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Negócios

Análise de Crédito e Risco

Análise de Crédito e Risco

EMENTA: Planos e políticas de crédito consistentes nas empresas e os melhores processos de cobrança junto a clientes, utilizando os conceitos e técnicas voltadas para a indústria, comércio e serviço com a finalidade de garantir o equilíbrio financeiro da empresa. Análise de riscos em ativos financeiros, utilizando conceitos, métodos e técnicas apropriadas, tais como avaliação de ativos isolados, cálculos de riscos individual, diversificação do risco sistemático, retorno de mercado e taxa livre de risco. 

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa preparar o analista ou gestor financeiro a avaliar a situação econômico-financeira de pessoas físicas e jurídicas quanto à obtenção de crédito, avaliando os riscos para a instituição financeira ou concedente.

 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO MERCADO CAMBIAL

·        Interpretar o funcionamento da macroeconomia e seu papel na condução de políticas de crédito.

·        Reconhecer a importância da moeda e suas funções.

·        Construir mecanismos de precificação.

·        Identificar mecanismos de valoração da moeda e do crédito.

 

UNIDADE II – MACROECONOMIA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS

·        Distinguir indicadores macroeconômicos, com foco especial à análise do ambiente de negócios.

·        Reconhecer   fonte   de   dados   para   subsidiar   o   processo analítico.

·        Comparar metodologia de análise macro ambiental.

·        Rotular os quatro pilares que baseiam a metodologia de análise macro ambiental.

 

UNIDADE III – ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE CRÉDITO

·        Reconhecer as origens e as definições dos tipos de créditos existentes.

·        Identificar planos para concessão e mitigação do risco.

·        Defender técnicas vinculadas à avaliação do risco envolvido na operação de crédito.

·        Contrastar e aplicar as técnicas comumente utilizadas na análise de crédito.

 

UNIDADE IV – POLÍTICAS DE CRÉDITO

·        Constituir e avaliar políticas de avaliação de crédito.

·        Resumir o processo decisório na concessão de crédito.

·        Interpretar o controle e custo do crédito.

·        Interpretar a mensuração e custo do crédito.

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Business Intelligence

Business Intelligence

EMENTA: 

Introdução aos conceitos e aplicações de tecnologias Business Intelligence (BI): visão empresarial, ferramentas computacionais e relação com sistemas de gestão como Data Warehouse e Data Mining.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem como objetivo munir o egresso do conhecimento acerca dos conceitos e aplicações tecnológicas de Business Intelligence (BI), conhecendo as principais ferramentas computacionais e sua relação com sistemas de gestão e as ferramentas de Data Warehouse e Data Mining.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE

·        Caracterizar e contextualizar o Business Intelligence.

·        Contextualizar o Business Intelligence na gestão e otimização de processos.

·        Entender como o Business Intelligence pode ser aplicado ao ambiente empresarial.

·        Tipificar e categorizar os sistemas de gestão em business Intelligence, com destaque para os sistemas de gestão empresarial (ERP), sistemas de relacionamento com clientes (CRM) e os sistemas de modelagem de processos (BPM).

 

UNIDADE II – DATA WAREHOUSE

·        Compreender o conceito dos metadados em um sistema de Data Warehouse.

·        Entender a arquitetura e o funcionamento do Data Warehouse.

·        Identificar as etapas de implantação do Data Warehouse em uma organização.

·        Engendrar e aplicar o roteiro de modelagem ao processo de construção do Data Warehouse na organização.

 

UNIDADE III – DATA MINING

·        Compreender o Data Mining, seus fundamentos conceituais e sua relevância no processo de mineração de dados.

·        Entender o funcionamento do Data Mining e seu processo de mineração de dados.

·        Identificar a aplicação do Data Mining nas diversas situações do contexto empresarial.

·        Identificar os principais softwares utilizados para a implementação e operação do Data Mining, conhecendo seus requisitos e principais funcionalidades.

 

UNIDADE IV – IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE

·        Estruturar e operacionalizar as etapas de implantação do Business Intelligence na organização.

·        Identificar e compreender as demandas de projetos de Business Intelligence.

