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Administração Financeira e Contábil

Administração Financeira e Contábil

EMENTA: Finanças empresariais. Contabilidade empresarial. Gestão orçamentária. Razão, proporção e grandezas. Porcentagem. Capitalização e descapitalização. Taxas. Sistemas de capitalização. Descontos. Financiamentos. Mercado financeiro. Análise de riscos no mercado financeiro.

OBJETIVO: Este conteúdo versa sobre as competências mais elementares para um profissional que deseja trabalhar na área financeira, permeando também alguns conceitos contábeis como forma de integrar essas duas áreas que são indissociáveis em uma organização. Ao término de seus estudos, você será capaz de compreender como se processam as rotinas do dia a dia financeiro e contábil, com uma visão mais geral e ampla.
 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO A FINANÇAS E CONTABILIDADE
•    Explicar os aspectos gerais das finanças empresariais, seus conceitos e suas definições basilares.
•    Explicar os aspectos gerais e aplicabilidade da gestão financeira.
•    Explicar o que é e para que serve a contabilidade empresarial.
•    Explicar o que é e para que serve a gestão orçamentária.

UNIDADE II – FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS PARA FINANÇAS E CONTABILIDADE
•    Aplicar os fundamentos matemáticos no que concerne à razão, proporção e grandezas em situações da vida prática.
•    Aplicar porcentagem a situações do dia a dia das finanças empresariais.
•    Aplicar os conceitos de capitalização e descapitalização ao dia a dia das finanças empresariais.
•    Identificar os vários tipos de taxas, bem como processar diversas operações matemáticas envolvendo essas taxas.

UNIDADE III – FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS PARA FINANÇAS
•    Aplicar conceitos e fórmulas matemáticas para obter os indicadores dos sistemas de capitalização.
•    Aplicar o conceito e as fórmulas de cálculo de descontos.
•    Aplicar o conceito e as fórmulas de série de pagamentos.
•    Reconhecer e aplicar os principais planos de financiamento disponíveis no mercado.

UNIDADE IV – FUNDAMENTOS DO MERCADO FINANCEIRO
•    Apontar o que são e como funcionam as instituições financeiras.
•    Explicar o conceito e a dinâmica do mercado financeiro.
•    Articular conhecimentos sobre o mercado organizado de valores.
•    Identificar e mensurar os fatores de riscos da análise de crédito.

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Administração Mercadológica

Administração Mercadológica

EMENTA: 
Administração mercadológica: conceitos e importância. Comportamento do consumidor. Análise de mercado. Métodos de coleta e análise de dados. Comportamento do consumidor. Ambiente de marketing. Estratégias de produto e marca. Desenvolvimento e gestão de produtos. Branding e posicionamento de marca. Ciclo de vida do produto. Estratégias de embalagem e design. Preço, distribuição e promoção. Estratégias de precificação. Canais de distribuição. Estratégias de vendas e varejo. Comunicação e promoção de marketing. Marketing digital e tendências futuras. Fundamentos de marketing digital. Mídias sociais e marketing de influência. Marketing de conteúdo e SEO. Tendências emergentes em marketing.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a entender, de forma  prática e abrangente, os princípios fundamentais da Administração Mercadológica, equipando-os com o conhecimento necessário para analisar, planejar e implementar estratégias eficazes de marketing em diversos contextos empresariais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
•    Definir os conceitos fundamentais e compreender a importância da administração mercadológica no contexto empresarial moderno.
•    Avaliar mercados, identificar segmentos-alvo e compreender o comportamento do consumidor.
•    Realizar pesquisas de mercado eficazes, incluindo métodos de coleta e análise de dados.
•    Compreender o ambiente de marketing, incluindo fatores micro e macroeconômicos que influenciam as estratégias de marketing.

UNIDADE II – ESTRATÉGIAS DE PRODUTO E MARCA
•    Distinguir as etapas e estratégias para o desenvolvimento e gerenciamento de novos produtos.
•    Discernir sobre a importância do branding e como desenvolver e gerenciar marcas fortes.
•    Distinguir as diferentes fases do ciclo de vida do produto e as estratégias de marketing adequadas para cada fase.
•    Compreender a importância da embalagem e rotulagem na estratégia de marketing do produto.

UNIDADE III – ESTRATÉGIAS DE PREÇO, DISTRIBUIÇÃO E COMUNICAÇÃO
•    Definir e gerenciar estratégias de precificação de produtos e serviços eficazes.
•    Compreender os diferentes canais de distribuição e como eles impactam a estratégia de marketing.
•    Identificar e aplicar as práticas de varejo e merchandising, entendendo como elas influenciam a experiência de compra do consumidor.
•    Entender os princípios da comunicação integrada de marketing e como aplicá-los em campanhas eficazes.

UNIDADE IV – MARKETING DIGITAL E TENDÊNCIAS
•    Compreender os fundamentos do marketing digital e sua aplicação em estratégias online efetivas.
•    Discernir sobre as estratégias de marketing em mídias sociais e marketing de conteúdo.
•    Entender a importância da análise de dados e do big data no desenvolvimento de estratégias de marketing.
•    Identificar as tendências da administração mercadológica, discernindo sobre seus rumos através da inovação.

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Canvas - Business Model Generation

Canvas - Business Model Generation

EMENTA: 

Modelo de negócios Canvas, uma ferramenta estratégica de gestão e empreendedorismo que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. A ementa cobre os nove blocos fundamentais do Canvas: Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades-chave, Parcerias Principais e Estrutura de Custos. Serão abordados casos práticos para ilustrar a aplicação do Canvas em diferentes contextos de negócios, além de técnicas para a validação de hipóteses de mercado e o desenvolvimento de propostas de valor inovadoras.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem a ferramenta para construção do modelo de negócios Canvas, visando simplificar e inovar o desenvolvimento estratégico em ambientes de negócios.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – O MODELO CANVAS PARA NEGÓCIOS

·     Compreender os fundamentos e a estrutura do Modelo de Negócios através da representação Canvas.

·     Identificar e mapear as propostas de valor para diferentes segmentos de clientes utilizando o modelo Canvas.

·     Desenvolver propostas de valor iniciais e segmentar o mercado de forma eficaz utilizando o modelo Canvas.

·     Utilizar o modelo de representação Canvas para a análise inicial de uma ideia de negócio.

 

UNIDADE II – DETALHAMENTO DO MODELO DE NEGÓCIOS COM O CANVAS

·        Planejar e implementar canais de distribuição e comunicação eficazes, representando-os no modelo Canvas.

