Tópicos Especiais em Serviço Social
EMENTA:
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) de 2004. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS): NOB/SUAS. NOB/Rh – conceitos, diretrizes, princípios, níveis de proteção social (básica e especial). O papel do Assistente Social na Assistência social. A Política Nacional de Saúde. O sistema único de Saúde (SUS): Conceitos, fundamentação legal, diretrizes, princípios, níveis de atenção. O SUS no contexto do governo. O papel do assistente social na saúde. O Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF). O Benefício de prestação continuada (BPC). O Auxílio Brasil. A Estratégia Saúde da Família (ESF). Os conceitos sobre a intersetorialidade. A intersetorialidade na Saúde. A intersetorialidade na Assistência Social. A intersetorialidade entre a Saúde e a Assistência Social.
OBJETIVO: Nesse componente curricular o aluno irá se atualizar quanto a programas fundamentais no contexto social, como a PNAS, SUAS, SUS, alguns dos programas vinculados a essas políticas e, por fim, a intersetorialidade e suas implicações.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
· Entender a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) de 2004 e seus efeitos no contexto social brasileiro.
· Definir o conceito e entender a dinâmica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entendendo sua fundamentação legal, diretrizes, princípios e níveis de atenção.
· Compreender a NOB/RH, seus conceitos, diretrizes, princípios, e seus níveis de proteção social (básica e especial).
· Identificar o papel do assistente social na Assistência Social.
UNIDADE II – POLÍTICA DE SAÚDE
· Entender a Política Nacional de Saúde, seu propósito, benefícios e mecanismos no contexto das políticas públicas brasileiras e do Serviço Social.
· Compreender a dinâmica e o propósito do Sistema Único de Saúde (SUS), definindo seus conceitos, entendendo sua fundamentação legal, diretrizes, princípios e níveis de atenção.
· Avaliar o SUS no contexto governamental, entendendo seus mecanismos técnicos e operativos, bem como seu alinhamento com as políticas públicas da pauta do governo.
· Identificar o papel do assistente social no contexto brasileiro da saúde.
UNIDADE III – PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA SAÚDE
· Entender o Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), seu propósito e princípio de funcionamento, discernindo sobre sua importância no contexto social brasileiro.
· Definir o conceito e compreender o funcionamento do Benefício de prestação continuada (BPC) e seu impacto social.
· Compreender a importância do Auxílio Brasil no contexto social pandêmico e pós-pandêmico no Brasil.
· Aplicar a Estratégia da Saúde da Família (ESF) no contexto social brasileiro.
UNIDADE IV – INTERSETORIALIDADE E O SERVIÇO SOCIAL
· Definir o conceito da intersetorialidade dos programas e das políticas públicas.
· Entender a intersetorialidade da área de Saúde no contexto dos programas e políticas públicas.
· Identificar as áreas de intersetorialidade da Assistência Social.
· Compreender a intersetorialidade entre as áreas da Saúde e a da Assistência Social.
Serviço Social e Saúde Mental
EMENTA:
Saúde mental: conceitos e perspectivas. Serviço social e saúde mental. Políticas de saúde mental. Ética no serviço social. Intervenção em saúde mental: técnicas de avaliação, formulação de planos de atendimento. Equipes interdisciplinares. Abordagens Teórico-Metodológicas. Abordagem biopsicossocial. Abordagem de Reabilitação Psicossocial. Abordagem da Redução de Danos. Abordagem da Promoção da Saúde Mental. Serviço social em saúde mental: praticas. Práticas Baseadas em Evidências. Abordagem de Gênero e Saúde Mental. Populações Vulneráveis. Autocuidado e Bem-estar do Profissional de Serviço Social.
OBJETIVO: Este componente curricular visa capacitar os estudantes de Serviço Social a compreenderem a relação entre Serviço Social e Saúde Mental, desenvolvendo conhecimentos teórico-metodológicos e habilidades práticas para atuar de forma ética, crítica e efetiva no campo da saúde mental.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS BÁSICOS DE SAÚDE MENTAL E SERVIÇO SOCIAL
· Definir os conceitos e entender as perspectivas do Serviço Social no contexto da saúde mental da sociedade.
