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Psicologia

Transtorno do Espectro Autista

Transtorno do Espectro Autista

EMENTA: 
O que se entende por Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O termo TEA sempre foi utilizado? Como se deu a evolução conceitual acerca do Transtorno do Espectro Autista? Quais as características do TEA? Existem semelhança entre o TEA e outras síndromes? Existe proteção legal relativa à pessoa com TEA? Como se dá o direito à educação das pessoas com TEA? Quais os desafios enfrentados pelos professores que lidam com crianças com TEA? O que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Funcionários dedicados às crianças com TEA.

OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar o profissional de educação quanto às definições, características, proteção legal e inclusão educacional da pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – EVOLUÇÃO CONCEITUAL DO TEA
●    Definir o conceito de autismo e analisar a evolução da sua terminologia.
●    Identificar as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), seu processo de diagnóstico.
●    Discernir sobre as diferenças entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as demais síndromes.
●    Entender e aplicar as técnicas de tratamento da pessoa com TEA.

UNIDADE II – LEGISLAÇÃO APLICADA AO TEA
●    Identificar e entender o que legislação nacional prevê sobre a proteção da pessoa TEA.
●    Compreender os dispositivos legais e normas internacionais relacionados ao TEA e como eles impactaram a promulgação das legislações nacionais.
●    Analisar a relação entre a pessoa com Transtorno do espectro Autista (TEA) e sua proteção em relação ao Estatuto da Pessoa com Deficiência.
●    Entender como os Direitos Humanos se relacionam com a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

UNIDADE III – DIREITO À EDUCAÇÃO E O TEA
●    Identificar os dispositivos legais que asseguram o direito à educação no Brasil.
●    Entender o direito à educação da pessoa com TEA é assegurado no Brasil.
●    Discernir sobre a necessidade (ou não) da inclusão da pessoa com TEA no ensino regular.
●    Compreender a relação entre a Educação em Direitos Humanos e o TEA.

UNIDADE IV – A INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA COM TEA
●    Discernir sobre os desafios encontrados pelos professores que lidam com crianças com TEA, identificando as várias situações-problemas em sala de aula.
●    Compreender como a formação continuada é a maneira de garantir a qualidade de ensino e o direito à educação da criança com TEA.
●    Entender como é realizado o atendimento educacional especializado.
●    Identificar quem são os cuidadores e qual a sua função na educação da criança com TEA.

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Teorias e práticas psicanalítica

Teorias e práticas psicanalítica

EMENTA: 

Princípios fundamentais da Psicanálise. Teorias e conceitos psicanalíticos. Teoria do desenvolvimento psicossexual. Interpretação e técnica psicanalítica. Carl Jung. Jacques Lacan. Melanie Klein. Donald Winnicott. Fenômenos psicopatológicos, como neuroses, psicoses, perversões e outros transtornos mentais. Abordagem terapêutica. Psicanálise e a cultura. Psicanálise e sociedade. Abordagem relacional na Psicanálise. Abordagem winnicottiana na Psicanálise. Correntes contemporâneas da Psicanálise. Práticas integrativas. Psicoterapia cognitivo-comportamental, a terapia familiar e a terapia sistêmica e seu diálogo com a psicanálise.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa fornecer aos alunos uma compreensão abrangente das teorias e práticas psicanalíticas, explorando os fundamentos da Psicanálise, as teorias pós-freudianas, as aplicações da Psicanálise em diferentes contextos e as abordagens contemporâneas na área.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE

·     Compreender os princípios fundamentais da Psicanálise, sua origem, desenvolvimento histórico e principais conceitos, como inconsciente, transferência e processo de análise.

·     Aplicar as teorias e conceitos psicanalíticos, como o complexo de Édipo, o narcisismo, o recalque, o inconsciente, o mecanismo de defesa, entre outros, discernindo sobre sua importância na compreensão do funcionamento psíquico.

·     Entender a teoria do desenvolvimento psicossexual proposta por Sigmund Freud, compreendendo as fases do desenvolvimento infantil e os conflitos psíquicos relacionados a cada uma delas.

·     Avaliar a importância da interpretação e da técnica psicanalítica no processo de análise, aplicando os diferentes métodos de investigação e a relação terapêutica entre analista e paciente.

 

UNIDADE II – TEORIAS PSICANÁLITICAS

·     Compreender a abordagem psicanalítica de Carl Jung, seus conceitos de inconsciente coletivo, arquétipos e individuação, e sua contribuição para a compreensão da psicologia humana.