·        Estabelecer estratégias de relacionamento e fidelização de clientes, expressando-os modelo de representação Canvas.

·        Definir fontes de receita e modelos de precificação compatíveis com a proposta de valor, expressando-os no modelo Canvas.

·        Analisar e otimizar a estrutura de custos do negócio e representá-la no modelo Canvas.

 

UNIDADE III – COMPLEMENTAÇÃO E SUSTENTAÇÃO DO NEGÓCIO

·        Forjar parcerias estratégicas e colaborações que fortaleçam o modelo de negócios, representando-os no modelo Canvas.

·        Gerenciar e otimizar a estrutura de custos para sustentabilidade financeira, expressando-a no modelo Canvas.

·        Integrar inovação e práticas sustentáveis para vantagem competitiva claramente representadas no modelo Canvas.

·        Analisar o ambiente competitivo e posicionar o negócio estrategicamente no mercado, expressando este cenário no modelo Canvas.

 

UNIDADE IV – APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS

·        Utilizar técnicas de validação de mercado para testar hipóteses de negócios.

·        Desenvolver e implementar um MVP (Produto Mínimo Viável) para obter feedback rápido do mercado.

·        Aplicar estratégias de pivotamento baseadas em aprendizados obtidos através da validação de mercado.

·        Comunicar efetivamente o modelo de negócios a stakeholders, investidores e parceiros potenciais, valendo-se do modelo Canvas e de outras ferramentas de representação e apresentação.

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Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor

EMENTA: 

Fundamentos do comportamento do consumidor. Processo de decisão de compra. Influências internas e externas no comportamento do consumidor. Comportamento do consumidor e marketing. Segmentação de mercado e comportamento do consumidor. Pesquisa de comportamento do consumidor. Comportamento do consumidor em ambientes digitais. Estratégias de marketing baseadas no comportamento do consumidor. Fatores psicológicos e sociológicos. Psicologia do consumidor. Sociologia do consumidor. Comportamento do consumidor e sustentabilidade. Comportamento do consumidor e ética. Tendências e inovações no comportamento do consumidor. Novas tecnologias e o comportamento do consumidor. Personalização e comportamento do consumidor. Consumidor em mercados emergentes. futuro do comportamento do consumidor.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa formar profissionais capazes de entender e responder às necessidades e comportamentos dos consumidores de maneira ética e sustentável, contribuindo para o sucesso empresarial e a satisfação dos clientes.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

·     Definir os conceitos básicos sobre o comportamento do consumidor, discernindo sobre sua importância para o sucesso empresarial.

·     Compreender as etapas que os consumidores percorrem durante o processo de decisão de compra.

·     Entender como motivações, percepções, aprendizado e memória afetam o comportamento do consumidor.

·     Avaliar o impacto de fatores externos como cultura, subcultura, classe social e grupos de referência no comportamento do consumidor.

 

UNIDADE II – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E O MARKETING

·     Segmentar o mercado com base no comportamento do consumidor.

·     Conduzir e analisar pesquisas sobre comportamento do consumidor.

·     Entender como o comportamento do consumidor se manifesta e pode ser estudado em ambientes digitais.

·     Desenvolver estratégias de marketing eficazes baseadas na análise do comportamento do consumidor.

 

UNIDADE III – FATORES PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DO CONSUMIDOR

·     Entender como aspectos psicológicos influenciam as decisões de compra.

·     Avaliar a influência de fatores sociológicos no comportamento de compra.

·     Compreender como as preocupações com a sustentabilidade afetam o comportamento de compra.

·     Relacionar questões éticas ao comportamento do consumidor e ao marketing.

 

UNIDADE IV – TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

·     Entender como as novas tecnologias estão moldando o comportamento do consumidor.

·     Compreender a importância e o impacto da personalização nas preferências e no comportamento do consumidor.

·     Discernir sobre as particularidades do comportamento do consumidor em mercados emergentes.

·     Identificar tendências e prever mudanças no comportamento do consumidor.

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Dinâmicas de grupo e programas de desenvolvimento individual

Dinâmicas de grupo e programas de desenvolvimento individual

EMENTA: 
Dinâmicas de grupos e desenvolvimento individual: Fundamentos. Teorias de desenvolvimento individual. Liderança em dinâmicas de grupos. Avaliação e feedback em grupo. Design e facilitação e planejamento de dinâmicas de grupos. Resolução de conflitos em grupos. Feedback e melhoria contínua. Programas de desenvolvimento individual: Planejamento, habilidades e avaliação. Coaching e mentoria individual. Acompanhamento e avaliação de progresso. Implementação de programas de desenvolvimento individual. Acompanhamento e ajustes no plano individual. Avaliação final e reflexão individual. Sustentabilidade e continuidade do desenvolvimento.
OBJETIVO: Este conteúdo visa transmitir aos participantes a compreensão para aplicar e facilitar eficazmente dinâmicas de grupo e programas de desenvolvimento individual, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos e o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais e coletivos na organização.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DAS DINAMICAS DE GRUPO 
•    Compreender os princípios básicos das dinâmicas de grupo, suas vantagens e desafios.
•    Entender as principais teorias de desenvolvimento individual e sua aplicação nas dinâmicas de grupo.
•    Liderar grupos de forma eficaz durante dinâmicas, promovendo a colaboração e o alcance de objetivos comuns.
•    Fornecer feedback construtivo e avaliar o desempenho individual em dinâmicas de grupo.

UNIDADE II – DESIGN E FACILITAÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO
•    Planejar dinâmicas de grupo eficazes com objetivos claros.
•    Aplicar técnicas e boas práticas para propiciar o sucesso das dinâmicas de grupo, facilitando que elas atinjam seus objetivos.
•    Identificar e resolver conflitos de forma construtiva em dinâmicas de grupo.
•    Coletar feedbacks e implementar melhorias nas dinâmicas de grupo.

UNIDADE III – PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
•    Elaborar planos de desenvolvimento individual personalizados.
•    Aplicar técnicas de avaliação de competências individuais, identificando, com precisão, as necessidades de desenvolvimento de cada participante dos programas.
•    Compreender o papel do coaching e da mentoria no desenvolvimento individual.
•    Discernir sobre o acompanhamento e avaliação do progresso no programa de desenvolvimento individual.

UNIDADE IV – IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
•    Colocar em prática programas de desenvolvimento individual de forma eficaz.
•    Monitorar e adaptar, de forma eficiente, os planos individuais de desenvolvimento.
•    Avaliar o progresso individual, aprendendo com os resultados e planejando os próximos passos.
•    Aplicar estratégias para manter o desenvolvimento individual a longo prazo.

