Cultura e Clima Organizacional
EMENTA:
Conceitos e a importância da cultura e clima organizacional nas organizações. Elementos que compõem a cultura, suas manifestações e impactos no ambiente de trabalho. Aspectos do clima organizacional e suas influências no desempenho, satisfação e engajamento dos colaboradores. Transformação dos fatores intangíveis do clima organizacional em indicadores de desempenho para área de RH.
OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar ao aluno uma compreensão aprofundada sobre a cultura e o clima organizacional, enfatizando sua importância nas organizações.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
• Definir os conceitos e identificar as características da cultura organizacional em diferentes tipos de organização.
• Identificar os elementos que influenciam a cultura organizacional, como valores, crenças, normas e rituais.
• Analisar e identificar os diferentes tipos de cultura organizacional e seus impactos no ambiente de trabalho.
• Discernir sobre a importância da cultura organizacional na identidade e no desempenho da organização.
UNIDADE II – MANIFESTAÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL
• Identificar as manifestações da cultura organizacional, como comunicação, liderança, estrutura e processos.
• Analisar o papel da cultura organizacional na criação de um ambiente de trabalho inclusivo e diverso.
• Entender como a cultura organizacional influencia a motivação, a satisfação e o comprometimento dos colaboradores.
• Implementar estratégias para fortalecer e transformar a cultura organizacional de acordo com os objetivos da organização.
UNIDADE III – CLIMA ORGANIZACIONAL E SEU IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO
• Definir o conceito de clima organizacional, identificando sua relação com a cultura organizacional.
• Mensurar os indicadores e fatores que influenciam o clima organizacional.
• Avaliar as consequências do clima organizacional no desempenho, na produtividade e na satisfação dos colaboradores.
• Discernir sobre a importância da liderança e da gestão de pessoas na criação de um clima organizacional saudável e positivo.
UNIDADE IV – AVALIAÇÃO E GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
• Aplicar métodos e ferramentas para avaliar o clima organizacional.
• Identificar e operacionalizar as técnicas de coleta e de análise de dados para a avaliação do clima organizacional.
• Realizar práticas de gestão e de intervenção para promover um clima organizacional favorável.
• Transformar os fatores intangíveis do clima organizacional em indicadores de desempenho mensuráveis e relevantes para a área de Recursos Humanos.
Avaliação de Desempenho de Pessoas
EMENTA:
Fundamentos teóricos e subsídios instrumentais e práticos para o processo de avaliação de desempenho de pessoas nas organizações. Métodos de avaliação de desempenho: métodos tradicionais e novas abordagens. Etapas da Avaliação de Desempenho. Gestão e Avaliação por Competências. Processos de autoavaliação, avaliação e feedback. Avaliação de potencial e desenvolvimento de carreira.
OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o estudante ou profissional de recursos humanos a lidar com as técnicas e ferramentas de avaliação de desempenho de pessoas no âmbito da organização, abordando os principais conceitos, elementos, instrumentos metodológicos, etapas, monitoração e feedback do processo avaliativo de desempenho laboral.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
· Conceituar avaliação de desempenho de pessoas, entendendo sua aplicação na área de gestão de pessoas.
· Discernir sobre a importância e os objetivos da avaliação de desempenho.
· Entender e identificar os campos influentes da avaliação de desempenho.
· Compreender o papel e as atribuições dos responsáveis pela avaliação de desempenho.
UNIDADE II – MÉTODOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
· Aplicar os métodos tradicionais de avaliação de desempenho.
· Identificar e entender as novas abordagens de avaliação de desempenho.
· Classificar e identificar as etapas do processo de avaliação de desempenho.
· Entender a aplicação da avaliação de desempenho por objetivos.
UNIDADE III – GESTÃO E AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
· Aplicar técnicas e boas práticas da gestão do desempenho humano.
· Entender e aplicar o processo de avaliação por competências.
· Realizar o acompanhamento e a avaliação dos resultados obtidos do processo de avaliação de desempenho.
· Identificar e aplicar os instrumentos de acompanhamento e avaliação dos resultados do processo de avaliação de desempenho.
UNIDADE IV – RESULTADOS E FEEDBACKS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
· Planejar e aplicar as técnicas de feedback no processo de monitoramento e avaliação de desempenho.
· Discernir sobre o papel e a responsabilidade do gestor quanto à avaliação dos resultados obtidos a partir do processo de avaliação de desempenho.
· Realizar a análise de potencial e a construção do banco de talentos, aplicando essas ferramentas no processo avaliativo de desempenho.
· Mapear as equipes em relação ao seu potencial e desempenho.