·        Selecionar fontes de dados no processo de implantação do Business Intelligence.

·        Identificar e aplicar as principais ferramentas ao processo de implantação e operação do Business Intelligence no ambiente corporativo.

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Certificação da Qualidade

Certificação da Qualidade

EMENTA: 

Definição e evolução do conceito de Qualidade. Gestão da Qualidade. A Evolução da Qualidade. Qualidade de Produto. Qualidade de Serviço. O processo da Gestão da Qualidade. Implementando a Qualidade – Ferramentas e Normas. Manutenção/ melhoria de padrões: processo de avaliação de projetos TQC. A Gestão da Qualidade Total (TQM). A natureza humana da Qualidade. Estratégia Empreendedora para a Qualidade Total.  

 

OBJETIVO: 

Este componente curricular tem por finalidade capacitar o estudante ou profissional de administração e ciências afins quanto às técnicas e ferramentas do gerenciamento da qualidade nas organizações.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA QUALIDADE

·        Identificar os principais conceitos do termo qualidade.

·        Compreender como a qualidade é tratada pelas organizações atualmente e como se desenvolveu ao longo da história.

·        Definir os conceitos e aplicar os métodos MASP, FMEA e FTA para solução e prevenção de problemas.

·        Definir os principais conceitos sobre os métodos PDCA e 6 Sigma, identificando suas aplicações na melhoria contínua dos processos.

 

UNIDADE II – FERRAMENTAS DA QUALIDADE

·        Aplicar os instrumentos básicos para Gestão da Qualidade.

·        Utilizar o Diagrama de Causa e Efeito, Gráfico de controle e Fluxograma para desenhar processos e identificar problemas.

·        Interpretar os principais conceitos sobre as ferramentas da qualidade Histograma, Diagrama de Pareto, Folha de Verificação e Gráfico de Dispersão.

·        Interpretar os principais conceitos sobre as ferramentas Gráfico de Gantt, Matriz SETFI e Matriz GUT.

 

UNIDADE III – NORMAS E PADRÕES DA QUALIDADE

·        Definir os principais conceitos sobre Plano de Ação e Gestão da Qualidade.

·        Aplicar o conceito de Normalização à gestão da qualidade.

·        Compreender e aplicar as Normas Técnicas Brasileiras na implantação do processo de qualidade nas organizações.

·        Entender as Normas Técnicas Internacionais e suas diferenças em relação às normas brasileiras, compreendendo o contexto em que são necessárias.

 

UNIDADE IV – CONTROLE E GARANTIA DA QUALIDADE INDUSTRIAL

·        Interpretar os principais conceitos sobre Controle da Qualidade Industrial.

·        Interpretar os principais conceitos sobre Garantia da Qualidade Industrial.

·        Explicar as Normas básicas para Planos de Amostragem e seus guias de utilização.

·        Explicar os Critérios de Excelência e Premiações da Qualidade.

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Economia

Economia

EMENTA: 

Princípios de economia. Sistemas econômicos. Teoria da elasticidade. Estudos econômicos em micro e macroeconomia. Estrutura de mercado. Funcionamento do sistema econômico. Ferramentas básicas de finanças. Renda nacional. Variações da taxa de câmbio e os regimes cambiais.

 

OBJETIVO: 

O entendimento da economia global e nacional é um dos pilares de sustentação da boa performance como gestor empresarial ou administrador público. O estudo deste conteúdo pode lhe proporcionar uma compreensão ampla e aplicada sobre os principais fundamentos econômicos, o que é de fundamental importância para a aplicação em qualquer área de gestão e negócios.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

·        Explicar as principais definições de economia. 

·        Identificar a relação da Economia com as demais ciências. 

·        Interpretar o sistema e a divisão do estudo econômico. 

·        Interpretar sobre forças da oferta e da demanda.  

 

UNIDADE II – TEORIAS ECONÔMICAS E A ESTRUTURA DE MERCADO

·        Explicar a teoria da elasticidade.  

·        Explicar a teoria da externalidade.  

·        Identificar a estrutura de produção e de custos das empresas. 

·        Reconhecer a estrutura de mercado.  

