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Programação Back End

Programação Back End

EMENTA: 

Programação back-end: conceitos, tecnologias e ferramentas. Algoritmos simples e técnicas de depuração e solução de problemas em programas back-end. Linguagem de programação back-end e sintaxe e as estruturas de controle, funcionalidades back-end, frameworks e bibliotecas populares. Banco de dados e modelagem, SQL, técnicas de modelagem de dados, frameworks ORM. API (Application Programming Interface), serviços e endpoints e técnicas de autenticação e segurança.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a compreender, desenvolver e aplicar os conceitos, tecnologias e ferramentas fundamentais da programação back-end.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO BACK-END

·     Definir e aplicar os conceitos básicos de programação back-end, discernindo sobre sua importância no desenvolvimento de sistemas.

·     Identificar as tecnologias e ferramentas mais utilizadas na programação back-end.

·     Desenvolver algoritmos simples em uma linguagem de programação back-end.

·     Aplicar técnicas de depuração e solução de problemas em programas back-end.

 

UNIDADE II - LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO BACK-END

·      Identificar e selecionar as principais linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento back-end, aplicando as mais adequadas à cada situação.

·      Utilizar corretamente a sintaxe e as estruturas de controle da linguagem escolhida para o desenvolvimento de aplicações back-end.

·      Implementar as funcionalidades back-end mais comuns, como manipulação de banco de dados e comunicação com servidores.

·      Utilizar frameworks e bibliotecas populares para agilizar o desenvolvimento back-end.

 

UNIDADE III - BANCO DE DADOS E MODELAGEM

·     Definir os conceitos fundamentais de banco de dados, discernindo sobre sua importância na programação back-end.

·     Utilizar a linguagem SQL para criar e manipular bancos de dados relacionais.

·     Aplicar técnicas de modelagem de dados para garantir a eficiência e integridade dos sistemas back-end.

·     Utilizar frameworks ORM (Object-Relational Mapping) para interagir com bancos de dados de forma simplificada.

 

UNIDADE IV – API E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS

·      Definir e aplicar os conceitos de API (Application Programming Interface), compreendendo sua importância e seu papel para a integração de sistemas.

·      Identificar, selecionar e utilizar frameworks e bibliotecas para criar e consumir APIs.

·      Implementar serviços e endpoints para disponibilizar funcionalidades back-end para sistemas externos.

·      Utilizar técnicas de autenticação e segurança para proteger as APIs desenvolvidas.

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Infraestrutura de Computação em Nuvem

Infraestrutura de Computação em Nuvem

EMENTA: 

Computação em nuvem: modelos de serviço (IaaS, PaaS, SaaS), princípios fundamentais. Infraestrutura de nuvem e seus componentes. Segurança, privacidade de dados, confiabilidade dos serviços e otimização de custos. Arquitetura de nuvem: componentes, modelos de serviço e estratégias, arquitetura de microsserviços e design resiliente. Provedores de computação em nuvem: Amazon Web Services (AWS): EC2, S3 e Lambda. Azure: Machines, Azure Blob Storage e Azure Functions. GCP: Compute Engine, Cloud Storage e Cloud Functions.  IBM Cloud:  Virtual Servers, Object Storage e Functions.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar o aluno a desenvolver habilidades práticas para projetar, implementar e gerenciar infraestruturas de nuvem escaláveis, resilientes e eficientes, levando em consideração os desafios relacionados à segurança, privacidade de dados, confiabilidade dos serviços e otimização de custos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – CONCEITOS BÁSICOS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM

·     Identificar os princípios fundamentais da computação em nuvem, como virtualização, escalabilidade horizontal e vertical, elasticidade e provisionamento sob demanda.

·     Definir os conceitos fundamentais da computação em nuvem, incluindo seus modelos de serviço (IaaS, PaaS, SaaS), bem como seus benefícios e características.

·     Identificar e conceituar os principais componentes da infraestrutura de nuvem, como data centers, virtualização, redes de computadores e armazenamento em nuvem.

·     Discernir sobre os desafios comuns associados à computação em nuvem, como segurança, privacidade de dados, confiabilidade dos serviços e otimização de custos.

 

UNIDADE II – ARQUITETURA DE NUVEM

·        Identificar os principais componentes da arquitetura de nuvem, como data centers, infraestrutura física, virtualização e redes de computadores em nuvem, entendendo seu funcionamento e suas características.

·        Entender os modelos de serviço em nuvem, incluindo IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service) e SaaS (Software as a Service).

·        Analisar e comparar as estratégias de implantação em nuvem, incluindo nuvem pública, privada e híbrida.

·        Identificar os padrões arquiteturais comuns em ambientes de nuvem, como arquitetura de microsserviços e design resiliente.

 

UNIDADE III –  PRINCIPAIS PROVEDORES DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM

·        Compreender os serviços e recursos oferecidos pela AWS, como EC2, S3 e Lambda.

·        Explorar os diversos serviços e recursos disponíveis no Azure, como Virtual Machines, Azure Blob Storage e Azure Functions.

·        Entender os serviços e recursos fornecidos pelo GCP (Google Cloud Platform), como Compute Engine, Cloud Storage e Cloud Functions.

·        Discernir sobre as vantagens e diferenciais competitivos dos serviços e recursos disponíveis na IBM Cloud, como Virtual Servers, Object Storage e Functions.

 

UNIDADE IV – MODELOS DE SERVIÇOS EM NUVEM

·     Definir os conceitos fundamentais e entender os diferenciais competitivos do modelo IaaS (Infrastructure as a Service) e suas principais características.

·     Identificar as principais características e benefícios do modelo PaaS (Platform as a Service) na entrega de plataformas de desenvolvimento e execução de aplicativos.

·     Compreender a dinâmica de funcionamento e as características do modelo SaaS (Software as a Service), incluindo a disponibilização de aplicativos de software pela nuvem.

·     Analisar e comparar os três modelos de serviço em nuvem (IaaS, PaaS e SaaS) em termos de características, benefícios e casos de uso.

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Segurança no desenvolvimento de Aplicações Mobile

Segurança no desenvolvimento de Aplicações Mobile

EMENTA: 

A disciplina Segurança no Desenvolvimento de Aplicações Mobile cobre os fundamentos e práticas avançadas necessárias para garantir a segurança em aplicações móveis. Os tópicos incluem a compreensão das ameaças e vulnerabilidades comuns em plataformas móveis, técnicas de codificação segura, autenticação e gestão de sessões, criptografia de dados, segurança em APIs, e a implementação de medidas de segurança em Android e iOS. Além disso, serão abordadas as melhores práticas para testes de segurança, como testes de penetração e uso de ferramentas automatizadas para identificação de vulnerabilidades em aplicações móveis.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar os alunos a desenvolverem aplicações para dispositivos móveis de forma segura, introduzindo-os às melhores práticas, ferramentas e metodologias para proteger aplicações contra ameaças e vulnerabilidades comuns.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE SEGURANÇA EM APLICAÇÕES MOBILE

·        Identificar e classificar as principais ameaças e vulnerabilidades em aplicações móveis.

