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Marketing

Análise e Pesquisa de Mercado

Análise e Pesquisa de Mercado

EMENTA: Objetivos da pesquisa de mercado. Tipos, características e usos da pesquisa de mercado. O processo da pesquisa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Estatística aplicada à pesquisa de mercado. Pesquisa de mercado e estratégias de comunicação.

OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o profissional de marketing e ciências afins para diagnosticar o comportamento do consumidor sobre produtos e serviços, empregando metodologias de pesquisa de mercado.
 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – ESTUDO E PREPARAÇÃO DE PESQUISAS DE MERCADO
•    Interpretar a estrutura de mercado e os procedimentos de pesquisa.
•    Identificar as metodologias para obtenção e preparação dos dados.
•    Reconhecer os tipos de pesquisa utilizados nas pesquisas de mercado.
•    Analisar os procedimentos de planejamento e definição da amostra.

UNIDADE II – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
•    Interpretar como o comportamento do consumidor interfere no desenvolvimento das organizações.
•    Interpretar como se configura as demandas do consumidor e como interferem na oferta.
•    Identificar as variáveis para analisar e projetar as demandas.
•    Distinguir como o ambiente interfere no comportamento do consumidor.

UNIDADE III – ANÁLISE DE MERCADO
•    Interpretar como funciona o mercado consumidor e organizacional.
•    Avaliar o funcionamento de compra organizacional e o como configura-se o processo de compra.
•    Identificar os níveis de segmentação de mercado.
•    Comparar o posicionamento da oferta e entender cada estágio do ciclo de vida do produto.

UNIDADE IV – MODELOS, SISTEMAS E MIX DE MARKETING
•    Interpretar como funciona o marketing no mundo atual.
•    Avaliar como se configura os componentes dos sistemas de marketing.
•    Conhecer o mix de marketing e como estes elementos colaboram com o planejamento empresarial e na definição de estratégias de mercado.
•    Comparar os métodos que as empresas adotam para realizar seus diagnósticos quanto a suas participações de mercado e de “Market Share”.

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Comunicação Integrada ao Marketing

Comunicação Integrada ao Marketing

EMENTA: 

Comunicação integrada ao marketing: conceitos, fundamentos, estratégias. Elementos que compõem o CIM, técnicas de planejamento, métricas e indicadores. Publicidade na CIM, campanhas publicitárias, mídias disponíveis, estratégias de promoção de vendas, merchandising. Relações públicas na CIM, gestão da imagem corporativa, eventos e patrocínios, marketing direto e database marketing, relacionamento com o cliente (CRM). Marketing digital na CIM, estratégias online, mecanismos de busca, SEO) e marketing de conteúdo, plataformas e canais de comunicação com os consumidores, resultados das estratégias de marketing digital.

 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo fornecer uma visão abrangente das principais estratégias e ferramentas de comunicação utilizadas no marketing, integrando os diferentes canais de comunicação para atingir os objetivos organizacionais.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA AO MARKETING

·        Definir os conceitos fundamentais da Comunicação Integrada ao Marketing (CIM) e sua importância para a construção de uma estratégia de marketing eficaz. 

·        Identificar os principais elementos que compõem a Comunicação Integrada ao Marketing (CIM), como publicidade, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e marketing digital.

·        Aplicar técnicas de planejamento para a criação de uma estratégia integrada de comunicação, alinhada aos objetivos e ao público-alvo da organização. 

·        Avaliar a eficácia das estratégias de comunicação, por meio de métricas e indicadores relevantes para o marketing. 

 

UNIDADE II – PUBLICIDADE E PROMOÇÃO DE VENDAS

·        Compreender o papel da publicidade na Comunicação Integrada ao Marketing e suas diferentes formas de veiculação, bem como as técnicas para criar campanhas publicitárias impactantes. 

·        Identificar e entender as diversas mídias disponíveis para veicular a publicidade, como televisão, rádio, internet, mídias sociais, entre outras. 

·        Discernir sobre as estratégias de promoção de vendas e sua importância para impulsionar as vendas e fidelizar clientes. 

·        Entender como o merchandising e a experiência do consumidor podem ser utilizados como ferramentas de promoção de vendas e fortalecimento da marca. 

 

UNIDADE III – RELAÇÕES PÚBLICAS E MARKETING DIREITO

·        Compreender o papel das relações públicas na Comunicação Integrada ao Marketing, incluindo a gestão da imagem corporativa e o relacionamento com a imprensa.

·        Entender como eventos e patrocínios podem ser utilizados como estratégias de comunicação para fortalecer a marca e se conectar com o público-alvo.

·        Aplicar as técnicas do marketing direto e do database marketing, incluindo a utilização de e-mails, mala direta e outras formas de comunicação personalizada.  

·        Discernir sobre a importância da gestão de relacionamento com o cliente (CRM) na Comunicação Integrada ao Marketing e como ela pode contribuir para a fidelização e satisfação dos consumidores. 