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Direitos Humanos Multiculturalismo e Cidadania

Direitos Humanos Multiculturalismo e Cidadania

EMENTA: 

Direitos humanos, multiculturalismo e cidadania. Evolução, internacionalização e consolidação dos direitos humanos. Interculturalidade e tolerância. Os direitos humanos e a igualdade de gênero, raça e etnia. Liberdade religiosa, laicidade e a tolerância. Direito das minorias, inclusão e não discriminação. Direitos humanos e participação política. Sistemas de proteção aos direitos humanos nacional e internacional.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos estudantes um entendimento aprofundado sobre os direitos humanos, multiculturalismo e cidadania, incluindo sua evolução histórica, internacionalização e consolidação.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DOS DIREITOS HUMANOS, MULTICULTURALISMO E CIDADANIA

·     Definir os conceitos fundamentais relacionados com os direitos humanos, multiculturalismo e cidadania.

·     Compreender a história dos Direitos Humanos, assim como sua evolução, internacionalização e consolidação.

·     Discernir sobre o papel do multiculturalismo na promoção e proteção dos direitos humanos, enfatizando a importância da valorização da diversidade cultural e identitária na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

·     Entender o que é cidadania e os desafios enfrentados para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva, com ênfase nas questões relacionadas à garantia dos direitos civis, políticos e sociais.

 

UNIDADE II – DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO

·        Entender os direitos humanos e sua relação com a diversidade cultural, compreendendo a interculturalidade e a tolerância.

·        Compreender como se dá a defesa dos direitos humanos e da igualdade de gênero, raça e etnia.

·        Discernir sobre a relação entre direitos humanos e liberdade religiosa, enfatizando a importância da laicidade do Estado e da tolerância entre as diferentes crenças religiosas.

·        Entender os direitos humanos com foco nos direitos das minorias, discernindo sobre a importância da inclusão e da não discriminação.

 

UNIDADE III – DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

·        Discernir sobre a relação entre a participação política e os direitos humanos, com ênfase no estudo do sufrágio, representação e accountability.

·        Contextualizar os direitos humanos no âmbito do desenvolvimento tecnológico, social e humano, bem como o acesso a bens e serviços públicos.

·        Relacionar os direitos humanos com o direito à educação, discernindo sobre a importância da inclusão e da equidade.

·        Associar os direitos humanos e a segurança pública, bem como a importância do combate à violência e à criminalidade de forma respeitosa aos direitos humanos.

 

UNIDADE IV – PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

·     Aplicar os dispositivos de proteção dos direitos humanos, tanto a nível nacional quanto internacional.

·     Entender os mecanismos de promoção dos direitos humanos como as ONGs e organismos internacionais.

·     Discernir sobre a importância dos direitos humanos nas empresas, assim como a responsabilidade social e a sustentabilidade.

·     Compreender os desafios e as tendências dos direitos humanos, multiculturalismo e cidadania.

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Economia Criativa e Fontes de Recursos

Economia Criativa e Fontes de Recursos

EMENTA: 
O fenômeno criativo e suas múltiplas formas de manifestação. Fases do processo criativo e formas de potencialização. Características da economia criativa. O processo criativo na economia. Gestão da economia criativa. Relação entre sustentabilidade e as empresas. Prática, gestão e sustentabilidade empresarial, Comunicação e transparência na sustentabilidade empresarial. Tripé da sustentabilidade e cada um de seus componentes. Criatividade como recurso econômico. A indústria criativa brasileira. Discussão sobre a capacidade das cidades de transformar sua trama socioeconômica ao olharem para sua essência.

OBJETIVO: Este conteúdo visa levar o estudante a explorar o fenômeno da economia criativa em suas múltiplas formas de manifestação, fontes e recursos, incluindo a sustentabilidade empresarial em uma discussão sobre as transformações socioeconômicas das cidades.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I - O PROCESSO CRIATIVO
•    Compreender de forma clara e aprofundada o processo criativo, incluindo sua definição e conceituação.
•    Identificar as fases do processo criativo e sua dinâmica.
•    Aplicar as técnicas e estratégias para estimular e potencializar a criatividade.
•    Praticar o processo criativo em diferentes áreas, como negócios, artes, tecnologia e ciências.

UNIDADE II - ECONOMIA CRIATIVA 
•    Definir os conceitos fundamentais da economia criativa.
•    Identificar a relação entre o processo criativo e a inovação na economia criativa.
•    Interpretar as políticas públicas para a economia criativa e suas aplicações.
•    Discernir sobre a importância do empreendedorismo e da gestão na economia criativa.

UNIDADE III -  PERSPECTIVAS DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 
•    Definir os conceitos fundamentais de sustentabilidade empresarial.
•    Aplicar técnicas de gestão da sustentabilidade empresarial, incluindo os processos e ferramentas utilizados para implementar práticas sustentáveis.
•    Identificar e interpretar o tripé da sustentabilidade empresarial, incluindo os três componentes principais: social, ambiental e econômico.
•    Discernir sobre a importância da Comunicação e transparência na sustentabilidade empresarial.

UNIDADE IV - TRANSFORMANDO A CRIATIVIDADE BRASILEIRA EM RECURSO ECONÔMICO
•    Entender o uso da criatividade como recurso econômico.
•    Compreender os mecanismos da indústria criativa brasileira.
•    Discernir sobre o papel do empreendedorismo na transformação da criatividade em recurso econômico.
•    Entender a importância da identidade cultural na transformação socioeconômica das cidades.

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Elaboração e Gestão de Contratos

Elaboração e Gestão de Contratos

EMENTA: 
Contexto da existência dos contratos. Definição de contrato. Evolução histórica do conceito de contrato e seus reflexos nos dias atuais. Contrato no Direito Romano. Contrato no Direito Medieval. Contrato no Direito Moderno. Estrutura de um contrato e seus princípios enformadores. Objetivos do contrato e sua relação com princípios fundamentais. Elementos indispensáveis ao contrato e partes essenciais. Requisitos de validade de um contrato. Identificação de alguns tipos de contratos na prática. Análise da classificação dos contratos no Código Civil. Contratos empresariais. Contratos de trabalho. Outros tipos de contratos. Importância da gestão de contratos. Benefícios da gestão contratual e boas práticas contratuais. Processos de renovação, rescisão e outras medidas extrajudiciais. Plataformas de contratos eletrônicos. 