·        Aplicar princípios de codificação segura específicos para o desenvolvimento mobile.

·        Implementar mecanismos eficazes de autenticação e gestão de sessões em aplicações móveis.

·        Garantir o armazenamento seguro de dados sensíveis no ambiente móvel.

 

UNIDADE II – IMPLEMENTAÇÃO DE SEGURANÇA EM ANDROID E IOS

·        Aplicar práticas e ferramentas de segurança específicas no desenvolvimento de aplicações para Android.

·        Empregar práticas e ferramentas de segurança específicas para o desenvolvimento de aplicações no iOS.

·        Gerenciar permissões e controles de acesso de forma segura em aplicações móveis nos sistemas operacionais Android e iOS.

·        Proteger as comunicações de rede de dados em aplicações móveis contra interceptações e ataques cibernéticos.

 

UNIDADE III – CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE APIS PARA APPS MOBILE

  • Compreender e aplicar os fundamentos de criptografia no contexto de aplicações móveis.
  • Implementar soluções de criptografia para proteção de dados em aplicações móveis.
  • Desenvolver APIs seguras para a comunicação entre o backend e as aplicações móveis.
  • Integrar mecanismos de autenticação e autorização robustos em aplicações móveis, utilizando o protocolo OAuth (Open Authorization) e o padrão JWT (JSON Web Token).

 

UNIDADE IV – TESTES DE SEGURANÇA E CONFORMIDADE EM APPS MÓVEIS

  • Utilizar ferramentas automatizadas para identificar vulnerabilidades em aplicativos móveis, melhorando a eficiência dos testes de segurança.
  • Realizar testes de penetração em aplicativos móveis para avaliar a resistência da aplicação contra ataques externos, identificando e corrigindo vulnerabilidades.
  • Avaliar a conformidade de aplicações móveis com padrões de segurança internacionais e melhores práticas, assegurando que as aplicações atendam aos requisitos regulatórios e de mercado.
  • Desenvolver e implementar estratégias de resposta a incidentes e gestão de vulnerabilidades, preparando as aplicações móveis para responder eficazmente a incidentes de segurança e minimizar seus impactos.
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Administração do SGBD PostgreSQL

Administração do SGBD PostgreSQL

EMENTA: Conceitos e competências gerais de um banco de dados. História e evolução do PostgreSQL. Scripts SQL ANSI no PostgreSQL. Instalação do PostgreSQL. Índices. Schemas, tablespaces e gerenciamento de usuários. Inicialização e interrupção do PostgreSQL. Carga de dados no PostgreSQL. Conexão do PostgreSQL a aplicações. Componentes do PostgreSQL. Buffering e sincronização. Procedimento de fallback. Tuning. Configuração do PostgreSQL. Backup e recuperação. Replicação nativa.

 

OBJETIVO: A finalidade deste componente curricular é prover habilidades e competências ao profissional de informática para instalar, configurar e gerenciar um banco de dados PostgreSQL.

 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – CONHECENDO O BANCO DE DADOS POSTGRESQL

·        Definir o conceito de banco de dados, conhecendo suas competências gerais e finalidades.

·        Compreender a origem e história do PostgreSQL no contexto dos SGBDs.

·        Entender como funciona a arquitetura do PostgreSQL no contexto das aplicações que o acessam e atualizam por meio da linguagem SQL.

·        Instalar o PostgreSQL em um servidor de dados.

 

UNIDADE II – ARQUITETURA E FUNCIONAMENTO DO POSTGRESQL

·        Entender o conceito e a finalidade dos índices em um banco de dados PostgreSQL.

·        Gerenciar usuários e seus espaços de dados e esquemas no PostgreSQL.

·        Inicializar e interromper um banco de dados PostgreSQL.

·        Realizar carga de dados no PostgreSQL, visando processos de migração e povoamento de dados para testes.

 

UNIDADE III – USANDO POSTGRESQL EM APLICAÇÕES

·        Conectar aplicações ao PostgreSQL.

·        Utilizar os principais componentes de PostgreSQL em chamadas SQL dentro de aplicações.

·        Realizar os procedimentos de buffering e sincronização de dados com o PostgreSQL.

·        Reaver dados perdidos por meio do procedimento de fallback.

 

UNIDADE IV – CONFIGURAÇÕES, AJUSTES E SEGURANÇA NO POSTGRESQL

·        Ajustar a performance do PostgreSQL por meio do processo de tuning.

·        Configurar as preferências e parâmetros de ajustes do PostgreSQL.

·        Realizar cópias de segurança de banco de dados e recuperar essas cópias quando necessário, salvaguardando a segurança e integridade dos dados no PostgreSQL.

·        Efetuar o procedimento de replicação de dados que já vem disponível nativamente no PostgreSQL.

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Logica de Programação Orientada a Objetos

Logica de Programação Orientada a Objetos

EMENTA: 

Algoritmos. Lógica de Programação. Linguagens. Classes. Objetos. Construtores. Métodos. Propriedades. Herança. Polimorfismo.

 

OBJETIVO: Este conteúdo tem como objetivo capacitar o estudante de ciências da computação e áreas afins a estruturar a lógica algorítmica de programas computacionais utilizando o paradigma da programação orientada a objetos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ORIENTAÇÃO A OBJETOS

·        Definir os principais conceitos sobre lógica de programação e algoritmos, considerando os fundamentos da linguagem de programação, seus aspectos básicos, desde os tipos de dados e variáveis até as estruturas de dados.

·        Compreender os conceitos de programação orientada a objetos, entendendo os tipos de linguagem de programação dessa categoria e sua funcionalidade.

·        Entender o funcionamento e a descrição dos objetos e classes em programação orientada a objetos.

·        Criar algoritmos básicos baseados na definição de classes e de objetos.

 

UNIDADE II – MÉTODOS, ENCAPSULAMENTO E CLASSES NA POO

·        Aplicar os conceitos de mensagens, métodos e encapsulamento na programação orientada a objetos.

·        Criar algoritmos constituídos por métodos e pela aplicação da técnica do encapsulamento.

·        Utilizar variáveis, constantes e métodos de classes em uma programação orientada a objetos.

·        Aplicar construtores de classes internas e anônimas no contexto da programação orientada a objetos.

 

UNIDADE III – CONSTRUÇÃO E RELAÇÃO ENTRE CLASSES NA POO

·        Aplicar o conceito de herança em uma programação orientada a objetos.

·        Criar algoritmos fazendo uso de orientação a objetos com aplicação do conceito de herança.

·        Compreender os fundamentos do polimorfismo e sua aplicação no processo de programação orientada a objetos e o conceito de classes abstratas na programação de interfaces computacionais orientada a objetos.