·     Entender a teoria psicanalítica de Jacques Lacan, seus conceitos de linguagem, simbolismo e o papel do inconsciente estruturado como uma linguagem, e sua influência na prática psicanalítica contemporânea.

·     Identificar e entender a abordagem psicanalítica de Melanie Klein, compreendendo sua teoria sobre a relação mãe-bebê, os mecanismos de defesa primitivos e a importância dos estágios iniciais do desenvolvimento psíquico.

·     Reconhecer a contribuição de Donald Winnicott para a psicanálise, entendendo conceitos como o ambiente facilitador, objeto transicional e a importância do brincar na constituição psíquica.

 

UNIDADE III – APLICAÇÕES DA PSICANÁLISE

·     Compreender a aplicação da Psicanálise no estudo de fenômenos psicopatológicos, como neuroses, psicoses, perversões e outros transtornos mentais.

·     Utilizar a Psicanálise como abordagem terapêutica, compreendendo sua aplicação no tratamento de pacientes e a importância da relação terapêutica

·     Identificar as relações entre a Psicanálise e a cultura, avaliando os impactos da cultura na formação da subjetividade e as contribuições da Psicanálise para a compreensão dos fenômenos culturais.

·     Discernir sobre as relações entre Psicanálise e sociedade, compreendendo os aspectos sociais, políticos e econômicos que influenciam o psiquismo humano e a importância da Psicanálise na análise das dinâmicas sociais.

 

UNIDADE IV – ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS EM PSICANÁLISE

·      Compreender a abordagem relacional na Psicanálise, que enfatiza a importância das relações interpessoais na constituição psíquica e nas dinâmicas terapêuticas.

·      Entender a abordagem winnicottiana na Psicanálise, compreendendo a importância do ambiente facilitador, do brincar e do desenvolvimento do self na teoria e na prática clínica.

·     Identificar e interpretar as correntes contemporâneas da Psicanálise, como a psicanálise lacaniana, a psicanálise de objeto-relacional e outras abordagens emergentes, analisando suas contribuições e perspectivas.

·     Aplicar as práticas integrativas que incorporam elementos de outras abordagens terapêuticas, como a psicoterapia cognitivo-comportamental, a terapia familiar e a terapia sistêmica, em diálogo com a Psicanálise.

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Psicologia do Trabalho

Psicologia do Trabalho

EMENTA: 
Psicologia e modo de produção nas organizações. Os processos grupais na construção social do homem. Trabalho: dimensões e características. Formas de organização do trabalho. Comportamento emocional e Trabalho.  As diferenças individuais e diversidade. Qualidade de Vida no Trabalho.  

OBJETIVO: 
Fundamental para técnicos, tecnólogos e engenheiros de segurança do trabalho, este conteúdo visa levar o conhecimento necessário para lidar com o comportamento humano no ambiente laboral. Este conteúdo também se aplica a estudantes e profissionais de gestão e de demais áreas de conhecimento que necessitam do relacionamento interpessoal como ferramenta, à luz da psicologia.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO TRABALHO
•    Compreender a história da psicologia organizacional. 
•    Discorrer sobre o conceito e as perspectivas de estudo da psicologia nas organizações modernas.
•    Identificar os vários tipos de personalidade e as boas práticas de condução e gerenciamento do trabalho de cada tipo.
•    Entender a diversidade e as diferenças individuais no contexto do trabalho na organização.

UNIDADE II – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A PSICOLOGIA
•    Entender as teorias psicológicas da Gestalt, Behaviorismo, Vygotsky e Piaget.
•    Orientar gestores a aplicar as técnicas da gestão participativa e da gestão do conhecimento.
•    Compreender a motivação, sua importância e formas de fomento em prol da produtividade laboral.
•    Entender a inteligência emocional e suas várias formas e técnicas de aplicação no contexto organizacional.

UNIDADE III – RELAÇÕES HUMANAS, DOENÇAS E QUALIDADE DE VIDA
•    Compreender as relações interpessoais no trabalho por meio da teoria das relações humanas.
•    Aplicar a técnica da sociometria em grupos de trabalho, gerando sociogramas para mapear as relações entre as pessoas.
•    Identificar as várias doenças relacionadas ao trabalho, compreendendo os fatores que influenciam a saúde mental do trabalhador.
•    Entender a importância da qualidade de vida no trabalho.

