Auditoria Hospitalar
EMENTA: Modelos de auditoria. Papel do auditor. Planejamento e execução da auditoria. Elaboração do planejamento, das reuniões, dos acompanhamentos e dos relatórios de auditorias. Conceito de qualidade. Certificação para hospitais.
OBJETIVO: Este conteúdo tem por finalidade formar o auditor hospitalar, municiando-o das técnicas e ferramentas de auditoria para a certificação e acreditação hospitalar.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE AUDITORIA E A SAÚDE PÚBLICA
· Identificar os conceitos e modelos básicos de auditoria.
· Entender o papel e o perfil do auditor na área de saúde.
· Discernir sobre os processos de auditoria interna e externa.
· Identificar os diferentes tipos de auditoria e suas aplicações.
UNIDADE II – O AUDITOR DE O PROCESSO DA AUDITORIA HOSPITALAR
· Compreender o papel e o perfil do auditor na área de saúde.
· Planejar o processo de auditoria em um hospital.
· Aplicar as técnicas de auditoria em uma organização hospitalar.
· Reconhecer as diversas técnicas aplicadas em auditoria.
UNIDADE III – AUDITORIA HOSPITALAR PARA CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO
· Definir o conceito de qualidade e seus atributos na ambiência hospitalar.
· Diferenciar certificação de acreditação hospitalar, entendendo seus conceitos e aplicabilidades.
· Identificar os diferentes programas de qualidade usados nos hospitais e suas características.
· Criar instrumentais para avaliação dos indicadores de performance em hospitais.
UNIDADE IV – AUDITORIA E O GERENCIAMENTO DE CUSTOS E RISCOS
· Compreender a importância do atendimento hospitalar focado no ser humano e sua ligação com a qualidade.
· Aplicar conceitos de custos, compreendendo a influência da auditoria na contenção dos custos hospitalares.
· Analisar a auditoria aplicada aos diferentes setores do hospital.
· Considerar o gerenciamento de riscos no processo de auditoria de contas e glosas.
Comissões Hospitalares
EMENTA:
Comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH). Comissão de farmácia e terapêutica (CFT). Comissão de revisão de prontuários médicos (CRPM). Comissão de revisão de óbitos (CRO), (CEE). Comissão de ética médica (CEM). Comissão de humanização da assistência. Comissão de gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por finalidade capacitar o profissional de saúde a planejar, implantar e gerenciar comissões hospitalares, com vistas à implementação de boas práticas gerenciais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DO TRABALHO EM SÁUDE
· Explicar a importância dos processos em serviços de saúde.
· Conceituar e definir as ferramentas da Qualidade nos serviços de saúde.
· Interpretar o Planejamento estratégico e análise estratégica de organizações de saúde.
· Desenvolver e implementar comissões.
UNIDADE II – PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE COMISSÕES HOSPITALARES
· Organizar e definir controles.
· Utilizar metodologia de elaboração e implementação das comissões.
· Implementar comissões de Resíduos sólidos.
· Implementar comissões de Farmácia e Terapêutica.
UNIDADE III – ORGANIZAÇÃO E TIPOLOGIA DAS COMISSÕES HOSPITALARES
· Demonstrar as contribuições da área de Administração e Planejamento ao setor saúde.
· Demonstrar os benefícios decorrentes das comissões.
· Interpretar a obrigatoriedade das comissões para setores públicos e privados.
· Diferenciar comissões internas e externas.
UNIDADE IV – BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO HOSPITALAR
· Explicar a abordagem sistêmica nas organizações das comissões hospitalares.
· Definir humanização hospitalar e melhoria contínua.
· Interpretar práticas modernas de gestão de excelência.
· Organizar revisões de prontuários e avaliações de saúde.
Cinesiologia
EMENTA: Histórico da cinesiologia. Fisiologia e biomecânica. Coluna vertebral. Membros superiores e inferiores. Plano de movimento da coluna vertebral. Cinesiologia e biomecânica da coluna vertebral. Cinesiologia do membro superior. Cinesiologia do membro inferior. Motricidade e fisiologia muscular. Sensibilidade proprioceptiva. Integração espinal da motricidade. Integração cortical da motricidade. Sistema muscular. Princípios básicos da biomecânica. Sistema de alavancas e noções hidrostáticas e hidrodinâmica. Biomecânica do movimento humano.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade promover conhecimentos e desenvolver habilidades quanto à aplicação da cinesiologia na dinâmica corporal, preparando o profissional de educação física e áreas afins para aplicação desta área de conhecimento nas diversas situações e contextos profissionais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA CINESIOLOGIA
● Compreender o histórico da cinesiologia, aplicando o estudo da cinesiologia quanto às orientações do corpo humano, centro gravitacional, planos de orientação, eixos de fundamentos do corpo e movimentos fundamentais.
● Distinguir a cinesiologia da biomecânica, definindo seus conceitos e apresentando a síntese de construção histórica dessas áreas de conhecimento, desde a antiguidade até o século XXI.
● Identificar os elementos e a constituição da coluna vertebral, abrangendo os componentes ósseos, vértebras cervicais, torácicas e lombares.
● Entender como funciona a formação e a dinâmica dos membros superiores e inferiores, considerando ossos, articulações, músculos e seus movimentos.
UNIDADE II – CINESIOLOGIA APLICADA AO MOVIMENTO
● Identificar o plano de movimento da coluna vertebral, compreendendo a mobilidade vertebral como um todo.
● Entender os movimentos cinesiológicos da coluna vertebral, identificando as curvaturas fisiológicas e a biomecânica da coluna vertebral.
● Compreender a cinesiologia do movimento aplicada aos membros superiores, considerando ombros, cotovelo, punho e mãos, além dos principais movimentos realizados pela mão.
● Identificar os movimentos cinesiológicos aplicados aos membros inferiores, incluindo quadril, joelhos, tornozelos e pés.
UNIDADE III – MOTRICIDADE
● Definir o conceito de motricidade, entendendo-a quanto ao aspecto fisiológico da contratilidade muscular, identificando a organização hierárquica dos sistemas motores.