·        Criar algoritmos fazendo uso de orientação a objetos com aplicação de  polimorfismo.

 

UNIDADE IV – PROGRAMAÇÃO DE INTERFACES ORIENTADA A OBJETOS

·        Aplicar as técnicas de design de classes em interfaces computacionais.

·        Criar interfaces gráficas de usuário em programas computacionais.

·        Efetuar o tratamento de erros e a construção de uma programação defensiva no âmbito da orientação a objetos.

·        Entender, na prática, como se processa o projeto de interfaces a nível de programação orientada a objetos.

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Introdução ao Coding Mobile

Introdução ao Coding Mobile

EMENTA: 

O sistema operacional Android. Ambiente de desenvolvimento Java para mobile. Estrutura do projeto Java-Android. Fundamentos do Java para mobile. Java básico. Estrutura de controle de seleção e de repetição. Classes em Java. Polimorfismo, interface e classes abstratas. Ciclo de vida do aplicativo Android e a classe Activity. Navegabilidade. Passagem de parâmetros entre telas. Inserindo componentes na tela. Tratamento de eventos. Capturando resultados de uma atividade. Chamando ações do sistema Android. Layout de tela.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por finalidade capacitar o programador a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, usando a linguagem de programação JAVA e os componentes do sistema operacional Android.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – AMBIENTE E FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO MOBILE

·        Reconhecer e manipular os recursos do sistema operação Android, compreendendo sua arquitetura funcional, compatibilidades e limitações.

·        Operar a interface de desenvolvimento de aplicativos do ambiente Java para dispositivos móveis.

·        Explicar a estrutura da linguagem de programação Java para dispositivos móveis e seu método de organização do código.

·        Desenhar e organizar os elementos de um projeto de desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando a linguagem Java Mobile.

 

UNIDADE II – PROGRAMAÇÃO JAVA

·        Reconhecer a sintaxe das instruções básicas do Java para manipulação de variáveis e outros recursos elementares da linguagem.

·        Explicar as estruturas de controle e repetição de fluxo de código na linguagem Java.

·        Aplicar os conceitos de programação orientada a objetos na linguagem Java, com foco nas classes de objetos.

·        Identificar e aplicar os conceitos de polimorfismo, classes abstratas e interfaces na linguagem Java.

 

UNIDADE III – FRONT END E CONEXÃO COM O BACK END

·        Explicar o ciclo de vida de um aplicativo desenvolvido para Android e a classe Activity.

·        Aplicar os recursos da linguagem Java para proporcionar a navegabilidade de aplicativos para dispositivos móveis baseados no Android.

·        Transmitir parâmetros entre as telas de um aplicativo desenvolvido na linguagem Java para dispositivos móveis Android.

·        Codificar e tratar eventos acionados pelo usuário e pela máquina em aplicativos Android, por meio da linguagem Java Mobile.

 

UNIDADE IV – EVENTOS E RESULTADOS NA INTERFACE DO APP

·        Formatar telas de aplicativos para dispositivos móveis baseados no sistema operacional Android.

·        Obter e tratar dados provenientes das mais diversas atividades em um aplicativo Android, por meio da linguagem Java Mobile.

·        Invocar ações dos recursos residentes no sistema operacional Android.

·        Projetar e desenhar telas para aplicativos móveis, aplicando-lhes técnicas de usabilidade e recursos disponíveis no sistema Android, por meio da linguagem Java Mobile.

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Lógica de programação Avançada

Lógica de programação Avançada

EMENTA: 

Algoritmos. Lógica de Programação. Linguagens. Operadores. Estruturas de dados. Estruturas de repetição. Estruturas de controle de dados. Vetores. Matrizes. Ordenação. Busca. Arquivos.

 

OBJETIVO: Este conteúdo tem por finalidade fornecer um panorama detalhado a respeito dos algoritmos relacionados à programação de softwares em geral, possibilitando um conhecimento avançado para os desenvolvedores de programas computacionais aplicarem lógica de programação estruturada independentemente de em que linguagem pretendam codificar esses programas.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – ALGORITMOS ENVOLVENDO MATEMÁTICA

·        Desenvolver algoritmos de acumulação, totalização e subtotalização em qualquer linguagem de programação estruturada, partindo da leitura de números a partir de data entry, sem o auxílio de vetores ou matrizes.

·        Criar algoritmos capazes de ordenar números, partindo da leitura de dados inseridos sequencialmente, sem o auxílio de vetores ou matrizes.

·        Elaborar algoritmos envolvendo a manipulação de vetores, como ordenação, balance-line (merge), interpolação, entre outros tipos de lógica linear de programação.

·        Solucionar problemas algorítmicos envolvendo a manipulação de matrizes, como transposição, inversão, cálculo de determinantes, entre outros.

 

UNIDADE II – ALGORITMOS COM ESTRUTURAS CONDICIONAIS E REPETITIVAS

·        Resolver problemas algoritmos envolvendo estruturas sequenciais repetitivas e de seleção, partindo da leitura de dados inseridos sequencialmente no computador.

·        Solucionar problemas algorítmicos envolvendo estruturas condicionais complexas em um laço iterativo (looping).

·        Aplicar estruturas de repetição while ou do-while (enquanto ou faça-enquanto) encadeadas e aninhadas em algoritmos estruturados de alta complexidade.

·        Inserir estruturas de repetição for (para) encadeadas e aninhadas em algoritmos estruturados de alta complexidade.

 

UNIDADE III – ALGORITMOS COM MANIPULAÇÃO DE CADEIAS E ARQUIVOS

·        Aplicar funções de separação e junção de cadeias de caracteres alfanuméricos em algoritmos estruturados.

·        Criar algoritmos estruturados envolvendo pesquisa dentro de cadeias de caracteres alfanuméricos.

·        Desenvolver algoritmos estruturados de leitura e gravação de arquivos sequenciais.

·        Elaborar soluções algorítmicas para leitura e gravação de arquivos indexados.

 

UNIDADE IV – ESTRUTURAS DE DADOS DINÂMICOS

·        Definir o conceito de listas e aplicá-las na estruturação de dados dinâmicos em algoritmos de alta complexidade.

·        Aplicar o conceito de filas na estruturação de dados dinâmicos, aplicando soluções envolvendo este conceito em situações reais.

·        Entender e aplicar o conceito de pilhas na estruturação de dados dinâmicos, resolvendo problemas algoritmos de alta complexidade envolvendo este conceito.

·        Utilizar o conceito de árvores na estruturação de dados dinâmicos e em problemas algorítmicos de alta complexidade relacionados a este conceito.

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Microcontroladores e Microprocessadores

Microcontroladores e Microprocessadores

EMENTA: 

Fundamentos dos microcomputadores. História dos microprocessadores e microcontroladores. Arquitetura e estrutura. Instruções, tipos e formatos. Linguagem de Programação. Endereçamento. Memória. Entrada/Saída. Periféricos. Famílias de microcontroladores. Timers e interrupções. Entradas e saídas digitais e o seu manuseio. Conversores.

