Transtorno do Espectro Autista
EMENTA:
O que se entende por Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O termo TEA sempre foi utilizado? Como se deu a evolução conceitual acerca do Transtorno do Espectro Autista? Quais as características do TEA? Existem semelhança entre o TEA e outras síndromes? Existe proteção legal relativa à pessoa com TEA? Como se dá o direito à educação das pessoas com TEA? Quais os desafios enfrentados pelos professores que lidam com crianças com TEA? O que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Funcionários dedicados às crianças com TEA.
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar o profissional de educação quanto às definições, características, proteção legal e inclusão educacional da pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – EVOLUÇÃO CONCEITUAL DO TEA
● Definir o conceito de autismo e analisar a evolução da sua terminologia.
● Identificar as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), seu processo de diagnóstico.
● Discernir sobre as diferenças entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as demais síndromes.
● Entender e aplicar as técnicas de tratamento da pessoa com TEA.
UNIDADE II – LEGISLAÇÃO APLICADA AO TEA
● Identificar e entender o que legislação nacional prevê sobre a proteção da pessoa TEA.
● Compreender os dispositivos legais e normas internacionais relacionados ao TEA e como eles impactaram a promulgação das legislações nacionais.
● Analisar a relação entre a pessoa com Transtorno do espectro Autista (TEA) e sua proteção em relação ao Estatuto da Pessoa com Deficiência.
● Entender como os Direitos Humanos se relacionam com a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
UNIDADE III – DIREITO À EDUCAÇÃO E O TEA
● Identificar os dispositivos legais que asseguram o direito à educação no Brasil.
● Entender o direito à educação da pessoa com TEA é assegurado no Brasil.
● Discernir sobre a necessidade (ou não) da inclusão da pessoa com TEA no ensino regular.
● Compreender a relação entre a Educação em Direitos Humanos e o TEA.
UNIDADE IV – A INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA COM TEA
● Discernir sobre os desafios encontrados pelos professores que lidam com crianças com TEA, identificando as várias situações-problemas em sala de aula.
● Compreender como a formação continuada é a maneira de garantir a qualidade de ensino e o direito à educação da criança com TEA.
● Entender como é realizado o atendimento educacional especializado.
● Identificar quem são os cuidadores e qual a sua função na educação da criança com TEA.
Teorias e práticas psicanalítica
EMENTA:
Princípios fundamentais da Psicanálise. Teorias e conceitos psicanalíticos. Teoria do desenvolvimento psicossexual. Interpretação e técnica psicanalítica. Carl Jung. Jacques Lacan. Melanie Klein. Donald Winnicott. Fenômenos psicopatológicos, como neuroses, psicoses, perversões e outros transtornos mentais. Abordagem terapêutica. Psicanálise e a cultura. Psicanálise e sociedade. Abordagem relacional na Psicanálise. Abordagem winnicottiana na Psicanálise. Correntes contemporâneas da Psicanálise. Práticas integrativas. Psicoterapia cognitivo-comportamental, a terapia familiar e a terapia sistêmica e seu diálogo com a psicanálise.
OBJETIVO: Este conteúdo visa fornecer aos alunos uma compreensão abrangente das teorias e práticas psicanalíticas, explorando os fundamentos da Psicanálise, as teorias pós-freudianas, as aplicações da Psicanálise em diferentes contextos e as abordagens contemporâneas na área.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE
· Compreender os princípios fundamentais da Psicanálise, sua origem, desenvolvimento histórico e principais conceitos, como inconsciente, transferência e processo de análise.
· Aplicar as teorias e conceitos psicanalíticos, como o complexo de Édipo, o narcisismo, o recalque, o inconsciente, o mecanismo de defesa, entre outros, discernindo sobre sua importância na compreensão do funcionamento psíquico.
· Entender a teoria do desenvolvimento psicossexual proposta por Sigmund Freud, compreendendo as fases do desenvolvimento infantil e os conflitos psíquicos relacionados a cada uma delas.
· Avaliar a importância da interpretação e da técnica psicanalítica no processo de análise, aplicando os diferentes métodos de investigação e a relação terapêutica entre analista e paciente.
UNIDADE II – TEORIAS PSICANÁLITICAS
· Compreender a abordagem psicanalítica de Carl Jung, seus conceitos de inconsciente coletivo, arquétipos e individuação, e sua contribuição para a compreensão da psicologia humana.