UNIDADE IV – CULTURA, LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO
•    Compreender os aspectos culturais da organização e sua influência na gestão de pessoas.
•    Orientar a organização sobre técnicas e ferramentas que contribuam com a quebra de resistência das pessoas às mudanças culturais.
•    Entender a importância da liderança para promover mudanças culturais, aplicando técnicas e ferramentas para o seu desenvolvimento nas pessoas.
•    Discernir sobre as várias formas da comunicação, adequando-as à cultura da organização e à promoção das boas relações e ética entre as pessoas.

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Psicologia do Esporte

Psicologia do Esporte

EMENTA: 

Conhecimento histórico da psicologia esportiva. Aspectos éticos e diretrizes da psicologia esportiva.  Definição de competição, cooperação e personalidade, motivação, ansiedade e estresse. Determinação de processos em grupo e equipe. Princípios de liderança.  Processos de comunicação. Treinamento e habilidades psicológicas. Desenvolvimento de exercícios e práticas de bem-estar. Conhecimento de lesões esportivas e psicológicas. Treinamento excessivo e síndrome de Burnout.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por finalidade desenvolver habilidades específicas no estudante do curso de educação física e ciências afins, a respeito da psicologia do esporte, objetivando a promoção da saúde mental e prevenção de agravos clínicos, além do melhoramento do desempenho desportivo.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA ESPORTIVA

·        Compreender a história da psicologia do esporte, identificando seus marcos e o surgimento do emprego da psicologia no esporte brasileiro.

·        Definir o conceito de psicologia do esporte, entendendo o posicionamento do psicólogo nesta área de atuação profissional, suas atribuições, responsabilidades e perspectivas no mercado de trabalho.

·        Discernir sobre a relação entre corpo e mente, avaliando os impactos do estado mental sobre a saúde física dos sistemas do orgânicos do atleta.

·        Identificar os aspectos ético-políticos da psicologia social do esporte, entendendo a instituição da psicologia como política pública e as diretrizes para o trabalho da psicologia do esporte.

 

UNIDADE II – PARTICIPANTES E AMBIENTES DO ESPORTE

·        Definir conceitos básicos do mundo esportivo, como competição, cooperação e personalidade esportiva, sob o aspecto da psicologia do atleta e da psicologia social.

·        Compreender a importância da motivação sob o aspecto da psicologia esportiva, aplicando as diretrizes que desenvolvem o estado motivacional do atleta.

·        Entender as formas reguladoras da ativação da ansiedade e do estresse, empregando meios e práticas para aplicá-las no âmbito da psicologia do atleta.

·        Aplicar os princípios do reforço, da motivação intrínseca e das recompensas extrínsecas no contexto da psicologia esportiva.

 

UNIDADE III – PSICOLOGIA ESPORTIVA COLETIVA

·        Identificar as diferenças entre grupo e equipe, coesão de grupo e as diretrizes para o desenvolvimento da coesão.

·        Estender o conceito de competição, cooperação e personalidade esportiva para o nível coletivo em grupos e equipes.

·        Definir liderança, identificando seus componentes intrínsecos à personalidade individual, e desenvolvendo métodos e práticas de treinamento para a promoção da liderança nos grupos e equipes.

·        Compreender como se dá o processo da comunicação interpessoal e em grupo, promovendo melhorias para se atingir a comunicação efetiva.

 

UNIDADE IV – SAÚDE E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO

·        Definir os conceitos de algumas habilidades psicológicas, como autoconfiança e poder de concentração, aplicando técnicas e ferramentas cognitivas para o desenvolvimento dessas habilidades em atletas de alta performance.

·        Aplicar exercícios para o bem-estar psicológico, compreendendo os motivos para se exercitar e os fatores determinantes para a adesão ao exercício dessas atividades.

·        Discernir sobre lesões esportivas e psicológicas, identificando atletas que apresentem riscos de lesão, comportamentos dependentes e patológicos.

·        Avaliar os efeitos do treinamento excessivo, compreendendo a síndrome de Burnout, seus sintomas, tratamento e formas de prevenção.

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Psicologia dos grupos

Psicologia dos grupos

EMENTA: 
Principais teorias sobre processo grupal, contextualização histórica, conceitos fundamentais, campo de ação, principais autores, teorias e técnicas. Estudo das relações interpessoais e dos principais fenômenos em processos grupais, as diversas aplicações dos conhecimentos sobre o funcionamento dos grupos. Estrutura e processos de interação nos grupos.