 

OBJETIVO: A finalidade deste componente curricular é capacitar estudantes e profissionais de engenharia e eletrônica nos princípios de funcionamento de microcontroladores e microprocessadores, fornecendo-lhes suporte para alcançar o domínio da estrutura, da representação e do projeto de sistemas para controle e automação de processos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – MICROCONTROLADORES E MICROPROCESSADORES

·        Compreender os fundamentos de microcomputadores.

·        Definir os conceitos de microcontroladores e microprocessadores, entendendo sua evolução histórica.

·        Identificar as diferenças entre os microcontroladores e microprocessadores.

·        Entender a arquitetura e organização estrutural do microprocessador.

 

UNIDADE II – MICROPROCESSADORES

·        Classificar as instruções básicas de um microprocessador.

·        Entender a lógica do fluxograma e da programação em Assembly.

·        Definir conceitos sobre registradores e o mecanismo de acesso à memória.

·        Identificar os dispositivos de entrada e saída em microprocessadores.

 

UNIDADE III – MICROCONTROLADORES

·        Definir as famílias de microcontroladores.

·        Descrever e definir o PIC, ATMEL, Arduino e Beaglebone.

·        Compreender o processo de programação para microcontroladores.

·        Identificar as portas de entrada e saída e sua aplicação no controle digital da máquina e do processo.

 

UNIDADE IV – ENTRADAS/SAÍDAS, CONVERSORES, TIMERS, INTERRUPTORES

·        Identificar e entender a funcionalidade de interruptores, contadores e timers.

·        Compreender o princípio de funcionamento de conversores A/D e D/A.

·        Entender o funcionamento das saídas PWM.

·        Conceituar e entender a funcionalidade da interface de manipulação serial.

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Programação Coding Mobile

Programação Coding Mobile

EMENTA: 

O sistema operacional Android. Ambiente de desenvolvimento Java para mobile. Estrutura do projeto Java-Android. Fundamentos do Java para mobile. Java básico. Estrutura de controle de seleção e de repetição. Classes em Java. Polimorfismo, interface e classes abstratas. Ciclo de vida do aplicativo Android e a classe Activity. Navegabilidade. Passagem de parâmetros entre telas. Inserindo componentes na tela. Tratamento de eventos. Capturando resultados de uma atividade. Chamando ações do sistema Android. Layout de tela.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por finalidade capacitar o programador a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, usando a linguagem de programação JAVA e os componentes do sistema operacional Android.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – AMBIENTE E FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO MOBILE

·        Reconhecer e manipular os recursos do sistema operação Android, compreendendo sua arquitetura funcional, compatibilidades e limitações.

·        Operar a interface de desenvolvimento de aplicativos do ambiente Java para dispositivos móveis.

·        Explicar a estrutura da linguagem de programação Java para dispositivos móveis e seu método de organização do código.

·        Desenhar e organizar os elementos de um projeto de desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando a linguagem Java Mobile.

 

UNIDADE II – PROGRAMAÇÃO JAVA

·        Reconhecer a sintaxe das instruções básicas do Java para manipulação de variáveis e outros recursos elementares da linguagem.

·        Explicar as estruturas de controle e repetição de fluxo de código na linguagem Java.

·        Aplicar os conceitos de programação orientada a objetos na linguagem Java, com foco nas classes de objetos.

·        Identificar e aplicar os conceitos de polimorfismo, classes abstratas e interfaces na linguagem Java.

 

UNIDADE III – GERENCIANDO O APP ANDROID

·        Explicar o ciclo de vida de um aplicativo desenvolvido para Android e a classe Activity.

·        Aplicar os recursos da linguagem Java para proporcionar a navegabilidade de aplicativos para dispositivos móveis baseados no Android.

·        Transmitir parâmetros entre as telas de um aplicativo desenvolvido na linguagem Java para dispositivos móveis Android.

·        Codificar e tratar eventos acionados pelo usuário e pela máquina em aplicativos Android, por meio da linguagem Java Mobile.

 

UNIDADE IV – EVENTOS E RESULTADOS NA INTERFACE DO APP

·        Formatar telas de aplicativos para dispositivos móveis baseados no sistema operacional Android.

·        Obter e tratar dados provenientes das mais diversas atividades em um aplicativo Android, por meio da linguagem Java Mobile.

·        Invocar ações dos recursos residentes no sistema operacional Android.

·        Projetar e desenhar telas para aplicativos móveis, aplicando-lhes técnicas de usabilidade e recursos disponíveis no sistema Android, por meio da linguagem Java Mobile.

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Programação Coding Web (PHP)

Programação Coding Web (PHP)

EMENTA: 

Web - Um pouco da história. WEB 2.0. As bases do HTML5 & W3.CSS. Ambiente de desenvolvimento PHP e sua sintaxe. Variáveis, tipos de dados, operadores e expressões. Matrizes e estruturas de controle. Formulários (HTML + W3.CSS + PHP). Introdução ao banco de dados. Manipulação de dados no MySQL via PHP. Funções e manipulação de arquivos. Cookies, sessões e tratamento de erros. Classes, objetos, métodos e atributos. Encapsulamento e visibilidade. Herança e polimorfismo funções. Sobrecarga e classe abstrata.

 

OBJETIVO: 

O objetivo desta disciplina é capacitar o programador a desenvolver sistemas aplicativos em PHP, acessando banco de dados MySQL.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – A ARQUITETURA NA WEB

·        Contextualizar-se no tempo e no estado da arte das tecnologias relacionadas à World Wide Web.  

·        Explicar os conceitos e o modus operandi da Web 2.0.  

·        Escrever, executar e entender a estrutura básica de páginas HTML5 com W3CSS. 

·        Aprimorar a estrutura e apresentação de páginas HTML5 com W3CSS.  

 

UNIDADE II – AMBIENTE E LINGUAGEM PHP

·        Aprimorar a estrutura e apresentação de páginas HTML5 com W3CSS.

·        Codificar programas em PHP usando variáveis, operadores e expressões, compreendendo os vários tipos de dados aceitos pela linguagem.

·        Desenvolver estruturas de controle para manipulação de matrizes e demais estruturas de dados.

·        Criar formulários em HTML5 conectados a programas PHP, aplicando estruturas de estilo de páginas com o W3.CSS.

 

UNIDADE III – ACESSANDO BANCO DE DADOS EM PHP

·        Entender o que é e para que serve um banco de dados. Conhecer quais são os principais tipos. Conhecer os principais conceitos e funcionalidades do banco de dados MYSQL.

·        Manipular dados armazenados em bancos de dados MYSQL por meio da linguagem PHP e suas interfaces de controle.

·        Reconhecer a sintaxe e a funcionalidade das principais funções em PHP, com destaque para aquelas que permitem a manipulação de arquivos.