· Entender a teoria psicanalítica de Jacques Lacan, seus conceitos de linguagem, simbolismo e o papel do inconsciente estruturado como uma linguagem, e sua influência na prática psicanalítica contemporânea.
· Identificar e entender a abordagem psicanalítica de Melanie Klein, compreendendo sua teoria sobre a relação mãe-bebê, os mecanismos de defesa primitivos e a importância dos estágios iniciais do desenvolvimento psíquico.
· Reconhecer a contribuição de Donald Winnicott para a psicanálise, entendendo conceitos como o ambiente facilitador, objeto transicional e a importância do brincar na constituição psíquica.
UNIDADE III – APLICAÇÕES DA PSICANÁLISE
· Compreender a aplicação da Psicanálise no estudo de fenômenos psicopatológicos, como neuroses, psicoses, perversões e outros transtornos mentais.
· Utilizar a Psicanálise como abordagem terapêutica, compreendendo sua aplicação no tratamento de pacientes e a importância da relação terapêutica
· Identificar as relações entre a Psicanálise e a cultura, avaliando os impactos da cultura na formação da subjetividade e as contribuições da Psicanálise para a compreensão dos fenômenos culturais.
· Discernir sobre as relações entre Psicanálise e sociedade, compreendendo os aspectos sociais, políticos e econômicos que influenciam o psiquismo humano e a importância da Psicanálise na análise das dinâmicas sociais.
UNIDADE IV – ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS EM PSICANÁLISE
· Compreender a abordagem relacional na Psicanálise, que enfatiza a importância das relações interpessoais na constituição psíquica e nas dinâmicas terapêuticas.
· Entender a abordagem winnicottiana na Psicanálise, compreendendo a importância do ambiente facilitador, do brincar e do desenvolvimento do self na teoria e na prática clínica.
· Identificar e interpretar as correntes contemporâneas da Psicanálise, como a psicanálise lacaniana, a psicanálise de objeto-relacional e outras abordagens emergentes, analisando suas contribuições e perspectivas.
· Aplicar as práticas integrativas que incorporam elementos de outras abordagens terapêuticas, como a psicoterapia cognitivo-comportamental, a terapia familiar e a terapia sistêmica, em diálogo com a Psicanálise.
Psicologia do Trabalho
EMENTA:
Psicologia e modo de produção nas organizações. Os processos grupais na construção social do homem. Trabalho: dimensões e características. Formas de organização do trabalho. Comportamento emocional e Trabalho. As diferenças individuais e diversidade. Qualidade de Vida no Trabalho.
OBJETIVO:
Fundamental para técnicos, tecnólogos e engenheiros de segurança do trabalho, este conteúdo visa levar o conhecimento necessário para lidar com o comportamento humano no ambiente laboral. Este conteúdo também se aplica a estudantes e profissionais de gestão e de demais áreas de conhecimento que necessitam do relacionamento interpessoal como ferramenta, à luz da psicologia.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO TRABALHO
• Compreender a história da psicologia organizacional.
• Discorrer sobre o conceito e as perspectivas de estudo da psicologia nas organizações modernas.
• Identificar os vários tipos de personalidade e as boas práticas de condução e gerenciamento do trabalho de cada tipo.
• Entender a diversidade e as diferenças individuais no contexto do trabalho na organização.
UNIDADE II – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A PSICOLOGIA
• Entender as teorias psicológicas da Gestalt, Behaviorismo, Vygotsky e Piaget.
• Orientar gestores a aplicar as técnicas da gestão participativa e da gestão do conhecimento.
• Compreender a motivação, sua importância e formas de fomento em prol da produtividade laboral.
• Entender a inteligência emocional e suas várias formas e técnicas de aplicação no contexto organizacional.
UNIDADE III – RELAÇÕES HUMANAS, DOENÇAS E QUALIDADE DE VIDA
• Compreender as relações interpessoais no trabalho por meio da teoria das relações humanas.
• Aplicar a técnica da sociometria em grupos de trabalho, gerando sociogramas para mapear as relações entre as pessoas.
• Identificar as várias doenças relacionadas ao trabalho, compreendendo os fatores que influenciam a saúde mental do trabalhador.
• Entender a importância da qualidade de vida no trabalho.