● Caracterizar a sensibilidade proprioceptiva, identificando o sistema sensorial, incluindo a sensibilidade articular, vestibular e muscular, diagnosticando ainda a distrofia muscular.
● Identificar a integração espinal da motricidade, caracterizando o reflexo miotático, tônus muscular, acoplamento Gama-Alfa, além de outros reflexos espinais, aspectos da postura e locomoção.
● Entender a dinâmica de integração cortical da motricidade, realizando o planejamento do movimento, controle de movimento, aprendizado motor, bem como a integração subcortical da motricidade.
UNIDADE IV – SISTEMA MUSCULAR E BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO
● Entender a fisiologia, anatomia e dinâmica do sistema muscular, identificando os músculos que envolvem ombros, cotovelos, punhos, mãos, quadril, joelhos, tornozelos e pés.
● Compreender os princípios básicos da biomecânica, aplicando as leis de Newton para calcular grandezas físicas como: aceleração; desaceleração; centro gravitacional; deslocamento e distância; velocidade; força; e torque.
● Aplicar o sistema de alavancas à biomecânica, caracterizando as alavancas de primeira, segunda e terceira classes, além de definir os conceitos fundamentais da hidrostática e da hidrodinâmica.
● Relacionar os conceitos da biomecânica com os movimentos corporais, tais como: marcha; ciclismo; salto; e natação.
Bioética e Biossegurança
EMENTA:
Ética na experimentação clínica. Ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Normas básicas de biossegurança. Técnicas de Esterilização de Materiais. Conceitos básicos de risco, risco biológico e biossegurança. Riscos químicos, físicos, radioativos, ergonômicos, psicossociais e biológicos. Mapas de riscos. Acidentes de laboratório. Biossegurança em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento das áreas de ciências biológicas e da saúde. Boas práticas de laboratório. Biossegurança e doenças infectocontagiosas. Biossegurança e organismos transgênicos. Arquitetura e organização de laboratórios. Políticas de biossegurança no Brasil e demais países. Comissões de biossegurança. Qualidade em biossegurança. Ética em pesquisas biológicas, com o meio ambiente, no trato a animais e em processos envolvendo tecnologia de DNA recombinante.
OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo munir o egresso do entendimento de toda a complexidade da pesquisa biológica, seja com seres humanos ou não, com as normas de segurança e seus padrões éticos na área de saúde e meio ambiente.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ÉTICA NA SAÚDE E NO MEIO AMBIENTE
· Identificar os marcos históricos da ética.
· Compreender a ética na pesquisa com seres humanos.
· Discernir sobre a ética na pesquisa com animais experimentais.
· Entender os aspectos éticos relacionados ao meio ambiente.
UNIDADE II – BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS
· Definir o conceito de bioética, compreendendo sua história e importância nos dias de hoje.
· Entender a biossegurança e sua fundamentação conceitual, compreendendo sua história e legislação.
· Discernir sobre a ética aplicada ao profissional de saúde, à luz do código de ética do conselho de classe e da legislação em vigor.
· Compreender a importância da biossegurança em laboratórios.
UNIDADE III – BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL E EPIDEMIOLÓGICA
· Aplicar procedimentos de segurança biológica como prevenção de doenças adquiridas em laboratórios.
· Operar equipamentos de proteção individual e coletiva em laboratórios e unidades de saúde que ofereçam riscos de contaminação.
· Compreender o processo de modificação genética dos organismos e seu impacto na biossegurança.
· Discernir sobre os assuntos éticos controversos na área de saúde.
UNIDADE IV – NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
· Interpretar a as normas técnicas atinentes à área de saúde.
· Compreender o papel e a importância do comitê de ética para a pesquisa em animais e humanos.
· Avaliar os impactos dos resíduos sanitários e ambientais na saúde e no ecossistema.
· Gerenciar o processo de descarte de resíduos gerados a partir dos serviços de saúde.
Terapias Alternativas e Saúde Integrativa
EMENTA:
Estudo das terapias alternativas e práticas integrativas de saúde, explorando suas bases teóricas, princípios, técnicas e aplicações. Compreensão das diferentes abordagens terapêuticas e sua relação com a saúde e o bem-estar. Análise crítica das evidências científicas e discussão sobre a integração dessas práticas no contexto da saúde contemporânea.
OBJETIVO: Este conteúdo multidisciplinar tem o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre as terapias alternativas e a saúde integrativa, capacitando-os a compreender, avaliar e utilizar essas abordagens de forma segura e ética, promovendo uma visão ampliada e integrativa da saúde, da estética e do bem-estar.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DAS TERAPIAS ALTERNATIVAS
· Entender os princípios e conceitos da saúde integrativa.
· Aplicar os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, incluindo acupuntura, moxabustão e técnicas complementares.
· Utilizar as práticas terapêuticas do Ayurveda, como massagem ayurvédica e panchakarma, considerando os princípios e diagnóstico ayurvédicos.
· Compreender os princípios e terapias naturais da naturopatia, como fitoterapia, hidroterapia e alimentação saudável.
UNIDADE II – TERAPIAS CORPORAIS
· Realizar ajustes quiropráticos e manipulações vertebrais com segurança e eficácia.
· Aplicar técnicas de mobilização e manipulação osteopática para tratar disfunções musculoesqueléticas.
· Utilizar a reflexologia para estimular pontos reflexos nos pés e mãos e promover bem-estar.
· Realizar diferentes técnicas de massoterapia de acordo com as necessidades do paciente.
UNIDADE III – TERAPIAS ENERGÉTICAS E COMPLEMENTARES
· Aplicar técnicas de canalização de energia e uso dos símbolos do Reiki para promover equilíbrio e bem-estar.
· Compreender os princípios da terapia floral e prescrever essências florais de forma individualizada.
· Utilizar a cromoterapia para aplicar as propriedades terapêuticas das cores e da luz.
· Empregar a música como ferramenta terapêutica em diferentes contextos de saúde.
UNIDADE IV – INTEGRAÇÃO DAS TERAPIAS ALTERNATIVAS NA PRÁTICA CLÍNICA
· Integrar abordagens terapêuticas convencionais e alternativas no cuidado holístico do paciente.