 

UNIDADE III – DINÂMICA E INDICADORES ECONÔMICOS

·        Apontar a interação, entre oferta e demanda, e o funcionamento dos mercados. 

·        Explicar sobre contas nacionais, mensuração do PIB e outros agregados. 

·        Interpretar o sistema monetário.  

·        Identificar as ferramentas básicas de finanças.  

 

UNIDADE IV – MACROECONOMIA

·        Explicar sobre a renda nacional.

·        Analisar o problema econômico fundamental.

·        Interpretar as políticas Macroeconômicas Fiscais e Monetárias.

·        Identificar as Taxas de Câmbio e Regimes Cambiais.

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Logística Hospitalar

Logística Hospitalar

EMENTA: 
Breve história dos hospitais. Administração hospitalar. Organização e estruturação administrativa hospitalar. Ferramentas ou instrumentos de suporte para uma gestão eficaz e de qualidade. A gestão do patrimônio e suprimentos. Logística hospitalar. 

OBJETIVO: 
Este conteúdo visa abordar as técnicas e ferramentas para a gestão da logística em um hospital típico, permeando questões relacionadas à cadeia de suprimentos e os processos de aquisição, além de discorrer sobre os modelos assistenciais e seu impacto da gestão hospitalar.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – O SISTEMA HOSPITALAR E OS MODELOS ASSISTENCIAIS
•    Explicar a Evolução do Sistema Hospitalar na História e a crise da saúde Pública.
•    Compreender os Históricos dos modelos assistenciais à saúde no Brasil e os novos Modelos Assistenciais.
•    Classificar o Sistema Único de Saúde, sua institucionalização: marcos legais e históricos.
•    Sumarizar os anos 1990 a implantação do SUS: Desafios e Inovações.

UNIDADE II – GESTÃO LOGÍSTICA EM HOSPITAIS
•    Sumarizar os princípios básicos da Gestão Hospitalar.
•    Interpretar as estruturas e funções administrativas da Gestão Hospitalar.
•    Explicar a gestão da cadeia de suprimentos no âmbito hospitalar.
•    Exemplificar, analisar e compreender a estrutura da logística hospitalar.

UNIDADE III – CADEIA DE SUPRIMENTOS HOSPITALARES
•    Explicar sobre a cadeia logística hospitalar.
•    Interpretar os ciclos de entrada e saída de suprimentos.
•    Apontar as premissas para políticas de preços.
•    Classificar as necessidades de espaços utilizados.

UNIDADE IV – LOGÍSTICA INTERNA DE UM HOSPITAL
•    Interpretar a importância da Logística Interna Hospitalar.
•    Organizar os processos de aquisição e apontar a importância da administração de compras.
•    Explicar a gestão de logística e suprimentos.
•    Organizar os processos de recebimento e armazenamento adequados.

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Marketing de relacionamento, pós-venda e fidelização de clientes

Marketing de relacionamento, pós-venda e fidelização de clientes

EMENTA: 

Fundamentos do Marketing de Relacionamento: Conceitos e princípios, Estratégias de segmentação, Comunicação, Mensuração e avaliação. Pós-venda e Experiência do Cliente: fidelização, atendimento pós-venda, feedback dos clientes. Programas de fidelidade e retenção de clientes. Personalização e Customização: mensagens, ferramentas de automação de marketing, de conteúdo e nutrição de leads, customização de experiências. Mensuração e Avaliação, Métricas e indicadores de desempenho, métricas e indicadores de desempenho, Avaliação do retorno sobre o investimento (ROI).

 

OBJETIVO: Este conteúdo tem como objetivo capacitar os estudantes a compreenderem os fundamentos, estratégias e técnicas necessárias para estabelecer e manter relacionamentos duradouros com os clientes, além de fidelizá-los por meio de um excelente atendimento pós-venda.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

·     Definir os conceitos e entender fundamentos do marketing de relacionamento, reconhecendo sua importância na construção de relações duradouras com os clientes.

·     Aplicar estratégias de segmentação de mercado e identificação de clientes, visando personalizar as ações de marketing de relacionamento de acordo com as necessidades e características de cada cliente.