·        Aperfeiçoar programas em PHP por meio do uso de cookies e sessões de transação, bem como o tratamento de erros.

 

UNIDADE IV – ORIENTAÇÃO A OBJETOS EM PHP

·        Reconhecer os conceitos fundamentais da orientação a objetos, como classes, objetos, métodos e atributos.

·        Aplicar os conceitos de encapsulamento e visibilidade de códigos em PHP.

·        Aplicar os conceitos de herança e polimorfismo em códigos PHP.

·        Aplicar os conceitos de sobrecarga e classe abstrata no desenvolvimento de programas e sistemas em PHP.

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Programação em CLP

Programação em CLP

EMENTA: 

Controladores lógicos programáveis. Funcionamento e arquitetura básica. Norma IEC. Estrutura do software de programação em CLP. CLP no controle industrial. Dispositivos de entrada e saída. Fundamentos de sistemas digitais. Linguagem textual. Linguagem gráfica.

 

OBJETIVO: A finalidade deste componente curricular é capacitar estudantes e profissionais a lidar com o universo dos controladores lógicos por meio da programação, fornecendo suporte para o projeto e a implementação de programas na linguagem CLP.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO A CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS

·        Compreender o contexto evolutivo dos controladores lógicos programáveis (CLP).

·        Entender o funcionamento e a arquitetura de um controlador lógico programável (CLP).

·        Aplicar a Norma IEC controladores lógicos programáveis (CLP).

·        Identificar os casos de usos mais comuns de CLP no controle industrial.

 

UNIDADE II – DISPOSITIVOS DE ENTRADA-SAÍDA E OS SISTEMAS DIGITAIS

·        Entender a estrutura básica de um software CLP.

·        Identificar os dispositivos de entrada/saída usados em um CLP e como se dá seu processamento de sinais.

·        Discernir sobre os fundamentos e diferenças entre os sistemas digitais e os sistemas numéricos.

·        Definir os conceitos e entender a diferença entre os sistemas lógicos combinacionais e os sequenciais.

 

UNIDADE III – LINGUAGEM CLP: ESTRUTURA E COMANDOS BÁSICOS

·        Definir os tipos e dados, as variáveis e as unidades de organização de um programa em CLP.

·        Identificar os elementos característicos da estrutura e das instruções da linguagem textual CLP.

·        Aplicar o comando Case e de repetição, bem como os elementos dos blocos funcionais, na linguagem textual de CLP.

·        Utilizar variáveis públicas e privadas na linguagem textual CLP, assim como a inserção de blocos funcionais.

 

UNIDADE IV – LINGUAGEM CLP: BLOCOS FUNCIONAIS, LADDER E SFC

·        Criar blocos funcionais na linguagem textual CLP.

·        Utilizar a linguagem Ladder para construir circuitos de relés em aplicações industriais.

·        Utilizar diagramas de blocos funcionais na representação de fluxos lógicos de produção.

·        Aplicar os elementos e objetos de seção dos gráficos sequenciais de função (SFC).

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Programação em Python

Programação em Python

EMENTA: 

Programação em Python conceitos e aplicação de algoritmos, sintaxe e técnicas de depuração. Estruturas de dados em python: listas tuplas e dicionários, técnicas de interação e manipulação. Indexação e fatiamento em listas e tuplas e estruturas de controle avançadas, estruturas de controle avançadas. Modularização. Manipulação de arquivos e exceções.

 

OBJETIVO: O objetivo deste conteúdo é capacitar os estudantes a desenvolver habilidades essenciais em programação utilizando a linguagem Python, abrangendo desde conceitos fundamentais e aplicação de algoritmos até técnicas avançadas de depuração e estruturas de controle.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EM PYTHON

·     Definir e aplicar os conceitos básicos de programação na linguagem Python, entendendo como variáveis, tipos de dados, operadores e estruturas de controle são tratados pela linguagem.

·     Desenvolver algoritmos simples na linguagem Python.

·     Utilizar corretamente a sintaxe da linguagem Python para escrever programas legíveis e funcionais.

·     Aplicar técnicas de depuração e solução de problemas em programas Python.

 

UNIDADE II - ESTRUTURAS DE DADOS EM PYTHON

·        Utilizar listas, tuplas e dicionários em Python para armazenar e manipular conjuntos de dados.

·        Aplicar técnicas de iteração e manipulação de estruturas de dados em programas Python.

·        Definir o conceito e aplicar a estratégia de indexação e fatiamento em listas e tuplas na linguagem Python.

·        Utilizar estruturas de controle avançadas em Python, como loops aninhados e instruções break e continue.

 

UNIDADE III - FUNÇÕES E MODULARIZAÇÃO NO PYTHON

·        Definir o conceito de função, discernindo sobre seu papel e sua importância na organização do código de um programa desenvolvido na linguagem Python.

·        Criar e utilizar funções em Python para modularizar e reutilizar código.

·        Passar argumentos para funções e retornar valores de acordo com a sintaxe da linguagem Python.

·        Utilizar módulos e bibliotecas compatíveis com a linguagem Python para ampliar a funcionalidade dos programas.

 

UNIDADE IV - MANIPULAÇÃO DE ARQUIVOS E EXCEÇÕES EM PYTHON

·   Entender como os arquivos em Python armazenam dados e servem para recuperar dados persistentes.

·   Compreender o tratamento de erros e exceções durante a execução de um programa desenvolvido na linguagem Python.

·   Aplicar técnicas de manipulação de arquivos e exceções em projetos Python.

·   Discernir sobre a aplicação de boas práticas de gerenciamento de arquivos e tratamento de exceções para garantir a estabilidade e segurança dos programas desenvolvidos em Python.

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Ambiente para Desenvolvimento Web

Ambiente para Desenvolvimento Web

EMENTA: Arquitetura cliente-servidor. Arquitetura web. HTTP server. WEB standards. HTML. Cascading style setas (CSS). Javascript. IDEs. PHP. Noções de máquinas virtuais. Noções de Java.

OBJETIVO: No mundo do e-commerce a internet surge como um dos mercados mais promissores de trabalho. Das microempresas às multinacionais, todas estão buscando pessoas competentes que sabem lidar com o desenvolvimento web. Este conteúdo visa preparar o profissional de informática para imergir no mundo do desenvolvimento de sites e sistemas para Internet, iniciando pelo entendimento do ambiente de desenvolvimento, seus protocolos, arquiteturas e interfaces de programação.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – ARQUITETURAS DE APLICAÇÕES E OS PROTOCOLOS DA WEB
•    Compreender a evolução da internet e, na sequência, ter uma visão técnica dos serviços utilizados na Internet, tendo por base a arquitetura cliente-servidor.
•    Contextualizar os elementos básicos que compõem a estrutura de uma arquitetura web.
•    Identificar as características principais do protocolo HTTP, entendendo como utilizá-lo para acessar e manipular servidores online.
•    Utilizar ferramentas de FTP, SFTP e FTPS, ferramentas essas que auxiliam na manipulação de diretórios e arquivos online.