UNIDADE IV – CULTURA, LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO
• Compreender os aspectos culturais da organização e sua influência na gestão de pessoas.
• Orientar a organização sobre técnicas e ferramentas que contribuam com a quebra de resistência das pessoas às mudanças culturais.
• Entender a importância da liderança para promover mudanças culturais, aplicando técnicas e ferramentas para o seu desenvolvimento nas pessoas.
• Discernir sobre as várias formas da comunicação, adequando-as à cultura da organização e à promoção das boas relações e ética entre as pessoas.
Psicologia do Esporte
EMENTA:
Conhecimento histórico da psicologia esportiva. Aspectos éticos e diretrizes da psicologia esportiva. Definição de competição, cooperação e personalidade, motivação, ansiedade e estresse. Determinação de processos em grupo e equipe. Princípios de liderança. Processos de comunicação. Treinamento e habilidades psicológicas. Desenvolvimento de exercícios e práticas de bem-estar. Conhecimento de lesões esportivas e psicológicas. Treinamento excessivo e síndrome de Burnout.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade desenvolver habilidades específicas no estudante do curso de educação física e ciências afins, a respeito da psicologia do esporte, objetivando a promoção da saúde mental e prevenção de agravos clínicos, além do melhoramento do desempenho desportivo.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA ESPORTIVA
· Compreender a história da psicologia do esporte, identificando seus marcos e o surgimento do emprego da psicologia no esporte brasileiro.
· Definir o conceito de psicologia do esporte, entendendo o posicionamento do psicólogo nesta área de atuação profissional, suas atribuições, responsabilidades e perspectivas no mercado de trabalho.
· Discernir sobre a relação entre corpo e mente, avaliando os impactos do estado mental sobre a saúde física dos sistemas do orgânicos do atleta.
· Identificar os aspectos ético-políticos da psicologia social do esporte, entendendo a instituição da psicologia como política pública e as diretrizes para o trabalho da psicologia do esporte.
UNIDADE II – PARTICIPANTES E AMBIENTES DO ESPORTE
· Definir conceitos básicos do mundo esportivo, como competição, cooperação e personalidade esportiva, sob o aspecto da psicologia do atleta e da psicologia social.
· Compreender a importância da motivação sob o aspecto da psicologia esportiva, aplicando as diretrizes que desenvolvem o estado motivacional do atleta.
· Entender as formas reguladoras da ativação da ansiedade e do estresse, empregando meios e práticas para aplicá-las no âmbito da psicologia do atleta.
· Aplicar os princípios do reforço, da motivação intrínseca e das recompensas extrínsecas no contexto da psicologia esportiva.
UNIDADE III – PSICOLOGIA ESPORTIVA COLETIVA
· Identificar as diferenças entre grupo e equipe, coesão de grupo e as diretrizes para o desenvolvimento da coesão.
· Estender o conceito de competição, cooperação e personalidade esportiva para o nível coletivo em grupos e equipes.
· Definir liderança, identificando seus componentes intrínsecos à personalidade individual, e desenvolvendo métodos e práticas de treinamento para a promoção da liderança nos grupos e equipes.
· Compreender como se dá o processo da comunicação interpessoal e em grupo, promovendo melhorias para se atingir a comunicação efetiva.
UNIDADE IV – SAÚDE E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO
· Definir os conceitos de algumas habilidades psicológicas, como autoconfiança e poder de concentração, aplicando técnicas e ferramentas cognitivas para o desenvolvimento dessas habilidades em atletas de alta performance.
· Aplicar exercícios para o bem-estar psicológico, compreendendo os motivos para se exercitar e os fatores determinantes para a adesão ao exercício dessas atividades.
· Discernir sobre lesões esportivas e psicológicas, identificando atletas que apresentem riscos de lesão, comportamentos dependentes e patológicos.
· Avaliar os efeitos do treinamento excessivo, compreendendo a síndrome de Burnout, seus sintomas, tratamento e formas de prevenção.
Psicologia dos grupos
EMENTA:
Principais teorias sobre processo grupal, contextualização histórica, conceitos fundamentais, campo de ação, principais autores, teorias e técnicas. Estudo das relações interpessoais e dos principais fenômenos em processos grupais, as diversas aplicações dos conhecimentos sobre o funcionamento dos grupos. Estrutura e processos de interação nos grupos.