 

UNIDADE IV – MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS

·        Avaliar e mensurar o impacto do marketing digital na Comunicação Integrada ao Marketing e como as estratégias online podem ser integradas às demais ações de comunicação. 

·        Aplicar as técnicas de otimização de sites e conteúdo para mecanismos de busca (SEO) e marketing de conteúdo, como formas eficazes de atrair e engajar o público-alvo. 

·        Identificar as principais redes sociais e as estratégias para utilizar essas plataformas como canais de comunicação com os consumidores. 

·        Empregar técnicas para monitorar e analisar resultados das estratégias de marketing digital, a fim de tomar decisões baseadas em dados e melhorar o desempenho da comunicação. 

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Estratégias de Marketing

Estratégias de Marketing

EMENTA: 
Decisões de Produtos. Conceitos de produto. Desenvolvimento e Gerenciamento de produtos. Marketing de Serviços e de organizações sem fins lucrativos. Decisões de distribuição. canais de marketing. Gestão da cadeia de suprimentos. Varejo. Estratégias de promoção e de comunicações. Comunicação. Integrada de Marketing. Publicidade e Relações Públicas. Promoção de Vendas e Venda pessoal. Decisões de Preço, conceito de precificação e decisão do preço correto. 

OBJETIVO: 
Este componente curricular tem por objetivo municiar o estudante ou profissional de marketing das estratégias competitivas para maximizar os resultados das vendas e do posicionamento institucional estratégico da organização.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS SOBRE ESTRATÉGIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS
•    Definir o conceito de produto.
•    Desenvolver e gerenciar produtos, aplicando as técnicas de decisão de produtos.
•    Definir o conceito de serviço e entender esse conceito dentro da estratégia de posicionamento da organização.
•    Discernir sobre as características da operação de serviços no contexto do marketing.

UNIDADE II – MARKETING DE SERVIÇOS E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
•    Identificar a aplicabilidade do marketing de serviços.
•    Identificar os canais de marketing para maximizar o resultado da organização.
•    Tomar decisões acerca da estratégia de distribuição.
•    Compreender o funcionamento da gestão da cadeia de suprimentos na dinâmica dos canais de distribuição.

UNIDADE III – ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO, PROMOÇÃO E MERCHANDISING
•    Identificar as formas de comunicação integrada de marketing.
•    Engendrar estratégias de promoção e de comunicações.
•    Definir o conceito de publicidade e propaganda, articulando formas e estratégias aplicáveis.
•    Definir o conceito e características do Merchandising, aplicando as estratégias de aplicação desta técnica para maximizar resultados.

UNIDADE IV – ESTRATÉGIAS DE MARKETING, VENDAS E PROMOÇÕES
•    Engendrar estratégias de relações públicas para potencializar o marketing estratégico.
•    Aplicar a estratégia da promoção de vendas e das vendas pessoa a pessoa.
•    Criar estratégias de precificação.
•    Engendrar estratégias promocionais digitais.

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Estudos Avançados do Marketing Sustentável

Estudos Avançados do Marketing Sustentável

EMENTA: 

Gestão ambiental nas empresas. Marketing sustentável no mundo dos negócios. Desenvolvimento sustentável nas empresas. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Indicadores de inovação. Gestão da inovação. Inovação e o desenvolvimento de novos produtos. Branding. Construção da imagem. Brand equity. Marketing de experiência. Marketing de causa. Marketing reverso. Tendências do marketing sustentável.

 

OBJETIVO:

Este componente curricular visa preparar profissionais de marketing para aplicar estratégias voltadas à sustentabilidade sob vários aspectos, desde o ambiental até social, adicionando elementos de inovação e de gestão da marca da empresa.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – GESTÃO SOCIOAMBIENTAL SUSTENTÁVEL

·        Entender como funciona a gestão ambiental nas empresas.

·        Analisar o marketing sustentável no mundo dos negócios.

·        Identificar e compreender a origem do desenvolvimento sustentável.

·        Discernir sobre as diferenças entre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

 

UNIDADE II – INOVAÇÃO NO MARKETING

·        Interpretar o conceito de indicador de política ambiental e a competitividade empresarial.

·        Definir o conceito de inovação.

·        Analisar a gestão de inovação nas empresas.

·        Relacionar inovação e desenvolvimento de novos produtos.

 

UNIDADE III – GESTÃO DO BRANDING

·        Interpretar o conceito de marca e imagem.

·        Aplicar técnicas de gestão da marca baseada no marketing sustentável.

·        Construir e reposicionar a imagem da marca baseada no marketing sustentável.

·        Avaliar e demonstrar resultados para a empresa que investe em marketing sustentável.

 

UNIDADE IV – ESTADO DA ARTE E TENDÊNCIAS DO MARKETING

·        Definir o conceito de marketing de experiência sustentável.

·        Compreender o princípio e a aplicação do marketing sustentável de causa.