OBJETIVO: 
Esta disciplina visa preparar o discente para interpretação, elaboração e gestão dos mais diversos tipos de contratos existentes, utilizando conceitos legais para produção e adequação dos mesmos conforme necessidade específica.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO CONTRATO
•    Compreender como se deu a formação dos contratos.
•    Analisar os momentos históricos que marcaram a evolução dos contratos.
•    Identificar as relações existentes entre os contratos de antigamente e seus reflexos nos contratos atuais.
•    Averiguar de que maneira se consolidou o conceito de contrato atualmente com base nas transformações pelas quais enfrentou no decorrer do tempo.

UNIDADE II – ELEMENTOS CONTRATUAIS  
•    Compreender os objetivos de um contrato se relacionam com princípios fundamentais.
•    Analisar quais os princípios inerentes às relações contratuais.
•    Identificar os elementos indispensáveis ao contrato bem como as partes essenciais.
•    Observar e averiguar quais os requisitos de validade de um contrato.

UNIDADE III – TIPOS E CLASSIFICAÇÃO DE CONTRATOS  
•    Absorver as características dos contratos na prática.
•    Analisar a classificação dos contratos no Direito Civil vigente.
•    Explorar alguns tipos de contratos empresariais e contratos de trabalho.
•    Observar como se forma outros tipos de contratos igualmente importantes.

UNIDADE IV – MANIPULAÇÃO DE CONTRATOS 
•    Identificar os benefícios e vantagens de uma boa gestão de contratos.
•    Analisar boas práticas contratuais e observar alguns pontos de atenção necessários.
•    Examinar alguns processos de renovação, rescisão e outras medidas extrajudiciais.
•    Analisar algumas plataformas de contratos eletrônicos e seus impactos nos dias atuais.

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Escrita Fiscal e Legislação Tributária

Escrita Fiscal e Legislação Tributária

EMENTA: 

Princípios tributários. Organização tributária no Brasil. Regimes de tributação optativos das empresas. CTN - Código Tributário Nacional. Impostos municipais. Impostos estaduais. Impostos federais. NF-e (nota fiscal eletrônica). CT-e (conhecimento de transporte eletrônico). Apuração e contabilização do ICMS. Escrituração de livros contábeis e fiscais. Obrigações tributárias. Política fiscal. Processo administrativo fiscal. Parcelamento de débitos tributários.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por objetivo capacitar estudantes e profissionais de diversas áreas como contabilidade, administração e direito, a aplicar técnicas e procedimentos para a escrituração contábil e fiscal de tributos nas diversas operações mercantis.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – PRINCÍPIOS, ORGANIZAÇÃO E REGIMES TRIBUTÁRIOS

·        Identificar as atribuições e objetivos do sistema tributário brasileiro e conhecer a classificação geral do regime tributário brasileiro.

·        Identificar os princípios tributários e os principais impostos brasileiros.

·        Identificar alguns conceitos pertinentes à organização tributária e compreender o planejamento tributário.

·        Interpretar: lucro Real, lucro Presumido e Simples Nacional e suas características.

 

UNIDADE II – CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL

·        Interpretar o Código Tributário Nacional e Identificar os Aspectos Básicos Tributários do ISSQN, IPI, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL.

·        Identificar os principais impostos municipais, suas particularidades e formas de cálculo.

·        Identificar os principais impostos estaduais, suas particularidades e formas de cálculo.

·        Identificar os principais impostos federais, suas particularidades e formas de cálculo.

 

UNIDADE III – EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS

·        Explicar os conceitos básicos da NF-e, Identificar características e funcionalidade.

·        Explicar os conceitos básicos da CT-e, Identificar características e funcionalidade.

·        Interpretar os conceitos básicos do ICMS e identificar a forma de contabilizar a operação.

·        Explicar os conceitos básicos da escrituração fiscal, identificar seus mecanismos e funcionalidades.

 

UNIDADE IV – POLÍTICA FISCAL E OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS

·        Identificar a funcionalidade das obrigações tributárias, compreender seus principais conceitos e características.

·        Explicar a importância da política fiscal, identificar suas funcionalidades e características.

·        Interpretar a importância do processo administrativo fiscal e compreender a importância de cada etapa.

·        Identificar o procedimento para parcelamento tributário, compreender seu funcionamento e características.

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Filosofia e Ética Profissional

Filosofia e Ética Profissional

EMENTA: 
A contextualização da filosofia da ética. Contextos particulares e a origem da ética. A compreensão da ética geral. Características particulares da ética. Relação entre ética e moral. A responsabilidade e a liberdade. A ética no mundo do trabalho. Ética e cidadania e as suas características e aplicações específicas. A ética no contexto empresarial.

OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo discorrer sobre a relação entre a filosofia e a ética profissional, definindo conceitos relacionados com a filosofia, entendendo a sua origem e evolução com o passar dos anos, bem como as suas especificidades. Além disso, este componente curricular aborda o significado de ética e a sua relação com outros conceitos de responsabilidade, liberdade e moral. Por fim, a disciplina adentra o conceito da ética moral, evidenciando sua aplicação nos contextos empresariais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CONTEXTUALIZANDO A FILOSOFIA
•    Definir o conceito de filosofia, evidenciando as suas principais características. 
•    Entender o campo da filosofia, e como ele foi originado e evoluiu com o passar dos anos.
•    Identificar a relação da filosofia com os processos que definem o conhecimento humano.
•    Discernir o conceito de filosofia política, destacando as suas particularidades e aplicação nas diversas correntes político-ideológicas.

UNIDADE II – COMPREENDENDO A ÉTICA GERAL
•    Definir o conceito de ética em seus aspectos gerais.
•    Identificar as principais correntes filosóficas que contribuíram para a construção da ética geral.
•    Discernir sobre a relação entre a ética e a moral, identificando suas diferenças.
•    Compreender os limites entre a liberdade e a responsabilidade no contexto da ética.

UNIDADE III – A ÉTICA NO MUNDO DO TRABALHO
•    Relacionar o conceito de ética ao da cidadania.
•    Entender como o individualismo pode ser encarado dentro dos contextos éticos.
•    Definir o conceito de ética profissional, evidenciando as suas características específicas.
•    Encarar a responsabilidade ecológica e ambiental como parte integrante da ética.

UNIDADE IV – A ÉTICA NO CONTEXTO EMPRESARIAL
•    Identificar as características de uma empresa que a definem como ética.
•    Compreender as responsabilidades das empresas sobre a sociedade.
•    Entender como a ética deve ser aplicada no contexto da gestão responsável de pessoas.
•    Identificar os limites e o relacionamento entre ética e lucratividade, evidenciando a possibilidade de sua coexistência.

