Ir para o conteúdo principal
syngenta.bnecursos.com.br
  • Página inicial
  • Mais
Português - Brasil ‎(pt_br)‎
English ‎(en)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Acessar
syngenta.bnecursos.com.br
Página inicial
  1. Cursos
  2. Sociologia

Sociologia

Ciência Política

Ciência Política

EMENTA: 

O surgimento do conceito de política. Política e teoria política na antiguidade. As diferentes dimensões do objeto da Ciência Política. O Estado moderno e a transformação da política clássica. Conceitos fundamentais da ciência Política: poder; dominação; representação; participação; democracia; igualdade; liberdade.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa criar condições para que o aluno possa analisar de forma crítica a sociedade atual a partir dos conceitos fundamentais da ciência política.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – A CIÊNCIA POLÍTICA E O ESTADO

·        Discernir sobre os múltiplos sentidos da política, emitindo opinião e demonstrando uma visão crítica sobre esta ciência.

·        Definir conceitos da Ciência Política, contextualizando-os nos vários cenários e épocas.

·        Entender a Ciência Política quanto ao seu aspecto instrumental para geração de Poder e de Dominação.

·        Discernir sobre as diferenças e similitudes entre a Ciência Política e Estado.

 

UNIDADE II – TEORIA POLÍTICA, SUA HISTÓRIA E SEUS PENSADORES

·        Entender o pensamento político na antiguidade, emitindo visão crítica e comparativa com o pensamento contemporâneo.

·        Compreender o pensamento político na idade média, discernindo sobre suas semelhanças e diferenças em relação ao atual pensamento político.

·        Identificar as características do pensamento político no renascimento, bem como suas diferenças e similitudes com o pensamento contemporâneo.

·        Discernir sobre as características, controvérsias e peculiaridades acerca do pensamento político na idade moderna.

 

UNIDADE III – O PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO

·        Entender as bases teóricas e o discurso da Ciência Política na contemporaneidade.

·        Criticar a Ciência Política contemporânea, discernindo sobre suas controvérsias, discursos e práticas políticas no Brasil e no mundo.

·        Compreender os fundamentos teóricos do Liberalismo, emitindo uma visão crítica sobre a sua realidade experimentada no Brasil e em outros países onde ele foi e ainda é praticado.

·        Classificar os matizes ideológicos desde as extremidades da direita e da esquerda, até o centro, entendendo a Terceira Via como alternativa à polarização político-ideológica.

 

UNIDADE IV – AS DIVERSAS RELAÇÕES DO ESTADO

·        Discernir sobre as diferenças, peculiaridades e limiares entre o Liberalismo e Capitalismo no cenário brasileiro e mundial.

·        Analisar e apresentar uma visão crítica sobre o Socialismo no contexto histórico até a atualidade.

·        Compreender a Socialdemocracia como uma alternativa para se extrair o melhor dos dois regimes: socialismo e democracia.

·        Definir conceitos relacionados a regimes políticos e sua relação com a teoria e a prática dos partidos políticos, no Brasil e no mundo.

Ir para curso

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social

EMENTA: 
A disciplina aborda oO processo de surgimento do capitalismo e a dinâmica da acumulação deste modo de produção: concentração/centralização, ; a relação capital/trabalho. As determinações históricas da formação econômica do capitalismo no Brasil e na América Latina. O processo da gênese e consolidação da questão social na sociedade capitalista, seus aspectos históricos, conceituais e suas particularidades. As principais formas de expressão da questão social, numa perspectiva de aproximação ao objeto do trabalho profissional.

OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade analisar criticamente a dinâmica contraditória do capitalismo e seu processo de reprodução das expressões da questão social na sociedade capitalista, confrontando as visões e os pensamentos político-ideológicos..
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – GÊNESE DA QUESTÃO SOCIAL E A GLOBALIZAÇÃO UNIDADE I – GÊNESE DA QUESTÃO SOCIAL E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
•    Descrever Entender as concepções acerca da mundialização do capital, ou seja, as concepções da globalização.
•    Debater criticamente sobre o neoliberalismo, analisando e confrontando os dois pontos de vista: de direita e de esquerda.
•    Identificar os elementos que envolvem a compreensão da concepção e a gênese da questão social.
•    Examinar Compreender os elementos originários da pobreza mundializada, suas formas de expressão na América Latina e no Brasil, além de discutir sobre a sociedade de consumo e a pobreza, confrontando as visões ideológicas sobre o tema..

