Skip to main content
syngenta.bnecursos.com.br
  • Home
  • More
English ‎(en)‎
English ‎(en)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Log in
syngenta.bnecursos.com.br
Home
  1. Courses
  2. Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas

Cultura e Clima Organizacional

Cultura e Clima Organizacional

EMENTA: 
Conceitos e a importância da cultura e clima organizacional nas organizações. Elementos que compõem a cultura, suas manifestações e impactos no ambiente de trabalho. Aspectos do clima organizacional e suas influências no desempenho, satisfação e engajamento dos colaboradores. Transformação dos fatores intangíveis do clima organizacional em indicadores de desempenho para área de RH.

OBJETIVO: Este conteúdo visa proporcionar ao aluno uma compreensão aprofundada sobre a cultura e o clima organizacional, enfatizando sua importância nas organizações.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
•    Definir os conceitos e identificar as características da cultura organizacional em diferentes tipos de organização.
•    Identificar os elementos que influenciam a cultura organizacional, como valores, crenças, normas e rituais. 
•    Analisar e identificar os diferentes tipos de cultura organizacional e seus impactos no ambiente de trabalho.
•    Discernir sobre a importância da cultura organizacional na identidade e no desempenho da organização.

UNIDADE II – MANIFESTAÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL
•    Identificar as manifestações da cultura organizacional, como comunicação, liderança, estrutura e processos.
•    Analisar o papel da cultura organizacional na criação de um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. 
•    Entender como a cultura organizacional influencia a motivação, a satisfação e o comprometimento dos colaboradores. 
•    Implementar estratégias para fortalecer e transformar a cultura organizacional de acordo com os objetivos da organização.

UNIDADE III – CLIMA ORGANIZACIONAL E SEU IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO
•    Definir o conceito de clima organizacional, identificando sua relação com a cultura organizacional. 
•    Mensurar os indicadores e fatores que influenciam o clima organizacional. 
•    Avaliar as consequências do clima organizacional no desempenho, na produtividade e na satisfação dos colaboradores. 
•    Discernir sobre a importância da liderança e da gestão de pessoas na criação de um clima organizacional saudável e positivo.

UNIDADE IV – AVALIAÇÃO E GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
•    Aplicar métodos e ferramentas para avaliar o clima organizacional.
•    Identificar e operacionalizar as técnicas de coleta e de análise de dados para a avaliação do clima organizacional. 
•    Realizar práticas de gestão e de intervenção para promover um clima organizacional favorável. 
•    Transformar os fatores intangíveis do clima organizacional em indicadores de desempenho mensuráveis e relevantes para a área de Recursos Humanos.

Go to the course

Avaliação de Desempenho de Pessoas

Avaliação de Desempenho de Pessoas

EMENTA: 

Fundamentos teóricos e subsídios instrumentais e práticos para o processo de avaliação de desempenho de pessoas nas organizações. Métodos de avaliação de desempenho: métodos tradicionais e novas abordagens. Etapas da Avaliação de Desempenho. Gestão e Avaliação por Competências. Processos de autoavaliação, avaliação e feedback. Avaliação de potencial e desenvolvimento de carreira.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa preparar o estudante ou profissional de recursos humanos a lidar com as técnicas e ferramentas de avaliação de desempenho de pessoas no âmbito da organização, abordando os principais conceitos, elementos, instrumentos metodológicos, etapas, monitoração e feedback do processo avaliativo de desempenho laboral.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

·        Conceituar avaliação de desempenho de pessoas, entendendo sua aplicação na área de gestão de pessoas.

·        Discernir sobre a importância e os objetivos da avaliação de desempenho.

·        Entender e identificar os campos influentes da avaliação de desempenho.

·        Compreender o papel e as atribuições dos responsáveis pela avaliação de desempenho.

 

UNIDADE II – MÉTODOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

·        Aplicar os métodos tradicionais de avaliação de desempenho.

·        Identificar e entender as novas abordagens de avaliação de desempenho.

·        Classificar e identificar as etapas do processo de avaliação de desempenho.

·        Entender a aplicação da avaliação de desempenho por objetivos.

 

UNIDADE III – GESTÃO E AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

·        Aplicar técnicas e boas práticas da gestão do desempenho humano.

·        Entender e aplicar o processo de avaliação por competências.

·        Realizar o acompanhamento e a avaliação dos resultados obtidos do processo de avaliação de desempenho.

·        Identificar e aplicar os instrumentos de acompanhamento e avaliação dos resultados do processo de avaliação de desempenho.

 

UNIDADE IV – RESULTADOS E FEEDBACKS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

·        Planejar e aplicar as técnicas de feedback no processo de monitoramento e avaliação de desempenho.

·        Discernir sobre o papel e a responsabilidade do gestor quanto à avaliação dos resultados obtidos a partir do processo de avaliação de desempenho.

·        Realizar a análise de potencial e a construção do banco de talentos, aplicando essas ferramentas no processo avaliativo de desempenho.

·        Mapear as equipes em relação ao seu potencial e desempenho.

Go to the course
You are not logged in. (Log in)
Data retention summary
Get the mobile app
Powered by Moodle