·        Entender como se processa o marketing reverso.

·        Identificar as tendências do marketing sustentável.

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Fundamentos de Marketing

Fundamentos de Marketing

EMENTA: 

Conceitos básicos da administração e sua evolução, da organização de empresa e dos diversos tipos de organização. Fundamentos da administração: planejamento, organização, direção e controle. Ambiente das empresas. Missão e visão da empresa e seus objetivos e metas. Conhecimentos necessários sobre planejamento estratégico. Princípios e o sistema de marketing. Macro e microambiente de marketing. Gestão de marketing nas organizações e o marketing mix para produtos e serviços. Aspectos estratégicos de marketing e sua aplicação a realidade brasileira. Sistema do comércio e o ambiente de marketing. Planejamento, implementação e acompanhamento de ações de marketing. Conceitos de marketing. Sistemas de marketing. Segmentação e tipos de mercado. Composto de marketing e mix de produto. Ambientes do marketing.  

 

OBJETIVO: 

Este componente curricular tem por objetivo apresentar os conceitos fundamentais do marketing, abordando a segmentação dos produtos e serviços, os tipos de mercado e os fundamentos da gestão de marketing.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – MARKETING E O AMBIENTE DE NEGÓCIO

·        Definir o conceito de marketing.

·        Discernir sobre a visão global do sistema de marketing.

·        Interpretar o ambiente mercadológico.

·        Aplicar a técnica da Análise SWOT na sondagem do ambiente de negócio.

 

UNIDADE II – MARKETING E O COMPOSTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

·        Definir o conceito e identificar exemplos do composto de marketing de uma organização.

·        Engendrar a estratégia de produtos, serviços e marcas.

·        Identificar quais os critérios de avaliação de um serviço.

·        Entender as operações dos mercados e seus agentes: produtor, revendedor e governamental.

 

UNIDADE III – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

·        Compreender o conceito do ciclo de vida do produto.

·        Entender e analisar o consumidor e seu comportamento face ao processo de aquisição de produtos e serviços.

·        Identificar a diferença entre teoria racional e motivacional, à luz da teoria do comportamento do consumidor.

·        Discernir sobre as influências nas decisões de compra de produtos e serviços.

 

UNIDADE IV – MARKETING E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA

·        Compreender a importância da informação para o marketing.

·        Definir o conceito de sistema de informação de marketing, compreendendo sua importância para a pesquisa mercadológica e tomadas de decisão.

·        Engendrar estratégias de mensuração da demanda, aplicando seus métodos.

·        Avaliar a segmentação de mercado e seus objetivos estratégicos, selecionando as melhores e mais adequadas ferramentas do marketing para cada segmento.

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Marketing de Eventos

Marketing de Eventos

EMENTA:

Conceito de eventos. Eventos como atividade econômica. Eventos como atividade de marketing. Tipologia dos eventos. Planejamento e coordenação de eventos. Administração financeira de eventos. Captação de recursos.  Conhecimento e Utilização do marketing de relacionamento. Papéis básicos do marketing de relacionamento. O processo de comunicação entre empresa e cliente. Compreensão das necessidades de relacionamento da empresa. Gestão do atendimento. Benefícios do relacionamento da empresa. Fatores favoráveis e fidelização de clientes. Técnica de CRM. Do SAC ao Call Center. Relacionamento entre grupos. Marketing Direto. Softwares específicos; Análise de empresas reais. Veículos alternativos. Relacionamentos através das ferramentas. Peças promocionais.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina visa levar o conhecimento para estudantes e profissionais de diversas áreas sobre o planejamento e a organização de eventos, sob o ponto de vista do marketing aplicado a várias modalidades desses eventos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – EVENTOS E ECONOMIA

·        Explicar o conceito e a importância dos eventos nas organizações.

·        Classificar as características próprias de cada evento, conhecendo exemplos mais usados.

·        Interpretar o marketing experiencial.

·        Identificar os impactos dos grandes eventos na sociedade.

 

UNIDADE II – PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

·        Demonstrar aos alunos o conceito e a importância do planejamento para realização de eventos.

·        Explicar como os eventos são realizados e como é feita a escolha dos locais adequados.

·        Interpretar como funciona a logística em um evento, transporte de materiais e de pessoas.

·        Executar a realização de check list para verificação dos materiais necessários desde os mínimos detalhes.

 

UNIDADE III – CAPTAÇÃO DE RECURSOS E O PATROCÍNIO

·        Apontar como funcionam os patrocínios.

·        Sumarizar os tipos de eventos realizados.

·        Inferir a importância dos eventos corporativos.

·        Diferenciar o patrocínio como ferramenta de marketing.

 

UNIDADE IV – MARKETING ESPORTIVO E DE EMBOSCADA

·        Compreender como funcionam os patrocínios no segmento de esportes.

·        Entender o conceito de marketing esportivo e sua importância.