· Utilizar estratégias de prevenção de doenças que combinem terapias alternativas e convencionais.
· Compreender os aspectos éticos e legais relacionados ao uso das terapias alternativas na prática clínica.
· Avaliar criticamente as evidências científicas relacionadas às terapias alternativas e aplicar uma abordagem baseada em evidências.
Tecnologias em Imagens Radiográficas
EMENTA:
Fundamentos da Teoria Quântica; radiação do corpo negro e a hipótese de Planck, o efeito fotoelétrico, raios X e o trabalho de Compton. Propriedades ondulatórias das partículas, interferência de difração, interpretação probabilística da função de onda, hipótese de De Brolie e o princípio da Incerteza de Heisenberg. Formalismo da mecânica quântica, os vetores de estado. A equação de Schrödinger. Espectroscopia atômica; o modelo de Thomson, o modelo atômico de Rutherford, séries espectrais, estados estacionários e a estabilidade do átomo. Radiologia; radiatividade e energia radiativa, intensidade das dosagens de raios-X, medições simples, erros, magnitude de uma medição, monitores de radiação, câmera de ionização. Imagens radiológicas; sistemas digitais de imagens radiológicas, equipamento de radiologia geral, equipamento de mamografia, critérios para a qualidade da imagem radiológica.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo fornecer ao aluno a capacidade de identificar e entender os principais conceitos relacionados ao processo de imagens radiográficas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – INTRODUÇÃO À MECÂNICA QUÂNTICA
· Definir os conceitos de radiação de corpo negro e entender a hipótese de Planck.
· Aplicar os conceitos de raios-X e associá-los ao fenômeno de espalhamento Compton.
· Entender as propriedades ondulatórias das partículas e a interpretação probabilística da função de estado.
· Compreender o formalismo da mecânica quântica a aplicá-lo a equação de Schrödinger.
UNIDADE II – ESPECTROSCOPIA ATÔMICA
· Compreender as bases fundamentais para o modelo atômico de Thomson e sua fundamentação.
· Entender o modelo atômico de Rutherford e como se deu a descoberta do núcleo atômico.
· Compreender o modelo atômico de Bohr para o átomo de Hidrogênio e entendê-lo como o atual modelo na descrição deste átomo.
· Dimensionar os parâmetros que controlam a estabilidade atômica.
UNIDADE III – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA RADIOLOGIA
· Compreender o fenômeno de radiatividade e a energia que é liberada durante o processo.
· Dimensionar a magnitude da intensidade de radiação durante o processo de formação de imagens radiológicas.
· Compreender o processo de medições em imagens radiológicas.
· Entender e medir a intensidade de radiação no âmbito hospitaleiro.
UNIDADE IV – IMAGENS RADIOLÓGICAS
· Compreender o processo de formação de imagens radiológicas.
· Aplicar os conceitos da formação dos raios-X durante a formação de imagens radiológicas.
· Analisar a imagem radiológica e, a partir dela, extrair o diagnóstico dos resultados.
· Identificar e compreender a importância dos parâmetros radiológicos durante a formação de imagens radiológicas.
Tecnologias em Equipamentos Hospitalares
EMENTA:
Gestão do setor de manutenção. Gestão do Banco de Sangue. Gestão de laboratórios. Gestão de CCIH. Gestão de unidade de processamento de roupa hospitalar. Gestão de SND. Gestão de SAME. Gestão de serviço de higiene e conservação. Gestão de CME. Gestão de unidades assistenciais.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por finalidade preparar o gestor hospitalar a lidar com os equipamentos hospitalares, gerenciando suas demandas de aquisição, recebimento, manutenção e logística, abordando boas práticas sobre o planejamento e gerenciamento de serviços tecnológicos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO HOSPITALAR
· Explicar a importância da atividade hospitalar e o papel do gestor considerando a busca pela melhoria contínua.
· Reconhecer a importância do planejamento estratégico e a disseminação da missão, visão e valores organizacionais.
· Sumarizar ações de melhoria por meio do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia.
· Produzir a visão sobre o conceito de inovação e visualizar as principais tendências em tecnologia no cuidado ao paciente.
UNIDADE II – OS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA HOSPITALAR
· Explicar o papel do engenheiro clínico e do gerenciamento das demandas de manutenção.
· Construir ações voltadas à melhoria operacional da unidade hospitalar por meio da gestão energética.
· Apreciar o entendimento sobre os indicadores de gestão e sistemáticas da gestão da qualidade.
· Desenvolver mecanismos de controle de informação para o gerenciamento de equipamentos.
UNIDADE III – ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR E A SAÚDE NO BRASIL
· Explicar como funciona a estrutura organizacional e administrativa da saúde no Brasil.
· Classificar a estrutura organizacional e administrativa de uma unidade hospitalar considerando os fluxos de pessoas, materiais e informações nos com foco nos setores de apoio.
· Sumarizar a estrutura organizacional e administrativa de uma unidade hospitalar considerando os fluxos de pessoas, materiais e informações nos com foco nos setores relacionados à assistência.
· Desenvolver boas práticas de gestão de pessoas e metodologias de treinamentos.
UNIDADE IV – GERENCIAMENTO DOS EQUIPAMENTOS HOSPITALARES
· Apontar os equipamentos médico-hospitalares e descrever os procedimentos a serem adotados nos processos de aquisição.
· Criticar a aquisição de equipamentos médico-hospitalares que incorporam tecnologias recentes considerando a ética.
· Comparar a relação entre a estrutura de instalações de equipamento com a logística interna e o monitoramento dos equipamentos.
· Explicar as necessidades de equipamentos médico-hospitalares e instalações em estabelecimentos de saúde.
Suporte Emergencial à Vida e Atendimento Pré-Hospitalar
EMENTA:
Conceitos básicos em atendimento hospitalar. Primeiros socorros. Equipe especializada no atendimento emergencial. Divisão de treinamento. Tópicos estabelecidos a respeito do direito legal no atendimento. Consentimento para realização do atendimento. Negligência. Orientações padrões. Níveis de avaliação emergencial. Serviços de apoio. Doenças do trabalho. Medidas preventivas. Equipamentos de proteção coletiva. Suporte básico à vida. Método stay and play. Comissão interna de prevenção de acidentes – CIPA. Atendimento emergencial fixo. Fluxo assistencial na rede de urgência. Suporte básico à vida em pediatria.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade capacitar o profissional de saúde, segurança ou áreas afins a aplicar as técnicas de primeiros socorros nas mais diversas situações, abordando as melhores práticas para a preservação da vida em emergências.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PRIMEIROS SOCORROS
· Identificar os conceitos básicos a respeito dos primeiros socorros.