OBJETIVO: Esta disciplina visa possibilitar ao aluno a compreensão e intervenções dos processos grupais, bem como oferecer as condições para a aplicação de conceitos, métodos e técnicas que possibilitem o processo de intervenção psicológica.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – ORIGEM E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DE GRUPOS
●    Entender o sujeito psíquico como sujeito do grupo, a partir dos diversos recortes teóricos sobre os processos grupais.
●    Vislumbrar um panorama histórico do surgimento e evolução da psicoterapia de grupo, delineando suas raízes, principais modelos e pressupostos teóricos.
●    Identificar as modalidades grupais, avaliando suas mais diversas condições médicas e psicossociais.
●    Compreender o comportamento psicossocial das massas em contraponto à análise do Eu, adotando, além dos cuidados clínicos, atitudes positivas em relação às condições de tratamento.

UNIDADE II – CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-TÉCNICAS PARA OS PROCESSOS GRUPAIS
•    Discernir sobre as considerações a respeito dos grupos segundo Bion.
•    Entender o comportamento dos grupos sob a perspectiva psicanalítica.
•    Compreender o equilíbrio e a dinâmica dos grupos segundo Kurt Lewin.
•    Definir os conceitos relacionados à teoria do vínculo segundo Pichon Riviere.

UNIDADE III – PSICOTERAPIA DE GRUPO
•    Aplicar a estratégia do psicodrama como ferramenta da psicoterapia de grupo.
•    Realizar ações psicoterápicas de grupo no contexto da abordagem centrada na pessoa (ACP).
•    Definir o conceito e aplicar técnicas de grupoterapia no contexto da psicoterapia.
•    Identificar contextos em que se façam necessárias intervenções grupais, aplicando-lhes metodologias e técnicas apropriadas em cada caso.

UNIDADE IV – ELEMENTOS BÁSICOS PARA TRABALHOS COM GRUPOS
●    Identificar o lugar e o papel do coordenador ou facilitador de grupos, discernindo sobre sua conduta ético-profissional.
●    Entender qual o perfil desejável de um facilitador em um grupo no contexto da psicoterapia grupal.
●    Aplicar boas práticas de desenvolvimento participativo em vivências e dinâmicas de grupos.
●    Conduzir adequadamente as etapas de planejamento, realização e avaliação de vivências na prática.

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Psicologia da Personalidade

Psicologia da Personalidade

EMENTA:

Análise histórica da conceitualização e das teorias da personalidade. Variáveis biológicas, ambientais e sociais que afetam o desenvolvimento, a estruturação e a formação da personalidade. Teorias da personalidade: psicanalítica, humanista, comportamental e existencial. Campo de atuação da psicologia da personalidade. Avaliação psicológica da personalidade.

 

OBJETIVOS: Esta disciplina visa oferecer condições para a formação de psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo biopsicossocial permeado por uma práxis ética, desenvolvendo a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos; com habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PERSONALIDADE

·        Compreender os aspectos teóricos das teorias da personalidade.

·        Associar a evolução histórica do conceito de personalidade com a compreensão do conceito atual.

·        Correlacionar os aspectos ambientais e genéticos na formação da personalidade.  

·        Entender a teoria psicodinâmica de Freud.

 

UNIDADE II – TEORIAS PSICANALISTAS DA PERSONALIDADE

·        Definir os conceitos de Jung sobre a formação da personalidade.

·        Encontrar na teoria de Erik Erikson os elementos que formam a personalidade.

·        Compreender a análise do comportamento defendida por Skinner.

·        Analisar a visão cognitiva comportamental de Beck.

 

UNIDADE III – TEORIAS HUMANISTA E COGNITIVA DA PERSONALIDADE

·        Avaliar a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers.

·        Compreender os conceitos da Abordagem Humanista-Gestalt de Fretz Perls.

·        Relacionar os conceitos de Maslow com a realidade social de pensar a personalidade.

·        Aplicar o modelo dos cinco fatores da personalidade ao estudo psicológico do ser humano.

 

UNIDADE IV – O ESTUDO DAS ALTERAÇÕES DA PERSONALIDADE

·        Compreender a Teoria Existencial de Sören Kierkegaard.

·        Identificar os aspectos discutidos por Reich e a Psicologia Corporal na construção da personalidade.

·        Entender o conceito de personalidade segundo Heidegger.

·        Integrar os conceitos da psicologia com os da personalidade.