·        Conhecer o surgimento dos produtos e marcas. 

·        Como o marketing esportivo e eventos movimentam as corporações.

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Marketing de Produtos

Marketing de Produtos

EMENTA: 

Marketing: história e evolução. Conceitos importantes no marketing. O conceito e a filosofia da administração de marketing. O composto de marketing. Conceitos de micro e macroambientes. As variáveis do microambiente. As variáveis do macroambiente. O conceito de miopia em marketing. O que é marketing de produtos. As características e importância do marketing de produtos. O ciclo de vida de um produto e os estágios do marketing de produtos. As estratégias de marketing de produtos. Os modelos de comportamento dos consumidores. As características que influenciam no comportamento dos consumidores. O processo de compra do consumidor de produtos. As tendências do comportamento dos consumidores.

 

OBJETIVO: Nesse componente curricular o aluno vai aprender sobre o marketing de produto, desenvolvendo assim desenvolver conceitos e habilidades que ajudarão a compreender e solucionar problemas relacionados ao marketing de produtos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – O CONTEXTO DO MARKETING DE PRODUTOS

·        Entender a história e a evolução do marketing de produtos.

·        Definir conceitos importantes aplicados ao marketing de produtos

·        Aplicar os 4 “P”s do marketing, entendendo o composto de marketing de um produto.

·        Identificar as diferenças entre o marketing de produtos e o marketing de serviços.

 

UNIDADE II – O AMBIENTE MERCADOLÓGICO DE UM PRODUTO

·        Compreender o micro e o macroambiente dos produtos, discernindo sobre sua importância no sucesso do marketing de produtos.

·        Estabelecer o posicionamento de uma marca de produto por meio da definição de seu público-alvo.

·        Gerar diferenciais competitivos para um produto, sabendo utilizá-lo na alavancagem do marketing de produtos.

·        Definir e entender o conceito de miopia em marketing de produtos, buscando meio de evitá-la quanto ao discernimento das variáveis determinantes para o marketing de produtos.

 

UNIDADE III – MARKETING ESTRATÉGICO DE PRODUTOS

·        Entender o ciclo de vida de um produto, identificando suas fases, peculiaridades e impactos.

·        Aplicar o processo de inovação e suas técnicas como estratégia de marketing de produtos, visando à geração de um ciclo virtuoso na vida útil de um produto.

·        Entender como a logística e a gestão da cadeia de produção, suprimentos e distribuição podem otimizar o desempenho dos produtos no mercado consumidor, gerando margens de lucratividade e aumento da competitividade.

·        Selecionar métodos e tecnologias para a criação e desenvolvimento de canais de venda para os produtos, considerando a convergência entre esses canais por meio do conceito do omnichannel.

 

UNIDADE IV – OS PRODUTOS E OS CONSUMIDORES

·        Compreender os modelos de comportamento dos consumidores, identificando e criando meios diversos abordagem no âmbito do marketing de produtos.

·        Identificar os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores, de modo a nortear a formulação de técnicas e estratégias de marketing e venda de produtos.

·        Entender o processo de compra do consumidor de produtos, adquirindo conhecimentos que subsidiem novas estratégias de marketing e vendas.

·        Vislumbrar as tendências do comportamento dos consumidores para os próximos anos, identificando as táticas e estratégias emergentes para o marketing de produtos.

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Marketing de Serviços e do Varejo

Marketing de Serviços e do Varejo

EMENTA:

Conceitos gerais de marketing de varejo e serviços. Relações e diferenças de entre marketing de varejo e serviços. Demandas de mercado. Estratégias de marketing de varejo e serviços.  Composto de marketing de serviços. Pesquisa de mercado. Plano de ação de marketing na organização. Marketing de serviços e o atendimento ao consumidor. Fatores de tomada de decisões de marketing de varejo e atacado. Marketing de varejo. Tendências em gestão de marketing de varejo. Estratégias de marketing no setor de varejo e atacado. Pesquisa e elaboração do mix de loja. Layout de loja e vitrines. Posicionamento de gôndolas. Técnicas de merchandising. Ferramentas para a tomada de decisão. Varejo tradicional e sua adequação à nova economia (e-commerce). Gestão de canais de venda. Tendências do varejo e do atacado. 

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina visa preparar o estudante ou profissional de administração e áreas afina a aplicar os fundamentos do marketing às operações do comércio varejista e da prestação de serviços.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO AO MARKETING DE SERVIÇOS E DE VAREJO

·        Explicar os fundamentos e necessidades do Marketing.

·        Definir a Mix de Marketing.

·        Interpretar a Inteligência de mercado.

·        Demonstrar a importância das pesquisas de mercado.

 

UNIDADE II – EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E SISTEMA DE RELACIONAMENTO

·        Sumarizar conceitos sobre o Relacionamento com o Cliente.

·        Listar estratégias para o gerenciamento e fidelização de clientes.

·        Definir o SIM - Sistema integrado de Marketing.