· Entender o papel do Serviço Social na promoção da saúde mental.
· Compreender as políticas de saúde mental e seu impacto na prática do Serviço Social.
· Discernir sobre os dilemas éticos no trabalho do Serviço Social em saúde mental.
UNIDADE II – AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL EM SAÚDE MENTAL
· Aplicar as técnicas de avaliação em saúde mental no contexto da assistência social.
· Formular planos de atendimento social em saúde mental.
· Aplicar técnicas de intervenção em situações de crise em saúde mental no contexto da assistência social.
· Colaborar efetivamente em equipes interdisciplinares no contexto da saúde mental.
UNIDADE III – ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM SAÚDE MENTAL
· Aplicar a abordagem biopsicossocial no trabalho em saúde mental dentro do contexto do Serviço Social.
· Realizar a abordagem de reabilitação psicossocial na promoção da saúde mental no contexto do Serviço Social.
· Compreender e aplicar a abordagem da redução de danos na saúde mental dentro do contexto do Serviço Social.
· Identificar e aplicar estratégias de promoção da saúde mental no Serviço Social.
UNIDADE IV – PRÁTICAS E DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL EM SAÚDE MENTAL
· Compreender e aplicar práticas baseadas em evidências no Serviço Social em saúde mental.
· Identificar as interseções entre gênero e saúde mental e aplicar essa perspectiva no Serviço Social.
· Entender as necessidades específicas de populações vulneráveis em relação à saúde mental e desenvolver estratégias de intervenção apropriadas no contexto do Serviço Social.
· Reconhecer a importância do autocuidado e promover o bem-estar do profissional de Serviço Social em saúde mental.
Serviço Social e Política Social
EMENTA:
Política Social: conceito, função e esfera pública. Concepções teóricas sobre o desenvolvimento das políticas sociais no Brasil. Relação Estado e sociedade civil. Perspectivas atuais sobre a formulação, gestão e controle das políticas sociais. As teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais. As interpretações sobre concepção, natureza e desenvolvimento das políticas sociais nos seguintes paradigmas: marxismo, liberalismo clássico, neoliberalismo e social-democracia. O capitalismo monopolista e a emergência e desenvolvimento do "welfarestate" europeu e (e o rebatimento nas) das políticas sociais brasileiras
OBJETIVO: Esta disciplina visa propiciar conhecimento e reflexão acerca do conceito e função da Política Social no Estado capitalista brasileiro, a partir do debate formulado por diversas correntes teóricas como o liberalismo-clássico, o marxismo, a social-democracia e, atualmente, o neoliberalismo, contextualizando a política de assistência social.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I - INTRODUÇÃO À POLÍTICA SOCIAL
· Definir conceitos de Serviço Social e Política Social.
· Entender a contextualização da Política Social no Brasil.
· Compreender a perspectiva funcionalista da política social.
· Discernir sobre a influência do idealismo e a contribuição da tradição Marxista.
UNIDADE II - CAPITALISMO, LIBERALISMO E ORIGENS DA POLÍTICA SOCIAL
· Discernir sobre a questão social no contexto da política social.
· Entender o liberalismo, confrontando-o com a negação da política social.
· Compreender o processo das lutas da classe trabalhadora, relacionando-as com a origem da política social.
· Descrever a grande crise do capital e a condição da política social no Brasil.
UNIDADE III - POLÍTICA SOCIAL NO NEOLIBERALISMO
· Contextualizar os fundamentos históricos dos “anos de ouro”.
· Entender as políticas sociais e a experiência do welfare state.
· Discernir sobre as causas da crise dos “anos de ouro”.
· Compreender a desestruturação do welfate state em tempos neoliberais.
UNIDADE IV - POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
· Entender a contrarreforma neoliberal e a política social.
· Relacionar a política social com a difícil coexistência entre a universalidade e a hegemonia liberal.
· Compreender o financiamento e alocação de recursos do fundo público no contexto da política social.
· Perceber o controle democrático na política social e as expressões da questão social e política social no Brasil.