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Psicologia Aplicada á Comunicação

Psicologia Aplicada á Comunicação

EMENTA: 

Conceito de Comunicação, persuasão e Subjetividade relacionada ao sujeito. Estudos das teorias da psicologia e os principais processos de aprendizagem, memória, pensamento e percepção. Inteligência, criatividade, motivação e conflito. A influência da comunicação sobre a atitude e o comportamento de seus membros. O texto opinativo: editoriais, crônicas, artigos, comentários. O texto interpretativo, ordenação e nexos dos dados. Recursos argumentativos. Objetividade e subjetividade. Jornalismo e persuasão. Responsabilidade social e postura ética. Produção de textos.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar aos alunos da área de comunicação e ciências afins, uma compreensão aprofundada dos conceitos e processos relacionados à comunicação sob o aspecto psicológico, além de desenvolver suas habilidades de persuasão e análise crítica por meio da comunicação.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – CONCEITOS BÁSICOS DE COMUNICAÇÃO

·     Definir os conceitos básicos de comunicação, compreendendo sua relação com a interação humana.

·     Compreender os processos de persuasão e influência na comunicação, considerando a subjetividade do sujeito.

·     Entender as teorias da psicologia relacionadas à comunicação e sua influência no comportamento humano.

·     Discernir sobre como a comunicação influencia a construção da subjetividade do indivíduo.

 

UNIDADE II – APRENDIZAGEM, MEMÓRIA, PENSAMENTO E PERCEPÇÃO

·     Compreender os principais processos de aprendizagem e sua relação com a comunicação.

·     Identificar a relação entre memória e comunicação, compreendendo como a memória afeta a interpretação e retenção da informação.

·     Entender o papel do pensamento na comunicação e sua influência na tomada de decisões.

·     Compreender como a percepção afeta a interpretação da informação na comunicação.

 

UNIDADE III – INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO E CONFLITO

·     Relacionar os conceitos de inteligência e comunicação, entendendo como a inteligência influencia a expressão e compreensão das mensagens.

·     Avaliar a importância da criatividade na comunicação e sua influência na produção de mensagens persuasivas.

·     Compreender como a motivação influencia a efetividade da comunicação e a adesão às mensagens transmitidas.

·     Discernir sobre como a comunicação pode ser utilizada para gerenciar conflitos e promover a negociação entre as partes envolvidas.

 

UNIDADE IV – JORNALISMO, PERSUASÃO E ÉTICA NA COMUNICAÇÃO

·     Identificar as características e estratégias de persuasão presentes em textos opinativos do jornalismo.

·     Compreender a organização e a conexão dos dados em textos interpretativos.

·     Avaliar os recursos argumentativos utilizados na comunicação escrita para persuasão e influência.

·     Discernir sobre a responsabilidade social e ética na produção de textos persuasivos, considerando o impacto que eles podem ter na sociedade.

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História e Fundamentos da Psicologia

História e Fundamentos da Psicologia

EMENTA: 
Fundamentos da psicologia: objetivos, abordagens teóricas: behaviorismo, psicologia cognitiva, psicanálise. Métodos de pesquisa. Ética e da responsabilidade profissional. Pré-Cientificismo. Raízes filosóficas da Psicologia. Psicologia Experimental: Wilhelm Wundt e Edward Titchener. Gestalt. Psicologia Funcionalista: William James. Behaviorismo e a análise do comportamento: Ivan Pavlov, John Watson e B.F. Skinner. Aprendizagem social de Albert Bandura. Psicologia Humanista: Abraham Maslow e Carl Rogers. Psicologia Cognitiva. Psicologia e Saúde mental: Psicanálise de Sigmund Freud. Psicologia Clínica, terapia cognitivo-comportamental, terapia psicodinâmica e a terapia humanista. Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Objetivo: Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente da evolução histórica e dos principais fundamentos teóricos da Psicologia, visando desenvolver uma base de conhecimento sobre as diferentes abordagens teóricas, métodos de pesquisa e aplicações práticas da psicologia.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA PSICOLOGIA
•    Compreender a definição e os objetivos da Psicologia como ciência do comportamento e dos processos mentais.
•    Identificar as principais abordagens teóricas da Psicologia, como o behaviorismo, a psicologia cognitiva, a psicanálise, entre outras.
•    Identificar os principais métodos de pesquisa utilizados na Psicologia, como experimentos, estudos de caso, observação, entre outros.
•    Discernir sobre a importância da ética e da responsabilidade profissional na prática da Psicologia e suas implicações éticas.