·        Apontar conhecimentos relacionados a Experiência de Consumo.

 

UNIDADE III – MARKETING DE SERVIÇOS E ENDOMARKETING

·        Interpretar os fundamentos do Marketing de Serviços.

·        Apontar as principais estratégias para aplicar o marketing de serviços.

·        Demonstrar a qualidade dos serviços através das estratégias de marketing.

·        Definir o endomarketing.

 

UNIDADE IV – MARKETING DE VAREJO

·        Definir a organização orientada ao cliente.

·        Listar as atividades do atendimento no Varejo.

·        Explicar o Marketing de Varejo. 

·        Comparar as táticas de varejo online.

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Marketing e Propaganda Digital

Marketing e Propaganda Digital

EMENTA: 

Os 4 P’s do marketing tradicional. Os 4 P’s adicionais do marketing digital. Personas e processos: a experiência do usuário. Posicionamento e performance da marca. As tribos do Facebook e Instagram: como atingi-los? Redes sociais profissionais e o LinkedIn. Como explorar o Youtube e seus youtubers. Podcasts e novas mídias sociais. Compra de cliques no Google AdWords. Campanhas de AdWords nas mídias sociais. Campanhas de AdWords no Youtube. SEO para ganhar cliques de graça. Ferramentas de Inbound marketing. Conversões com e-mail marketing. Análise de conversões. Chat bot e inteligência artificial para captação.

 

OBJETIVO: Propiciar ao aluno conhecimentos sobre as estratégias de marketing e propaganda digital para a sua aplicabilidade no mercado de trabalho.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – OS 8 P’S DO MARKETING DIGITAL

·        Identificar os 4 P’s do Marketing Tradicional, compreendendo de que forma o bom gerenciamento desses 4 aspectos podem contribuir para a maximização dos resultados das vendas e manutenção de clientes.

·        Discernir sobre os outros 4 P’s inerentes ao marketing digital, e sua importância para a definição da persona, dos processos de experiência do cliente, na performance e no posicionamento da marca.

·        Aplicar as técnicas para o mapeamento das personas e processos de distribuição e entrega do produto ou serviço ao cliente, visando à excelência em sua experiência com a marca.

·        Compreender como é possível posicionar a marca de uma pessoa ou empresa nas mídias sociais e nos mecanismos de busca, de modo a ganhar autoridade digital por meio da performance das publicações de conteúdos nas mídias digitais.

 

UNIDADE II – MARKETING DE CONTEÚDO E RELACIONAMENTO NAS REDES SOCIAIS

·        Planejar e engendrar estratégias de marketing digital e gerenciar interações para atingir, organicamente, os usuários das principais redes sociais do mercado: Facebook e Instagram.

·        Planejar e engendrar estratégias de marketing digital e gerenciar interações para atingir, organicamente, os usuários de redes sociais profissionais, em particular: o LinkedIn.

·        Criar uma web-TV no Youtube e identificar oportunidades para explorar seus influenciadores, de modo a gerar um posicionamento orgânico da marca nos vídeos veiculados nos canais deste media center.

·        Aplicar técnicas de posicionamento orgânico por meio de podcasts e novas alternativas de mídias sociais emergentes.

 

UNIDADE III – CAMPANHAS BASEADAS EM ADWORDS E SEO

·        Planejar, configurar e gerenciar campanhas de compra de cliques no Google por meio do mecanismo AdWords.

·        Planejar, configurar e gerenciar campanhas de compra de cliques nas principais redes sociais disponíveis no mercado, com destaque para o Facebook, o Instagram e o LinkedIn.

·        Implementar e gerenciar campanhas de AdWords no Youtube, entendendo suas peculiaridades e formatos diferenciados de display.

·        Compreender as técnicas e melhores práticas de otimização de sites, páginas, perfis e canais para proporcionar a atração orgânica de cliques.

 

UNIDADE IV – FUNIL DE CONVERSÃO

·        Identificar as mais eficientes e modernas ferramentas de InBound Marketing para impulsionar as vendas por meio das mídias digitais, implementando o conceito do funil de conversão.

·        Estruturar campanhas de E-mail Marketing, compreendendo suas limitações, características e ferramentas apropriadas para evitar a negativação ou bloqueio do servidor de e-mails.

·        Aplicar as técnicas e as melhores práticas de análise de conversões, implementando ações de melhoria contínua com base nos indicadores de desempenho das campanhas de conversão.

·        Avaliar as novas técnicas e ferramentas de Inteligência Artificial para promover a maximização das conversões, como chat bot e outros.