Políticas Sociais
EMENTA:
Teoria social. Fundamentos da política social. Classes e lutas sociais. Capital social. Formação social brasileira. Estado e direitos sociais no Brasil. Movimentos sociais. Financiamento público e políticas socais. Mercado de trabalho. A educação e as políticas socais. Seguridade social. Política de assistência social. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Gestão de políticas socais. Gestão do terceiro setor. Tendências das políticas sociais no Brasil e no mundo.
OBJETIVO: O estudo deste conteúdo fará com que o estudante ou profissional, direta ou indiretamente envolvido com as políticas sociais, reflita acerca dos relevantes aspectos dessas políticas, preparando-o para o desenvolvimento de pesquisas e produções voltadas a esta temática.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS
· Compreender a essência, a justificativa e as definições fundamentais da teoria social, identificando sua aplicabilidade na política, na economia e em vários outros aspectos da sociedade.
· Discernir sobre os fundamentos da política social.
· Identificar as classes e as respectivas lutas sociais, refletindo sobre sua justificativa e motivação histórica.
· Aplicar as variáveis mais significativas das políticas sociais ao conceito de capital social, como a pobreza, a identidade e a cultura.
UNIDADE II – BASES DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
· Compreender a formação social brasileira em seu contexto histórico-social.
· Associar as funções do Estado aos direitos sociais no Brasil.
· Analisar e entender os movimentos sociais mais representativos no Brasil, identificando seus principais aspectos, motivações e histórico.
· Identificar a aplicação do financiamento público às políticas socais brasileiras.
UNIDADE III – TEMAS RELEVANTES EM POLÍTICA SOCIAL
· Entender e classificar as políticas sociais relacionadas ao mercado de trabalho e do emprego no Brasil.
· Identificar as políticas sociais relacionadas ao campo da educação no Brasil.
· Entender a seguridade social no âmbito das políticas sociais, avaliando sua atuação no contexto brasileiro.
· Identificar, classificar e avaliar as políticas de assistência social no Brasil.
UNIDADE IV – O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO SOCIAL
· Discernir sobre a influência do desenvolvimento sustentável nas práticas de responsabilidade social.
· Aplicar os princípios e boas práticas da gestão de políticas socais.
· Compreender e identificar as técnicas, boas práticas e modelos de gestão do terceiro setor.
· Avaliar as tendências das políticas sociais no contexto nacional e as influências das políticas sociais no âmbito internacional.
Perspectiva Histórica e Metodológica do Serviço Social
EMENTA:
Desenvolvimento do modo de produção do capitalismo monopolista e a emersão do serviço social enquanto profissão na Europa e nos estados unidos. Paradigma social e a conformação do serviço social: pensamento positivista e pensamento funcionalista. Serviço social enquanto forma de intervenção e enfrentamento da questão social na américa latina e as especificidades no Brasil. A influência da Igreja Católica, interlocução com o estado e com movimentos sociais.
OBJETIVO: Este componente curricular visa analisar os processos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, percebendo aspectos sociais do desenvolvimento capitalista e os rebatimentos na profissão mediante o enfrentamento da questão social.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – EMERSÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EUROPA E EUA
● Contextualizar os processos sociais e históricos do surgimento do Serviço Social.
● Compreender o desenvolvimento do capitalismo monopolista e a emergência da questão social.
● Entender o Serviço Social como resposta ao enfrentamento da questão social no contexto Europeu e Norte Americano.
● Definir os conceitos fundamentais das principais vertentes filosóficas e teóricas do Serviço Social.
UNIDADE II – QUESTÃO SOCIAL NO SERVIÇO SOCIAL LATINO-AMERICANO
● Entender o processo de desenvolvimento do Serviço Social na América Latina.
● Discernir sobre os aspectos teóricos do desenvolvimento do Serviço Social no Brasil.
● Avaliar o cenário sociopolítico da América Latina e do Brasil, entendendo os seus impactos no processo de desenvolvimento da profissão de assistente social.
● Compreender o impacto dos padrões de acumulação capitalista em seu estágio de desenvolvimento tardio na segunda metade do século 20 no serviço social latino-americano e brasileiro.