· Conhecer as premissas dos direitos do paciente no atendimento.
· Avaliar prescrições padrões fundamentais durante o atendimento emergencial.
· Compreender como atua o suporte básico de saúde.
UNIDADE II – ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
· Analisar as diretrizes do cuidado de emergência.
· Interpretar as fases do processo de socorro.
· Classificar os tipos de serviços especializados em primeiros socorros.
· Discutir e validar o atendimento pré-hospitalar a doenças do trabalho.
UNIDADE III – TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS
· Constatar as medidas e equipamentos que devem ser utilizados coletivamente e individualmente.
· Apontar e descrever como é realizado o serviço de transporte emergencial.
· Aplicar a técnica de atendimento de emergência a pacientes com lesões.
· Planejar e avaliar as etapas do atendimento emergencial e pré-hospitalar.
UNIDADE IV – ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR E O PREVENCIONISMO
· Aplicar o atendimento emergencial fixo.
· Entender e aplicar o modo de trabalho da equipe multiprofissional especializada em emergência.
· Compreender os objetivos da comissão interna de prevenção de acidentes.
· Propor as prioridades do cuidado emergencial e pré-hospitalar.
Sistema de Informação para a Saúde
EMENTA:
Noções básicas de informática, hardware, software, banco de dados, redes, sistemas e Internet. Noções básicas sobre os Sistemas de Informações Hospitalares. Segurança da informação. Tendências.
OBJETIVO:
Ao término dos estudos sobre este conteúdo você terá alcançado uma visão geral e consistente sobre os recursos tecnológicos à disposição da área de saúde, entendendo os conceitos fundamentais e a aplicabilidade das principais ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE TI
· Avaliar a evolução tecnológica que culminou na era digital.
· Definir os principais conceitos sobre redes de computadores.
· Compreender o princípio de funcionamento e aplicabilidade dos bancos de dados.
· Identificar aspectos de uso de sistemas e aplicativos no dia a dia.
UNIDADE II – RECURSOS DE TI NO DIA A DIA
· Definir os conceitos básicos de hardware: memória, CPU e dispositivos de armazenamento.
· Identificar os periféricos e dispositivos avançados.
· Discernir sobre os sistemas operacionais pagos e gratuitos, para computadores e outros dispositivos.
· Operar os recursos básicos dos pacotes Office pagos e gratuitos.
UNIDADE III – TECNOLOGIAS EM SAÚDE
· Identificar os sistemas tradicionais e equipamentos informatizados em ambientes hospitalares.
· Compreender a usabilidade e funcionalidades do DATASUS.
· Operar os sistemas de pesquisas em saúde.
· Aplicar técnicas de gestão documental.
UNIDADE IV – TECNOLOGIAS EMERGENTES E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
· Compreender a aplicabilidade da inteligência artificial.
· Entender o propósito e funcionamento de data warehouse e data mining.
· Avaliar o grau de segurança das informações em um ambiente laboral.
· Discernir sobre as tendências tecnológicas.
Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria em Saúde
EMENTA:
Serviços e ações do SUS. Lei orgânica do SUS. Regulação de serviços e ações da saúde. Planejamento em saúde. Controle em ações e serviços da saúde. Histórico da auditoria e avaliação em ações e serviços da saúde. Sistema de regulação, controle e avaliação nas ações e serviços de saúde.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por finalidade abordar os instrumentos de regulação e controle no processo de auditoria em saúde, capacitando o estudante ou profissional dessa área a aplicar critérios de avaliação e auditoria nos processos e estruturas organizacionais relacionados à área de saúde.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ENTENDENDO O SUS E O PACTO PELA SAÚDE
· Apontar o histórico das políticas públicas da área da Saúde no Brasil.
· Explicar o amparo legal das políticas públicas da área da saúde no Brasil.
· Identificar a Lei Orgânica do SUS (Lei nº 8.080/90).
· Interpretar os aspectos do público e o privado nas ações e serviços da saúde no Brasil e os mecanismos de atuação do SUS através da legislação de suporte.
UNIDADE II – REGULAÇÃO DO SISTEMA E SERVIÇOS DE SAÚDE
· Explicar a sistemática da Regulação em Ações e Serviços de Saúde.
· Identificar a Rede de Atenção à Saúde e a Política Nacional de Atenção Básica.
· Apontar o Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos para Ações e Serviços da Saúde.
· Explicar sobre o Planejamento na Área da Saúde.
UNIDADE III – ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE
· Explicar a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES) no âmbito do SUS.
· Interpretar o Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde (COAP) e a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no SUS.
· Apontar o Controle nas Ações e Serviços da Saúde.
· Identificar o Controle Social na Saúde.
UNIDADE IV – AUDITORIA EM SAÚDE
· Reconhecer o Histórico da auditoria e avaliação, Perfil do Auditor em Saúde.
· Explicar os Princípios fundamentais de auditoria no setor público.
· Identificar as Diretrizes, Classificação e Tipos de Auditoria.
· Reconhecer o Sistema de Regulação, Controle e Avaliação (SISRCA).
Ouvidoria Hospitalar
EMENTA:
Acolhimento dos usuários internos e externos do hospital, estabelecendo um canal de comunicação imparcial e democrático entre a instituição e estes usuários. Analise, qualificação e intermediação das demandas recebidas, como queixas, sugestões e elogios, facilitando o diálogo entre o usuário e os profissionais dos serviços. Transformação dos registros em dados para informações gerenciais, contribuindo na melhoria de processos, estimulando análise e reflexão para mudanças. O aprimorando deverá desenvolver conhecimentos sobre políticas de saúde com ênfase no SUS e adquirir uma visão geral da estrutura organizacional do hospital e seus processos de trabalho. Postura crítica e conduta ética profissional, incentivando o exercício da cidadania, respeito aos direitos e necessidades dos usuários.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa capacitar o profissional de saúde e de gestão quanto ao planejamento, organização, operacionalização e gerenciamento dos serviços de uma ouvidoria.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – OUVIDORIA E ACOLHIMENTO EM SAÚDE
· Reconhecer os direitos dos usuários do SUS.