·     Empregar técnicas de comunicação e interação com os clientes, utilizando canais eficazes para fortalecer o relacionamento e estabelecer uma comunicação bidirecional.

·     Utilizar métricas e indicadores para mensurar e avaliar a eficácia das estratégias de marketing de relacionamento.

 

UNIDADE II – PÓS-VENDA E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

·     Reconhecer a importância do pós-venda na fidelização de clientes, englobando a experiência pós-compra para fortalecer o relacionamento e promover a fidelização do cliente à marca.

·     Implementar processos eficazes de atendimento pós-venda, oferecendo suporte e assistência aos clientes, solucionando problemas e garantindo sua satisfação.

·     Lidar de forma eficaz com reclamações e feedback dos clientes.

·     Desenvolver estratégias e programas de fidelidade para reter e premiar clientes fiéis.

 

UNIDADE III – ESTRATÉGIAS DE PERSONALIZAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO

·     Aplicar técnicas para personalizar e customizar mensagens de marketing, adaptando-as às preferências individuais dos clientes, visando aumentar o engajamento e a relevância das comunicações.

·     Utilizar eficientemente tecnologias e ferramentas de automação de marketing, como CRM (Customer Relationship Management) e sistemas de personalização em massa, para implementar estratégias eficazes de personalização e customização.

·     Desenvolver estratégias de marketing de conteúdo e nutrição de leads, produzindo e distribuindo conteúdo relevante e de qualidade, visando educar e engajar os clientes, personalizando-o conforme o estágio do ciclo de compra.

·     Personalizar e customizar as experiências dos clientes, criando interações únicas e adaptadas às suas preferências e necessidades, a fim de proporcionar uma experiência diferenciada e memorável.

 

UNIDADE IV – AVALIAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

·     Compreender a importância da mensuração e avaliação no marketing de relacionamento, reconhecendo como a análise de dados e indicadores pode fornecer insights valiosos para aprimorar as estratégias e ações.

·      Identificar e utilizar métricas e indicadores relevantes para medir o desempenho das ações de marketing de relacionamento.

·     Utilizar ferramentas e técnicas de análise de dados, como CRM, data mining e business intelligence, para coletar, organizar e interpretar informações sobre os clientes e suas interações, a fim de embasar as decisões do marketing.

·     Avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) das estratégias de marketing de relacionamento, comparando os custos e benefícios das ações realizadas e identificando oportunidades de otimização e maximização do retorno.

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Marketing Político

Marketing Político

EMENTA: 
O que é marketing político. Processo histórico e tendências políticas. Como se aplica o marketing político. Perfil do profissional de marketing político. Dimensões e mercados do marketing político. Especialização por mercado. Plano de marketing. Sistemas de inteligência e informação em marketing. Desenvolvimento de pesquisas de marketing.  Sistemas de informação. Fontes de pesquisa. Aplicação de pesquisas de marketing. Apresentação de resultados. Gestão da informação de pesquisa.  Análise quantitativa. Análise do perfil do eleitor. Análise comportamental do público-alvo. Os tipos de segmentação demográfica. Classificação social e seus critérios. Papéis de decisão. Variáveis comportamentais. Segmentação geográfica. Variáveis comportamentais.

OBJETIVO: Ao término dos estudos desta disciplina, o aluno estará apto a desenvolver estratégias mercadológicas voltadas ao marketing político, aplicando técnicas e ferramentas aos pleitos eleitorais e à manutenção da imagem do político ao longo de seu mandato.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE MARKETING POLÍTICO
•    Definir os conceitos mercadológicos e acadêmicos sobre marketing político, numa perspectiva histórica e evolutiva.
•    Entender a aplicabilidade profissional no marketing político.
•    Discernir sobre a importância dos profissionais habilitados em marketing político para a comunicação pública e eleitoral.
•    Identificar o potencial de mercado de trabalho para os profissionais habilitados em marketing político, compreendendo o perfil deste profissional e suas perspectivas nos pleitos eleitorais e na manutenção da carreira do político.