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Marketing Eletrônico e Internacional

Marketing Eletrônico e Internacional

EMENTA:

Conceitos básicos de marketing. Marketing internacional. Ambiente econômico, social e cultural no contexto internacional. Ambiente político, jurídico e normativo no contexto internacional. Sistemas de informação no marketing internacional. Decisões sobre segmentação e determinação de alvos. Elementos estratégicos de vantagem competitiva. Análise e estratégia competitiva. Decisões de produto no marketing internacional. Decisões de precificação no contexto internacional. Distribuição e logística no contexto internacional. Decisões de promoção no contexto internacional. Modelos de negócios digitais. Planejamento de marketing digital. Ferramentas de marketing digital. Tendências em marketing digital.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina visa levar o conhecimento e desenvolver habilidades na área de marketing aplicado às relações internacionais, utilizando ferramentas tecnológicas.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO MARKETING INTERNACIONAL

·        Relembrar e compreender os conceitos básicos de marketing.

·        Definir marketing internacional.

·        Explicar a influência do ambiente econômico, social e cultural para o marketing internacional.

·        Apontar a influência de fatores externos na aplicação do marketing no contexto internacional.

 

UNIDADE II – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS NO MARKETING INTERNACIONAL

·        Entender como pode-se adquirir informações no contexto internacional e como essas informações se tornam sistemas e auxiliam a tomada de decisão.

·        Exemplificar e determinar públicos para os produtos e serviços de empresas internacionais.

·        Classificar o conceito de vantagem competitiva sustentável e como as decisões de marketing contribuem para sua construção.

·        Entender como desenvolver a análise e desenvolvimento de estratégia.

 

UNIDADE III – TOMADAS DE DECISÃO NO MARKETING INTERNACIONAL

·        Sumarizar as decisões relacionadas aos produtos no contexto internacional.

·        Exemplificar as decisões de precificação no contexto internacional.

·        Interpretar as decisões de distribuição e logística aplicadas ao contexto internacional.

·        Explicar as decisões de promoção no contexto internacional.

 

UNIDADE IV – MODELOS DE NEGÓCIO E MARKETING DIGITAL

·        Classificar e conceituar os modelos de negócios digitais.

·        Explicar como se realiza o planejamento de marketing digital.

·        Apontar como utilizar as ferramentas de marketing digital. 

·        Comparar a discussão sobre tendências de marketing digital e negócios online.

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Métricas de Marketing

Métricas de Marketing

EMENTA:

Conceito de Métrica. Razões para utilizar. Oportunidade e desempenho. Participações em corações, mentes e mercados. Margens e lucros. Gerenciamento de produtos e de portfólio. Rentabilidade do cliente. Gerenciamento da equipe e do canal de vendas. Estratégias de preços. Promoção. Métricas da mídia.  Marketing e finanças. O raio-x das métricas de marketing.

 

OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é capacitar o profissional de marketing a se apropriar das métricas dos principais indicadores de desempenho do marketing empresarial.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS MÉTRICOS DO MARKETING

·        Explicar a relevância da medição na área do marketing.

·        Demonstrar as técnicas para mensurar as ações do marketing.

·        Inferir e solucionar problemas relacionados à tomada de decisões dos profissionais do marketing.

·        Executar os procedimentos considerados eficientes no desempenho na área do marketing.

 

UNIDADE II – MÉTRICAS ECONÔMICAS DO MARKETING

·        Inferir as percepções do cliente, participação no mercado e análise competitiva.

·        Demonstrar as técnicas de margens e lucros: Receitas, estruturas de custos e lucratividade.

·        Listar e solucionar problemas relacionados ao Gerenciamento de produtos e portfólios.

·        Executar os procedimentos de Rentabilidade do cliente.

 

UNIDADE III – CADEIA DE VALOR NO MARKETING DE PRODUTO

·        Explicar como funciona o valor do cliente individual e dos relacionamentos.

·        Demonstrar as técnicas de gerenciamento da equipe de vendas.

·        Sumarizar os canais de distribuição.

·        Executar os procedimentos de logística.

 

UNIDADE IV – MÉTRICAS DOS INDICADORES NO MARKETING

·        Definir a determinação da estratégia de preços e promoções.

·        Comparar as métricas da mídia e da internet.

·        Diferenciar a avaliação financeira dos programas de marketing. 

·        Listar o uso das métricas como importantes indicadores.

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Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

EMENTA:

Conceitos da publicidade e propaganda e dos meios de comunicação, bem como suas diferenças. Processo de funcionamento de uma agência de propaganda. Planejamento, desenvolvimento e apresentação de uma campanha publicitária. Técnicas e soluções de problemas na publicidade e propaganda. Propaganda e publicidade: conceitos e definições. Diferenças entre publicidade e propaganda. Meios de comunicação e a publicidade e propaganda. Princípios psicológicos da publicidade. Agência de propaganda e processo criativo. Funções da publicidade e propaganda no marketing. Tipos de propaganda e plano de mídia. Estratégias de comunicação publicitária: planejamento, criação e veiculação de campanhas. Sistemas de avaliação e manutenção de campanhas.