· Definir ouvidoria e entender sua fundamentação legal estabelecer a diferença entre SAC e ouvidoria.
· Explicar como é a ouvidoria no Brasil e na saúde.
· Sumarizar o processo de acolhimento.
UNIDADE II – ORGANIZAÇÃO E PROPÓSITO DA OUVIDORIA
· Listar a missão e os objetivos da ouvidoria e especificar as atribuições da ouvidoria.
· Escrever o papel estratégico da ouvidoria, explicar porque instalar uma ouvidoria, quando e porque procurar a ouvidoria.
· Definir o atendimento e explicitar os sete pecados do atendimento.
· Demonstrar as principais características da ouvidoria.
UNIDADE III – PROCESSOS DE TRABALHO E GESTÃO NA OUVIDORIA
· Definir quais são as exigências mínimas para o funcionamento de uma Ouvidoria.
· Sumarizar a padronização do processo de trabalho, quais as responsabilidades, os limites e a vinculação da Ouvidoria.
· Explicar o perfil do ouvidor, os aspectos relevantes de sua qualificação, a formação do ouvidor/ombudsman e quais as competências essenciais do ouvidor.
· Definir a classificação das manifestações junto à ouvidoria, entender o acompanhamento das manifestações e o conteúdo das manifestações.
UNIDADE IV – TECNOLOGIA E GESTÃO DA OUVIDORIA
· Comparar os tipos de demandas, caracterizar as vantagens para a organização e o cidadão e as conhecer as barreiras para o sucesso de uma ouvidoria.
· Classificar o sistema de informação para a gestão de uma ouvidoria.
· Categorizar os sistemas informatizados de uma ouvidoria.
· Explicar a ouvidoria como instrumento de gestão, os diferenciais propostos para a gestão e compreender a relacionar a ouvidoria como componente organizacional.
Política de Saúde
EMENTA:
Desenvolvimento histórico das políticas de saúde no Brasil, reflexões sobre as influências micro e macrossociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Conceito de saúde, o trabalho em saúde, os modelos tecnoassistenciais em saúde e a atenção integral à saúde das populações.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa abordar os conceitos e fundamentos relacionados às políticas públicas para a saúde, proporcionando ao estudante e profissional desta área e de áreas afina uma visão crítica e contextualizada sobre os mecanismos governamentais para a regulação e promoção da saúde coletiva.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS E HISTÓRIA DOS SISTEMAS DE SAÚDE
· Explicar sobre os conceitos de saúde durante a história.
· Interpretar a história da previdência social e da saúde coletiva.
· Interpretar a história das políticas públicas de saúde no Brasil.
· Interpretar a história dos sistemas de saúde de outros países.
UNIDADE II – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
· Identificar a criação do SUS.
· Explicar os princípios e diretrizes do SUS.
· Explicar sobre o financiamento do SUS.
· Explicar sobre a Regulação em saúde.
UNIDADE III – REGULAÇÃO E ASPECTOS ECONÔMICOS DA SAÚDE
· Identificar os instrumentos de regulação em saúde.
· Identificar os níveis de complexidade e forma deliberação.
· Analisar os impactos da indústria da saúde em diversas áreas.
· Identificar as consequências econômicas da doença.
UNIDADE IV – EPIDEMIAS E OUTROS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA
· Reconhecer os indicadores epidemiológicos.
· Explicar sobre o trabalho em saúde.
· Explicar sobre a dicotomia público privada.
· Interpretar os avanços e desafios do SUS.
Gestão do Processo e da Força de Trabalho em Saúde
EMENTA:
Atenção primária, secundária e terciária à saúde. Fases e características do processo de trabalho em saúde. Composição e qualificação da força de trabalho e saúde. Dinâmica da força de trabalho. Seleção de pessoal em saúde. Plano de carreira, cargos e salários em saúde. Política Nacional de Humanização em saúde. Técnicas de negociação.
OBJETIVO:
Este conteúdo aborda conceitos, fundamentos, técnicas e ferramentas para a seleção e gestão da força de trabalho em saúde, tendo por finalidade capacitar você a aplicar essas técnicas à luz da Política Nacional de Humanização em saúde.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PROCESSO DE TRABALHO E A GESTÃO EM SAÚDE
· Definir conceitos importantes da administração relacionados à gestão em saúde.
· Compreender marcos e aspectos importantes sobre a história da saúde no Brasil.
· Entender o que é processo de trabalho em saúde.
· Discernir sobre a gestão da força de trabalho na área de saúde.
UNIDADE II – SEGMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
· Compreender a atenção primária à saúde e sua organização.
· Entender a atenção secundária à saúde e suas organizações.
· Discernir sobre a atenção terciária à saúde.
· Visualizar a Rede de Atenção à Saúde como um todo, entendendo como ela se organiza.
UNIDADE III – GESTÃO DA FORÇA DE TRABALHO E DA QUALIDADE EM SAÚDE
· Entender as principais teorias administrativas e sua aplicação na gestão de pessoas.
· Aplicar técnicas de negociação, compreendendo-as como importante instrumento de gestão.
· Implementar procedimentos e políticas de seleção, dimensionamento e planejamento de pessoal, implementando plano de carreira, cargos e salários como instrumentos de gestão.
· Identificar os principais instrumentos de gestão da qualidade em saúde.
UNIDADE IV – HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE
· Entender a importância do serviço humanizado de saúde.
· Compreender a Política Nacional de Humanização, suas diretrizes e objetivos.
· Realizar o acolhimento humanizado de pacientes, entendendo essa atividade como um dos componentes do processo de trabalho pautado na Política Nacional de Humanização.
· Visualizar a clínica ampliada como um dos componentes do processo de trabalho pautado na Política Nacional de Humanização.