UNIDADE II – HTML E CSS
•    Definir os principais conceitos relacionados a Web Standards, bem como suas principais funcionalidades, além de seus pontos positivos e negativos quanto à otimização do processo de criação de conteúdos para páginas HTML.
•    Identificar as diferenças entre linguagens de programação e linguagens script, criando as estruturas básicas de um projeto HTML e suas principais tags.
•    Definir os conceitos básicos relativos a editores HTML, bem como aos principais exemplares disponíveis no mercado, utilizando-os de maneira básica para o desenvolvimento de páginas HTML.
•    Aplicar os conceitos básicos relativos ao CSS, bem como as suas principais funcionalidades.

UNIDADE III – HTML5 E JAVASCRIPT
•    Identificar os fundamentos do HTML 5 para a construção de websites e sistemas online.
•    Entender os fundamentos do Java Script e suas diversas derivações, aspectos e bibliotecas para uso em websites.
•    Aplicar os fundamentos da Bootstrap e frameworks de CSS, entendendo alguns aspectos das bibliotecas.
•    Compreender o funcionamento de um IDE, observando suas características e aspectos positivos quanto à utilização por programadores.


UNIDADE IV – VISÃO GERAL DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
•    Interpretar os conceitos básicos sobre a linguagem de programação para Internet PHP (Hypertext Preprocessor), e suas diversas aplicações, aspectos e bibliotecas.
•    Compreender o funcionamento das máquinas virtuais, suas principais funcionalidades e utilidades para programadores e usuários.
•    Reconhecer os principais fundamentos da linguagem Java, entendendo as regras de sintaxe e o paradigma de programação orientada a objetos (OOP).
•    Discernir sobre a potencialidade e características da linguagem de programação C#.

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Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

EMENTA:

A evolução da proteção de dados pessoais no direito brasileiro. Fundamentos legais. Princípios gerais da proteção de dados pessoais. O objeto e o alcance da Lei Nº 13.709/2018. Requisitos do tratamento de dados e seus agentes. Tratamento de dados sensíveis. Tratamento de dados pelo Poder Público. Transferência internacional de dados pessoais. A obrigatoriedade de consentimento. Direito de acesso. Anonimização, bloqueio e eliminação de dados. Segurança e sigilo. A responsabilidade civil na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Fiscalização. Boas práticas e governança. Sanções administrativas.

 

OBJETIVO: A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sancionada em 2018 e vigente a partir de agosto de 2020, representa um enorme avanço legislativo para a proteção e privacidade de dados pessoais no Brasil, uma vez que regulamenta os procedimentos de tratamento e os direitos dos titulares dos dados. Desse modo, o conteúdo em tela busca elucidar os principais aspectos da legislação, retratando seus conceitos, fundamentos e aplicabilidade prática nas várias transações do mercado digital.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:

 

UNIDADE I – NOÇÕES PRELIMINARES DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

1.     Compreender a legislação atinente à proteção dos dados pessoais no contexto histórico.

2.     Identificar os fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

3.     Conceituar os princípios que regem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

4.     Discernir sobre o raio de aplicação e o objeto da LGPD.

 

UNIDADE II – TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

1.     Entender as regras para o tratamento de dados e identificar os agentes competentes para sua execução.

2.     Compreender as diretrizes do tratamento dos dados considerados sensíveis.

3.     Discernir sobre o procedimento de tratamento de dados realizado pelo Poder Público.

4.     Identificar as hipóteses permitidas para a transferência internacional de dados pessoais.

 

UNIDADE III – OS DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS

1.     Definir e aplicar o conceito de consentimento.

2.     Entender o direito do titular ao acesso dos seus dados armazenados em sistemas de terceiros.

3.     Discernir sobre os conceitos de anonimização, bloqueio, eliminação de dados e suas ocorrências.

4.     Identificar as medidas de segurança, técnica e administrativa para o tratamento dos dados.

 

UNIDADE IV – RESPONSABILIZAÇÃO DOS AGENTES DE TRATAMENTO

1.     Identificar e mensurar a repercussão da responsabilidade civil na proteção de dados.

2.     Identificar as autoridades responsáveis pela fiscalização do uso inapropriado dos dados alheios.

3.     Aplicar as regras e boas práticas de governança, que podem ser implementadas pelos agentes de tratamento.

4.     Entender as hipóteses de sanções administrativas em caso de descumprimento da LGPD.

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Lógica de Programação

Lógica de Programação

EMENTA: 

Linguagens de Programação. Representação gráfica e textual de algoritmos. Operações e expressões alfanuméricas. Estruturas Condicionais SE. Estruturas Repetitivas com Cadeias de Caracteres. Vetores. Matrizes. Arquivos de Dados. Procedimentos. Funções.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa introduzir o futuro profissional de informática e ciências afins no universo da programação de computadores, começando pelo desenvolvimento de algoritmos estruturados e a lógica de programação.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E AOS ALGORITMOS

·        Entender a história dos computadores e a evolução dos recursos computacionais.

·        Compreender o funcionamento e os vários paradigmas das linguagens de programação.

·        Identificar e compreender a infraestrutura dos sistemas computacionais, discernindo sobre hardware, software e peopleware.

·        Definir e entender o conceito e as funcionalidades da lógica de programação e algoritmos computacionais.

 

UNIDADE II – COMANDOS BÁSICOS ENVONVENDO VARIÁVEIS DE MEMÓRIA

·        Manipular constantes e variáveis de memória em uma solução algorítmica.

·        Utilizar expressões aritméticas envolvendo constantes e variáveis numéricas em soluções algorítmicas.

·        Utilizar expressões literais envolvendo constantes e variáveis alfanuméricas em soluções algorítmicas.

·        Aplicar estruturas condicionais “SE” em soluções algorítmicas.

 

UNIDADE III – ESTRUTURAS CONDICIONAIS E VETORES EM ALGORITMOS

·        Encadear várias estruturas condicionais SE, de acordo com as necessidades de solução algorítmica.

·        Aplicar estruturas de repetição em soluções algorítmicas, envolvendo contagem e acumulação.

·        Aplicar estruturas de repetição em soluções algorítmicas, envolvendo cadeias de caracteres e variáveis alfanuméricas.

·        Explicar o conceito e as aplicações de vetores em soluções algorítmicas.

 

UNIDADE IV – MATRIZES, ARQUIVOS, PROCEDIMENTOS E FUNÇÕES

·        Definir o conceito e as aplicações de matrizes em soluções algorítmicas.

·        Trabalhar com arquivos de dados na algoritmização das soluções comerciais mais corriqueiras.

·        Modular algoritmos por meio de procedimentos.

·        Criar e utilizar funções externas à linguagem para solucionar problemas específicos.