 

OBJETIVO: 

Ao finalizar esta disciplina o estudante estará apto a aplicar os conceitos e métricas do Marketing, assim como planejar ações de publicidade e propaganda de forma mais assertiva utilizando as tendências atuais do mercado global.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – CONCEITOS E FERRAMENTAS DO MARKETING 

·        Definir os conceitos de Marketing.

·        Explicar a sua evolução e aplicações do 1.0 ao 4.0.

·        Classificar    as    principais    ferramentas    de    Marketing     I:     Merchandising     e     Marketing     Promocional.

·        Classificar    as    principais    ferramentas    de    Marketing II:  Marketing Direto e Marketing de Serviços.

 

UNIDADE II – A EVOLUÇÃO DA PROGAPANDA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO 

·        Entender o que é a propaganda e a publicidade, adquirindo a capacidade de visualizar em qual situação cabe cada uma delas.

·        Exemplificar as características intrínsecas de propaganda e publicidade.

·        Executar a profissão na prática, tendo conhecimento do fluxo de uma agência de publicidade, e a reconhecendo como a soma de diversas funções distintas e complementares.

·        Classificar a evolução e os procedimentos para a comunicação.

 

UNIDADE III – ANÁLISE DE MERCADO E PLANEJAMENTO DA PROPAGANDA   

·        Relembrar a história e objetivo do CONAR – Conselho de autorregulamentação da publicidade e da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda.

·        Listar os objetivos da propaganda e a importância da estratégia e planejamento em sua construção.

·        Sumarizar os tipos de planejamento que cabem ao universo da propaganda.

·        Explicar quais tipos de comunicação existem e como eles podem ser fundamentais para seu aprimoramento profissional, bem como, visualizar como se deve analisar uma propaganda.

 

UNIDADE IV – DEFINIÇÃO E CRIAÇÃO DO MARKETING E PROPAGANDA  

·        Demonstrar como elaborar um briefing de forma teórica e prática.

·        Listar as etapas do ciclo de vida de um produto.

·        Verificar a prática do departamento de criação e conhecer a produção de um plano de mídia. 

·        Explicar o objetivo da estratégia da comunicação e importância do diagnóstico e prognostico.

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Técnicas de Vendas

Técnicas de Vendas

EMENTA: 

Panorama conceitual de vendas. Conceitos fundamentais de negociação. Condutas para negociações.  Gerenciamento e mediação de conflitos. Etapas de planejamento de vendas. Técnicas de vendas. Análise de mercado. Análise de clientes e negociantes. Técnicas de prospecção. Gerenciamento de vendas. Pré e pós-vendas. Perfil do líder de vendas. Gerenciamento de equipes de vendas. Respeito ao Consumidor. Código de ética para vendas. Influência psicológica de compra. Programação Neolinguística para o processo de vendas. Rapport. Acuidade sensorial ocular.

 

OBJETIVO: 

Não há sucesso empresarial ou profissional sem a atividade de vendas. Não importa se você é vendedor ou qualquer outro profissional, vender sempre será uma das atividades mais importantes do seu dia a dia. O objetivo deste conteúdo é despertar o vendedor em você, ensinando-lhe a aplicar as principais técnicas de vendas para qualquer tipo de negócio ou produto a ser vendido.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – VENDAS E NEGOCIAÇÃO: ESTRATÉGIAS E CONFLITOS

·        Compreender as principais atividades cotidianas das estratégias de vendas.

·        Apresentar os fundamentos básicos das estratégias para negociação.

·        Conhecer etapas e critérios necessários para o processo de negociação de sucesso.

·        Identificar técnicas para lidar com conflitos na negociação com clientes de forma eficiente.

 

UNIDADE II – PLANEJAMENTO E TÉCNICAS DE VENDAS

·        Identificar as vertentes para conhecimento do mercado e estratégias eficientes de prospecção de clientes.

·        Compreender as atividades principais para gerenciamento de vendas.

·        Identificar perfis e desejos do cliente, utilizando suas características no processo de venda.

·        Apresentar aspectos importantes de pré e pós-venda como estratégia de vendas e fidelização de clientes.

 

UNIDADE III – LIDERANÇA EM VENDAS E ÉTICA PROFISSIONAL

·        Discernir sobre as principais habilidades de um vendedor de sucesso.

·        Identificar as funções de gerenciamento de equipe de vendas.

·        Exercer o respeito e a ética para com o consumidor nas práticas profissionais de vendas.

·        Aplicar o código de conduta ética nas diversas situações do dia a dia do profissional de vendas.

 

UNIDADE IV – O PROCESSO DE COMPRA DO CLIENTE E A PNL

·        Aplicar as principais técnicas de comunicação a fim de proporcionar maior satisfação ao cliente no processo de venda.

·        Discernir sobre os comportamentos racionais e emocionais que influenciam o cliente na hora da compra.

·        Utilizar as técnicas de programação neurolinguística no processo de venda.

·        Analisar as sensações, emoções e percepções do cliente como forma de obter maior sucesso nas vendas.