Gestão de Serviços de Tecnologia Hospitalar
EMENTA:
Tecnologias em saúde. Política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde. Tipos e classificações das tecnologias em saúde. Ciclos de vida de uma tecnologia em saúde. Avaliação de tecnologias em saúde: ensaios clínicos. Métodos de avaliação de tecnologias em saúde. Avaliação de custos e impacto econômico. Bioética e tecnologias em saúde. Gestão de tecnologias em saúde. Tecnologias de alto custo e alta demanda. Tecnologias em saúde como ferramentas de gestão. Tecnologias da informação em serviços de saúde. Tecnologias na gestão hospitalar. Ações de manutenção. Gestão do risco e dos espaços em instituições de atendimento ambulatorial, de atendimento imediato, de reabilitação e de internação. Gestão do risco e dos espaços em setores de diagnóstico por imagem, anatomia patológica e patologia clínica.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por objetivo preparar o gestor hospitalar para gerenciar as tecnologias da informação e comunicação na área de saúde e no ambiente hospitalar, considerando os serviços de manutenção e de apoio à operacionalização dessas tecnologias.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – TECNOLOGIAS APLICADAS À SAÚDE
· Definir, historicamente, o surgimento das tecnologias de saúde, entendendo colo elas surgiram, se desenvolveram e a sua importância para o desenvolvimento dos sistemas de saúde.
· Entender como o contexto histórico resultou na criação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e sua importância para o Brasil.
· Discernir sobre como são classificadas, que tipos de tecnologias em saúde existem, inserindo-os no contexto das práticas de saúde.
· Compreender os desafios de se incorporar tecnologias em saúde no Brasil bem como a importância dos ciclos de vida no processo de inovação tecnológica.
UNIDADE II – AVALIAÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS NA SAÚDE
· Interpretar a importância dos ensaios clínicos e como se faz uma contextualização correta do problema.
· Realizar os ensaios clínicos, entendendo a importância da correta análise de mérito científico.
· Desenvolver avaliações econômicas de tecnologias em saúde.
· Identificar os principais conceitos éticos necessários para uma conduta correta nos processos de análise, manipulação e incorporação de tecnologias em saúde.
UNIDADE III – GESTÃO DAS TECNOLOGIAS NA ÁREA DE SAÚDE
· Definir conceitos importantes para a compreensão da gestão de tecnologias, bem como compreender os processos de regulamentação e avaliação de necessidades.
· Entender como se dá a incorporação de tecnologias de alto custo e de políticas públicas importantes, como a de medicamentos essenciais dos serviços públicos de saúde.
· Discernir sobre a importância dos sistemas de informação em saúde para os processos de gestão.
· Identificar as principais diferenças dos modelos de gestão público e privado e como as tecnologias da informação interferem neste processo.
UNIDADE IV – TECNOLOGIAS NA GESTÃO HOSPITALAR
· Identificar as mais importantes ferramentas de gestão administrativa e de atendimento em saúde.
· Compreender os processos e barreiras na implantação de um sistema eficiente de ações de manutenção de tecnologias em saúde.
· Gerir os espaços e os riscos relacionados ao uso de tecnologias em saúde em instituições de atendimento ambulatorial, de atendimento imediato, de reabilitação e de internação.
· Avaliar, planejar e controlar os espaços e os riscos relacionados ao uso de tecnologias em saúde em setores de diagnóstico por imagem, anatomia patológica e patologia clínica.
Gestão e Marketing Hospitalar
EMENTA:
Conceitos fundamentais do marketing. Utilização do marketing na área da saúde. Preço e valor. Missão, visão e valores. Análise SWOT e posicionamento estratégico. Estabelecimento de metas. Balanced scorecard. Estrutura da marca. Canais de comunicação e responsabilidade social. Comportamento do cliente. Tipos de clientes e sustentabilidade financeira. Cuidado e segurança com o cliente. Ganho de valores nos hospitais. Endomarketing. Liderança.
OBJETIVO:
Este componente curricular tem por objetivo proporcionar ao aprendente a capacidade de aplicar as técnicas e fundamentos do marketing à gestão hospitalar e à saúde de um modo geral.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – MARKETING NA ÁREA DE SAÚDE
· Definir os conceitos fundamentais do marketing.
· Interpretar e aplicar os conceitos do marketing à área da saúde.
· Discernir sobre a diferenciação do produto e as tendências atuais do marketing na área de saúde.
· Diferenciar os conceitos de preço e valor, identificando os principais elementos de custo na área da saúde.
UNIDADE II – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MARKETING
· Aplicar as técnicas de descrição da missão, da visão e dos valores de uma empresa.
· Utilizar a técnica da análise SWOT para o posicionamento estratégico de uma empresa no mercado.
· Estabelecer as metas no planejamento de marketing.
· Aplicar a ferramenta do Balanced Scorecard (BSC) na avaliação do desempenho em decorrência do planejamento estratégico.
UNIDADE III – BRANDING E OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE
· Avaliar e desenvolver o estudo de uma marca.
· Identificar os canais de comunicação com o cliente e com o público-alvo da organização, analisando o aspecto da responsabilidade social.
· Entender o comportamento do cliente frente ao consumo dos produtos e serviços de uma marca.
· Analisar os tipos de clientes sob o ponto de vista da sustentabilidade financeira.
UNIDADE IV – CADEIA DE VALOR NO MARKETING HOSPITALAR
· Avaliar e implementar a política do cuidado e da segurança do cliente.
· Compreender a cadeia de valor e precificação dos serviços hospitalares.
· Utilizar o endomarketing como estratégia competitiva.
· Entender a liderança como ferramenta fundamental para o sucesso da implantação do endomarketing.
Gestão de Serviços Laboratoriais e Setores Especializados
EMENTA:
Aspectos teóricos e práticos voltados para organização, gerenciamento, qualidade, biossegurança e metodologias desenvolvidas nas áreas do laboratório de patologia clínica, microbiologia, imunologia, hematologia, fisiologia bioquímica, líquidos biológicos, parasitologia e biologia molecular. Realização da metodologia laboratorial, interpretação e análise crítica dos resultados.
