortalezas, interesses e possibilidades de crescimento.
• Realizar os procedimentos de assessment e análise de perfil profissional na gestão de equipes e liderança, identificando as competências e características individuais dos membros da equipe.
• Avaliar programas de desenvolvimento profissional, por meio do assessment e análise de perfil.