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Trade Marketing

Trade Marketing

EMENTA:

Desenvolve no aluno a capacidade de coordenação dos canais de distribuição (desde a origem até o consumidor final), utilizando processos como a seleção estratégica de canais de distribuição e o relacionamento com os membros dos canais. O aluno tomará conhecimento de conceitos, ferramentas e tendências da gestão de canais, abordando aspectos como distribuição física e eletrônica, gerenciamento de categorias, trade marketing e redes colaborativas.

 

 OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por finalidade atualizar o profissional de marketing e vendas acerca das tendências e estado da arte em termos de canais de comercialização de produtos, merchandising e outras estratégias de marketing.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – MARKETING E OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

·        Relembrar noções sobre canais, quais e como podem auxiliar as empresas..

·        Explicar como funcionam os canais de marketing aplicados.

·        Verificar e selecionar um melhor canal para sua empresa.

·        Apontar canais próprios e de terceiros.

 

UNIDADE II – MERCHANDISING E OUTRAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS

·        Definir conceitos de merchandising.

·        Apontar estratégias de merchandising.

·        Desenvolver noções sobre as características do varejo.

·        Explicar sobre as Tendências de varejo.

 

UNIDADE III – INTELIGÊNCIA DE MARKETING E OS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO

·        Exemplificar como funciona o Big Data, aliado a Inteligência artificial, auxilia nas inovações dos negócios.

·        Sumarizar como funciona a cadeia de suprimentos, considerando os fatores internos e externos que podem exercer influência sobre ela e o seu gerenciamento.

·        Explicar como as informações são importantes para o negócio, destacando as tendências de sucesso no mercado.

·        Reconhecer os diversos processos de inovação que podem fazer a diferença em uma empresa, citando exemplos e destacando as referências no mercado de hoje.

 

UNIDADE IV – O MARKETING E OS MÚLTIPLOS CANAIS DE VENDAS

·        Apontar e desenvolver estratégias de shopper marketing.

·        Reconhecer a importância do design de experiência no varejo.

·        Explicar  quais  são  os  limites  da  política  atuando sobre a máquina pública. 

·        Organizar os conceitos e implicações das relações e  processos  da  ética  na  administração  pública,  passando  desde  o  contexto  histórico,  cenário  atual até as tendências.

 

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Visual Merchandising

Visual Merchandising

EMENTA: 
Conceitos e segmentação da moda. História do visual merchandising. Elementos constitutivos do ambiente. Coolhunting no visual merchandising. Cores e formas no visual merchandising. Tendências e inspirações no visual merchandising. Visual merchandising para produtos de moda. Tipos temáticos e categorias de vitrine: criação de painel de inspiração. Tipos de lojas e layouts: lojas físicas e virtuais e a formação de cápsulas e nichos de venda. Escolha e exposições dos produtos de loja feminina, masculina e infantil. Escolhas e exposições de lojas Prêt. Escolhas e exposições de sapatos e acessórios. Estímulos cognitivos no ponto de venda. Estímulos sensoriais no ponto de venda. Reforço e percepção de valores agregados no ponto de venda. Preço versus valor na promoção de vendas.

OBJETIVO: Esta disciplina visa proporcionar ao aluno o entendimento da aplicação dos conceitos de Visual Merchandising na formatação de uma loja e exposição dos artefatos à venda, possibilitando a realização de ações estratégicas nos diversos ambientes.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO VISUAL MERCHANDISING
•    Definir o conceito de Visual Merchandising na segmentação na moda.
•    Compreender a história do visual merchandising.
•    Reconhecer e identificar os elementos constitutivos do ambiente de vendas.
•    Aplicar o conceito de Coolhunting no visual merchandising.

UNIDADE II – VISUAL MERCHANDISING EM VITRINISMO
•    Identificar e interpretar as cores e formas no visual merchandising.
•    Analisar as tendências e inspirações no visual merchandising.
•    Aplicar o conceito de Visual Merchandising aos produtos de moda.
•    Identificar e discernir sobre os tipos temáticos e categorias de vitrine.

UNIDADE III – VISUAL MERCHANDISING PARA LOJAS DE MODA
•    Diferenciar tipos de lojas e layouts, considerando lojas físicas e virtuais e a formação de cápsulas e nichos de venda.
•    Selecionar e configurar exposições dos produtos de loja feminina, masculina e infantil.
•    Escolher e formatar exposições em lojas Prêt-a-Porter, de departamentos e de luxo.
•    Discernir sobre as escolhas e exposições de sapatos e acessórios.

UNIDADE IV – VISUAL MERCHANDISING E O PONTO DE VENDA
•    Identificar e interpretar os estímulos cognitivos no ponto de venda.
•    Reconhecer os estímulos sensoriais no ponto de venda.
•    Perceber os valores agregados em um ponto de venda.
•    Discernir sobre as diferenças entre preço e valor na promoção de vendas. 

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