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Fundamentos da Corretagem

Fundamentos da Corretagem

EMENTA: 
Conceitos básicos de corretagem, funções e responsabilidades do corretor, contexto histórico. Tipos de corretores e seus mercados: imóveis, seguros, artes, mercado de capitais, commodities, entre outros. Legislação e regulagem, normas legais, órgãos reguladores e associações profissionais, código de ética e conduta de corretores. Negociação e vendas, técnicas de persuasão, relacionamento interpessoal, fidelização dos clientes. Aspectos financeiros: comissões, remuneração, aspectos tributários, tendências de mercado, mudanças tecnológicas, a concorrência e demandas do mercado.

OBJETIVO: Este conteúdo visa fornecer aos alunos dos cursos de transações imobiliárias, seguros e áreas afins, os fundamentos conceituais da corretagem, contextualizando-o nesta área de atuação profissional.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA CORRETAGEM
•    Definir os conceitos fundamentais da corretagem nos contextos dos diversos mercados, tais como: imóveis, seguros, artes, mercado de capitais, commodities, entre outros.
•    Reconhecer as funções e responsabilidades do corretor, incluindo a mediação entre compradores e vendedores, a negociação de contratos e a prestação de informações precisas aos clientes.
•    Discernir sobre a corretagem ao longo da história, compreendendo sua evolução e a importância do mercado e das transações comerciais para o desenvolvimento da atividade.
•    Avaliar criticamente o papel do corretor na sociedade contemporânea, considerando aspectos éticos, responsabilidade social e impacto econômico.

UNIDADE II – LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DA CORRETAGEM
•    Interpretar as normas legais e regulamentações específicas que regem a atividade da corretagem, compreendendo a importância da conformidade e do cumprimento das obrigações legais.
•    Identificar os principais órgãos reguladores e associações profissionais relacionados à corretagem, compreendendo seu papel na regulamentação, fiscalização e no desenvolvimento da profissão.
•    Discernir sobre o código de ética e conduta estabelecidos para os corretores, compreendendo a importância da ética profissional, transparência e integridade nas relações com clientes e demais agentes envolvidos.
•    Realizar análise crítica das implicações legais e éticas na atividade de corretagem, considerando casos práticos e dilemas éticos enfrentados pelos corretores.

UNIDADE III – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS NA CORRETAGEM
•    Realizar os procedimentos inerentes às etapas e estratégias envolvidas no processo de negociação na corretagem, incluindo o estabelecimento de objetivos, identificação de interesses e busca de soluções mutuamente satisfatórias.
•    Aplicar técnicas de vendas e persuasão específicas para a corretagem, como a comunicação eficaz, o uso de argumentos convincentes e a construção de relacionamentos de confiança com os clientes.
•    Discernir sobre o relacionamento interpessoal com os clientes, a importância da construção de vínculos duradouros, o atendimento personalizado e a busca pela satisfação e fidelização dos clientes no contexto da corretagem.
•    Empregar técnicas de negociação e vendas na corretagem, considerando sua eficácia, ética e adaptação aos diferentes contextos e perfis de clientes.

UNIDADE IV – ASPECTOS FINANCEIROS E DESAFIOS NA CORRETAGEM
•    Compreender os aspectos financeiros relacionados à corretagem, incluindo as comissões, remunerações e formas de pagamento para o corretor.
•    Aplicar técnicas de gestão financeira ao negócio de corretagem, incluindo controle de receitas, despesas, fluxo de caixa e elaboração de orçamentos.
•    Discernir sobre os aspectos tributários relacionados à atividade de corretagem, como a incidência de impostos e obrigações fiscais do corretor.
•    Reconhecer os desafios atuais enfrentados pelos corretores, como as mudanças tecnológicas, a concorrência e as demandas do mercado, além de explorar tendências e oportunidades emergentes.

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Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

EMENTA: 
Conceito e evolução do GED (Gerenciamento eletrônico de documentos), importância na gestão da informação na era digital e distinção de sistemas relacionados, como ECM. Técnicas e ferramentas essenciais do GED, digitalização, indexação, categorização e segurança dos documentos, estratégias para armazenamento eficiente e backup, segurança e controle.  Implementação do GED, planejamento, integração com outros sistemas empresariais, capacitação da equipe e monitoramento contínuo para melhorias.  Tendências e desafios emergentes, mobilidade, Inteligência Artificial e conformidade legal, bem como a discussão e perspectivas e inovações futuras

OBJETIVO: Este conteúdo visa habilitar os participantes a compreender, implementar e otimizar sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, capacitando-os a gerir documentos digitais de maneira eficiente, segura e alinhada com as demandas contemporâneas de integração, mobilidade e conformidade legal.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I –  CONCEITOS DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DOCUMENTOS
•    Compreender e definir o que é Gerenciamento Eletrônico de Documentos, assim como sua relevância na gestão da informação.
•    Avaliar a transformação do gerenciamento de documentos com o advento da tecnologia.
•    Discernir sobre os benefícios e limitações do uso do GED em diferentes contextos.
•    Distinguir as diferenças entre GED, ECM e outros sistemas relacionados, identificando suas características únicas.

UNIDADE II – TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE GED
•    Implementar processos de digitalização e indexação de documentos garantindo sua integridade e acessibilidade.
•    Categorizar e classificar documentos de forma eficaz para facilitar sua recuperação.
•    Gerenciar o armazenamento seguro de documentos e garantir sua disponibilidade por meio de estratégias de backup.
•    Estabelecer políticas de segurança e controle de acesso para proteger documentos eletrônicos.

UNIDADE III – IMPLEMENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE GED
•    Desenvolver planos robustos para a implementação bem-sucedida de um sistema GED.
•    Integrar o GED a outros sistemas organizacionais, como ERP, CRM e plataformas de colaboração.
•    Formar e capacitar equipes para o uso eficiente do GED e para a adoção de melhores práticas no gerenciamento eletrônico de documentos.
•    Estabelecer métricas de desempenho, avaliar o funcionamento do sistema GED e promover melhorias contínuas.

UNIDADE IV – TENDÊNCIAS E DESAFIOS EM GED
•    Adaptar o GED às necessidades de acesso móvel e remoto.
•    Integrar soluções de IA (Inteligência Artificial) para melhorar processos de categorização, recuperação e gestão de documentos.
•    Garantir que o gerenciamento de documentos esteja em conformidade com regulamentos e legislações pertinentes.
•    Identificar as tendências emergentes no campo do GED, preparando-se para futuras inovações.