OBJETIVO: Esta disciplina visa possibilitar ao aluno a compreensão e intervenções dos processos grupais, bem como oferecer as condições para a aplicação de conceitos, métodos e técnicas que possibilitem o processo de intervenção psicológica.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ORIGEM E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DE GRUPOS
● Entender o sujeito psíquico como sujeito do grupo, a partir dos diversos recortes teóricos sobre os processos grupais.
● Vislumbrar um panorama histórico do surgimento e evolução da psicoterapia de grupo, delineando suas raízes, principais modelos e pressupostos teóricos.
● Identificar as modalidades grupais, avaliando suas mais diversas condições médicas e psicossociais.
● Compreender o comportamento psicossocial das massas em contraponto à análise do Eu, adotando, além dos cuidados clínicos, atitudes positivas em relação às condições de tratamento.
UNIDADE II – CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-TÉCNICAS PARA OS PROCESSOS GRUPAIS
• Discernir sobre as considerações a respeito dos grupos segundo Bion.
• Entender o comportamento dos grupos sob a perspectiva psicanalítica.
• Compreender o equilíbrio e a dinâmica dos grupos segundo Kurt Lewin.
• Definir os conceitos relacionados à teoria do vínculo segundo Pichon Riviere.
UNIDADE III – PSICOTERAPIA DE GRUPO
• Aplicar a estratégia do psicodrama como ferramenta da psicoterapia de grupo.
• Realizar ações psicoterápicas de grupo no contexto da abordagem centrada na pessoa (ACP).
• Definir o conceito e aplicar técnicas de grupoterapia no contexto da psicoterapia.
• Identificar contextos em que se façam necessárias intervenções grupais, aplicando-lhes metodologias e técnicas apropriadas em cada caso.
UNIDADE IV – ELEMENTOS BÁSICOS PARA TRABALHOS COM GRUPOS
● Identificar o lugar e o papel do coordenador ou facilitador de grupos, discernindo sobre sua conduta ético-profissional.
● Entender qual o perfil desejável de um facilitador em um grupo no contexto da psicoterapia grupal.
● Aplicar boas práticas de desenvolvimento participativo em vivências e dinâmicas de grupos.
● Conduzir adequadamente as etapas de planejamento, realização e avaliação de vivências na prática.
Psicologia da Personalidade
EMENTA:
Análise histórica da conceitualização e das teorias da personalidade. Variáveis biológicas, ambientais e sociais que afetam o desenvolvimento, a estruturação e a formação da personalidade. Teorias da personalidade: psicanalítica, humanista, comportamental e existencial. Campo de atuação da psicologia da personalidade. Avaliação psicológica da personalidade.
OBJETIVOS: Esta disciplina visa oferecer condições para a formação de psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo biopsicossocial permeado por uma práxis ética, desenvolvendo a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos; com habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PERSONALIDADE
· Compreender os aspectos teóricos das teorias da personalidade.
· Associar a evolução histórica do conceito de personalidade com a compreensão do conceito atual.
· Correlacionar os aspectos ambientais e genéticos na formação da personalidade.
· Entender a teoria psicodinâmica de Freud.
UNIDADE II – TEORIAS PSICANALISTAS DA PERSONALIDADE
· Definir os conceitos de Jung sobre a formação da personalidade.
· Encontrar na teoria de Erik Erikson os elementos que formam a personalidade.
· Compreender a análise do comportamento defendida por Skinner.
· Analisar a visão cognitiva comportamental de Beck.
UNIDADE III – TEORIAS HUMANISTA E COGNITIVA DA PERSONALIDADE
· Avaliar a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers.
· Compreender os conceitos da Abordagem Humanista-Gestalt de Fretz Perls.
· Relacionar os conceitos de Maslow com a realidade social de pensar a personalidade.
· Aplicar o modelo dos cinco fatores da personalidade ao estudo psicológico do ser humano.
UNIDADE IV – O ESTUDO DAS ALTERAÇÕES DA PERSONALIDADE
· Compreender a Teoria Existencial de Sören Kierkegaard.
· Identificar os aspectos discutidos por Reich e a Psicologia Corporal na construção da personalidade.
· Entender o conceito de personalidade segundo Heidegger.
· Integrar os conceitos da psicologia com os da personalidade.