OBJETIVO:
A finalidade desta disciplina é prover conhecimentos e habilidades gerenciais ao profissional de saúde para planejar, implantar e gerir um laboratório de análises clínicas.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS
· Explicar o perfil organizacional do laboratório de Análises Clínicas.
· Analisar o planejamento estratégico de um laboratório de Análises Clínicas.
· Identificar as estratégias de mercado do laboratório de Análises Clínicas.
· Interpretar o processo de abertura de um laboratório de Análises Clínicas.
UNIDADE II – GESTÃO DE QUALIDADE, LEGISLAÇÃO E BIOSSEGURANÇA EM ANÁLISES CLÍNICAS
· Explicar as ferramentas de controle da qualidade disponíveis na área de Análises Clínicas.
· Identificar as diferenças entre controle de qualidade externo e interno, conhecendo os diferentes programas.
· Reconhecer as legislações vigentes para os laboratórios de Análises Clínicas.
· Interpretar o conceito de biossegurança e a sua aplicabilidade em Análises Clínicas.
UNIDADE III – GESTÃO DE PESSOAS, CLIENTES E TECNOLOGIAS EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
· Apontar como funciona a gestão de pessoas em Análises Clínicas.
· Interpretar a relação cliente x laboratório de Análises Clínicas.
· Explicar as principais Tecnologias e Inovações em Análises Clínicas.
· Interpretar a aplicabilidade das Tecnologias e Inovações em setores especiais.
UNIDADE IV – GESTÃO DE RESÍDUOS, ÉTICA E BIOÉTICA EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS
· Reconhecer como funciona o Plano de Gerenciamento de Resíduos na Área da Saúde.
· Explicar o funcionamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos no laboratório de Análises Clínicas.
· Explicar a ética no ambiente laboratorial.
· Interpretar a função da bioética no laboratório de Análises Clínicas.
Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem
EMENTA:
Teorias de Enfermagem, adequação com o processo de trabalho em Enfermagem em suas cinco etapas: histórico de enfermagem, avaliação diagnóstica, planejamento, implementação e evolução de enfermagem.
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar o aluno ou profissional de enfermagem a compreender os fundamentos teóricos e científicos deste ofício, abordando os marcos históricos, as teorias de enfermagem, os instrumentos básicos do cuidar e o processo de enfermagem, relacionando a teoria com a prática do profissional enfermeiro.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – HISTÓRIA E FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DA ENFERMAGEM
· Compreender os marcos históricos do desenvolvimento da enfermagem.
· Entender a enfermagem como ciência e profissão, definindo os conceitos que a determinam como tal.
· Discernir sobre os aspectos estruturantes da sistematização e do processo de enfermagem.
· Identificar as etapas do processo de enfermagem e sua utilização nas práticas do enfermeiro.
UNIDADE II – SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM
· Realizar os procedimentos de investigação e entrevista em saúde.
· Interpretar a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) e o disposto na NANDA, aplicando as técnicas de diagnóstico.
· Aplicar o processo de planejamento e implementação do cuidado em enfermagem.
· Realizar o processo de avaliação do cuidado em enfermagem.
UNIDADE III – TEORIAS DE ENFERMAGEM, UMA VISÃO GERAL
· Discernir sobre as teorias de enfermagem sob um aspecto geral.
· Identificar as escolas de pensamentos das teorias: necessidade do cliente, processo interação enfermeiro-paciente e resultados das ações de enfermagem.
· Aplicar as teorias de enfermagem na sistematização da assistência.
· Empregar as teorias de enfermagem nas diversas áreas, discernindo sobre as melhores práticas.
UNIDADE IV – TEORIAS DE ENFERMAGEM, UMA VISÃO DETALHADA
· Aplicar a Teoria Ambientalista (Florence Nightingale), a Teoria das Necessidades Básicas (Virgínia Henderson) e a Teoria Interpessoal (Hildegard Peplau) às diversas situações do dia a dia profissional.
· Empregar a Teoria do Alcance de Objetivos (Imogenes King), a Teoria do Cuidado Transcultural (Madeleine Leininger) e a Teoria do Autocuidado (Dorothea Orem) no cotidiano do enfermeiro.
· Entender a aplicar a Teoria da Adaptação (Sister Callista Roy) e Teoria das Necessidades Humanas Básicas - NHB (Wanda de Aguiar Horta) no processo de cuidado em enfermagem.
· Utilizar a Teoria do Cuidado Humano (Jean Watson) e Teoria dos Seres Humanos Unitários (Martha Rogers) nos procedimentos inerentes às rotinas de enfermagem.
Bases Teóricas, Metodológicas e Recursos da Fisioterapia
EMENTA:
História e evolução da fisioterapia, os princípios e conceitos fundamentais, a ética e legislação relacionadas à prática fisioterapêutica, importância da utilização de evidências científicas. Tomada de decisões clínicas. Avaliação e diagnóstico fisioterapêutico, anamnese, exame físico, testes e medidas, formulação de objetivos terapêuticos. Modalidades terapêutica, exercícios terapêuticos, terapia manual, eletroterapia, termoterapia, crioterapia, reabilitação e condicionamento físico. técnicas de mobilização e manipulação, educação e orientação ao paciente. recursos e tecnologias em fisioterapia, equipamentos e aparelhos fisioterapêuticos, tecnologias assistivas e adaptativas, e as tendências e pesquisas atuais na área. Prática baseada em evidências.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar a base de conhecimento para que os estudantes estejam aptos a utilizar os recursos terapêuticos da fisioterapia de forma ética, segura e embasada em evidências científicas, visando à promoção da saúde e ao bem-estar dos pacientes.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA
· Compreender a história e a evolução da fisioterapia como profissão de saúde, reconhecendo suas bases teóricas e práticas ao longo do tempo, e a importância da fisioterapia no contexto da saúde e reabilitação.
· Identificar os princípios e conceitos fundamentais da fisioterapia, o movimento humano, a função musculoesquelética, os sistemas do corpo humano, a biomecânica e a fisiologia do exercício.
· Interpretar e discernir sobre a aplicação das normas éticas e legais que regem o exercício da fisioterapia, incluindo o código de ética profissional, a responsabilidade legal do fisioterapeuta e os direitos e deveres dos pacientes.