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Gestão Comercial

Gestão Comercial

EMENTA: 

Panorama conceitual do comércio nas organizações. Marketing e comunicação. Setores integrados. Planejamento de vendas e políticas comerciais. Gestão de pessoas no setor comercial. Administração de força de vendas. Comportamento organizacional. Liderança. Comportamento do consumidor. Estratégia no ambiente interno. Indicadores de desempenho. Gestão de cadeia de Suprimentos. Definição e tipos de promoção. Instrumentos e ferramentas de avaliação de desempenho comercial.

 

OBJETIVO: 

Sem dúvida, um dos principais departamentos de qualquer empresa com fins lucrativos é o comercial. Responsável pela força de vendas de qualquer negócio, a área comercial necessita ser bem gerenciada para produzir resultados concretos. Para isto, é necessário se ter mais do que uma excelente equipe de vendas – precisa-se ter um excelente gestor comercial. Ao término dos estudos acerca deste conteúdo, você perceberá que o perfil do gestor comercial não necessariamente é o mesmo de um excelente vendedor. Ao contrário do que se pensa, espera-se de um bom gestor comercial habilidades gerenciais e muita disciplina. Você vai aprender a lidar com equipes de vendas e aplicar técnicas e ferramentas para atingir resultados comerciais positivos para a sua organização.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO SETOR COMERCIAL

·        Compreender as principais relações na estrutura comercial na organização.

·        Aplicar os fundamentos básicos de gestão para o sucesso do setor comercial.

·        Identificar as etapas e os critérios necessários para a atividade comercial.

·        Entender as relações e o diálogo necessário entre o setor comercial e as outras áreas da empresa.

 

UNIDADE II - DEFININDO CARGOS PARA A ATIVIDADE COMERCIAL

·        Discernir sobre as características essenciais dos profissionais da área comercial.

·        Aplicar as atividades gerenciais para liderar equipes de vendas, selecionando, treinando, integrando e recompensando pessoas.

·        Analisar o perfil e os comportamentos primordiais que se destacam em um profissional na atividade comercial: skills, motivação, comunicação e ética.

·        Compreender o comportamento do consumidor para direcionar equipes na obtenção de maiores resultados.

 

UNIDADE III - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE VENDAS 

·        Estipular as metas e objetivos, de forma estratégica, para a atividade comercial.

·        Analisar estratégias internas de negócios por meio de analise situacional.

·        Estudar o produto quanto aos aspectos do mix de marketing para obtenção de diferenciação.

·        Identificar os principais indicadores de desempenho para a atividade comercial.

 

UNIDADE IV - ROTINAS DA GESTÃO COMERCIAL

·        Analisar as atividades de distribuição de produtos de modo a gerar diferenciais competitivos para a facilitar o processo de vendas.

·        Identificar critérios de atendimento ao cliente como diferencial para obtenção de vantagem competitiva no mercado.

·        Entender como funciona o lançamento e gerenciamento de promoções.

·        Aplicar o feedback, o follow-up e outras ferramentas de controle comercial.

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Gestão da Agroindustria

Gestão da Agroindustria

EMENTA: 
Agroindústria: conceito e importância, cadeia de valor agroindustrial, gestão e inovações tecnológicas, qualidade e produção: características, segurança alimentar, Boas práticas de fabricação, certificações e normas de qualidade, finanças, orçamentos específicos, gerenciar os custos de produção, viabilidade econômica, marketing na agroindústria, mercado relevantes, estratégias de marketing, competitividade, inovação e sustentabilidade. Tratamentos de resíduos agrícolas e agroindustriais, técnicas de concepção de unidades destinadas ao tratamento de resíduos orgânicos (compostagem) para aplicação em projetos de engenharia ambiental.

OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a compreenderem os princípios fundamentais da gestão na agroindústria, desenvolvendo habilidades para tomar decisões estratégicas e operacionais eficazes.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DA AGROINDÚSTRIA
•    Definir o conceito de agroindústria, avaliando sua significância econômica e identificando de forma precisa os principais setores que a compõem.
•    Reconhecer e analisar de forma precisa os elos que compõem a cadeia de valor agroindustrial, desenvolvendo uma compreensão profunda da interdependência estratégica e operacional que existe entre esses elos.
•    Realizar uma análise crítica dos desafios singulares enfrentados na gestão da agroindústria, incluindo fatores como sazonalidade, logística complexa e regulamentações restritivas, visando o desenvolvimento de estratégias eficazes de gestão.
•    Discernir sobre as tendências atuais e as inovações tecnológicas que impactam a agroindústria e suas implicações na gestão.

UNIDADE II – GESTÃO DE PRODUÇÃO E QUALIDADE NA AGROINDÚSTRIA
•    Executar os processos de produção característicos da agroindústria, bem como compreender os princípios do controle de qualidade e da segurança alimentar.
•    Aplicar as técnicas de concepção de unidades destinadas ao tratamento de resíduos orgânicos, com foco especial na compostagem, visando a aplicação eficaz em projetos de engenharia ambiental.
•    Empregar os princípios das boas práticas de fabricação para garantir a qualidade e a conformidade dos produtos e aplicar os requisitos das certificações e normas de qualidade relevantes para a agroindústria, entendendo sua importância na gestão.
•    Compreender os desafios ambientais e regulatórios associados aos resíduos agrícolas e agroindustriais, identificando a importância de práticas sustentáveis de gerenciamento.

UNIDADE III – GESTÃO FINANCEIRA E ECONÔMICA DA AGROINDÚSTRIA 
•    Aplicar princípios e boas práticas de gestão financeira na agroindústria, como demonstrativos financeiros e indicadores de desempenho.
•    Criar e avaliar de forma precisa orçamentos direcionados para empresas no setor agroindustrial, demonstrando habilidades analíticas para a tomada de decisões financeiras embasadas e adequadas às particularidades desse contexto.
•    Calcular e gerenciar os custos de produção e desenvolver estratégias de precificação.
•    Realizar uma avaliação criteriosa da viabilidade econômica de projetos e investimentos direcionados à agroindústria, empregando métodos financeiros apropriados para determinar a atratividade e o potencial retorno dessas iniciativas.