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Criptomoedas

Criptomoedas

EMENTA: 

O que são criptomoedas.  O que é uma moeda, O que é o Bitcoin. Características do Bitcoin. Como funciona o Bitcoin. Endereços. Corrente de blocos (Bockchain). O segredo do Blockchain. Como as transações são anônimas. O que é uma carteira de Bitcoin. Mineração. O que Halving. Volatilidade. Corretoras nacionais e internacionais. Como fazer a primeira análise de uma moeda - GRÁFICOS. Quanto investir em criptomoedas. Formação de mercados e seus ciclos. Modelo baseado no método Richard Wickoff.

 

OBJETIVO:  Ao final da disciplina o(a) aluno(a) deverá ser capaz de compreender o conceito de criptomoedas e suas aplicações, transações e utilização da tecnologia de criptomoedas.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE CRIPTOMOEDAS E O BITCOIN

·        Diferenciar os conceitos de moedas e criptomoedas.

·        Compreender o que é Bitcoin.

·        Identificar as características do Bitcoin.

·        Examinar o funcionamento do Bitcoin.

 

UNIDADE II – BITCOIN E BLOCKCHAIN

·        Esclarecer o que é endereço de Bitcoin.

·        Explicar o que são correntes de Blockchain.

·        Analisar o segredo do Blockchain.

·        Entender como as transações são anônimas.

 

UNIDADE III – TRANSACIONANDO COM CRIPTOMOEDAS

·        Compreender o que é uma carteira de Bitcoin.

·        Esclarecer o que é mineração e como acontece Halving.

·        Examinar o que é volatilidade.

·        Entender o funcionamento das Corretoras nacionais e internacionais.

 

UNIDADE IV – INVESTINDO EM CRIPTOMOEDAS

·        Examinar como fazer a primeira análise de uma moeda.

·        Discutir quanto investir em criptomoedas.

·        Entender a formação de mercados e seus ciclos

·        Analisar o modelo baseado no método Richard Wickoff.

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Sistemas de Posicionamento por Satélites

Sistemas de Posicionamento por Satélites

EMENTA:

Conceitos básicos e históricos do GPS. Importância para o geoprocessamento.  Sistemas de referência e coordenadas do satélite GPS. As observáveis GPS, suas características e erros. Posicionamento por ponto. Posicionamento relativo. GPS Diferencial. Prática com GPS de navegação. Os sistemas de navegação por satélites NAVSTAR-GPS; GLONASS e GALILEO. Seguimentos espaciais, de controle e de usuários. Fundamentos básicos e as transformações dos sistemas de referência. Sistema geodésico brasileiro. Estudando órbitas e efemérides. Observáveis GNSS: características e os erros sistemáticos. Métodos de posicionamento GNSS. Apresentando as considerações sobre a NTGIR.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa prover conhecimentos e gerar habilidades sobre o levantamento e aquisição de coordenadas de campo com base nos sistemas de posicionamento por satélites, além de capacitar o aluno quanto ao manuseio de instrumentos de receptor GPS.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL

·        Entender o princípio de funcionamento, conceitos básicos e a história do desenvolvimento e evolução do GPS e suas aplicações.

·        Definir o conceito de geoprocessamento e discernir sobre a importância do GPS para esta área de conhecimento.

·        Compreender a arquitetura dos sistemas de referência e coordenadas do satélite no âmbito dos sistemas de posicionamento geográfico (GPS).

·        Analisar e entender as observáveis GPS, discernindo sobre suas características e erros.

 

UNIDADE II – TÉCNICAS DE POSICIONAMENTO COM GPS

·        Entender a modalidade de posicionamento por ponto no contexto dos sistemas de posicionamento por satélites (GPS).

·        Compreender a filosofia do posicionamento relativo no âmbito dos sistemas de posicionamento por satélites (GPS).

·        Analisar e avaliar as peculiaridades do GPS Diferencial.

·        Realizar procedimentos e boas práticas com GPS de navegação.

 

UNIDADE III – SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITES E DE REFERÊNCIA ESPACIAL

·        Classificar os tipos de sistemas de navegação por satélite: NAVSTAR-GPS; GLONASS e GALILEO, entendendo suas tecnologias e peculiaridades.

·        Entender a arquitetura de funcionamento, regulação e demais aspectos dos seguimentos espaciais, de controle e de usuários.

·        Compreender os fundamentos básicos e as transformações dos sistemas de referência no contexto dos sistemas de posicionamento geográfico.

·        Identificar as características do sistema geodésico brasileiro.

 

UNIDADE IV – AS COORDENADAS DOS SATÉLITES

·        Identificar e entender as órbitas e efemérides.

·        Analisar e compreender os observáveis GNSS, suas características e os erros sistemáticos.

·        Aplicar os métodos de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System).

·        Entender a finalidade e aplicação das Normas Técnicas para o Georreferenciamentos de Imóveis Rurais (NTGIR) no contexto da legislação brasileira.

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Registro de Software, Marcas e Patentes

Registro de Software, Marcas e Patentes

EMENTA: 

Introdução à propriedade intelectual. Objetos da propriedade intelectual: obras literárias e didáticas; músicas, vídeos e produções culturais; programas de computador e aplicativos móveis; invenções; modos de uso; etc. Classificações de propriedade intelectual. INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Direitos autorais e proteção de programas e aplicativos. Registro dos programas e aplicativos. Acompanhamento processual e disputas entre softwares. Software livre e software proprietário. Conceito de marca. Natureza e categorização das marcas. Registro da marca. Prazos legais e oposições ao registro de marca. Finalidade e vantagens das patentes. Registro e concessão de patente. Acompanhamento processual e disputas de patentes. Abrangência da patente.

 

OBJETIVO: O objetivo deste conteúdo é municiar o estudante ou profissional de direito, bem como o de áreas afins, do conhecimento, técnicas e ferramentas para promover a proteção do patrimônio intelectual, abrangendo programas de computador e aplicativos para dispositivos móveis, marcas e patentes de invenções em geral, instruindo-o quanto ao procedimento de registro, acompanhamento processual e eventuais interposições de recursos face a disputas em caso da oposição de terceiros, e vice-versa.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

·       Compreender a propriedade intelectual como patrimônio imaterial amparado por lei.

·       Entender os diversos aspectos e campos de proteção da propriedade intelectual, desde a produção autoral, passando por marcas, modo de uso e invenções industriais.

·       Identificar o raio de atuação do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, suas atribuições e poderes de concessão e veto de registro de marcas, softwares e patentes, fazendo uso da Revista da Propriedade Industrial (RPI) para detectar possíveis violações do direito de propriedade intelectual alheio.

·       Identificar as penalidades e sanções decorrentes da violação do direito de propriedade intelectual, considerando, inclusive, a influência legal do direito de propriedade internacional na proteção da propriedade nacional.

 

UNIDADE II – REGISTRO DE SOFTWARE

·       Relacionar os princípios do direito autoral à proteção dos programas de computador, compreendendo seu amparo legal, limites e penalidades em virtude da violação desses direitos.