· Entender a importância da utilização de evidências científicas na prática fisioterapêutica, compreendendo os princípios da pesquisa em fisioterapia, a interpretação e aplicação de estudos clínicos e a valorização da prática baseada em evidências.
UNIDADE II – AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO FISIOTERAPÊUTICO
· Realizar uma anamnese completa e um exame físico adequado, incluindo a coleta de informações relevantes sobre o paciente, a avaliação das estruturas e funções do corpo, e a identificação de sinais e sintomas que embasem o diagnóstico fisioterapêutico.
· Aplicar diferentes testes e medidas utilizados na avaliação fisioterapêutica, como avaliação funcional, avaliação da mobilidade, força muscular, equilíbrio, amplitude de movimento, entre outros.
· Utilizar instrumentos de avaliação específicos da fisioterapia, como escalas de dor, questionários de qualidade de vida, questionários de função física, entre outros.
· Formular diagnóstico fisioterapêutico com base nos dados coletados durante a avaliação, integrando as informações clínicas e funcionais, e estabelecer objetivos terapêuticos claros e mensuráveis.
UNIDADE III – INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
· Empregar diferentes modalidades terapêuticas utilizadas na fisioterapia, como exercícios terapêuticos, terapia manual, eletroterapia, termoterapia, crioterapia.
· Aplicar estratégias de reabilitação e condicionamento físico por meio do planejamento e prescrição de exercícios terapêuticos, visando a restauração, manutenção ou melhora da função física.
· Realizar procedimentos de mobilização e manipulação articular utilizadas na prática fisioterapêutica, compreendendo suas indicações, contraindicações e aplicação adequada.
· Utilizar técnicas de comunicação e educação em saúde, para fornecer orientações e informações adequadas aos pacientes.
UNIDADE IV – RECURSOS E TECNOLOGIAS EM FISIOTERAPIA
· Identificar os equipamentos e aparelhos utilizados na prática fisioterapêutica, como aparelhos de eletroterapia, ultrassom, laser, crioterapia, entre outros.
· Selecionar e aplicar as tecnologias assistivas e adaptativas utilizadas na reabilitação e na promoção da independência funcional de pessoas com deficiência ou limitações físicas.
· Identificar as novas tendências e pesquisas na área da fisioterapia, incluindo terapias inovadoras, abordagens baseadas em tecnologia, terapias complementares.
· Utilizar a prática baseada em evidências na tomada de decisões clínicas, utilizando informações provenientes de pesquisas científicas, revisões sistemáticas e diretrizes clínicas, a fim de embasar as escolhas terapêuticas.
Vigilância Sanitária, Epidemiológica e
EMENTA:
Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Vigilância em Saúde. Conceito saúde-doença. Doenças transmissíveis e infecciosas. Sistema nacional de vigilância epidemiológica. Regulamento sanitário internacional. Vigilância em saúde ambiental.
OBJETIVO:
Em tempos de pós-pandemia da COVID-19, o conhecimento em vigilância sanitária e epidemiológica ambiental nunca foi tão necessária para profissionais de saúde e áreas correlatas. Este conteúdo aborda desde as bases conceituais do tema, até o estudo detalhado das doenças infecciosas e como o sistema nacional e internacional de vigilância em saúde pode atuar para reduzir os índices de letalidade e aumentar o nível de prevenção.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – BASES DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE
· Compreender o contexto histórico-social que levou à “criação” da Vigilância em Saúde.
· Identificar a atuação da Vigilância em Saúde nas diferentes esferas governamentais.
· Discernir sobre a Política Nacional de Vigilância em Saúde.
· Definir o conceito de Vigilância em Saúde e os seus componentes.
UNIDADE II – A MEDICINA E AS DOENÇAS
· Definir o conceito de saúde-doença.
· Entender a medicina como ciência global.
· Compreender a história natural da doença.
· Aplicar o Relatório Lalonde no contexto da medicina e das doenças.
UNIDADE III – VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
· Diagnosticar doenças transmissíveis, endemias, epidemias e pandemias.
· Aplicar as técnicas e boas práticas para a redução das doenças infecciosas.
· Operar o sistema de informações de agravos de notificação.
· Compreender o funcionamento e a dinâmica do sistema nacional de vigilância epidemiológica.
UNIDADE IV – VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
· Aplicar o regulamento sanitário internacional.
· Entender o funcionamento do centro de informações estratégicas em vigilância em saúde.
· Compreender a implantar da vigilância ambiental em saúde no Brasil.
· Definir e compreender a vigilância em saúde ambiental.
Toxicologia Analítica: Clínica e Forense
EMENTA:
Histórico e princípios de toxicologia. Relação dose-resposta e a sua curva. Mecanismos de toxicidade. Princípios de toxicocinética. Biotransformação e Excreção. Drogas de abuso e dopagem. Agentes de dopagem física e intelectual. Validação para toxicologia forense.
OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é capacitar o profissional de saúde e do direito a aplicar técnicas toxicológicas no diagnóstico clínico e nas investigações criminais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA TOXICOLOGIA
· Explicar o Histórico e Princípios de Toxicologia.
· Relacionar dose-resposta e sua curva.
· Identificar os Mecanismos de toxicidade.
· Fazer a Avaliação de Risco.
UNIDADE II – TOXICOCINÉTICA E TOXICODINÂMICA
· Explicar os princípios de Toxicocinética.
· Toxicocinética: Absorção e Distribuição.
· Toxicocinética: Biotransformação e Excreção.
· Reconhecer a Toxicodinâmica.
UNIDADE III – DROGAS E DOPAGEM
· Contextualizar as drogas de abuso e dopagem.
· Identificar as drogas de abuso e as modalidades de abuso de drogas.
· Interpretar o contingenciamento.
· Identificar os agentes de dopagem física e intelectual.
UNIDADE IV – TOXICOLOGIA FORENSE
· Reconhecer os sistemas da qualidade.
· Explicar sobre a validação analítica.
· Interpretar a validação para toxicologia forense.
· Identificar e compreender Ferramentas e métodos de análise.