Psicologia Aplicada á Comunicação
EMENTA:
Conceito de Comunicação, persuasão e Subjetividade relacionada ao sujeito. Estudos das teorias da psicologia e os principais processos de aprendizagem, memória, pensamento e percepção. Inteligência, criatividade, motivação e conflito. A influência da comunicação sobre a atitude e o comportamento de seus membros. O texto opinativo: editoriais, crônicas, artigos, comentários. O texto interpretativo, ordenação e nexos dos dados. Recursos argumentativos. Objetividade e subjetividade. Jornalismo e persuasão. Responsabilidade social e postura ética. Produção de textos.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos alunos da área de comunicação e ciências afins, uma compreensão aprofundada dos conceitos e processos relacionados à comunicação sob o aspecto psicológico, além de desenvolver suas habilidades de persuasão e análise crítica por meio da comunicação.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CONCEITOS BÁSICOS DE COMUNICAÇÃO
· Definir os conceitos básicos de comunicação, compreendendo sua relação com a interação humana.
· Compreender os processos de persuasão e influência na comunicação, considerando a subjetividade do sujeito.
· Entender as teorias da psicologia relacionadas à comunicação e sua influência no comportamento humano.
· Discernir sobre como a comunicação influencia a construção da subjetividade do indivíduo.
UNIDADE II – APRENDIZAGEM, MEMÓRIA, PENSAMENTO E PERCEPÇÃO
· Compreender os principais processos de aprendizagem e sua relação com a comunicação.
· Identificar a relação entre memória e comunicação, compreendendo como a memória afeta a interpretação e retenção da informação.
· Entender o papel do pensamento na comunicação e sua influência na tomada de decisões.
· Compreender como a percepção afeta a interpretação da informação na comunicação.
UNIDADE III – INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO E CONFLITO
· Relacionar os conceitos de inteligência e comunicação, entendendo como a inteligência influencia a expressão e compreensão das mensagens.
· Avaliar a importância da criatividade na comunicação e sua influência na produção de mensagens persuasivas.
· Compreender como a motivação influencia a efetividade da comunicação e a adesão às mensagens transmitidas.
· Discernir sobre como a comunicação pode ser utilizada para gerenciar conflitos e promover a negociação entre as partes envolvidas.
UNIDADE IV – JORNALISMO, PERSUASÃO E ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
· Identificar as características e estratégias de persuasão presentes em textos opinativos do jornalismo.
· Compreender a organização e a conexão dos dados em textos interpretativos.
· Avaliar os recursos argumentativos utilizados na comunicação escrita para persuasão e influência.
· Discernir sobre a responsabilidade social e ética na produção de textos persuasivos, considerando o impacto que eles podem ter na sociedade.
História e Fundamentos da Psicologia
EMENTA:
Fundamentos da psicologia: objetivos, abordagens teóricas: behaviorismo, psicologia cognitiva, psicanálise. Métodos de pesquisa. Ética e da responsabilidade profissional. Pré-Cientificismo. Raízes filosóficas da Psicologia. Psicologia Experimental: Wilhelm Wundt e Edward Titchener. Gestalt. Psicologia Funcionalista: William James. Behaviorismo e a análise do comportamento: Ivan Pavlov, John Watson e B.F. Skinner. Aprendizagem social de Albert Bandura. Psicologia Humanista: Abraham Maslow e Carl Rogers. Psicologia Cognitiva. Psicologia e Saúde mental: Psicanálise de Sigmund Freud. Psicologia Clínica, terapia cognitivo-comportamental, terapia psicodinâmica e a terapia humanista. Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Objetivo: Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente da evolução histórica e dos principais fundamentos teóricos da Psicologia, visando desenvolver uma base de conhecimento sobre as diferentes abordagens teóricas, métodos de pesquisa e aplicações práticas da psicologia.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA PSICOLOGIA
• Compreender a definição e os objetivos da Psicologia como ciência do comportamento e dos processos mentais.
• Identificar as principais abordagens teóricas da Psicologia, como o behaviorismo, a psicologia cognitiva, a psicanálise, entre outras.
• Identificar os principais métodos de pesquisa utilizados na Psicologia, como experimentos, estudos de caso, observação, entre outros.
• Discernir sobre a importância da ética e da responsabilidade profissional na prática da Psicologia e suas implicações éticas.
UNIDADE II – PRÉ-CIENTIFICISMO E OS FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
• Entender as raízes filosóficas da Psicologia, incluindo pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles e Descartes.