UNIDADE IV – MARKETING COMPETITIVO NA AGROINDÚSTRIA
•    Entender os princípios do marketing na agroindústria e sua importância para o posicionamento de mercado.
•    Identificar de maneira precisa segmentos de mercado pertinentes e assimilar as preferências dos consumidores, demonstrando a capacidade de compreender e aplicar informações de mercado para direcionar estratégias de marketing na agroindústria.
•    Desenvolver estratégias de marketing, incluindo embalagem, branding e ações promocionais.
•    Identificar as possibilidades de inovação e adoção de práticas sustentáveis como elementos distintivos para ganhar vantagem competitiva no setor agroindustrial, destacando a importância de estratégias diferenciadoras alinhadas com preocupações ambientais e sociais.

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Gestão da Cadeia de Suprimentos

Gestão da Cadeia de Suprimentos

EMENTA: 
Conceitos sobre cadeia de suprimentos. Logística versus supply chain. Logística reversa. Gestão da cadeia de suprimentos. Recursos humanos na supply chain. Gestão de compras na supply chain. Marketing na supply chain. Tecnologias da informação na supply chain. A área de produção. Sistemas de produção. Planejamento e controle da produção. Indicadores de desempenho da produção. Estratégias competitivas. Estratégias de fornecimento. Gestão do global supply chain. Gerenciamento de riscos na supply chain.

OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o estudante ou profissional das áreas de produção industrial, comércio varejista, logística e suprimentos a planejar, organizar e operacionalizar as rotinas e tecnologias relacionadas à área de suprimentos em uma cadeia produtiva.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
•    Compreender os conceito e definições sobre cadeia de suprimentos.
•    Discernir sobre as diferenças entre a logística e a cadeia de suprimentos.
•    Entender o funcionamento e aplicabilidade da logística reversa dentro da cadeia de suprimentos.
•    Compreender a gestão da cadeia de suprimentos e aplicabilidade de seus conceitos.

UNIDADE II – TÉCNICAS DE GESTÃO EMPRESARIAL NA SUPPLY CHAIN
•    Aplicar as boas práticas de gestão de recursos humanos na supply chain.
•    Aplicar as técnicas de gestão de compras no supply chain.
•    Compreender como o marketing pode ser utilizado no gerenciamento da cadeia de suprimentos, e como a supply chain interfere nas métricas do marketing empresarial.
•    Identificar as principais tecnologias aplicáveis ao supply chain management.

UNIDADE III – ENTENDENDO A CADEIA DE PRODUÇÃO
•    Entender o supply chain no contexto da cadeia produtiva.
•    Aplicar os diferentes sistemas de produção à cadeia de suprimentos.
•    Compreender como o planejamento e controle da produção interfere no desempenho da cadeia de suprimentos.
•    Avaliar os indicadores de desempenho da produção na cadeia de suprimentos.

UNIDADE IV – GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
•    Aplicar estratégias competitivas no gerenciamento da cadeia de suprimentos.
•    Engendrar estratégias de fornecimento para melhorar a competitividade da cadeia de suprimentos.
•    Gerir a cadeia de suprimentos no contexto da globalização.
•    Gerenciar riscos na supply chain.

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Gestão da Inovação e Competitividade

Gestão da Inovação e Competitividade

EMENTA: 
A inovação nas organizações empresariais: elementos básicos para a empresa tornar-se inovadora. Tecnologia e inovação tecnológica. Invenção e inovação. Processo de inovação. A melhoria gradual e a melhoria radical. Fontes de inovação. Princípios de inovação. A inovação como fator de competitividade. Inovação do conceito de negócio. Modelos de gestão da inovação.

OBJETIVO: Este conteúdo apresenta as várias possibilidades de inovar, abrange alterações no produto, processo, gestão e marketing. O profissional irá conhecer as tecnologias. Irá definir estratégias para implantação tecnológica qualitativa na organização, criar novas formas de realizar tarefas, e tornar a organização diferenciada em relação a seus concorrentes.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA INOVAÇÃO
•    Compreender os conceito e definições sobre inovação.
•    Identificar os principais tipos de inovação.
•    Avaliar a capacidade tecnológica e sua aplicabilidade no processo de inovação.
•    Avaliar a capacidade de criar e compartilhar conhecimento para a inovação.

UNIDADE II – A COMPETITIVIDADE
•    Identificar fatores preponderantes e estratégicos para a promoção da competitividade.
•    Discernir sobre a relação entre competitividade e qualidade.
•    Compreender a importância da gestão de processos para a competitividade.
•    Relacionar competitividade com a gestão das competências.

UNIDADE III – MODELOS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO
•    Definir gestão da inovação e a sua aplicabilidade.
•    Aplicar o modelo radar da inovação.
•    Implantar o modelo gestão estratégica da inovação.
•    Implementar o modelo de inovação aberta.

UNIDADE IV – IMPLANTANDO PROCESSO DE INOVAÇÃO E GESTÃO
•    Definir inovação no contexto dos modelos de negócios.
•    Identificar os aspectos relacionados ao diagnóstico para implantação da gestão da inovação.
•    Identificar fatores influenciadores na gestão da inovação.
•    Gerar o ambiente convidativo para a inovação.

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Gestão da Produção

Gestão da Produção

EMENTA: 

Administração da produção. Papel estratégico e objetivo da produção. Estratégia de produção. Sistemas de Produção. Arranjo físico para a produção. Desenvolvimento de produto. Cadeia de suprimentos e produção. Planejamento e Controle da Demanda.

 

OBJETIVO: 

Em um mundo globalizado e extremamente competitivo, saber aplicar as técnicas e ferramentas da gestão na área de produção industrial é imperativo para todo e qualquer profissional dos segmentos de logística, cadeia de suprimentos, PCP e demais áreas relacionadas com a produção industrial. Este conteúdo visa munir o estudante ou profissional de todos esses fundamentos e instrumentos, com vistas a gerar competitividade e eficiência no processo de produção industrial.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

·        Explicar conceitos da administração da produção e a importância do profissional e da função produção no contexto organizacional.

·        Apontar as atividades do setor da economia e a importância de conhecer os processos dentro de uma organização, bem como ter noção de mapeamento de processos.

·        Reconhecer as atividades que compõem e o modelo de transformação da administração da produção.

·        Interpretar os tipos de operações de produção para conectar com os conceitos da administração da produção.

 

UNIDADE II – GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO

·        Explicar como funciona o papel estratégico dentro de uma organização.

·        Identificar os objetivos estratégicos de uma organização.

·        Interpretar o que é estratégia de produção, as perspectivas e como proteger a produção.

·        Diferenciar os tipos de sistemas de produção com o modelo de negócio.

 

UNIDADE III – PROJETOS DE PLANTAS INDUSTRIAIS

·        Explicar a importância da localização organizacional, os fatores que influenciam e as técnicas de estudo para escolher o melhor local para uma organização.