UNIDADE II – PRÉ-CIENTIFICISMO E OS FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
•    Entender as raízes filosóficas da Psicologia, incluindo pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles e Descartes.
•    Compreender as contribuições da Psicologia Experimental e seus principais expoentes, como Wilhelm Wundt e Edward Titchener.
•    Identificar os princípios e contribuições da Psicologia da Gestalt para o entendimento da percepção e da organização mental.
•    Entender as ideias da Psicologia Funcionalista, incluindo as contribuições de William James e a ênfase no estudo dos processos mentais funcionais.
 
UNIDADE III – PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO
•    Compreender os princípios do behaviorismo e a análise do comportamento, incluindo as contribuições de Ivan Pavlov, John Watson e B.F. Skinner.
•    Entender a teoria da aprendizagem social de Albert Bandura e sua ênfase na observação e imitação de comportamentos.
•    Identificar os princípios da Psicologia Humanista, compreendendo as contribuições de Abraham Maslow e Carl Rogers, com ênfase no potencial humano e na autorrealização.
•    Reconhecer os princípios da Psicologia Cognitiva, incluindo o estudo dos processos mentais, como percepção, memória, pensamento e resolução de problemas.

UNIDADE IV – PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL
•    Entender os princípios da Psicanálise de Sigmund Freud, discernindo sobre a importância do inconsciente na compreensão do comportamento humano.
•    Identificar as abordagens contemporâneas em Psicologia Clínica, como a terapia cognitivo-comportamental, a terapia psicodinâmica e a terapia humanista.
•    Compreender os princípios da Psicologia do Desenvolvimento e suas diferentes áreas de estudo, como o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
•    Entender os princípios da Psicologia Organizacional e do Trabalho, incluindo o estudo do comportamento humano nas organizações, seleção de pessoal, motivação e liderança.

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Psicologia e Saúde mental na Era Digital

Psicologia e Saúde mental na Era Digital

EMENTA: 

Introdução à psicologia digital. A evolução da psicologia na era digital. Ferramentas e plataformas digitais em psicologia. Ética e privacidade na psicologia digital. Saúde mental na era digital. Impactos das tecnologias na saúde mental. Estratégias de promoção de saúde mental online. Aplicações e recursos digitais para saúde mental. Desafios da saúde mental na era digital. Relacionamentos e comunicação na era digital. Redes sociais e saúde mental. Comunicação digital e empatia. Cyberbullying e assédio online. Construção de relacionamentos saudáveis online. Estratégias e intervenções digitais em psicologia. Tele psicologia e atendimento online. Jogos e ramificação na promoção da saúde mental. Realidade virtual e aumentada em psicoterapia. Avaliação e acompanhamento digital.

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os participantes para navegar profissionalmente na interseção entre a psicologia, tecnologia e saúde mental, oferecendo uma compreensão profunda dos benefícios, desafios e implicações éticas envolvidos. 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DIGITAL

·     Compreender o conceito e a importância da psicologia digital na era atual.

·     Discernir sobre a trajetória histórica e o desenvolvimento da psicologia digital.

·     Identificar ferramentas e plataformas que auxiliam a prática psicológica online.

·     Compreender as questões éticas e de privacidade envolvidas na psicologia digital.

 

UNIDADE II – SAUDE MENTAL NA ERA DIGITAL

·     Avaliar os efeitos positivos e negativos das tecnologias na saúde mental dos indivíduos.

·     Identificar estratégias que promovam a saúde mental através de meios digitais.

·     Utilizar aplicativos e recursos que auxiliam na manutenção da saúde mental.

·     Discernir sobre os desafios enfrentados pelos profissionais e usuários na manutenção da saúde mental online.

 

UNIDADE III – RELACIONAMENTOS E COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL

·     Discernir sobre o impacto das redes sociais na saúde mental dos usuários.

·     Avaliar como a comunicação digital afeta a empatia e os relacionamentos.

·     Compreender e identificar situações de cyberbullying e assédio online e seus efeitos na saúde mental.

·     Desenvolver estratégias para construir e manter relacionamentos saudáveis na era digital.

 

UNIDADE IV – ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DIGITAIS EM PSICOLOGIA

·     Compreender as diretrizes e melhores práticas para a realização de atendimentos psicológicos online.

·     Explorar o uso de jogos e elementos de gamificação como ferramentas de intervenção psicológica.

·     Discernir sobre o uso da realidade virtual e aumentada como estratégias inovadoras em psicoterapia.

·     Aplicar métodos de avaliação e acompanhamento psicológico de pacientes em ambientes digitais.

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