UNIDADE III – TRANSFORMAÇÕES SOCIOPOLÍTICAS NO BRASIL APÓS O GOLPE DE 1964
● Entender o cenário sociopolítico brasileiro que impactou na reestruturação da profissão de assistente social após a ruptura do estado democrático de direito após o golpe de 1964.
● Compreender o processo de institucionalização do serviço social no Brasil.
● Identificar as determinações históricas que configuraram o movimento de reconceituação do serviço social no Brasil.
● Discernir sobre a aproximação do serviço social com a perspectiva marxiana de apreensão da realidade social.
UNIDADE IV – A CARREIRA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
● Discernir sobre a influência dos seminários de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista no desenvolvimento do serviço social brasileiro.
● Interpretar e aplicar o código de ética profissional do assistente social brasileiro nas diversas situações corriqueiras do mundo do trabalho.
● Compreender a relação entre o serviço social e as políticas públicas no Brasil.
● Identificar e avaliar as principais questões que se colocam para o serviço social contemporâneo no Brasil e na América Latina.
Introdução ao Serviço Social
EMENTA:
Conceitos e definições do Serviço Social. Atribuições dos Assistentes Sociais. Origem da profissão de Serviço Social. Surgimento da profissão no Brasil. O projeto social e o projeto profissional. Processo de construção do projeto ético-político do Serviço Social. Projeto ético-político: áreas e campos de atuação profissional. Lei 8.662/93 – Regulamentação da profissão. Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Conselhos Regionais de Serviços Social (CRESSs). Associação Brasileira de Ensino e pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Executiva Nacional de Estudantes em Serviço Social (ENESSO). Os espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social. As demandas atuais da atuação do Assistente Social. Os desafios e possibilidades postos aos profissionais. Panorama internacional da profissional.
OBJETIVO: Esse componente curricular busca apresentar ao estudante uma visão geral sobre o Serviço Social, o qual envolve a natureza da profissão, identificação dos campos de atuação profissional, discussão sobre Código de Ética e do Projeto Ético-Político relacionado com o campo de atuação profissional na atualidade.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NO SERVIÇO SOCIAL
· Definir o conceito de Serviço Social e outras definições relacionadas à área.
· Identificar e entender as atribuições de um Assistente Social.
· Compreender a história do Serviço Social no mundo, suas motivações, evolução e cenário atual.
· Entender como o Serviço Social surgiu no Brasil, discernindo sobre suas diferenças e peculiaridades em relação ao que se tem no mundo.
UNIDADE II – REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL
· Discernir sobre as diferenças entre o projeto social e o projeto do profissional no âmbito do Serviço Social.
· Aplicar o processo de construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social.
· Reconhecer as áreas e campos de atuação profissional presentes no projeto Ético-Político, descrevendo suas atribuições e principais atividades.
· Interpretar a Lei de regulamentação da profissão (Lei nº 8.662/93), identificando seus parâmetros no que concerne a direitos, deveres e obrigações do profissional da área de Serviço Social.
UNIDADE III – PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES DA CATEGORA PROFISSIONAL
· Entender a constituição e organização do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), suas atribuições e poder de intervenção na vida do profissional da área de Serviço Social.
· Compreender como os Conselhos Regionais de Serviços Social (CRESSs) se acoplam ao CFESS, e como se dá sua atuação na fiscalização e apoio das atividades profissionais no âmbito do Serviço Social.
· Discernir sobre a importância e papel da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) no âmbito do desenvolvimento do Serviço Social no Brasil.
· Reconhecer a importância e o papel da Executiva Nacional de Estudantes em Serviço Social (ENESSO).
UNIDADE IV – O SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE
· Identificar os espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social.
· Reconhecer e entender as demandas atuais da atuação do Assistente Social no cenário contemporâneo brasileiro.
· Avaliar os desafios e as perspectivas do Serviço Social quanto à atuação profissional do Assistente Social.
· Discernir sobre o panorama internacional e as tendências da profissão de Assistente Social.