UNIDADE II – SISTEMA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA
•    Discernir sobre a importância da obtenção de informações fidedignas para o uso inteligente de estratégias para o marketing político, identificando as principais ferramentas tecnológicas para este fim.
•    Entender a importância da pesquisa para as ações de marketing político, aplicando suas técnicas, processos e estratégias.
•    Desenvolver diferentes métodos de pesquisa para a análise mercadológica no âmbito político-eleitoral.
•    Aplicar técnicas e ferramentas de apoio à gestão da informação nas operações de marketing político.

UNIDADE III – COMPORTAMENTO DO ELEITOR
•    Identificar os diferentes papéis do público eleitor frente às estratégias de marketing político.
•    Avaliar e discernir sobre como ocorre o processo de decisão do eleitor na hora do voto.
•    Identificar os diversos fatores internos e externos que interferem no processo de decisão do eleitor na hora do voto.
•    Aplicar as principais ferramentas de apoio às ações estratégicas e às tomadas de decisão no âmbito do marketing político.

UNIDADE IV – SEGMENTAÇÃO DO MARKETING POLÍTICO
•    Aplicar as técnicas de identificação geográfica do público-alvo almejado pelo marketing político.
•    Analisar a demografia do público-alvo almejado pelo marketing político, tomando decisões assertivas para o sucesso do pleito eleitoral e da carreira do político.
•    Identificar o público-alvo de uma campanha política considerando os aspectos comportamentais similares entre vários nichos.
•    Prospectar de forma assertiva os diferentes segmentos de mercado político sob o ponto de vista mercadológico.

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Mercado Imobiliário

Mercado Imobiliário

EMENTA: 
Noções gerais do mercado imobiliário. Principais aspectos do mercado imobiliário. Contexto histórico do mercado imobiliário brasileiro. Evolução do mercado imobiliário no Brasil. Regulamentação legal do mercado imobiliário. Dos agentes envolvidos. Surgimento das imobiliárias no Brasil. Objetivos da incorporadora no mercado imobiliário. O papel do construtor. Sobre a importância da atividade do corretor. Dos contratos imobiliários. Princípios contratuais e requisitos necessários. Classificação dos contratos. Formalização de contratos imobiliários. Alguns contratos imobiliários na prática. Inovações do mercado imobiliário. Oportunidades no mercado imobiliário. O novo perfil do cliente e dos imóveis lançados. Marketing e vendas no mercado imobiliário. Desafios atuais do mercado imobiliário.

OBJETIVO: 
O mercado imobiliário tem sido um dos mais sólidos e seguros do mundo, atraindo um volume grande de capital no Brasil e no exterior. Em função de toda esta prosperidade, surge a função do corretor de imóveis e toda uma cadeia de profissionais e serviços agregados que giram em torno deste mercado. Ao término deste conteúdo, você terá uma visão abrangente e contemporânea deste mercado, apropriando-se de suas características, conceitos e oportunidades.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I - NOÇÕES GERAIS DO MERCADO IMOBILIÁRIO
•    Sintetizar os principais aspectos do mercado imobiliário.
•    Discutir o contexto histórico do mercado imobiliário brasileiro.
•    Compreender como se deu a evolução do mercado imobiliário no Brasil.
•    Analisar qual a regulamentação legal do mercado imobiliário.

UNIDADE II - DOS AGENTES ENVOLVIDOS
•    Apontar como se deu o surgimento das imobiliárias no Brasil.
•    Apresentar os objetivos da incorporadora no mercado imobiliário.
•    Conhecer o papel do construtor dentro do mercado imobiliário.
•    Avaliar a importância da atividade do corretor no desenvolvimento do mercado imobiliário.

UNIDADE III - DOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS
•    Conhecer os princípios contratuais e os requisites básicos dos contratos imobiliários.
•    Descrever as principais classificações contratuais imobiliárias.
•    Identificar os principais requisites e etapas para a formalização de contratos imobiliários.
•    Analisar os principais aspectos de alguns contratos imobiliários na prática.

UNIDADE IV - INOVAÇÕES DO MERCADO IMOBILIÁRIO
•    Identificar quais as mudanças de oportunidades no mercado imobiliário.
•    Definir e apresentar o novo perfil do cliente e dos imóveis lançados nos dias atuais.
•    Conhecer o papel do marketing e das vendas no âmbito do mercado imobiliário.
•    Avaliar os novos desafios do mercado imobiliário nos dias atuais.