UNIDADE II – A QUESTÃO SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO SERVIÇO SOCIAL UNIDADE II – O CONCEITO QUESTÃO SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO SERVIÇO SOCIAL 
•    Definir os conceitos relacionados com a questão social.
•    Explicar a produção e reprodução da questão social na sociedade capitalista.
•    Analisar a questão social como ênfase no desemprego, precarização e desregulamentação das relações de trabalho.
•    Examinar o Identificar as expressões da questão social no Brasil e o cotidiano, e enunciar a bem como a formatação da pobreza estrutural brasileira.

UNIDADE III – QUESTÃO SOCIAL E PARTICULARIDADE BRASILEIRA  
•    Discutir Discernir sobre a questão social no Brasil e suas bases escravistas e patriarcais.
•    Analisar o a questão social com sob o ponto de vista ênfase nda redução e violação dos direitos humanos e sociais.
•    Examinar o a questão social com ênfase no Avaliar os aspectos relacionados com o racismo, sexismo e violências em geral na questão social..
•    Entender Enunciar o a relação existente entre a questão social e a de colonialidade, e examinar analisando a reprodução social e suas relações com a questão social.

UNIDADE IV – A QUESTÃO SOCIAL E A ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO UNIDADE IV – OS EFEITOS DA QUESTÃO SOCIAL E A ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO
•    Avaliar e compreender Os os efeitos das questões sociais no Brasil. 
•    Discernir sobre oO poder público frente às questões sociais.
•    Entender a Organização organização e a gestão das políticas sociais.
•    A questão social e os Identificar os desafios para a implementação de políticas sociais de Direito.

Ir para curso

Sociologia e Antropologia

Sociologia e Antropologia

EMENTA: 

Antropologia: Fundamentos teóricos e metodológicos. Princípio da alteridade. Trabalho de campo. Diversidade e cultura. Etnocentrismo. Evolucionismo. Os precursores da antropologia.  Antropologia Inglesa:  de Rivers à Malinowski. Racionalismo francês. Conflito e mudança estrutural: Escola de Manchester e Edmund Leach; materialismo cultural, antropologia interpretativa, marxista, histórica e do colonialismo. Pós-modernismo. Antropologia no Brasil: etnologia indígena, estudos étnico-raciais. As revoluções sociológicas dos séculos XVIII e XIX. O conhecimento cientifico. Os precursores da Sociologia: Comte, Durkheim e o Positivismo. Pressupostos teóricos e metodológicos. O subjetivismo na escola alemã: Simmel e Weber. A síntese marxista. Principais escolas sociológicas do século XX. Estrutural-Funcionalismo: Merton e Parsons. Interacionismo Simbólico e suas derivações. A sociologia de Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Michel Foucault. Escola de Frankfurt. A sociologia de Jürgen Habermas e Anthony Giddens.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos estudantes uma compreensão ampla e integrada das ciências sociais, enfatizando a interrelação entre a Sociologia e a Antropologia na análise dos fenômenos sociais e culturais.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA ANTROPOLOGIA

·     Aplicar o princípio da alteridade na antropologia, reconhecendo a importância de suspender juízos de valor e preconceitos em relação às diferentes culturas e perspectivas sociais.

·     Executar e avaliar o trabalho de campo antropológico, demonstrando habilidades de observação participante, registro etnográfico e interação com os grupos estudados

·     Discutir a relação entre diversidade e cultura, bem como a multiplicidade de expressões culturais existentes nas sociedades.

·     Discernir sobre a abordagem antropológica sensível ao etnocentrismo na análise de fenômenos sociais.

 

UNIDADE II - EVOLUCIONISMO E ESCOLAS ANTROPOLÓGICAS

·     Aplicar a abordagem crítica e contextualizada do evolucionismo na análise de fenômenos sociais e culturais contemporâneos.

·     Discernir sobre as contribuições inglesa e estadunidense para o campo da antropologia e sua aplicação na análise de fenômenos sociais e culturais.

·     Identificar e avaliar criticamente as diferentes abordagens teóricas utilizadas para estudar o conflito e a mudança estrutural, abordando a Escola de Manchester, Edmund Leach, materialismo cultural, a antropologia interpretativa, marxista, histórica, o pós-modernismo e a antropologia do colonialismo.

·     Aplicar os conhecimentos da etnologia, da política indigenista e dos estudos étnico-raciais na análise de fenômenos sociais e culturais no Brasil.