·        Apontar os tipos de layouts e como podemos aplicá-los em cada contexto organizacional.

·        Interpretar projeto de produtos e serviços e conhecer todos os estágios necessários para o desenvolvimento do projeto.

·        Identificar a relevância da ergonomia nos postos de trabalho e entender como executa um projeto ergonômico.

 

UNIDADE IV – GESTÃO DA PRODUÇÃO E DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

·        Explicar a importância do planejamento e controle da produção, bem como suas atividades e a interação do PCP com os demais setores da organização.

·        Identificar a rede de suprimentos, a demanda e a relação com a produção e com as demais áreas da empresa.

·        Utilizar conceitos da previsão da demanda, os métodos de previsão da demanda.

·        Identificar os sistemas utilizados no planejamento e controle da produção.

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Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

Objetivo do curso:

Este treinamento procura capacitar o aluno a identificar os principais fatores influentes na gestão da qualidade de produtos e serviços, num ambiente empresarial voltado para a excelência.

O que o aluno aprenderá:

-Aspectos básicos da gestão da qualidade
-Referenciais da gestão da qualidade
-Agentes de gestão da qualidade
-Perspectiva histórica e evolução da gestão da qualidade
-Teóricos da qualidade
-Os benefícios da gestão da qualidade para as empresas
-Cartas de controle
-Histograma
-Ferramentas da qualidade: diagrama de Pareto
-Diagrama de Ishikawa
-Fluxograma
-Diagrama de dispersão
-Folha de verificação ou checklist
-Kanban e Kaizen
-QFD, FMEA e FTA
-Programa 5s
-PDCA
-MASP
-5W2H
-Seis sigma e matriz GUT
-Benchmarking e brainstorming
-Norma ISO 9001 e o SGQ
-Norma ISO 14001 e o SGA
-Gestão para a excelência e o MEG
-PNQ (prêmio nacional da qualidade)

Carga horária: 12 horas

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Gestão de Compras e Negociação

Gestão de Compras e Negociação

EMENTA: 
A área de compras e suas atribuições. O relacionamento da área de compras com outros setores. Requisição de materiais e solicitação de compra. Gerenciamento de fornecedores. Cotação e negociação. Processo de gerenciamento de compras. Compra de serviços. Estratégias e processos de negociação.

OBJETIVO: 
Este conteúdo disciplinar visa capacitar o profissional a desempenhar as funções de comprador, analista ou gestor de compras, aprendendo técnicas de negociação e de relacionamento com fornecedores e demais áreas da cadeia de suprimentos.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – COMPRAS CORPORATIVAS E O PAPEL DO COMPRADOR
•    Formar uma opinião a respeito do quão importante é a área de compras no contexto empresarial.
•    Descrever as atribuições do departamento de compras, suas rotinas e atividades.
•    Contextualizar o departamento de compras no organograma, estudando sua relação com os outros departamentos no âmbito da cadeia de suprimentos.
•    Contextualizar acerca do papel dos profissionais que integram o time de compras das empresas, suas atribuições, perfil e aspectos éticos.

UNIDADE II – O PROCESSO DA COMPRA
•    Explicar o fluxo de uma compra, começando pelo processo de requisição de materiais e a solicitação de compra.
•    Gerenciar fornecedores, lidando com as políticas de fornecimento, indicadores de avaliação de desempenho e técnicas cadastrais.
•    Realizar as cotações, entendendo onde se encaixam e qual a importância do processo de negociação com fornecedores.
•    Acompanhar o processo de finalização de compra até a entrega ou término do serviço.

UNIDADE III – A GESTÃO DAS COMPRAS EMPRESARIAIS
•    Definir a atividade de gerenciamento de compras, entendendo seu processo gerencial, desde os conceitos preliminares e objetivos até os vários perfis e categorias de gerenciamento de compras.
•    Gerenciar a compra de serviços e administrar suas complexidades.
•    Analisar e acompanhar contratos de fornecimento de produtos e serviços.
•    Identificar os problemas mais comuns na área de compras, mensurando seus indicadores de desempenho.

UNIDADE IV – PROCESSO, TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
•    Familiarizar-se com os conceitos e princípios fundamentais da negociação aplicada ao processo de compras.
•    Engendrar estratégias eficazes de negociação.
•    Interpretar o processo de negociação em compras.
•    Aplicar as técnicas de negociação com fornecedores em um processo de compra.

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Gestão de Custos e Finanças

Gestão de Custos e Finanças

EMENTA: 
Classificação e rateio dos custos. Departamentalização. Custeio por absorção. Custeio variável ou direto. Relação custo-volume-lucro. Alavancagem operacional. Formação de preço de venda. Impostos incidentes sobre preço de venda. Lei nº 6.404/76 e implementação da Lei nº 11.638/07. Teoria das restrições.

OBJETIVO: 
Esta disciplina visa levar o conhecimento e as habilidades técnicas a contabilistas e financistas no que concerne ao gerenciamento de custos nas organizações.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS SOBRE CUSTOS
•    Explicar os principais conceitos relacionados a custos.
•    Diferenciar os custos em fixos, variáveis, diretos e indiretos.
•    Interpretar e calcular o rateio dos custos indiretos.
•    Analisar o processo de departamentalização através dos centros de custos de produção e de apoio.

UNIDADE II – MÉTODOS DE APROPRIAÇÃO DE CUSTOS
•    Interpretar e calcular os custos através do sistema de custeio por absorção.
•    Interpretar e calcular os custos totais através do sistema de custeio variável ou direto.
•    Explicar e calcular os tipos de pontos de equilíbrios aplicados nas empresas.
•    Reconhecer a importância do cálculo de alavancagem para as empresas.

UNIDADE III – CUSTO BASEADO EM ATIVIDADES E A FORMAÇÃO DE PREÇO
•    Identificar e calcular os custos totais por meio do sistema de custeio por atividade.
•    Explicar os conceitos de margem e mark-upligados à formação de preços.
•    Apontar o conceito e o cálculo do custo-meta para a formação de preços de venda.
•    Interpretar como a incidência dos impostos impacta na formação de preços de venda.

UNIDADE IV – CONTABILIDADE DE CUSTOS E DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA
•    Explicar os conceitos fundamentais de contabilidade.
•    Identificar as principais alterações da Lei nº 6.404/76 e a implementação da Lei nº 11.638/07.
•    Apontar as demonstrações financeiras que apoiam a tomada de decisão.
•    Reconhecer e identificar os tipos de software existentes.

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