·       Registrar programas de computador e aplicativos para dispositivos móveis perante o órgão regulador e regulamentador nacional, compreendendo as possibilidades e impactos da expansão desse registro no âmbito internacional.

·       Acompanhar o processo de registro de software, atentando para os prazos legais de proteção de acordo com as modalidades de licença, providenciando renovação as épocas próprias, bem como interpor recursos contra oposições eventuais de outras pessoas e empresas, redigindo peças de defesa com base em disputas históricas.

·       Discernir sobre a diferença entre software livre e software proprietário, compreendendo os limites do direito da propriedade intelectual face à concorrência com softwares livres.

 

UNIDADE III – REGISTRO DE MARCA

·       Entender o conceito e a importância da marca para as pessoas, empresas e seus produtos e serviços, discernindo sobre a relevância de se registrar uma marca antes de sua implantação no mercado.

·       Identificar os vários tipos de marca e sua classificação segundo o órgão regulador e regulamentador nacional.

·       Adentrar o registro da marca no órgão regulador e regulamentador nacional, compreendendo seus trâmites, categorização e modalidade de registro (marca nominativa e marca mista).

·       Acompanhar o processo de registro e validação da marca pelo órgão regulamentador e regulador nacional, atentando para os prazos legais de validade da marca e para eventuais oposições interpostas por outras pessoas e empresas, redigindo peças de defesa com base em experiências e casos de disputas históricas.

 

UNIDADE IV – REGISTRO DE PATENTE

·       Conhecer o conceito de invenção, modo de uso e outras formas de patente, compreendendo a finalidade e as vantagens do registro dessas patentes.

·       Identificar os requisitos legais e processuais da concessão de patentes, atuando em todas as etapas, desde a preparação do relatório inicial até a protocolização do processo de registro perante o órgão regulamentador e regulador nacional.

·       Acompanhar o processo de registro até a validação da patente no órgão regulamentador e regulador nacional, atentando para os prazos legais e agindo contra oposições interpostas por outras pessoas e empresas, redigindo peças de defesa com base em disputas históricas.

·       Discernir sobre a validade da patente no âmbito internacional, avaliando o custo-benefício de seu registro em países e blocos econômicos, visando à proteção do invento ou modo de uso.

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Sistemas de Informações Geográficas

Sistemas de Informações Geográficas

EMENTA: 

Sistemas Informações Geográficas (SIG). Fundamentação histórica. Operações. Estrutura.  Dados espaciais. Posições em mapas. Capturas de dados. A função do SIG e suas diversas aplicações sociai e ambientais.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa apresentar conceitos históricos e fundamentos de Sistemas Informações Geográficas a partir de competências e habilidades que permitem demonstrar as possibilidades de utilização destes conhecimentos em grandes projetos e obras da sociedade.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

 

·        Compreender os processos históricos dos Sistemas de Informações Geográficas e sua relação com as perspectivas atuais.

·        Identificar os tipos e as características fundamentais dos Sistemas de Informações Geográficas.

·        Definir os conceitos básicos sobre os Sistemas de Informações Geográficas.

·        Entender os aspectos teóricos e conceituais dos processos de arquitetura de um sistema de informações geográficas a partir da natureza, do lugar, da cidade, da estética e da tecnologia.

 

UNIDADE II – ESTRUTURA E MODELAGEM DOS DADOS ESPACIAIS

 

·        Compreender os dados geográficos a partir das suas caraterísticas fundamentais.

·        Distinguir os formatos primários raster/matricial e vector/vetorial utilizados em arranjos de dados para armazenamento ou apresentação.

·        Descrever os mecanismos da estrutura de relacionamentos espaciais que se pode estabelecer entre objetos geográficos.

·        Realizar operações com os sistemas de análises de informações geográficas a partir das imagens de satélite, modelos numéricos de terreno, mapas temáticos, redes e dados tabulares.

 

UNIDADE III – CARTOGRAFIA E OS SISTEMAS DE POSICIONAMENTO GLOBAL

 

·        Discernir sobre os aspectos sociais e históricos dos estudos cartográficos.

·        Definir os conceitos básicos da cartografia, como espaço, território, região; além destes, também as discussões sobre territorialidade associada ao conceito de território e às escalas e redes geográficas.

·        Compreender e aplicar o sistema universal de representação da superfície da Terra.

·        Entender o funcionamento dos dois sistemas de posicionamento por Satélite: o GPS e o Glonass.

 

UNIDADE IV – APLICAÇÕES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

 

·        Entender a relação entre os processos teóricos e práticos das geotecnologias e dos Sistemas de Informações Geográficas.

·        Discernir sobre as contribuições dos Sistemas de Informações Geográficas na manutenção e preservação do meio ambiente.

·        Compreender as contribuições dos Sistemas de Informações Geográficas no planejamento estratégico e gerenciamento urbano.

·        Entender como um conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, manipulação e apresentação de dados espaciais estão relacionados na área de saúde.

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Sistemas Multimídia

Sistemas Multimídia

EMENTA: 

Conceitos de multimídia e sistemas multimídia. Arquitetura e aplicações multimídia, classificação dos tipos de sistemas multimídias. Dispositivos de entrada e saída em ambientes multimídia. Fundamentos do processamento de imagens. Fundamentos de animação. Fundamentos de processamento de som. Critérios de seleção de soluções multimídia. Recursos básicos de softwares de autoria. Noções de ambientes de realidade virtual. 

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina visa formar o profissional de multimídia, abordando as tecnologias para a produção audiovisual, com múltiplas aplicações em várias áreas científicas e tecnológicas, como educação, TI e produção artística e cultural.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – EDITANDO ÁUDIO

·        Discernir sobre a diferença entre som e áudio.

·        Aplicar técnicas e ferramentas de edição de áudio.

·        Corrigir e problemas e melhorar a qualidade do áudio.

·        Aplicar efeitos de áudio nas edições e fechar o arquivo para entrega.

 

UNIDADE II – APLICANDO EFEITOS SONOROS

·        Manipular, editar e compor mídias multissessão.

·        Ajustar volumes e panoramas nos áudios.

·        Identificar a diferença entre o tempo musical e o tempo real.

·        Aplicar efeitos sonoros em mesas de som.

 

UNIDADE III – EDITANDO VÍDEOS

·        Entender o conceito de vídeo, compreendendo sua evolução desde o surgimento do cinema.

·        Compreender o conceito e a finalidade de uma timeline.

·        Realizar edições básicas em um vídeo.

·        Aplicar efeitos simples nas edições de vídeo.

 

UNIDADE IV – GRAVAÇÃO E FINALIZAÇÃO DE VÍDEOS

·        Identificar os equipamentos de captação e gravação de vídeos.

·        Criar um produto multimídia do início ao fim.

·        Inserir imagens estáticas em um vídeo.

·        Finalizar vídeos e realizar os procedimentos para entrega ao cliente.

 

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