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Organização Empresarial

Organização Empresarial

EMENTA: 
Constituição das empresas. Organogramas. Recursos humanos. Processos empresariais. Produtos de uma empresa. Marketing e vendas. Finanças empresariais. Contabilidade empresarial. Compras empresariais. Comunicação empresarial. Informatização empresarial. Teorias da administração aplicadas. Globalização. Qualidade. Normas e certificações internacionais. Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

OBJETIVO: 
Este conteúdo proporciona uma compreensão holística sobre as empresas no contexto do mercado competitivo, indo além de conceitos e teorias clássicas, partindo de seus principais fundamentos, como sua constituição, seus recursos humanos, o marketing, as vendas, as finanças e a contabilidade.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE RH
•    Planejar a constituição de uma empresa e seus vários tipos e mecanismos de nascimento e morte.
•    Compreender a organização das empresas como um todo, seus vários tipos de organograma com seus níveis de staff.
•    Identificar os recursos humanos de uma corporação, entendendo como eles são geridos pelos departamentos de pessoal e de RH. 
•    Entender os processos operacionais e gerenciais de uma empresa.

UNIDADE II – MARKETING, VENDAS, FINANÇAS E CONTABILIDADE
•    Compreender os produtos de uma empresa e a forma de como eles são produzidos, armazenados e entregues aos clientes.
•    Entender o marketing e as vendas dos produtos da empresa, bem como o relacionamento entre essas duas áreas organizacionais.
•    Compreender como as finanças das empresas são controladas.
•    Discernir sobre a aplicabilidade da contabilidade empresarial.

UNIDADE III – FUNÇÃO DE COMPRAS, COMUNICAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO
•    Identificar o modus operandi das compras empresariais, compreendendo como as organizações compram seus produtos e contratam seus serviços.
•    Compreender como se processa a comunicação dentro e fora da empresa.
•    Identificar formas e ferramentas computacionais para informatização empresarial. 
•    Aplicar a teoria da administração ao contexto empresarial na prática.

UNIDADE IV – GLOBALIZAÇÃO, QUALIDADE E INOVAÇÃO EMPRESARIAL
•    Compreender os efeitos da globalização nas empresas.
•    Entender a importância da qualidade e seu processo de implantação.
•    Identificar as principais normas e certificações internacionais de qualidade.
•    Compreender os conceitos de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade para a competitividade global das empresas.

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Pesquisa Aplicada a Negócios

Pesquisa Aplicada a Negócios

EMENTA: 

Apresentar as ferramentas usadas na gestão. Papel da pesquisa na tomada de decisão. Uso das tecnologias na pesquisa de marketing e no desenvolvimento de novos negócios e novas marcas. Métodos quantitativos e qualitativos aplicados a pesquisa de marketing. Métodos de coleta de dados: pesquisa documental, entrevistas, questionários, observação, experimentação e estudos de caso. Mensuração e escalonamento da pesquisa de marketing. 

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os estudantes a compreender a importância da pesquisa de marketing na tomada de decisão e desenvolvimento de novos negócios e marcas, apresentando as ferramentas de gestão e tecnologias disponíveis, bem como os métodos quantitativos e qualitativos aplicados à pesquisa de marketing.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – PESQUISA COMO FERRAMENTA NA GESTÃO

·     Compreender o papel fundamental da pesquisa como ferramenta de tomada de decisão nos negócios, apresentando seus conceitos e objetivos, bem como os diferentes tipos e métodos de pesquisa aplicáveis.

·     Entender a importância do uso da tecnologia em pesquisas de marketing e seu papel na obtenção de insights valiosos para as empresas.

·     Identificar o papel da pesquisa de marketing no desenvolvimento de novos negócios, desde a concepção da ideia até o lançamento do produto ou serviço no mercado.

·     Discernir sobre o papel da pesquisa de marketing no desenvolvimento de novas marcas, desde a ideia, construção da marca e sua consolidação no mercado.

 

UNIDADE II – MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS NA PESQUISA DE MARKETING

·     Reconhecer as diferenças entre o método quantitativo e o qualitativo para aplicação na pesquisa de marketing.