• Compreender as contribuições da Psicologia Experimental e seus principais expoentes, como Wilhelm Wundt e Edward Titchener.
• Identificar os princípios e contribuições da Psicologia da Gestalt para o entendimento da percepção e da organização mental.
• Entender as ideias da Psicologia Funcionalista, incluindo as contribuições de William James e a ênfase no estudo dos processos mentais funcionais.
UNIDADE III – PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO
• Compreender os princípios do behaviorismo e a análise do comportamento, incluindo as contribuições de Ivan Pavlov, John Watson e B.F. Skinner.
• Entender a teoria da aprendizagem social de Albert Bandura e sua ênfase na observação e imitação de comportamentos.
• Identificar os princípios da Psicologia Humanista, compreendendo as contribuições de Abraham Maslow e Carl Rogers, com ênfase no potencial humano e na autorrealização.
• Reconhecer os princípios da Psicologia Cognitiva, incluindo o estudo dos processos mentais, como percepção, memória, pensamento e resolução de problemas.
UNIDADE IV – PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL
• Entender os princípios da Psicanálise de Sigmund Freud, discernindo sobre a importância do inconsciente na compreensão do comportamento humano.
• Identificar as abordagens contemporâneas em Psicologia Clínica, como a terapia cognitivo-comportamental, a terapia psicodinâmica e a terapia humanista.
• Compreender os princípios da Psicologia do Desenvolvimento e suas diferentes áreas de estudo, como o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
• Entender os princípios da Psicologia Organizacional e do Trabalho, incluindo o estudo do comportamento humano nas organizações, seleção de pessoal, motivação e liderança.
Psicologia e Saúde mental na Era Digital
EMENTA:
Introdução à psicologia digital. A evolução da psicologia na era digital. Ferramentas e plataformas digitais em psicologia. Ética e privacidade na psicologia digital. Saúde mental na era digital. Impactos das tecnologias na saúde mental. Estratégias de promoção de saúde mental online. Aplicações e recursos digitais para saúde mental. Desafios da saúde mental na era digital. Relacionamentos e comunicação na era digital. Redes sociais e saúde mental. Comunicação digital e empatia. Cyberbullying e assédio online. Construção de relacionamentos saudáveis online. Estratégias e intervenções digitais em psicologia. Tele psicologia e atendimento online. Jogos e ramificação na promoção da saúde mental. Realidade virtual e aumentada em psicoterapia. Avaliação e acompanhamento digital.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os participantes para navegar profissionalmente na interseção entre a psicologia, tecnologia e saúde mental, oferecendo uma compreensão profunda dos benefícios, desafios e implicações éticas envolvidos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DIGITAL
· Compreender o conceito e a importância da psicologia digital na era atual.
· Discernir sobre a trajetória histórica e o desenvolvimento da psicologia digital.
· Identificar ferramentas e plataformas que auxiliam a prática psicológica online.
· Compreender as questões éticas e de privacidade envolvidas na psicologia digital.
UNIDADE II – SAUDE MENTAL NA ERA DIGITAL
· Avaliar os efeitos positivos e negativos das tecnologias na saúde mental dos indivíduos.
· Identificar estratégias que promovam a saúde mental através de meios digitais.
· Utilizar aplicativos e recursos que auxiliam na manutenção da saúde mental.
· Discernir sobre os desafios enfrentados pelos profissionais e usuários na manutenção da saúde mental online.
UNIDADE III – RELACIONAMENTOS E COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL
· Discernir sobre o impacto das redes sociais na saúde mental dos usuários.
· Avaliar como a comunicação digital afeta a empatia e os relacionamentos.
· Compreender e identificar situações de cyberbullying e assédio online e seus efeitos na saúde mental.
· Desenvolver estratégias para construir e manter relacionamentos saudáveis na era digital.
UNIDADE IV – ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DIGITAIS EM PSICOLOGIA
· Compreender as diretrizes e melhores práticas para a realização de atendimentos psicológicos online.
· Explorar o uso de jogos e elementos de gamificação como ferramentas de intervenção psicológica.
· Discernir sobre o uso da realidade virtual e aumentada como estratégias inovadoras em psicoterapia.
· Aplicar métodos de avaliação e acompanhamento psicológico de pacientes em ambientes digitais.