 

UNIDADE III - FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

·     Definir e aplicar os conceitos e perspectivas sociológicas no estudo das revoluções científicas, políticas e econômicas, nos séculos XVIII e XIX, bem como as implicações socioculturais desses processos históricos.

·     Discernir sobre os métodos e conceitos do conhecimento científico sociológico para aplicá-los na análise de fenômenos sociais.

·     Compreender criticamente os precursores da Sociologia, como Auguste Comte e Émile Durkheim, para refletir sobre as críticas e os debates em torno do Positivismo e sua influência na produção do conhecimento sociológico.

·     Aplicar os pressupostos teóricos e metodológicos da Sociologia na análise de fenômenos sociais, para uma discussão mais aprofundada das dinâmicas sociais, das desigualdades e das transformações na sociedade.

 

UNIDADE IV - TEORIAS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS E CONTEMPORÂNEAS

·     Identificar e discernir sobre as contribuições teóricas de Simmel e Weber para a compreensão da subjetividade, da ação social e da interpretação dos fenômenos sociais.

·     Compreender os princípios teóricos do estrutural-funcionalismo, destacando as contribuições de Robert Merton e Talcott Parsons.

·     Avaliar as perspectivas do Interacionismo Simbólico e das obras de Norbert Elias, Pierre Bourdieu e Michel Foucault na análise de fenômenos sociais concretos.

·     Discernir sobre a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, a Sociologia de Jürgen Habermas e a Sociologia de Anthony Giddens, reconhecendo suas contribuições para a compreensão dos fenômenos sociais, culturais e políticos.

Ir para curso

Sociologia do crime e da violência

Sociologia do crime e da violência

EMENTA: 

Sociologia aplicada ao crime e a violência: princípios e fundamentos. Teorias sociológicas e padrões do comportamento criminoso, pesquisa de crime e violência, consequências sociais e econômicas do crime e da violência, fatores sociais e disparidades econômicas decorrentes da violência, socialização, a família e a educação, o papel dos meios de comunicação, grupos sociais e comportamentos criminosos. Lei e sistema prisional. Processo penal e alternativas à justiça punitiva. Prevenção ao crime e reintegração de infratores na sociedade. Tipos de crime e questões emergentes. Natureza do crime. Terrorismo e da radicalização.  Políticas públicas e redução da criminalidade.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos fenômenos do crime e da violência sob a perspectiva da sociologia, desenvolvendo suas habilidades analíticas e críticas para entender as causas sociais, estruturais e culturais desses fenômenos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – PRINCÍPIOS DA SOCIOLOGIA DO CRIME E DA VIOLÊNCIA

·     Compreender os princípios fundamentais da sociologia aplicados ao estudo do crime e da violência.

·     Entender as principais teorias sociológicas que explicam as causas e os padrões de comportamento criminoso.

·     Aplicar técnicas de coleta de dados e análise estatística utilizadas na pesquisa de crime e violência.

·     Identificar as consequências sociais e econômicas do crime e da violência nas comunidades e na sociedade em geral.

 

UNIDADE II – FATORES SOCIAIS E O FOMENTO AOS CRIMINOSOS

·     Discernir como as disparidades econômicas e sociais influenciam as taxas de criminalidade.

·     Identificar como a socialização, a família e a educação podem contribuir para a prevenção de comportamentos criminosos.

·     Avaliar o papel dos meios de comunicação na formação de atitudes em relação ao crime e à violência.

·     Compreender como os grupos sociais podem influenciar a adoção de comportamentos criminosos.

 

UNIDADE III – SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL E CONTROLE SOCIAL

·     Entender as funções e os desafios das instituições quanto à aplicação da lei e do sistema prisional.

·     Compreender os estágios do processo penal e identificar as alternativas à justiça punitiva.

·     Discernir sobre como o sistema de justiça criminal pode contribuir com a reincidência de criminosos.

·     Avaliar abordagens de prevenção ao crime e reintegração de infratores na sociedade.

 

UNIDADE IV – CRIME, VIOLÊNCIA E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS

·     Identificar novos tipos de crime e questões emergentes na sociedade moderna.

·     Discernir sobre a natureza do crime em contextos globais e as formas de cooperação internacional.

·     Explorar as raízes, os fatores e as consequências do terrorismo e da radicalização.

·     Avaliar a influência das políticas públicas na redução da criminalidade e na promoção da segurança comunitária.

Ir para curso
Você ainda não se identificou. (Acessar)
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.
Fornecido por Moodle