·     Discernir sobre as vantagens e limitações dos métodos quantitativos e qualitativos.

·     Compreender as diferentes formas de pesquisa qualitativa e quantitativa nos diferentes objetivos de pesquisa.

·     Aplicar os diferentes métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa de marketing.

 

UNIDADE III – PESQUISA E COLETA DE DADOS PARA ENTENDIMENTO DO PÚBLICO-ALVO

·     Utilizar as principais ferramentas da pesquisa de marketing.

·     Identificar as ferramentas de marketing recomendadas para cada realidade pesquisada.

·     Discernir sobre as diferentes técnicas de coleta de dados e sua aplicação na pesquisa de marketing e na escolha da técnica apropriada para diferentes objetivos.

·     Aplicar os processos necessários para realizar a análise e interpretação da pesquisa de marketing.

 

UNIDADE IV – MENSURAÇÃO E ESCALONAMENTO DA PESQUISA DE MARKETING

·     Definir os conceitos de mensuração e escalonamento na pesquisa de marketing.

·     Identificar as principais características do nível de mensuração de uma escala de pesquisa de marketing.

·     Aplicar as diferentes técnicas de escalonamento na pesquisa de marketing.

·     Utilizar as diferentes técnicas de implementação de escalas na pesquisa de marketing.

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Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

EMENTA: 
Estratégia empresarial; Escolas da estratégia; Estratégia de mercado; Estratégia competitiva. Estratégia de operações de serviços; Unidade Estratégica; Conceitos planejamento estratégico empresariais com cenários interno, de mercado, economia e concorrência; Processo de Planejamento Estratégico de curto e longo Prazo; Metodologias e elaboração de plano estratégico; Trabalho prático.

OBJETIVO: 
Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional de gestão a aplicar as técnicas de gestão e planejamento estratégico nas organizações, compreendendo sua importância e benefícios.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
•    Entender o pensamento estratégico a partir de sua evolução e conceituação no contexto da administração de empresas.
•    Relacionar os conceitos de planejamento e estratégia empresarial, compreendendo os objetivos e planos inerentes aos níveis de gestão organizacional: estratégico, tático e operacional.
•    Discernir sobre as abordagens teóricas que explicam a formulação de estratégias.
•    Identificar os principais aspectos a serem considerados no ambiente organizacional para fins de elaboração de estratégias.

UNIDADE II – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MARKETING
•    Exemplificar como as empresas competem no mercado a partir de estratégias genéricas.
•    Desenvolver estratégias empresariais nos níveis coorporativo, de negócio e funcional.
•    Compreender as metodologias e modelos estratégicos mais utilizados para o desenvolvimento de estratégias empresariais.
•    Aplicar as técnicas do Balances Scorecard (BSC) para sumarizar fatores críticos de sucesso da estratégia empresarial a partir de seu gerenciamento.

UNIDADE III – ELABORANDO UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
•    Listar objetivos, metas e planos organizacionais e a relação entre eles.
•    Demonstrar como o planejamento e o estabelecimento de objetivos e metas ajudam no desempenho organizacional.
•    Discernir sobre os tipos de plano organizacional, estendendo a esse entendimento o planejamento de contingência de acordo com os objetivos e metas estabelecidos.
•    Operacionalizar a implantação do planejamento estratégico nas organizações a partir de planos de ação.

UNIDADE IV – GESTÃO ESTRATÉGICA
•    Compreender os aspectos e identificar as etapas relacionadas ao controle dos resultados de uma estratégia competitiva organizacional.
•    Entender a relação entre aprendizado e estratégia organizacional considerando as premissas da escola do aprendizado.
•    Aplicar as técnicas e fundamentos da gestão do conhecimento na estratégia organizacional. 
•    Desenvolver modelos para identificar e gerenciar competências essenciais de uma organização.

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Praticas Financeiras

Praticas Financeiras

EMENTA: 
Introdução a finanças, contexto histórico das finanças. Finanças corporativas e finanças a longo prazo, Custo médio ponderado, administração do fluxo de caixa.

OBJETIVO:  O objetivo dessa disciplina e equipar os participantes com conhecimentos aprofundados e habilidades práticas em finanças, abrangendo desde a compreensão de conceitos financeiros fundamentais até a aplicação de técnicas avançadas de gestão financeira


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I - FUNDAMENTOS DE GESTÃO FINANCEIRA E EMPRESARIAL
•    Relembrar a importância da gestão empresarial e financeira.
•    Listar aspectos conceituais e histórico das finanças, bem como noções de planejamento financeiro.
•    Explicar a análise de balanços e suas metodologias de análise.
•    Listar um conjunto de técnicas de análise, voltadas para análise de balanço patrimonial e demonstração de resultado.

UNIDADE II - AVALIAÇÃO E ESTRATÉGIAS NO MERCADO FINANCEIRO
•    Definir os conceitos e aplicações da alavancagem financeira como mecanismo de avaliação do desempenho empresarial.
•    Sumarizar a estrutura de capital das empresas.
•    Explicar a importância e as formas de captação de recursos no mercado financeiro.
•    Listar os componentes do mercado de capitais e o funcionamento do mercado de ações (bolsa de valores) no Brasil.

UNIDADE III - ORÇAMENTO DE CAPITAL E INDICADORES ECONÔMICOS
•    Explicar os aspectos que envolvem as decisões de financiamento nas empresas.
•    Inferir os cálculos básicos que sustentam as decisões de investimento, a partir da percepção do valor do dinheiro no tempo e as reflexões sobre a decisão de investir.
•    Definir o que é orçamento de capital e descrever seus componentes visando analisar investimentos.
•    Gerar índices econômicos e financeiros para fins de planejamento e controle de orçamento empresarial.

UNIDADE IV - INVESTIMENTOS DE LONGO PRAZO E GESTÃO DE RECURSOS
•    Listar os aspectos que envolvem as decisões de investimento de longo prazo.
•    Inferir os cálculos que embasam os métodos de avaliação econômica de investimentos.
•    Definir os conceitos importantes relacionados a administração do caixa da empresa, incluído projeções de vendas. 
•    Relembrar no que consiste a gestão financeira de estoques de uma empresa, inclusive a gestão de compras.

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Processo Decisório

Processo Decisório

EMENTA: 
O que é um problema. Tomada de decisão. Métodos e ferramentas de tomada de decisão. Tomada de decisão no nível estratégico, tático e Operacional. Tomada de Decisão em Grupo (Brainstorming, Delphi e Nominal). A importância da comunicação/informação na tomada de Decisão. Gestão da Qualidade total x Gestão da qualidade. Tecnologia da Informação nas Organizações. 

OBJETIVO: 
Esta disciplina tem seu objetivo e foco voltados a uma das principais atribuições de um gestor: a tomada de decisão. Ela aborda técnicas e ferramentas para apoiar essa difícil função gerencial em todos os níveis da organização.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – O PROCESSO DECISÓRIO
•    Explicar o processo decisório.
•    Identificar os princípios do processo decisório.
•    Apontar os Modelos de Processo Decisório.
•    Identificar a importância da tomada de decisão.

UNIDADE II – FUNDAMENTOS, TIPOLOGIA E ÉTICA NO PROCESSO DECISÓRIO
•    Explicar como funciona o papel da Informação no Processo Decisório.
•    Interpretar a tipologia e os Níveis de Decisão. 
•    Aplicar a Ética no Processo Decisório. 
•    Executar o Empowerment no Processo Decisório. 

UNIDADE III – TÉCNICAS DE TOMADA DE DECISÃO E SEUS RISCOS
•    Explicar os fatores Críticos no Processo Decisório. 
•    Explicar sobre planejamento de Cenários. 
•    Interpretar a análise de Cenários: SWOT e 5 Forças de Porter. 
•    Identificar os riscos e Análise do Processo Decisório. 

UNIDADE IV – ESTRATÉGIAS DE DECISÃO
•    Identificar os métodos de apoio ao Processo Decisório.
•    Interpretar a qualidade no Processo de Decisão.
•    Aplicar a estratégia no Processo de Decisão.
•    Analisar os resultados no Processo Decisório. 

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